4.26.2015

A minha vida mudou hoje.

Começa hoje uma nova vida. Não, não engravidei de novo. Hoje começámos a alimentar-nos bem. A partir de hoje vamos ter mais cuidado connosco.
Ontem foi dia de ir às compras e de fazer uma despensa cheia de variedade e de encher o frigorífico de fruta, iogurtes naturais (qualquer dia compro vegetais), água de coco, leite vegetal, vegetais. Chega de comida processada a toda a hora.



Vou tentar não ser demasiado obstinada, nem uma ditadora da alimentação, mas quero começar a fazer algo por nós. 

Ontem à noite a nossa ceia já foi um iogurte natural, morangos, meia banana da madeira, granola, pepitas de cacau e pólen de abelha.


Uma maravilha! Sim, não torçam o nariz, é possível fazer snacks saudáveis e muito saborosos.

Hoje o meu pequeno almoço já incluiu um macaccino, uma bebida super energética, feita com cacau em pó, maca (e não maçã) e leite de côco. Adorei!


Comprei coisas como bulgur, sementes de papoila, sementes de linhaça e de sésamo, arroz integral, aveia e até tofu. Um sem-número de coisas que eu já tinha experimentado em restaurantes vegetarianos ou no Brio, mas que nunca me tinha dado ao trabalho de fazer. Na creche da Isabel já me tinham dito que ela tinha adorado tofu e eu pensei: "tantas mães a queixarem-se da alimentação dos filhos na creche e eu tenho a sorte dela ter uma ementa fantástica e estou a falhar em casa!".

Por isso, vamos a mais um desafio na minha vida, a juntar a este, que estou a cumprir, apesar de quase não me conseguir mexer (ai, ai, ai!)



Tinha cá em casa este caderno de receitas lindo a ganhar pó e já estou a passar receitas do blogue Na Cadeira da Papa, com ideias óptimas para refeições saudáveis e bolachas que substituam as Maria, sem açúcar, sem ovos...




Sigo também o Dias com Mafalda, que tem sobremesas de babar, sem açúcar e sem glúten, refeições simples e bonitas.

O instagram da Isabel Silva, homónima da minha filha, também é visitado todos os dias, porque a Belinha, além de arrasar na pista de dança e de ter um corpaço incrível, também tem uma alimentação à séria.

Mais alguém desse lado que já esteja a tentar ser saudável?

13 comentários:

  1. Nos ca em casa comemos de tudo um pouco, o marido e Turco, nao pode faltar carne :) Mas eu e as miudas variamos imenso... Temos aveia, frutos secos, sementes de papoila, de canhamo, linhaca, chinoa, chia... Adoramos fazer comidas com aboboras das pequeninas :) (Acorn e squash... nao faco a minima do nome em Portugues, peco desculpa)... Peixe grelhado com batatas assadas no forno e uma saladinha... Eu apesar de ainda naoe star em forma, como muito bem ^_^ So falta o exercicio confesso :) Se quiserem receitas e so perguntar ;)

    ResponderEliminar
  2. Pólen Serramel oh yeah!! Não há melhores produtos de abelhas do que esses!!

    ResponderEliminar
  3. Acho mt bem uma alimentação mais saudável! Sem dúvida. Mas só não consigo encaixar (na minha vida) toda uma panóplia de sementes e coisas não habituais numa dieta mediterrânea. Acho que ao fim de uma semana não usava nada disso ou então teria de "investigar" imenso como usar todos esses novos produtos. Consegue-se comer bem com os nossos produtos habituais, e bastante variado. E sem comer mt carne ou produtos processados!

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pela iniciativa... como nutricionista e nutricoach e esboço sempre um grande sorriso quando assisto a estas mudanças (e vontades) principalmente de quem tem pequeninos e em que a consciência alimentar ganha outro sentido. Porque quando eles crescem assim, eles gostam do que é saudável, sem grande esforço e acabam por rejeitar o açúcar (por exemplo) com mais facilidade e naturalidade (pelo menos é o que se tem passado cá em casa com a B. quase com 3 anos). Sou autora do site www.nutrisaber.com, do blog www.nutrisaberpaulamartins.blogspot.com e da página do Fb onde com regularidade dou dicas para quem toma essa muito inteligente decisão. Muita força para continuar (os frascos estão lindos)!

    ResponderEliminar
  5. Ahhh a página do Facebook que falei é: https://www.facebook.com/nutrisaber.paulamartins :)

    ResponderEliminar
  6. Também estou numa fase de mudança e hoje dei mais um passo: contactei uma nutricionista :D Só uma pergunta - gosto muito de granola, mas o ano passado, ao voltar de férias, tanto eu como a minha cunhada tínhamos a casa cheia de traças cujas larvas estavam, precisamente, na granola. Sabem se há marcas seguras? Confesso que na altura fiquei super enojada por pensar que posso ter comido larvas... O meu marido é que se riu imenso, mas a verdade é que não teve piada nenhuma a quantidade de comida como bagas goji, quinoa, sementes de linhaça e a própria granola que foram fora, por estarem todas na mesma latinha... Beijinhos, Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente a granola continha frutos secos, e sabemos que aí pode acontecer. Mas não vamos pensar que vai acontecer duas vezes à mesma pessoa :)
      www.nutrisaber.com

      Eliminar
  7. Parabéns pela mudança :-)
    Nada de exageros, nem de extremos, nem 8 nem 80, mas também tentamos ter uma alimentação saudável e correta.
    As compras que fez são excelentes opções para começar.

    Deixo aqui um link com algumas sugestões para refeições:
    http://asnossasaventurasvegetarianas.blogspot.pt/

    Bom proveito ;-)

    ResponderEliminar
  8. Ah eu todas as semanas decido mudar de vida :( comer melhor e tal...quando dou conta estou a ferrar uma piza ou a devorar um pacote de batatas fritas!....Parabéns pela iniciativa! já agora essas etiquetas cutes são de onde?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sugiro-lhe o Nutricoaching (www.nutrisaber.com), método que promove mudanças duradouras, como acredito que as da Joana vão ser ;)

      Eliminar
  9. Parabéns pela iniciativa! :)
    Eu ando a tentar ser mais saudável porque, apesar de ser vegetariana, como montes de hidratos de carbono brancos (principalmente massa) e bolos. Há pouco tempo criei um blog e um Instagram onde partilho fotografias e receitas, para me "obrigar" a pensar mais naquilo que como e experimentar mais receitas saudáveis novas e tem ajudado! Tenho conseguido cortar mais com a comida processada e o açúcar e até já faço bolos e sobremesas saudáveis :)
    Se quiseres ir lá espreitar, pode ser que até encontres alguma receita de que gostes e queiras experimentar!

    instagram.com/granolaisthenewblack
    www.granolaisthenewblack.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Desafio 28 dias saudáveis????? É que não posso abrir o faceboock que me aparecem logo 1500 fotos de refeições em que todas levam sementes disto ou daquilo.
    Desculpem-me a parvoeira mas fazer uma alimentação saudável passa pelo facto de consumir sementes de todas as espécies?
    É que o meu piqueno anda numa nutricionista e posso jurar que a senhora nunca me falou nisso.

    ResponderEliminar