1.05.2016

Mas têm sempre de me chamar mãe?

Adoro que me chamem de mãe... adoro! Tudo começou com as enfermeiras do hospital (acho que até foi nas aulas de pré parto) e adorei. 

É esse um dos meus novos papéis, sou mãe e adoro.

Agora... sempre que ligar para uma escola para saber das mensalidades têm que me chamar mãe e mamã 48 vezes?



Eu bem sei que é porque não querem decorar o nome de toda a gente e porque assim parece tudo "muito familiar e amoroso", mas já me enerva. Vou começar a chamá-las de "funcionárias", tipo isto: 

- Bom dia XXXX.

- Olá, bom dia, estou a pensar em inscrever a minha filha em Setembro e vai ter dois anos e meio, preciso das informações normais para poder tomar decisões, etc.

- Olhe, mamã, a minha colega que costuma tratar disto, não está cá, mãe. Mas, mãe, posso dar-lhe algumas informações que jugo serem correctas para a mamã ficar a saber. Pode ser, mãe?

- Ok, funcionária. Diga lá o que souber na mesma, funcionária. Aqui a mãe (não a sua, apesar de insistir em tratar-me assim), quer muito saber, funcionária.

Será que está comprovado que ao chamarem-nos de "mãe" que amansamos? Reparo que quando é a pediatra da Irene a dizer que fico a sentir-me quentinha por dentro e acalmo-me um bocadinho, mas ao telefone e tantas vezes!!!!!

E vocês, mamãs? Gostam deste mamã em excesso ou sou eu que tenho tido azar, mamãs? Ok, mamãs? 

33 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Para ser sincera, goste sim de ser a mãe de..., mas confesso que detesto quando vou a creche, que seja mãe isto, mãe aquilo..., e o que entretanto me vai tirar do serio, vai ser nas consultas de rotina da minha Pequerrucha, acho que um dia ainda me salta a tampa :(

    ResponderEliminar
  3. Concordo!!! passam a vida a chamar mãe isto mãe aquilo lolll desde a gravidez!!! bjo

    ResponderEliminar
  4. olhe mãe... é um enjoo, mas devem achar que gostamos hehehe

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que é apenas por ser mais fácil para elas, assim chamam a todas mãe ou mamã e não têm que decorar 500 nomes diferentes.

    Lia

    ResponderEliminar
  6. Pois, eu percebo a intenção delas mas a mim irrita-me imenso e só me apetece dizer que não sou mãe delas e que vão chamar mãe às respectivas!
    Quando isto começou, ainda durante a gravidez, pensei que o meu mau feitio era das hormonas, mas passados alguns anos continua a irritar-me. Acho que o mau feitio é mesmo meu !

    ResponderEliminar
  7. Pois, eu também me irritava. No entanto, como o meu já anda na escola há algum tempo, e como faço parte da Associação de Pais, existem algumas auxiliares/professoras/educadoras que já me conhecem. Acreditem, susto vais apanhar quando te tratarem por «Dona Joana»!

    ResponderEliminar
  8. Comecei a achar isso estranho logo na maternidade e depois em todas as consultas, vacinas, escola e todos os locais relacionados com crianças onde passei a ser a mãe da Lara. Parece que deixei de ser eu para ser conhecida por uma parte de mim (muito importante claro mas longe de me definir como um todo). Isso e passarem a chamar ao meu namorado meu marido. Presumem logo que é marido, o que até acho curioso. Parece que se disser namorado não é o pai da minha filha e se disser o pai da minha filha é como se não estivessemos juntos.
    Para simplificar as coisas sempre que vamos a um centro médico ou escola, "casamo-nos" por uns momentos.

    ResponderEliminar
  9. Na creche sou sempre a mãezinha, é que mãe (só por só) não chega...
    Compreendo perfeitamente que decorar o nome de todos os pais e mães seria difícil, mas era mesmo escusado estarem sempre a dizer, mãezinha isto, mãezinha aquilo, tá a ver mãezinha, sim sim mãezinha, etc.

    ResponderEliminar
  10. Eu detesto. Só sou mãe de um filho e ele não tem 35 anos nem usa bibe de adulto... Mas percebo. Pedi na escola para não me tratarem por mãe, se precisarem de me perguntar o nome todas as vezes, prefiro. Funcionou.

