1.13.2016

Quando acaba isto das fraldas?

Começo a acusar pressão. Jurei para mim própria que não iria pseudo-stressar com isto do desfralde porque acho que cada fase tem o seu ritmo natural. Da mesma maneira que cada criança tem o seu timing, etc, forçar o desfralde faz com que a coisa se dê de pior maneira, digo eu. 

Ela há de estar preparada para me avisar quando quer fazer xixi e quando quer fazer cocó. Não tem nenhum problema de desenvolvimento, por isso só tenho é de confiar nela, na espécie.


Porém, neste Natal, a mãe do meu padrasto começou a dizer que ela já é muito velha para usar fralda (nem falou muito mal da mama porque o marido mamou até aos três anos numa ama de leite) e lá voltei eu a pensar nisso. Já tenho o redutor para a sanita e até o banquinho. Não queria que ela se sentisse tentada a experimentar e que as coisas não estivessem feitas à medida dela. 

Decidi saltar o penico por achar um passo desnecessário. Nem quero fazer como foi feito com o meu irmão que passava bastante tempo no penico de manhã a ver televisão até sair alguma coisa. Parece-me errado. Deveria haver solicitação e só depois ir para a sanita ou o penico, acho eu. Até porque ter o rabinho naquela posição tanto tempo pode não ser bom para o esfíncter em si. Bem, nós sabemos como é quando estamos muito tempo sentadas na sanita, certo?

A verdade é que a Irene já há muito tempo que se afasta para ir fazer cocó (instinto animal giro). Esconde-se atrás da mesa da sala ou põem-se num cantinho qualquer com privacidade e faz o que tem a fazer, mas nem por isso se mostra minimamente interessada em fazer "como os crescidos". Também não temos forçado, claro. 

Já vos tinha falado deste tema aqui, mas agora a "pressão" é outra.

A bebé na casa de banho dela (em frente ao aquecedor e atrás da cadeira de alimentação). 
Agora, a Isabel (a filha da Joana Paixão Brás, a "outra" Joana do blog), que tem exactamente a idade dela, anda louca com o bacio, pede para ir para o bacio, faz cocó no bacio e tudo e tudo. A Isabel sempre foi muito mais avançada que a Irene em questões motoras, mas fico cheia de "inveja". Por outro lado, a miúda nem dois anos tem e há fraldas até quase 5 tamanhos acima, portanto deve ser normal ainda andar nisto.

Seja como for e agora que vos escrevo, acho que me vou manter na minha: não vou pressionar, vou esperar que ela tenha interesse por fazer "como os crescidos". 

Com que idade fizeram os vossos filhos o desfralde? Esperaram por eles?

Se calhar, como a maior parte das crianças já andará na creche por esta altura, vendo os coleguinhas a fazerem, imitam e pronto... A Irene vai para a creche em Setembro, por isso aí já alguém deve começar esse trabalho devagarinho...

38 comentários:

  1. Isso do desfralde também é cá um tema e as opiniões são muitas.
    A minha filha tem 2 anos e meio (30 meses). Talvez desde os 2 anos, ou um pouquinho antes que na creche começaram com "os passeios" ao bacio. LOL
    Sentavam-nos lá em determinados momentos, depois das refeições, por ex. depois da sesta, para se familiarizarem e se quiserem fazerem.
    Anda de cuequinhas deste Setembro, mas para mim acho que ainda anda no desfralde, às vezes descuida-se e já é tarde.
    Uma vez que já tens os apetrechos e ela já está familiarizada, talvez começares por tentar que se habitue a estar no bacio um bocadinho. Talvez de manhã, antes de substituir a fralda, ou depois das refeições, por norma as crianças são muito certinhas e depois de comer a coisa normalmente dá-se (o nº 2.
    Pode ser que comece a desencadear nela a vontade e que perceba que tem de dizer antes de fazer :-)
    Mas... a mãe é que sabe ;-)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Acho que passa mesmo por lhes dar tempo e espaço... E a Irene ainda é tão pequenina para deixar as fraldas... A Laura, com quase 2 anos e meio ainda é preguiçosa para a sanita (bacio está encostado, que ela nunca lhe achou piada). Para os xixis, pede frequentemente para ir, mas para o cocó, pede para se esconder. Pergunto sempre se quer ir à sanita, mas sempre sem a forçar a isso... Já tentámos na creche andar só com as cuequinhas, mas ainda era cedo... Agora anda com a fralda "cueca".
    Com o tempo, eles aprendem!

