10.30.2015

Aula de Preparação para o Parto à la Mãe é que sabe (#02)

AULA NÚMERO DOIS

A primeira foi sobre o corte no pipi ou episiotomia, neste link.

Vamos agora falar de uma rolha que sai disparada no final da gravidez e não é a do champanhe. Vão a tempo de sair do blogue, vou dar-vos tempo. Vá, 3, 2, 1.

Estamos a falar do rolhão mucoso. Não, não vou deixar aqui uma imagem sugestiva, que podem estar a jantar. Ora o rolhão mucoso, gelatinoso ou mais líquido (depende de mulher para mulher), branco ou raiado é um muco que impede a entrada de bactérias.

Quando ele sai, o parto pode estar para breve (horas, um ou dois dias), mas também há casos em que chega a semanas. Há algumas mulheres que não se apercebem sequer da saída do rolhão mucoso porque durante a gravidez há muito corrimento e o aspecto poderá ser parecido.

Ainda aí estão ou são enojadinhas? É a vida, tal como ela é. :)


Comemorei com a saída do meu, mas depois tive de esperar uns dias... Toma para aprenderes a não celebrar antes da festa!

E vocês, como foi? Dispenso saber o aspecto, OKAY?! :)

19 comentários:

  1. Por aqui foi tar deitada na cama e sentir a sair.. Chamei a enfermeira (já Tava na maternidade) e em menos de 3minutos toca a rebentar as águas.. Tento ir p casa banho e molhei o chão todo!!! Em 10m toca a ir p sala partos e quase 3hr depois nasce o meu amor maior

    ResponderEliminar
  2. Joana,
    o dito cujo "saltou" numa quinta-feira pela hora de jantar!
    Sábado de manhã já estava a parir :)

    ResponderEliminar
  3. Marta Branco10:06 da manhã

    O meu saiu numa segunda após o toque mauzinho da médico mas o puto só nasceu na quinta-feira...

    ResponderEliminar
  4. O meu parto foi provocado, nem dei por isso...

    ResponderEliminar
  5. Não dei pela rolha a saltar...
    Toque "maldoso" na segunda de manhã; primeiras contrações na terça de madrugada e Laura nasceu às 06:58 de quarta!

    ResponderEliminar
  6. Joana, so pelos comentários já tens tema para uma próxima aula: toque maldoso! Porque raio é que será tradição nos nossos médicos andar a provocar partos?? Eu fui super pressionada para fazer um, porque já tinha 38 semanas e já não fazia lá nada senão engordar (!!!!!) e porque depois podia ser mais complicado, e o colo estava perfeito, "fazemos hoje (sexta) e não passa deste fim de semana".. Passou "só" uma semana e meia!!! Numa próxima não me apanham com esta conversa.. Se está tudo bem, porque apressar??? Se calhar se não tivesse feito isso, o meu parto não teria começado com uma bolsa rota sem contrações, seguida de uma indução, uma epidural porque estava já há 12h com bolsa rota e ia demorar, um mau posicionamento com direito a manobras manuais pelo pipi adentro, e a terminar com fórceps! Enfim.. Ah, quanto ao rolhao ja nem me lembro quando saiu, mas foi uns bons dias antes..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elisabete Azevedo9:56 da tarde

      Tive dois partos perfeitos mas do segundo realmente também sofri com isso do toque maldosos. Quase como se fosse violada. Resposta da médica, os profissionais e os pais querem que os bebés nasçam depressa", Talvez tenha sido o meu olhar fulminante mas calou-se depressa.

      Eliminar
  7. o meu parto foi pedacinho traumatizante e quando leio "toque maldoso" ainda me arrepio :( o meu rolhão saiu depois de um desses toques mauzões mas só pari 3 dias a seguir... ainda estou longe de querer dar um irmão ao D e muito se deve às 24 piores horas da minha vida (foram também as melhores, sei disso agora, mas ainda não ultrapassei o trauma... isto passa?) beijos nas Jotas e nas Is.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estive 28h :) longe de ser o que gostaria que tivesse sido, como já deu para perceber pelo meu comentário acima, mas saí de lá a pensar no próximo! Nem sei como, as dores foram mais que muitas, levei 8 pontos no exterior ("nem sei quantos teria internos, disseram-me uns dias depois), a hemorroida doía ainda mais que os pontos, e estava exausta! Mas não achei que tivesse sido maltratada, acho é que eu não estava preparada e tentaram apressar a coisa.. Enfim.. Espero que ultrapasse o trauma e dê um irmão ou irmã ;)

      Eliminar
  8. Um xixi às 22h, um rolhão no papel higiénico, uma banhoca perto das 22h, uma ida para a maternidade porque afinal tinha havido uma perda de sangue. um "ah ainda não é para hoje, futura mamã" vindo da enfermeira, chegar a casas às 00h, às 02h contorcer-me de dores e amaldiçoar tudo e todos, uma ida para a maternidade (numa noite de tempestade terrível!), a bela da epidural às 3h, uma bebé do lado de fora às 9h12 e três pontinhos para mim (no sentido explicito e metafórico da coisa).