    ResponderEliminar
  11. Eu, educadora, me confesso! (não me caiam em cima! ;)) Chamo os familiares dos meus pequenos pela sua denominação familiar. à exceção de alguns, talvez por participarem mais nas atividades, chamo pai, mãe, tia, avó, mana... é que não são só os pais que os vão buscar (e já decoro muitos graus de parentesco)! E pronto, eu acho carinhoso. Mas também não passo a vida a repetir "mãe", "mãe", é mais para chamar para transmitir alguma informação.

    sweet Pi - thesweetestpiblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perfeitamente normal. Acho que só quem não tem noção da quantidade de pessoas com que uma educadora ou auxiliar lida diariamente não entende este tipo de tratamento. Há nomes que vão ficando na memória, mas é difícil memorizar todos.

      Eliminar
  12. Trabalho com idosos, será que os familiares gostariam que lhes falasse assim?? "Bom dia filho/nora/genro, o Sr.Alfredo gostou de ir ao cinema". Acho carinhoso chamarem-nos mãe, mas nada melhor como tratar as pessoas pelos nomes, é por isso que temos nome! Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Quando aconteceu as primeiras vezes disse logo para me tratarem pelo meu nome próprio e assim o fizeram!
    Também trabalho com crianças e pais e temos o cuidado de tratar todos pelo seu próprio nome ( faz parte do nosso método)

    ResponderEliminar
  14. Bem, por aqui idem, na creche é: bom dia mamã, até logo mamã, mãe pra semana vai haver uma actividade, etc ; pra já não me ralo muito com isso, entendo k seja uma forma de não ter k saber os nomes de todos os pais, sinceramente acho k há coisas piores...

    ResponderEliminar
  15. Veja a escola que referi. Aí tratam-nos pelo nome, afinal antes de sermos mães (e adoro as minhas duas crias) já éramos gente! 😆

    ResponderEliminar
  16. Veja a escola que referi. Aí tratam-nos pelo nome, afinal antes de sermos mães (e adoro as minhas duas crias) já éramos gente! 😆

    ResponderEliminar
  17. Eu sou educadora!!!! Tenho 65 crianças na minha escola e enquanto directora tenho contacto directo com todos os pais. Ora, não é fácil saber o nome de 130 pais. No entanto, sei à vontade de 100 deles (e ainda de alguns avós!) e sempre que posso trato-os pelo primeiro nome. Mas sem donas e Srs. que isso tb é demasiado formal para uma relação que considero dever ser mais familiar e carinhosa (vá e eu tento ser assim um bocado para o próxima de todas as minhas familias��). Tenho alguns pais que me tratam por tu, mas isso tb não sou capaz....
    Mas, posto isto, quando alguém liga para saber informações não há cá mães nem pais. Pergunto o nome e trato por dona x ou Sr. Y. Acho que deve ser assim. A menos que os filhos vão para lá não são mães nem pais.
    É pena ser longe, senão convida-a a vir conhecer a minha escola ����������
    Beijinhos e Boa sorte com uma decisão que não é de todo facil!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teclados inteligentes! Os pontos de interrogacao devem ser substituidos por: :-) :-) :-) :-)

      Eliminar
  18. Esta história da "mãe" já deu barraca uma vez.
    Estava numa urgência com um dos meus filhos e perguntaram qualquer coisa do género da mãe ter histórico de doenças / alergias..quando comecei a falar, e sem pensar falei no histórico da minha mãe. Quando terminei, o enfermeiro lá me disse que não era da minha mãe que estava a falar mas de mim.. LOL

    Na escola, ao início tratavam me por mãe, mas agora já é pelo nome :)

    Percebo que seja mais fácil, mas gosto mais de ser tratada pelo nome.

    ResponderEliminar
  19. Não me incomoda chamarem-me de mãe, é compreensível que não consigam decorar todos os nomes, até porque no meu caso nem sequer vou diaramente à escola, é a avó que leva e vai buscar para a minha filha estar lá menos horas. Depois há os dias que vou eu, os dias que vai o pai, os dias que vai a avó, eram muitos nomes para as funcionárias decorarem (isso multiplicado pelo nº de alunos).

    ResponderEliminar
  20. Não gosto nada do exagero até porque por vezes é irónico... Se nós com tanta coisa na cabeça decoramos os nomes das funcionárias porque raio não tentam decorar o nosso...no meu caso é mais "É a mãe do Cristiano?, olhe ...."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rosa Campos10:27 da manhã

      E as funcionárias não terão também "tanta coisa na cabeça?" Nós, mães, decoramos o nome de meia dúzia ou, na loucura, uma dúzia de funcionárias. As funcionárias lidam diariamente com bem mais do que isso de mães e pais. Muitas delas também são mães. Provavelmente também decoraram os nomes das funcionárias da escola dos filhos. Se calhar até são, elas próprias chamadas de "mãe" na escola dos filhos... não me parece justa a comparação.

