3.11.2015

Maizena no rabo?!

Sempre ouvi que o leite materno fazia bem a tudo. Bastava pôr umas gotinhas de leite para ajudar a sarar feridas (comprovado por mim), era bom para as otites dos bebés (nunca tive coragem de experimentar) e mais umas quantas mazelas ou doenças.

Agora ultimamente tenho ouvido falar muito da Maizena. Quando estão com o rabinho mais assado ou para secar as borbulhas da varicela, Maizena, Maizena, Maizena. Ainda não tive - graças a Deus - razões para pôr isto à prova, mas antes de mais, aconselham? Já experimentaram?

Pelo sim, pelo não, já comprei um pacote cá para casa mas se calhar é melhor ir comendo em papa para não se estragar, não é? (sabes pouco!...)

Já agora, a minha receita é: 
- diluir duas colheres de maizena numa taça de leite frio - diluir bem a farinha;
- pôr em lume brando e ir mexendo atéengrossar 
- colocar duas cascas de limão
- quando estiver já a engrossar, juntar duas colheres de açúcar (ou menos)
- retirar do lume e misturar uma gema de ovo crua (podem levar a cozer ao lume, mas eu não levo)
- canela, canela, canela

Para o rabo, é como? Acredito que não leve açúcar nem canela. Dilui-se em água? Aplica-se em pó? Contem-me tudo.

27 comentários:

  1. Nunca usei para por no rabinho das bebes, mas ja ouvi falar, eu uso aveia no banho por exemplo. para quando as peles estao muito secas do frio.
    O po de "talco" sou eu que faco e tambem leva aveia... e o creme para as assaduras e feito com oleo de coco e oleos essenciais... E sim o leite materno faz bem a uma imensidao de coisas :) Ha quem congele em cubinhos, para ter quando faca falta ^_^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Estefânia. Pode dizer-me como faz o creme com óleo de coco + oleos essenciais?
      Obrigada

      Eliminar
  2. Ouvi essa hoje num curso de preparação para o parto. Mas para por no pescoço do bebé. Como sou mãe de segunda viagem a fisioterapeuta perguntou o que eu achava e eu disse que maisena só para culinária.

    ResponderEliminar
  3. No Brasil é muito comum se usar maizena em assaduras de bebes, até nas creches eles usam...Há um tempo atrás a Helena pegou uma reação alérgica e ficou toda assada pois tinha mudado a marca das fraldas, corri jogar maizena em pó mesmo sem diluir e melhorou rapidinho, é um santo remédio mesmo...SUPER RECOMENDO...

    ResponderEliminar
  4. Já usei em pó no rabinho da minha filha e resultou...

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que é só para fazer crescer o rabo!

    ResponderEliminar
  6. Não sabia dessa da maizena!
    Vou apontar nas dicas! :)

    ResponderEliminar
  7. Funciona sim!!
    A Isabel estava com uma assadarua / fungo havia mais de 15 dias e nada resultava... Pomadas normais, para fungos e ate com cortisona :(
    Um dia lembrei-me e fiz uma pasta de pomada com maizena durante 4 dias 2x ao dia e começou logo a melhorar :) (coincidência ou não)
    Na proxima (que espero que não aconteça) nao espero tanto tempo!

    ResponderEliminar
  8. (tentei comentar, mas não sei se consegui. se fizer duplo post, desculpem. :P)
    São técnicas já do tempo dos nossos avós! Era a maizena, ou o azeite virgem, ou a clara de ovo, ou o óleo de côco. Resulta em muitos bebés, mas há sempre as excepções - o meu é excepção. Connosco só resulta a fralda reutilizável! :)

    ResponderEliminar
  9. Sou fã da maizena!!! Estava sp na dúvida, mt reticente. Maizena é pra bolos, não vou por no rabinho do bebé, please!!! Mas não passava com nada, não melhorava com pomadas caras da farmácia... De um dia pro outro, lá cedi à maizena e foi milagroso!!!

    ResponderEliminar
  10. usei quando o mais velho teve varicela, diluída na água do banho, para aliviar a comichão. funciona e foi o próprio pediatra que recomendou.

    ResponderEliminar
  11. Já experimentei e resulta mesmo!!! A minha filha tinha uma assadura já há alguns dias que não melhorava, então, embora com algum receio, resolvi tentar a maizena. Coloquei diretamente sobre a assadura. Ao fim de dois dias já não tinha nada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá mamã a minha filha está também com assadura no rabito já a algun tempo... Quantas vez metia lhe a maizena? Bjs

      Eliminar
  12. Nunca usei Maizena...
    Para a varicela recomendo um creme que se chama Cytelium da Aderma, as borbulhinhas da minha filha secaram num instante.
    Para o rabinho assado, a minha solução milagrosa foi uma dica que me deram na creche da minha filha, o creme Eryplast (e também funciona quando as mães têm uma borbulhinha no rosto :) )
    Parabéns pelo blog, sou uma leitora recente mas tenho gostado muito.

    ResponderEliminar
  13. A maisena usa-se realmente em casos de varicela. Quando tive a minha mãe preparava-me sempre a banheira cheia de água com alguma maisena e acalmava sempre a comichão e irritação das borbulhas. Para o restante nunca ouvi falar mas deve fazer o mesmo efeito.

    ResponderEliminar
  14. Para o ratinho assado: chá de camomila. Lol mas não é para beber lol
    Encher a banheira com água quentinha, por dois saquinhos de chá, quando a água estiver amarelhinha e com a temperatura boa para o bebê, é pô-lo lá dentro e deixá-lo brincar.
    Passa logo!

    ResponderEliminar
  15. Olá, já utilizei na minha bebé maizena e resultou, costumo usar e tem resultado e muito, a conselho

    ResponderEliminar
  16. Olá, já utilizei na minha bebé maizena e resultou, costumo usar e tem resultado e muito, a conselho

    ResponderEliminar
  17. Olá a todas tenha a minha bebe já a un tempo com o rabo assado já fui trez vez com ela ao médico e é tudo a base de cremes e melhor mas o fim de poco tempo volta ao mesmo..... Como posso usar a farrinha maisena e quantas vez? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite pode usar como pó talco.
      dois dias

      Eliminar
  18. Para o rabinho assado recomendo "pomada cicatrizante" da Denise (ver link face:
    https://www.facebook.com/filhos.daterra.3?fref=ts)

    ResponderEliminar
  19. Para rabinho assado recomendo "pomada cicatrizante" da Denise. O halibut é demasiado espesso e quando se vai limpar de novo só acaba por fragilizar mais o local assado. Esta pomada comprei por causa das gretas que faço de vez em quando nas mãos devido ao eczema e descobri que é milagrosa! Quando experimentei no meu filhote resultou de forma incrível. Melhor inclusive que o que tinha da Uriage. https://www.facebook.com/filhos.daterra.3?fref=ts

    ResponderEliminar
  20. Boa noite preciso de ajuda o meu menino tem o rabinho assado e já não sei o que fazer, primeiro pus pasta da lauroderme mas não resultou comecei a por o bepanthene plus e lavo sempre o rabinho na muda da fralda e coloco novamente a fralda nas continua assado ponho maizena e chá de camomila na água como é referido aqui obrigado

    ResponderEliminar
  21. Tânia Melo8:40 da tarde

    Pode meter a maizena no rabinho como se faz com pó talco.

    ResponderEliminar