sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Aula de Preparação para o Parto à la Mãe é que sabe (#02)

AULA NÚMERO DOIS

A primeira foi sobre o corte no pipi ou episiotomia, neste link.

Vamos agora falar de uma rolha que sai disparada no final da gravidez e não é a do champanhe. Vão a tempo de sair do blogue, vou dar-vos tempo. Vá, 3, 2, 1.

Estamos a falar do rolhão mucoso. Não, não vou deixar aqui uma imagem sugestiva, que podem estar a jantar. Ora o rolhão mucoso, gelatinoso ou mais líquido (depende de mulher para mulher), branco ou raiado é um muco que impede a entrada de bactérias.

Quando ele sai, o parto pode estar para breve (horas, um ou dois dias), mas também há casos em que chega a semanas. Há algumas mulheres que não se apercebem sequer da saída do rolhão mucoso porque durante a gravidez há muito corrimento e o aspecto poderá ser parecido.

Ainda aí estão ou são enojadinhas? É a vida, tal como ela é. :)


Comemorei com a saída do meu, mas depois tive de esperar uns dias... Toma para aprenderes a não celebrar antes da festa!

E vocês, como foi? Dispenso saber o aspecto, OKAY?! :)

19 comentários:

  1. Por aqui foi tar deitada na cama e sentir a sair.. Chamei a enfermeira (já Tava na maternidade) e em menos de 3minutos toca a rebentar as águas.. Tento ir p casa banho e molhei o chão todo!!! Em 10m toca a ir p sala partos e quase 3hr depois nasce o meu amor maior

    ResponderEliminar
  2. Joana,
    o dito cujo "saltou" numa quinta-feira pela hora de jantar!
    Sábado de manhã já estava a parir :)

    ResponderEliminar
  3. O meu saiu numa segunda após o toque mauzinho da médico mas o puto só nasceu na quinta-feira...

    ResponderEliminar
  4. O meu parto foi provocado, nem dei por isso...

    ResponderEliminar
  5. Não dei pela rolha a saltar...
    Toque "maldoso" na segunda de manhã; primeiras contrações na terça de madrugada e Laura nasceu às 06:58 de quarta!

    ResponderEliminar
  6. Joana, so pelos comentários já tens tema para uma próxima aula: toque maldoso! Porque raio é que será tradição nos nossos médicos andar a provocar partos?? Eu fui super pressionada para fazer um, porque já tinha 38 semanas e já não fazia lá nada senão engordar (!!!!!) e porque depois podia ser mais complicado, e o colo estava perfeito, "fazemos hoje (sexta) e não passa deste fim de semana".. Passou "só" uma semana e meia!!! Numa próxima não me apanham com esta conversa.. Se está tudo bem, porque apressar??? Se calhar se não tivesse feito isso, o meu parto não teria começado com uma bolsa rota sem contrações, seguida de uma indução, uma epidural porque estava já há 12h com bolsa rota e ia demorar, um mau posicionamento com direito a manobras manuais pelo pipi adentro, e a terminar com fórceps! Enfim.. Ah, quanto ao rolhao ja nem me lembro quando saiu, mas foi uns bons dias antes..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tive dois partos perfeitos mas do segundo realmente também sofri com isso do toque maldosos. Quase como se fosse violada. Resposta da médica, os profissionais e os pais querem que os bebés nasçam depressa", Talvez tenha sido o meu olhar fulminante mas calou-se depressa.

      Eliminar
  7. o meu parto foi pedacinho traumatizante e quando leio "toque maldoso" ainda me arrepio :( o meu rolhão saiu depois de um desses toques mauzões mas só pari 3 dias a seguir... ainda estou longe de querer dar um irmão ao D e muito se deve às 24 piores horas da minha vida (foram também as melhores, sei disso agora, mas ainda não ultrapassei o trauma... isto passa?) beijos nas Jotas e nas Is.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estive 28h :) longe de ser o que gostaria que tivesse sido, como já deu para perceber pelo meu comentário acima, mas saí de lá a pensar no próximo! Nem sei como, as dores foram mais que muitas, levei 8 pontos no exterior ("nem sei quantos teria internos, disseram-me uns dias depois), a hemorroida doía ainda mais que os pontos, e estava exausta! Mas não achei que tivesse sido maltratada, acho é que eu não estava preparada e tentaram apressar a coisa.. Enfim.. Espero que ultrapasse o trauma e dê um irmão ou irmã ;)

      Eliminar
  8. Um xixi às 22h, um rolhão no papel higiénico, uma banhoca perto das 22h, uma ida para a maternidade porque afinal tinha havido uma perda de sangue. um "ah ainda não é para hoje, futura mamã" vindo da enfermeira, chegar a casas às 00h, às 02h contorcer-me de dores e amaldiçoar tudo e todos, uma ida para a maternidade (numa noite de tempestade terrível!), a bela da epidural às 3h, uma bebé do lado de fora às 9h12 e três pontinhos para mim (no sentido explicito e metafórico da coisa).

