10.08.2015

A Isabel disse "adeus" à chucha

Nunca pensei que pudesse ser assim tão fácil. No domingo, quando a estava a adormecer, ao colo, a chucha caiu. Estava presa pela fita. Voltei a pôr na boca da Isabel. Ela tirou. Achei que se tinha enganado e que estava tontinha do sono. Voltei a pôr. Ela voltou a tirar. Pediu-me para ir para a cama. Adormeceu nem 5 minutos depois. Dormiu a noite inteira sem chucha. Segunda-feira foi a vez do pai. Não quis chucha. Voltou a pedir para ir para a cama. Adormeceu. Terça-feira, colo, cama, colo. Perguntei-lhe se queria a chucha. Disse-me que sim. Assim que lha dei, mandou fora. Adormeceu na cama. Quarta-feira, cama, sem chucha. Durante o dia já não nos pedia a chucha há bastante tempo. No carro, quando lhe dava a chucha para tentar acalmar uma birrinha, mandava-a para longe. Já nos estava a dar alguns sinais de que já não precisava. Das 4 chuchas cá de casa, 3 estão completamente roídas e esburacadas. A chucha já não servia para chuchar.

A minha maior dúvida: e na creche? Será que se sente tão segura como em casa, connosco? Será que não vai continuar a pedir a chucha para dormir a sesta? Levo-a de qualquer forma e peço para só lhe darem em SOS?

Confesso que não estava à espera que a Isabel, que a partir do primeiro mês ficou a maior fã de chuchas e era daqueles bebés que acordam durante a noite à procura da chucha, pudesse deixar de sentir a falta delas tão cedo. Só me parece um bom sinal, mas fico com algumas dúvida: será que isto é mesmo um adeus ou será antes um até já?

Alguém com um caso parecido?

Fotografia Love Lab, na festa do primeiro aniversário da Isabel

12 comentários:

  1. Olha o meu foi a mesma coisa!
    Desapareci com elas tambem logo de seguida ;-)

    Passado uns meses queria comprar umas novas, mas eu expliquei que e so para os bebes... E ele entendeu :-) Afinal, ja com 2 aninhos ja nao era bebe ;-)

    No infantario nunca foi problema, e ele so comecou a ir ja tinha 2 e pouco... Por isso, nao te preocupes e aproveita ;-) So lhe faz e bem :-)
    E sinal que lhe transmites tudo o que precisa para se sentir confiante e segura :-)

    ResponderEliminar
  2. Olá mãe Joana.

    Na minha opinião, a Isabel está a largar a chucha porque está numa fase de desenvolvimento da linguagem ;) estamos sempre numa "ansia" que eles falem, então prepara-te para horas a fio de "conversa fiada" ;) fora de brincadeiras, se virmos bem a chucha é um objecto que supre a necessidade de sucção de um bébé. Ora a Isabel ( se não digo asneira) tem 18 meses e está a passar da fase "oral" à fase "anal" segundo Freud. A sua filha adquiriu a linguagem oral e não sente falta da chucha, prova que é uma menina "crescida" e que se está a desenvolver bem.
    :) é so a minha opinião

    ResponderEliminar
  3. O meu só pegou na chucha aos 5 meses, mas sempre preferiu a maminha para dormir :) depois teve uma fase que não largava a chucha durante o dia, até me fazia "comichao" :) de repente deixou a chucha.. Se a dou de noite grita e atira-a para longe, zangado. De dia não pede. Na creche tem 2 chuchas mas pelo que me têm dito não usa. Tem 13 meses. E estou super contente!!! :) preocupa-me o efeito que tem na formação óssea da boca e face, e assim fico mais descansada ;)

    ResponderEliminar
  4. Carinha linda!
    Teresa

    ResponderEliminar
  5. O Diogo ainda está a largar, só a usa mesmo quando quer dormir. Eu não tiro à força, tudo tem o seu tempo.

    ResponderEliminar
  6. Dos dois mais velhos foi muito facil tirar-lhe as chuchas. Só usavam para adormecer, minutos depois cuspiam-nas e dormiam a noite toda sem elas. Uma noite não lhes dei a chucha, choramingaram um pouco mas acabaram por adormecer e nunca mais a pediram. Vamos lá ver como será com os gémeos, um deles é muito agarrado às chuchas. Rouba a do irmão e depois anda a chuchar nas duas :)
    Acho que não vai ser fácil mas tenho que começar a tentar.

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha! Eu sou um pouco nazi das chuchas, nao gosto de ver miúdos grandes de chucha e queria tanto que o meu deixasse antes dos dois anos! Aindou umas semanas que dormiu alguns dias sem chucha (intermitentes) e eu pensei que o fim estaria próximo. Mas de repente começa a querer e agora já diz tuta, ele que nunca chamou nada à chucha!!! Estou a ver a relação a estreitar e não me agrada nada... Já vai quase nos 22 meses. Na creche nunca usa, aliás já sabe que é para guardar no bolso do bibe até sair. Parabéns à Isabel :)

    ResponderEliminar
  8. É aproveitar para as fazer desaparecer!! :)

    ResponderEliminar
  9. O Filipe à coisa de 2 semanas que deixou a chucha durante o dia mas à noite quer sempre a bubu. Tem 16 meses e também foi assim do dia para a noite! Parabéns à Isabel que tá uma bebé crescida =)

    ResponderEliminar
  10. Que sortuda! Aproveita!
    O meu vai fazer 4 anos, e não larga a chucha nem por nada, adora a chucha...
    Realmente cada criança é um caso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, são todos diferentes. A minha sobrinha largou no dia em que fez 5 anos, ficou super crescida de repente. E acho que temos de respeitar os timings deles! Um
      Beijinho!

      Eliminar
    2. È mesmo, obrigada!
      Beijinhos

      Eliminar