      Eliminar
    2. Não terão as funcionárias também "tanta coisa na cabeça"? Em que é que elas são diferentes de nós? Não têm vida própria? Não terão elas próprias filhos noutras escolas? Se calhar também memorizaram os nomes das funcionárias que trabalham com os filhos. Se calhar acha que deveriam levar listas de nomes com fotos para casa e memorizarem meia dúzia por dia. Talvez até fosse melhor memorizarem a árvore genealógica de cada aluno, para não terem que dizer avó, tia, prima, etc.

      Eliminar
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  22. Este tema é um tema que várias vezes me passa pela cabeça... Vá, todos os dias... Todos os dias quando levo a minha filha aí infantário, ou melhor quando a vou buscar que é quando me dizem como correu o dia. "Mama hoje a sua filha fez um coco, mas também, mama, comeu a sopa toda. Ah, Mãe ja viu estás manchas na barriga? Mãe não se esqueça de trazer fraldas que estão a acabar". Irra!!!! Até no hospital da luz, na primeira consulta de pediatria que fez recebi a seguinte mensagem: "... Amanhã a Sra. mãe da C.C. tem consulta às x horas". Foi aí q percebi que deixei de ser a Joana r passei a ser a "mãe de".
    Tem dias que me faz muita confusão r apetece-me dizer "Joana, o meu nome é Joana"!!! Mas acabo por me calar. Agora acho que opto por não ouvir ou ignorar na maioria das vezes.

    Nota: quando ligo para a creche digo, quase, sempre, "fala Joana, a mãe de C..."... Mas já percebi que para eles é lhes indiferente pois quando voltem a dirigir-se a mim continuam com o "mãe ou mama". Irra.... Lol

    Mas é tranquilo... Não tenho tendência a exacerbar coisas q disso n sejam merecedoras. Ignora Joana, é o melhor q fazes. Ou então diz mesmo o teu nome é q preferes q te tratem dessa forma.

    Vou experimentar a cena do "e a funcionária/educadora/auxiliar, tratou bem da minha filha?"

    Eheheheheh

    ResponderEliminar
  23. Não sou mãe, mas tenho 99% de certeza que se fosse, não quereria ser chamada de mãe por pessoas que não as minhas crias. Afinal, somos pessoas primeiro ou não?

    Perdida em Combate

    ResponderEliminar
  24. Não entendo essa desculpa de ser mais fácil, de não conseguirem decorar os nomes de toda a gente! Vivi no estrangeiro e a minha filha nasceu lá, toda a gente me tratava pelo meu nome. Quando chego a Portugal e vou a primeira consulta ao centro de saúde, imaginem o meu espanto quando a enfermeira começa com o mãe para cá e mãe para lá. Sinceramente pensei que não estava no seu perfeito juízo... E agora deparo-me com este post e descobri que afinal é normal! Obrigada Joana, descobri que afinal a senhora enfermeira não estava a confundir-me com a mãe dela...

    ResponderEliminar
  25. E que veio mesmo na hora certa este post 😂 A dias fiquei super irritada , porque só me chamam de mãe na creche , apesar de saberem o meu nome é mãe para aqui e mãe para ali ... Ao fim de um ano e meio de ter o bebê na vrechc acabei por fazer amizade com algumas mães e sempre nos rratavamks por mãe do Matias ou mãe da Zola etc até que um dia uma dela ganhou coragem e me perguntou o nome , porque já estava cansada de me chamar de mãe 😂 e hoje todas sabemos os nossos nomeshihih

    ResponderEliminar
  26. Não me faz qualquer tipo de impressão. Não sinto a minha identidade ser desrespeitada por não usarem o meu nome e por me tratarem como "mãe". Não faço questão que, neste contexto, memorizem o meu nome. Não vejo isso como preguiça ou falta de boa vontade, como parece que muitas pessoas acham. Joana, "eu bem sei que é porque não querem decorar o nome de toda a gente" é, a meu ver, uma afirmação injusta e que talvez nem reflita exatamente o que pensa. Acha mesmo que é por falta de vontade? Interessa-me mais que as funcionárias sejam excelentes no seu trabalho enquanto cuidadoras das crianças enquanto estão na escola, do que se sintam na obrigação de memorizar uma lista quase infindável de nomes. "Mãe" ou "mamã", para mim, está perfeito. Não preciso de mais do que isso. Estas palavras são música para os meus ouvidos, independentemente se são ditas uma ou várias vezes numa conversa.

    ResponderEliminar
  27. Catia ribeiro8:54 da tarde

    Sou educadora e sempre fiz o esforço de decorar o nome dos pais! Nao é fácil, mas esforço-me por isso! Acho uma chatice andar "mãe isto, mãe aquilo"...acho que as mães perdem a identidade depois de o serem...😉

    ResponderEliminar