    ResponderEliminar
  9. O meu saiu na manhã do dia em que o meu filho nasceu. Tive indução e depois de um dia inteiro sem entrar em trabalho de parto, e já com as águas rebentadas, momentos antes de ir para a tão anunciada cesariana, entrei em trabalho de parto (o efeito da epidural já tinha passado à cerca de 1hora) e em 45 minutos passei de 2/3 dedos de dilatação a ter o meu filho nos braços.

    ResponderEliminar
  10. Por aqui o rolhao saiu no sabado ( se bem que ha uma semana que acho que andava a sair aos poucos, só mesmo para aumentar a ansiedade) e 3a de manhazinha a minha esquilinho estava ca fora ( tanto lhe pedi para não nascer no aniversario do pai que ela fez-me a vontade e nasceu precisamente no dia seguinte )! Parabens pelo blog

    ResponderEliminar
  11. O meu saiu uma 8 horas antes da minha baby nascer, às 36 semanas e 5 dias!

    ResponderEliminar
  12. eu acho q n tive rolhão... (nem sabia q isso existia!!! loool), também n sei o q é rebentarem as aguas, devem ter provocado, penso eu, mas n dei por nada.. foi simples, contraçoes por volta das 23h, esperei um pouco (o hospital é msm na rua por baixo da minha, n havia pressas lol), meia noite no hospital, mandaram.me por uns clisteres, seguiu.se um momento relax da epidural, adormeci, toda a equipa medica deve ter ido pro vale dos lençois tb, acordei as 7h cheiaaaaaaaaaaa de dores - ao q a enfeimeira diz: ai isso é coisa da sua cabeça! n é preciso mais nenhuma epidural!! - um medico a gritar "ponha o rabo +pra baixooooooo"" - ok, nada bonito numa sitaçao dessas, e pronto com a ajuda de uma ventosa, as 9h25m chegou a minha princesa! 6 anos! :D

    ResponderEliminar
  13. Já a mim começou a sair às 36semanas e o pequeno só quis vir cá para fora às 41 semanas... No meu caso foram (muiiiiiiiitas) semanas depois 😊

    ResponderEliminar
  14. A mim também me fizeram o "toque maldoso", contra minha vontade, mas a minha V. fez-lhe frente e só nasceu quando quis, às 42 semanas!! E relativo ao rolhão, eu nem sabia o que era, entrei logo em panico, lá fui eu a toda a velocidade para a MAC e correu tudo bem, sem induções, nem cesarianas :)

    ResponderEliminar
  15. A mim também me fizeram o toque maldoso as 38 semanas e 5 dias. Aliás, nem sabia que era o dito cujo, uma vez que na semana anterior tinha feito um e foi tranquilo. Neste o sangue escorria pelas pernas, não parava, e depois de muito papel lá me arranjou um penso. Depois disse que me tinha feito este toque para provocar o parto, e que não iria chegar à próxima consulta.
    O bebé não está encaixado, não tenho dilatação ainda, porque este tipo de toque??? Não consigo perceber.
    Disse que tenho um colo do útero muito bom, mas também não percebi o que isso significa ou influencia no parto... Bem perguntei... Mas de nada valeu.
    Enfim... Não consigo perceber.

    ResponderEliminar
  16. A mim também me fizeram o toque maldoso as 38 semanas e 5 dias. Aliás, nem sabia que era o dito cujo, uma vez que na semana anterior tinha feito um e foi tranquilo. Neste o sangue escorria pelas pernas, não parava, e depois de muito papel lá me arranjou um penso. Depois disse que me tinha feito este toque para provocar o parto, e que não iria chegar à próxima consulta.
    O bebé não está encaixado, não tenho dilatação ainda, porque este tipo de toque??? Não consigo perceber.
    Disse que tenho um colo do útero muito bom, mas também não percebi o que isso significa ou influencia no parto... Bem perguntei... Mas de nada valeu.
    Enfim... Não consigo perceber.

    ResponderEliminar
  17. A mim também me fizeram o toque maldoso as 38 semanas e 5 dias. Aliás, nem sabia que era o dito cujo, uma vez que na semana anterior tinha feito um e foi tranquilo. Neste o sangue escorria pelas pernas, não parava, e depois de muito papel lá me arranjou um penso. Depois disse que me tinha feito este toque para provocar o parto, e que não iria chegar à próxima consulta.
    O bebé não está encaixado, não tenho dilatação ainda, porque este tipo de toque??? Não consigo perceber.
    Disse que tenho um colo do útero muito bom, mas também não percebi o que isso significa ou influencia no parto... Bem perguntei... Mas de nada valeu.
    Enfim... Não consigo perceber.

    ResponderEliminar