1.16.2016

Vamos falar de partos?

Vamos. Falo eu, vá. Alguém ainda desse lado? Acredito que sim, pelo menos as pessoas que, como eu, se entusiasmam com o tema. Ou as que gostam mesmo é de filmes de terror. 

Estava eu grávida da Isabel e tinha especial prazer, no terceiro trimestre, em ir ver partos no Youtube. Sonhava com o meu parto. Estive sempre super calma. Achei que ia descer em mim a qualquer momento o pânico, mas nunca esse momento chegou. Levei a epidural com vontade de rir (porque estava a dar um jogo de futebol na televisão e pensei "porra! Nem no MEU parto o homem dá descanso a esta m*rda!"). Entrei na sala de partos a dizer piadas. Pari a rir. Gargalhei, gargalhei. Depois no dia a seguir desmaiei e desmaiei, mas essa é outra história. O parto foi maravilhoso. Ainda na última consulta com a minha obstetra do coração (já vos disse que tenho um fraquinho por ela, aqui), ela recebeu uma chamada do hospital, de uma grávida que estava a entrar em trabalho de parto e ela a dizer para aguentarem um bocadinho, que ela ia... e tudo aquilo me deu uma adrenalina do caraças. Disse-lhe logo "adorei o meu parto, já tenho saudades!". Sim, talvez esteja senil. Haha 

Agora, dispenso bem as histórias em que tiveram de empurrar o bebé outra vez para dentro ou estava com 40 circulares no pescoço e estiveram 305 horas em trabalho de parto. Há sempre alguém, quando já estamos quase, quase no final da gravidez que faz questão de nos desejar uma hora pequenina, para logo depois acrescentar um "é que eu..." ou um "é que a minha cunhada"... Já sabemos que não vem lá coisa boa. Há até quem comece com um "eu nem vou contar." Mas contam. Contam sempre. Estão desertinhas para ser o Correio da Manhã das Parturientes.

Agora lembrei-me do parto da Joana Gama, pobrezinha (texto não aconselhável a grávidas, aviso já!). Está aqui: O meu partão. Se ficaram mal dispostas, leiam agora o meu: O dia em que desovei a Isabel.



Mais fotos aqui: O segundo em que conheci a Isabel.

9 comentários:

  1. Mesmo a tempo :) tenho a indução de parto da minha princesa marcado para segunda-feira <3 fiquei :') claro... E não vou ler o da Joana :) tão bom, que momento lindo (e ainda bem que foi tranquilo)... Também quero <3 está quase! Felicidades e obrigada pela partilha!

    Ana

    ResponderEliminar
  2. Fui a consulta, tinha assim umas moinhas mas achei que era do peso. Vou à casa de banho antes do ctg e ao limpar vejo sangue pensei "ok devo ficar cá", aviso as enfermeiras antes do ctg elas chamam a médica que diz para fazer na mesma a ver se tinh contrações. E tinha, as moinhas eram de 8 em 8. Vou a consulta 2 dedos de dilatação. A médica mandou-me andar à volta do hospital uma hora e voltar, volto, as contrações de 5 em 5, mas não me doía. Ela manda-me para o quarto, entro às 15:30, o marido foi buscar a minha mãe e irmã. Entretanto pelas 16:20 as águas rebentam e vinham castanhas ai assustei-me sabia que era meconio e não se bom. Mas a bebe tinha o batimento normal. Não podia levar epidural porque tinha tido febre na noite anterior, estava constipada. Ou seja suportei durante uma hora as contrações. Chamo a enfermeira 17:15 sentia ela a querer sair, "impossível", e põe a mão salvo seja, sentiu a cabeça e mandou chamar a médica. Passam 10 minutos e nada. Chamo a enfermeira, e digo que ela ia mesmo nascer, já tinha sujado a cama de sangue (dei um berro para o meu marido se calar pelo meio, mas foi o único grito que dei). Chamam de novo a minha médica que estava numa consulta, e a das urgências porque a Laura estava mesmo pronta. Levam-me a correr para a sala. Dao-me uma anestesia leve pois só levei 3 picadas da na coluna ao de leve já na sala e por pena. A minha médica chega a correr (a minha irmã diz que a viu a passar a correr e a tirar as luvas ainda da grávida que tinha estado a observar). A Laura já estava mesmo ali. Fiz força 2 vezes a miúda sai. Levam-na para a sala, nem ma mostraram porque tinha de ser aspirada por causa do meconio. Ao fim de 5 minutos de a ouvir a chorar trazem-ma. Calou-se no meu colo. Estava tudo bem com ela. Nas céu as 17:42. Ou seja tive dores sim durante uma hora...mas tempo de trabalho de parto, aí umas duas lol.

