1.29.2016

As mães não têm tempo para estar doentes!

Antes de ser mãe uma dor de cabeça é uma dor de cabeça. Depois de ser mãe é uma comichão.

Quando se é mãe, perde-se direitos. Sim, sim. É isso mesmo. Não há cá grande repouso quando estamos com febre, nem há tempo para nos queixarmos de dores de garganta. No fundo, passamos a ignorar as maleitas e, às vezes, até parece que elas não prolongam a estadia no nosso corpo porque não lhes damos grandes abébias. 

Então se tivermos o infortúnio de ficar doentes ao mesmo tempo que os filhos, não há cá olheiras ou corpo dolorido que nos deite para uma cama. É continuar a arrastarmo-nos e até a fazer boa cara, porque eles também estão a sofrer e precisam de nós mais do que nunca.

Se estivermos grávidas então, temos de juntar a tudo isso o facto de não podermos tomar grande coisa. São as mézinhas, os chás e pouco mais. Mas temos força. Não sei explicar como. Arranjamo-la nas entranhas. Temos um bebé na barriga, outro cá fora e temos de nos pôr boas. E pomos. Sem grande espaço para lamúrias. Esta arte do fingimento acaba por resultar, como se o papel que interpretamos passasse a ser mesmo real. 

As Mães não têm tempo para estar doentes! Verdade?


Isabel recuperada desde domingo, eu... assim-assim também! Quase.

6 comentários:

  1. Sim, muito verdade.
    Mas e quando acontece estarmos mesmo mal, com vontade (e necessidade) de nos mandarmos para a cama?
    Quando estou assim tão mal peço ajuda à minha sogra e as tarefas de 2 pesam mais para cima do meu namorado. Nisso eu não tenho problema nenhum. Quando é ele que está doente faço o mesmo.
    Antes costumava ir buscar a minha filha à creche todos os dias. Como é perto vou a pé mas, como ainda é pequenina vem a maior parte do tempo ao colo. Aqui as ruas são muito estreitas e tenho receio de andar de carrinho na estrada.
    Depois de engravidar outra vez o meu namorado passou a ir levá-la e buscá-la todos os dias.

    Mas sim, se não estivermos mesmo a cair para o lado tendemos a ser mais fortes em relação ao que éramos antes de termos alguém de quem cuidar. Agora os nossos filhos estão sempre em primeiro lugar e isso dá-nos uma energia vinda não sei de onde. Isto depois dos 3 meses de gravidez porque antes, somos uns seres que andam por aí a dormir em pé. Digo eu.

    ResponderEliminar
  2. Catarina P7:52 da manhã

    Tão verdade! <3 partilhei

    ResponderEliminar
  3. Há dois anos tive uma amigdalite daquelas... febres de 40 que nem com brufens e ben-u-rons intercalados baixavam, passei a noite de 5ª para 6ª assim, o mais velho com 3 anos também doente e um bebe de colo nas mãos, nesta situação só o pai não chegava, 6ª às 9:00h estava à porta da clínica em desespero. "- Dr trate-me bem depressa que eu sou "Mãe de dois"!" Levei uma injecção na hora, outra 12h depois, outras duas no sábado e uma no domingo. 2ª feira estava como nova, tinha de estar!

    ResponderEliminar
  4. as melhoras boneca! muahh!

    ResponderEliminar
  5. Verdadinha! Já tive de cuidar de 2 crianças sozinha durante uma semana em que tinha tantos tremores de frio que inventava para mim que estava super cansada. Acho que no fundo nem queria pensar que tb estava doente. Então quando o pai veio lá verifiquei que andava cheia de febre (tinha uma amigdalite brutal). Só não lhes passei nada pq andava de máscara em casa (já devia estar a adivinhar) :)

    ResponderEliminar
  6. tão verdade... que às vezes acho que "é a gravidez que me põe mais rija"!!!!!
    A tosse e rouquidão do mais velho, com muito miminho à mistura... e o trabalho de todo o dia... dá nisso!...
    A Maternidade FAZ-NOS MESMO BEM!!!... ATÉ À SAÚDE...

    ResponderEliminar