    ResponderEliminar
  3. Não concordo muito com o "fazer devagarinho". Acho que esta primavera/verão era o ideal: comece lá para Abril/Maio (como fazem nas cresches). A minha mais velha desfraldei em Agosto/Setembro pq só fazia 2 anos em Novembro. Correu lindamente, mas foi de repente, não fiz aos bocadinhos. Claro q é só a minha experiencia, vale o que vale.

    ResponderEliminar
  4. Tendo em conta que há exceções e que cada bebé tem as suas nóias, eu penso que passa muito pelo facto de estarem ou não na escolinha. Estando na escolinha é normal que se criem hábitos, pois àquela horinha vão todos ao pote.
    A minha filha tem quase dois anos e meio e está com os meus pais. Tentámos tirar a fralda na Primavera/Verão e não conseguimos, porque ela não estava nem aí. Stressei um bocadinho porque sou um pouco vítima daquelas mães que, como têm os filhos no infantário e eles já não usam fralda, então olham para mim e para a minha filha como se fossemos umas atrasadinhas. Chegam mesmo a bater no rabinho e a perguntar muito inocentemente (pois, pois): "Ainda usa fraldinha???"
    Agora falo muito no assunto com a Laurinha e ela (que é uma atrasadinha na fralda, mas que já fala como se fosse uma adulta) foi perentória e disse-me que só deixa a fralda quando for para a escolinha. E eu respeito a decisão dela (lol... que remédio!!) Portanto... só em Setembro é que deixo de ter essa freima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para a proxima, "vingue-se" : dê uma palmadinha no rabo da outra mãe e peegunte-lhe se ela Já usa fralda ;)

      Eliminar
  5. O meu filho tem agora 2anos e meio e fez o desfralde há 2 meses. A minha ideia inicial era fazer o desfralde no verão quando ele fez 2 anos, vi que alguns meninos da creche estavam a fazer e comprei o redutor e um bacio para ver como ele reagia ..reagiu sem interesse nenhum! Não estava pronto e não houve qualquer problema. Em setembro comecei a rotina de o sentar no redutor antes de tomar banho mesmo não fazendo nada só para ficar familiarizado (durante segundos nunca forçando) depois fiz o mesmo de manhã antes de o vestir e quando chegamos a casa. Sem nunca ter feito nada comprei cuecas com bonecos para vestir por cima das fraldas e ele adorou! Andava todo orgulhoso e começou a pedir para tirar a fralda. Com muita conversa que tinha de pedir para fazer xixi o desfralde aconteceu muito naturalmente em 1semana com 1acidente so! O importante (acho eu) é esperar que estejam prontos e o processo acaba por ser natural. O coco demorou mais 1semana tinha de lhe por a fralda para ele fazer e mais tarde percebi que ele tinha medo (achou que podia doer) e como não estão habituados a fazer sentado é normal, mas com conversa e ficar algum tempo sentada do chão de mão dada a prometer que não doía lá conseguiu :)
    Boa sorte

    ResponderEliminar
  6. A minha filha fez 2 anos no fim de novembro e já na consulta dos 18m a pediatra disse me p ir tentando tirar-lhe a fralda mas eu fui deixando andar. Passei o verão td sem pensar no desfralde, apesar dela avisar qdo fazia coco (mas era sp dps de o fazer). Até q no início de novembro decidi q ela não iria usar mais fraldas e assim foi. Numa 2f qdo acordou coloquei-lhe a cueca e fui c ela a sanita e expliquei-lhe. Nessa manhã troquei lhe 9xs as cuecas!!!! �� Nos 3 primeiros dias ainda aconteceram acidentes, mas sp diminuindo a quantidade de vezes dos mesmos. Mas pronto, hj já só usa a fralda p dormir. O xixi faz sp na sanita. O coco e q está a ser mais difícil. Ela não faz nas cuecas mas não pede p fazer na sanita, só o faz a seguir ao almoço qdo vai dormir a sesta e ponho-lhe a fralda!!! Tento lhe explicar que deve fazer na sanita, que tds nós fazemos mas ainda n está a resultar. A pediatra disse q era normal o coco dar mais luta mas com calma chegamos lá!!! E só dps de começar o desfralde percebi q ela já estava preparada há algum tempo pk chegava perto de mim e dizia "mamã coco" mas não tinha nada na fralda, pk qdo quer fazer xixi diz sp q tem coco!!!! ��

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana.

