quinta-feira, 5 de março de 2015

Sobrevivi!

Nós, mães, somos vítimas de uma das piores coisas de sempre: sabemos que "é bom sujar-se" [como dizem os anúncios do Skip ou lá o que é], mas até ficamos mal dispostas quando vemos tudo a acontecer. O momento fica em câmera lenta e, em vez de sentirmos que estamos a proporcionar uma nova experiência sensorial ao nosso bebé, algo nos consome por dentro e nos dá vontade de limpar tudo naquele instante. 

Ficamos nervosas, começamos a ficar suadas por baixo das mamas, fazemos imensa força nos maxilares, ficamos muito tensas e não dá! É pegar na miúda, sacudi-la com umas palmadas secas e ir buscar o aspirador grande que o aspirador pequenino nunca serve para nada. Epá, mas é que não serve mesmo. Para migalhas, então, que parvoíce! Dá-nos a esperança que aspira alguma coisa mas, depois, quando o viramos para baixo lá caem a porcaria das migalhas. Parece um velhote a tentar lidar com a sua própria saliva. 

A Irene, de tanto me ver a desfazer bolachinhas para a papa, anda com essa mania. Agora, sempre que lhe dou uma bolacha, adora fazer migalhinhas. Quando está na espreguiçadeira é óptimo. Pego naquilo e sacudo lá para baixo. Hoje foi no chão. 



Começou tudo a acontecer muito devagar. E borrifei-me para isso. Já estava. "Perdido por 100, perdido por mil". A miúda estava a divertir-se e eu já tinha de ir buscar o aspirador grande na mesma. É como quando cai a primeira nódoa na roupa deles. Já está. Agora não é preciso estar com cuidados. Vai para lavar anyway.

Mais eficaz que o meu aspirador pequeno é o Noddy que agradece esta nova mania da Irene. 




O que me fez aguentar foi olhar para ela. Concentrada, a desfrutar de uma coisa nova. Porém, espero que lhe passe que sou mãe fofa uma ou duas bolachas no chão. À terceira, leva ela uma bolachada.



Nunca.

8 comentários:

  1. Sabes uma coisa? habituamo-nos a tudo e depois queremos lá saber eles estão felizes? Então que se divirtam :D

    ResponderEliminar
  2. Por momentos, pensei que ias falar sobre a ida às vacinas :-)

    ResponderEliminar
  3. Sabes que sou um tanto ao quanto maníaca das limpezas, mas lidei muito bem com isso. Aliás, fiz disso uma prioridade quanto ao contacto com os novos alimentos. Talvez seja por isso que ele gosta tanto de cenoura, batata doce, bróculos, ervilhas e outros alimentos. Ele pegava com a mão, sentia, desfazia, metia à boca e percebia se gostava ou não. Para dizer a verdade, penso que foram raras as vezes em que fui eu a dar o prato de comida. Primeiro comia com as mãos (e mesmo não usando, eu punha sempre o talher de lado) e depois com a colher (algo que aconteceu de um momento para o outro sem que o ensinasse).
    Mas é claro que irrita muito andar a limpar chão, azulejos, porque há dias de tudo! :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Ahaha, mas enquanto a bolacha está seca nem é mau de todo. Sacode-se. Agora quando ela decide que giro é tirar a bolacha da boca já meio mastigada? E esfregar as mãos em tudo o que é lado. A cadeira do carro parece uma bolacha gigante (é a nova técnica para andar de carro sem chorar: dar uma bolacha). A minha roupa tem sempre bolacha mastigada. Isso sim é bonito. beijos

    ResponderEliminar
  5. Em vez de 'Sabes que sou um tanto ao quanto maníaca das limpezas, mas lidei muito bem com isso.' deveria estar 'apesar de ser um tanto ao quanto maníaca das limpezas, lidei bem com isso.'. :D Deves ter ficado a pensar 'será que a conheço? E, se sim, de onde?'. Erro meu, desculpa!

    ResponderEliminar
  6. Só para ver as suas carinhas de felicidade vale a pena tudo!
    Sou também totalmente maníaca das limpezas mas tento relaxar nesta fase...
    Quando se tem uma piolha que adora esborrachar comida e esfregá-la mastigada pelos sofás, mesa de centro e afins, um cão que cada vez que vai beber água fica com as barbas molhadas e vem a pingar a casa toda e a pisar o molhado para deixar o rasto de patas por todo o lado, e um filho que anda pela casa toda com os seus carrinhos e deixa rastos por todo o lado... bem... temos que aprender a valorizar a invenção esfregona!!! :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah... e a Irene está linda!!! Imagino o quanto te deves sentir completamente babada e apaixonada a olhar para ela... Por este andar é melhor dizeres ao Frederico para comprar uma caçadeira!!!

      Eliminar
  7. Uma imagem que tenho da minha filha e acho que não vou esquecer é ela a esfregar iogurte pelo corpo e dizer que é creminho... Estava tão divertida que não tive coragem de fazer nada a não ser rir!

    ResponderEliminar