    ResponderEliminar
  9. O meu saiu na manhã do dia em que o meu filho nasceu. Tive indução e depois de um dia inteiro sem entrar em trabalho de parto, e já com as águas rebentadas, momentos antes de ir para a tão anunciada cesariana, entrei em trabalho de parto (o efeito da epidural já tinha passado à cerca de 1hora) e em 45 minutos passei de 2/3 dedos de dilatação a ter o meu filho nos braços.

    ResponderEliminar
  10. Por aqui o rolhao saiu no sabado ( se bem que ha uma semana que acho que andava a sair aos poucos, só mesmo para aumentar a ansiedade) e 3a de manhazinha a minha esquilinho estava ca fora ( tanto lhe pedi para não nascer no aniversario do pai que ela fez-me a vontade e nasceu precisamente no dia seguinte )! Parabens pelo blog

    ResponderEliminar
  11. O meu saiu uma 8 horas antes da minha baby nascer, às 36 semanas e 5 dias!

    ResponderEliminar
  12. eu acho q n tive rolhão... (nem sabia q isso existia!!! loool), também n sei o q é rebentarem as aguas, devem ter provocado, penso eu, mas n dei por nada.. foi simples, contraçoes por volta das 23h, esperei um pouco (o hospital é msm na rua por baixo da minha, n havia pressas lol), meia noite no hospital, mandaram.me por uns clisteres, seguiu.se um momento relax da epidural, adormeci, toda a equipa medica deve ter ido pro vale dos lençois tb, acordei as 7h cheiaaaaaaaaaaa de dores - ao q a enfeimeira diz: ai isso é coisa da sua cabeça! n é preciso mais nenhuma epidural!! - um medico a gritar "ponha o rabo +pra baixooooooo"" - ok, nada bonito numa sitaçao dessas, e pronto com a ajuda de uma ventosa, as 9h25m chegou a minha princesa! 6 anos! :D

    ResponderEliminar
  13. Já a mim começou a sair às 36semanas e o pequeno só quis vir cá para fora às 41 semanas... No meu caso foram (muiiiiiiiitas) semanas depois 😊

    ResponderEliminar
  14. A mim também me fizeram o "toque maldoso", contra minha vontade, mas a minha V. fez-lhe frente e só nasceu quando quis, às 42 semanas!! E relativo ao rolhão, eu nem sabia o que era, entrei logo em panico, lá fui eu a toda a velocidade para a MAC e correu tudo bem, sem induções, nem cesarianas :)

    ResponderEliminar
  15. A mim também me fizeram o toque maldoso as 38 semanas e 5 dias. Aliás, nem sabia que era o dito cujo, uma vez que na semana anterior tinha feito um e foi tranquilo. Neste o sangue escorria pelas pernas, não parava, e depois de muito papel lá me arranjou um penso. Depois disse que me tinha feito este toque para provocar o parto, e que não iria chegar à próxima consulta.
    O bebé não está encaixado, não tenho dilatação ainda, porque este tipo de toque??? Não consigo perceber.
    Disse que tenho um colo do útero muito bom, mas também não percebi o que isso significa ou influencia no parto... Bem perguntei... Mas de nada valeu.
    Enfim... Não consigo perceber.

    ResponderEliminar
  16. A mim também me fizeram o toque maldoso as 38 semanas e 5 dias. Aliás, nem sabia que era o dito cujo, uma vez que na semana anterior tinha feito um e foi tranquilo. Neste o sangue escorria pelas pernas, não parava, e depois de muito papel lá me arranjou um penso. Depois disse que me tinha feito este toque para provocar o parto, e que não iria chegar à próxima consulta.
    O bebé não está encaixado, não tenho dilatação ainda, porque este tipo de toque??? Não consigo perceber.
    Disse que tenho um colo do útero muito bom, mas também não percebi o que isso significa ou influencia no parto... Bem perguntei... Mas de nada valeu.
    Enfim... Não consigo perceber.

    ResponderEliminar
  17. A mim também me fizeram o toque maldoso as 38 semanas e 5 dias. Aliás, nem sabia que era o dito cujo, uma vez que na semana anterior tinha feito um e foi tranquilo. Neste o sangue escorria pelas pernas, não parava, e depois de muito papel lá me arranjou um penso. Depois disse que me tinha feito este toque para provocar o parto, e que não iria chegar à próxima consulta.
    O bebé não está encaixado, não tenho dilatação ainda, porque este tipo de toque??? Não consigo perceber.
    Disse que tenho um colo do útero muito bom, mas também não percebi o que isso significa ou influencia no parto... Bem perguntei... Mas de nada valeu.
    Enfim... Não consigo perceber.

    ResponderEliminar