    ResponderEliminar
  3. Da primeira foi cesariana marcada, tranquilo, sem contracções, um descanso, nos dias seguintes o pânico de ter um bebé nos braços, tal como a "outra" Joana. Do segundo parto normal, as dores eram tantas com um dedo de dilatação que obriguei o médico a comprometer se que me fazia cesariana porque eu não aguentava mais ( eram todas nos rins) com a contrapartida dele que ma faria depois de me dar um analgésico para as dores, visto que ainda não podia levar epidural, quando passou o efeito chamei-o já vinham as sras da Epidural ( abençoada, devia ser feita uma estátua a quem inventou tal droga) depois disso foi o céu, umas hititas para dilatar e depois força e voilá, nasceu o meu pilas, nos dias seguintes tudo tranquilo, fruto do segundo filho, de um parto sem pontos, logo sem dores no pós, uma maravilha. Se tivesse outro ( o que não irá acontecer) escolheria sem dúvida o parto normal mesmo com aquelas dores que só me apetecia atirar da varanda ;)

    ResponderEliminar
  4. O meu parto foi maravilhoso! Acordei as 5 da manhã com contrações já muito regulares e seguidas, acordei o marido a sorrir muito com um: é hoje! Tomei um bom duche, ligamos a minha obstetra e, já estando com contrações a cada 3 minutos fomos diretos pro hospital. Chegamos as 7 da manhã, após avaliação já eu tinha 4para 5 cm de dilatação e lembro me de as contrações serem muito fortes e cada vez mais próximas mas só me dava vontade de rir também!! Já no bloco, foi complicado para me darem a epidural, eu não conseguia ficar muito quieta! A equipa médica, anestesistas, enfermeiros, foram todos espetaculares! 8 horas, novo toque, 8 cm de dilatação, epidural já a fazer efeito e eu e o marido sorriamos muito, de mão dada :') quando me apercebi já tinha toda a equipa médica preparada a pedir me pra fazer força! E eu fiz força, muita força e mais força :) e nasceu o meu amor!!!! Nasceu as 10h em ponto. Colocaram na logo em cima de mim e foi uma sensação fantástica! Ri e chorei muito, tudo ao mesmo tempo! <3 mamou nos primeiros 30 a 40 minutos, com ajuda de uma enfermeira muito querida. E deixaram nos assim, só os 3 durante bastante tempo <3 foi maravilhoso <3 a minha filha fez agora 2 meses e eu estou de coração cheio! Boa sorte Joana, beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Opah..tive 3 nunca levei epidural e correram todos bem...sem stress, sem barulhos apenas muita serenidade e amor..muitas lágrimas depois do bebé sair por finalmente poder pegar nos meus filhotes...o último foi topo record..desde a inscrição até ele sair foram 10 minutos..um espectáculo. .

    ResponderEliminar
  6. Ola Joana. Gosto muito de ler o vosso blogue mas e a 1a vez que comento. Tenho 2 meninas gémeas com menos 1 mes que a Isabelinha e identifico me bastante com muitas das vossas histórias. O meu parto foi induzido as 38 semanas porque as princesas não queriam sair por nada e aqui a mãe já estava prestes a rebentar. :-) foram 12 horas de inducao mas que passaram muito bem,especialmente depois da epidural. Lembro me da sede que senti,e de fazer muito forca, especialmente da Sofia (foi a 2a a nascer,puxada pelas mãos da medica porque estava atravessada,nasceu de pés) mas foram 2 momentos únicos,em que me apaixonei de forma igualmente arrebatadora pelas minhas 2 filhas. Lembro me de as ter comigo a mamar e de chorar muito, de felicidade,de alivio e de amor! Ines

    ResponderEliminar
  7. Bem o meu parto foi induzido, a Lara nasceu ao terceiro dia depois de ter entrado no hospital e usaram 3 ventosas (uma de cada vez claro) mas se me perguntam se correu mal eu digo: "Nãaa foi maravilhoso, fazia tudo de novo." E fazia e já estou a caminho de outro.
    Gastroenterite é pior (para mim).
    Tirando alguns casos acho que tudo depende do ponto de vista. Não é fácil mas também alguém está mesmo à espera que seja? E o resultado é tão maravilhosos que compensa grandemente qualquer dor.
    Se tiverem curiosidade acerca do meu parto, conto tudo aqui: http://www.vinilepurpurina.com/2015/07/09/o-meu-parto-por-ventosa/
    Se estiverem mais interessadas num parto super pacífico e fofinho, podem vir aqui: http://www.vinilepurpurina.com/2015/11/10/o-video-de-parto-que-mudou-a-minha-vida/

    ResponderEliminar
  8. Então aqui não de para falar de partos do diabo??? Pena se fosse podia contar o meu em que a epidural só fez efeito uma hora depois da criança nascer e levei com as dores todas a que tinha direito..com vários telespectadores a vista que estavam a tentar analisar o porque da epidural não estar a funcionar com uma seringa na mão a espera que não me aguentasse para poder me por a dormir...mas lá aguentei e o que é certo é que aina hoje depois de um ano ainda tenho pesadelos e nunca mais quero filhos...

    ResponderEliminar
  9. Eu quero muito ser mãe e andamos em tratamentos de fertilidade porque tenho um problema hormonal.
    No meio disto tudo só temo mesmo uma coisa. Pois é, tenho um medo tenebroso do parto.. Tenho imenso medo de ter um parto normal. Já me disseram que naquele momento a mãe quer é ver a criança cá fora e o resto passa ao lado, não há dores nem há nada. Mas a verdade é que nem assim me convencem..
    Acho que um parto normal deve ser um momento lindo para o pai, se estiver a dar a mão à mãe e não olhar lá para baixo. Deve ser lindo estar ali quando o bebé vem ao mundo (ainda que venha ensanguentado) mas tenho um medo horroroso das dores que imagino que dá um parto..
    Ainda bem que há pessoas como tu Joana Paixão Brás mas a mim não me tiram o medo.
    E continuo a desejar muito ser mãe, mas sê-lo de cesariana :p
    Beijinho grande *

    ResponderEliminar