4.11.2015

Isto da Zara é estúpido!

A sério?

Parece aquela fominha que muita gente tem de atacar quem tem sucesso. Bem sei que a Zara faz parte de uma empresa enorme e que não houve sentimentos que tivessem ficado magoados no meio disto tudo. Acho que they couldn't care less. Parece que estamos em tempo de pré-campanha, mas nisto das roupas: a ver quem saca o pior podre para denegrir. 

Mais depressa acho que foi a Zara que encomendou esta suposta polémica do que uma mãe que seja mesquinha a este ponto e desocupada de cabeça a este ponto. Eu não concordo.

Está aqui a notícia. 



Basicamente a Zara andou a vender os habituais packs de bodies em que o das meninas dizia coisas como sempre perfeita e bonita e o dos rapazes dizia esperto e porreiro. Além de continuarem a preferir o rosa para as meninas e o azul para os rapazes. 

Dizem que “enquanto que a menina tem de parecer bonita”, o rapaz está associado à “inteligência”. “Um claro exemplo do sexismo no mundo infantil”, refere o Observatório.
Os bodys, tal como explica o El País, faziam parte de dois pack, vendidos pela marca espanhola por 15,95 euros, cada um com cinco peças de roupa interior. As restantes quatro peças também continuam a ‘promover’ estereótipos sexistas. Por exemplo, as roupas das meninas são cor-de-rosa, uma tem coroas e outra diz "Always Pink" (Sempre cor-de-rosa). Já dos meninos é azul, tem desenhos de bigodes e diz "Always Blue" ("Sempre Azul")".

A sério? Isto não será puxadote? 

Qualquer dia também dizem para não haver separação da roupa de meninas e de rapazes porque estamos a promover a diferenciação de géneros e os rapazes têm que se sentir livres para usar mini-saia, se quiserem. 

Por acaso deu-me ideia para uma linha de roupa para crianças.

Tshirts para rapariga a dizer: "sou bonita, mas não me digam porque parece que depois perco metade do cérebro".

Tshirts para rapaz a dizer: "se me disserem que sou inteligente, fico a achar que não sou bonito o suficiente". 

9 comentários:

  1. A sério???

    Ainda não tinha lido esta notícia.

    Qual é o problema? Ou eu sou muito burra ou não percebi!!!

    Será que deveriam dizer "sou boa e sexy" e "cheguei para engatar as gajas"???

    Este pessoal não tem mais nada para criticar???

    E olha que estou a defender uma forte concorrência à minha marca de roupa!!!!

    Love your blog!!!

    xxx
    Marta Cruz

    ResponderEliminar
  2. Joana adorei a sua sugestão para o bodie =) Quando houver à venda avise que compro logo para o meu pisco =D
    Quanto à noticia, acho que estão a exagerar, noutras lojas também há à venda bodies azuis para meninos e rosas para meninas (como por exemplo uma loja começada por P e acabada em Ark que sou apaixonada) mas também tem outras cores e motivos claro... Mas acho um exagero, parece que não existem noticias a sério... Qualquer dia tenho a cria a pedir camisolas de menina e saia para ir passear e eu tenho de deixar porque senão sou uma mãe sexista... Sério???

    ResponderEliminar
  3. Também fiz um post sobre isso. Sinceramente o que mais me assusta é esta maldade que as pessoas vêem em tudo, maldade fácil essa que já se generalizou. E já chegou ao ridículo de se olhar para uns bodys de bebé e pensar que são demasiado sexistas! Enfim.

    ResponderEliminar
  4. Olha pois se sao sexistas ou nao nao sei . Entao eu afirmo aqui perante o mundo , que jamais vestiria rosa a um rapaz , e nao gosto de ver homens vestidos de cor de rosa ... e TEMOS PENA!!!! é a minha opiniao , quem gosta gosta , quem nao gosta paciencia !!! Há tanta coisa errada no mundo , e querem implicar com isto??? Realmente nao sei onde vamos parar ...

    ResponderEliminar
  5. E se vestirmos os meninos exclusivamente de rosa?e as meninas de azul? será que inverter as cores+sexo cliché vai ser notícia?? Como diria a minha avó: desde que andem lavados e vestidos...

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Sim,realmente dois palmos de testa faltam a muitas. Fiquemos pela beleza. E assim fica tudo muito contentinho. De laçarote, de preferência.

    ResponderEliminar
  7. é roupa interior, o importante é ser confortável

    se o comentário é sexista? talvez seja ou talvez seja só giro

    ResponderEliminar
  8. Quando houverem bodies com as tuas frases avisa...
    Acrescenta também a frase em t-shirts... porque o pequeno ainda usa bodies, mas depois não dava para a mais velhinha também...

    Quanto à noticia... nem vale a pena comentar... há tanta coisa mal, e implicam com bodies?!?

    ResponderEliminar
  9. Olá. Ainda estão a venda os bodys que falas. Comprava para o meu príncipe mas está servido de bodys até a faculdade porque sua mãe é muito previdente. Não percebo estes extremistas! Frases não passam de frases. Visto o meu menino como quero. Usa peças rosa (para menino! Não comecem já o apedrejamento! ) desde que nasceu. E ainda só tem dezasseis meses. Ele tem uns bodys da Zippy que tem uns bonecos no peito em rosa e azul o que faz do meu filho muito moderno. Enfim. Beijinhos grandes para vocês e vossas lindas filhas.

    ResponderEliminar