    Leio diariamente mas nunca comentei, decidi comentar hoje pois também sofri essa pressão de "já é muito grande para fraldas". Tentei no verão em que fazia os 2 anos mas foi para esquecer..não tinha maturidade nenhuma, para ele o bacio era um banco porreiro! Como o Pediatra me disse para não stressar e caso visse que ele não estava preparado para não forçar assim fiz e decidi que no ano a seguir voltava a tentar. Pois que o pequeno em abril do ano a seguir começou a pedir para tirar a fralda e correu tudo lindamente! Em junho já pedia para tirar também à noite e tudo fluiu perfeitamente!

    Nada como deixar os pequenos seguirem o seu ritmo...cada um tem o seu! Quando te fizerem comentários de que a Irene já é muito grande para fraldas não dês importância..diz à pessoa para não se preocupar que tu também não estás preocupada..afinal de contas não se vêem miúdas de 15 anos de fralda portanto a seu tempo ela deixará! ;)

    No caso do meu filho o bacio sempre deu imenso jeito em casa pois as vezes distrai-se a brincar e quando se lembra já só tem tempo de se sentar. Não levo o bacio quando saímos, nesse caso faz na sanita se estivermos em casa de familiares/amigos ou então ao colo (estratégia de malabarismo) quando estamos em casas de banho publicas. Confesso que já fez também muitas vezes na rua ou na roda do nosso carro pois de inicio quando avisam pode acontecer não dar tempo de chegar a uma casa de banho e tem que ser logo senão lá vai tudo pelas pernas abaixo...mas técnicas para outro post talvez ;)

    Beijinho para vocês e nada de stress com pressões dos outros...No meu caso, tive pressão porque o menino ainda não tinha dentes com 6 meses, depois com 12 meses não andava, com 18 meses não falava muito e ainda tinha fraldas..LoL..é ter paciência e tentar manter a postura! Tudo a seu tempo, agora com 3 anos tem os dentes todos, fala pelo cotovelos, só corre e joga a bola e já não tem fraldas portanto agora só lhe falta saber ler e escrever..para alguns também estará atrasado nesse campo lol estou certa que muitos meninos e meninas de 3 anos já fazem contas e ditados!!

    Tudo de Bom! Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hahahah pois é realmente já devia ler!
      O meu agora é com a chucha, que já não devia usar...

      Eliminar
  8. Joana, confia na tua filha ela sabe o que é melhor para as duas.
    A Isabel está na creche e na creche as crianças são expostas a outros estimulos e em alguns desperta a vontade de ir a sanita noutros não.
    Alem disso deve haver uma serie de factores presentes antes de comecares o desfralde.

    Saber se ela compreende perfeitamente o que lhe dizes e age de acordo com as direcções que lhe das.
    Se acorda da sesta com a fralda seca ( quer dizer que ja possui um certo controle nos esfíncteres), etc.
    Nao custa nada experimentar e um dia ires com ela a casa de banho, fazes xixi e depois senta-la na sanita e explicas que ali se faz xixi, tudo na descontração e logo ves a reacção dela. Se gostou vai repetindo, se nao gostou deixa-a ir a sua vida e quando ela tiver pronta diz-te.
    E em relacao ao comentário da mãe do teu padrasto é normal. Antigamente as crianr começavam o desfralde assim que andavam porque questões de poupança nas lavagens ( nao havia fraldas descartáveis) e porque as maes tinham mais filhos pequenos e os queriam independentes para poder tratar da casa e dos irmãos.
    Beijinhos e boa sorte

    ResponderEliminar
  9. o Meu miudo, agora com quase 4 anos, ai q passou tão depressa!
    começou o desfralde aos 2 anos na creche, so passado 6 meses lhe consegui tirar mm a fralda de dia. Foi iniciado p iniciativa da escola e como iam tdos lá corria bem em casa era 1 desastre, pressinei mas desisti e só quando ele mostrou confiança mm se tirou nas saidas e em casa. Ainda usa à noite e nas sestas em casa ;)
    Não tenhas pressa, confia!
    As meninas p norma é mais facil (ou n) ;)

    ResponderEliminar
  10. o Meu miudo, agora com quase 4 anos, ai q passou tão depressa!
    começou o desfralde aos 2 anos na creche, so passado 6 meses lhe consegui tirar mm a fralda de dia. Foi iniciado p iniciativa da escola e como iam tdos lá corria bem em casa era 1 desastre, pressinei mas desisti e só quando ele mostrou confiança mm se tirou nas saidas e em casa. Ainda usa à noite e nas sestas em casa ;)
    Não tenhas pressa, confia!
    As meninas p norma é mais facil (ou n) ;)

    ResponderEliminar
  11. Olá Joana,

    Não está nada crescida para fraldas, este verão é a altura ideal para tirarem as fraldas.
    Se estivesse na creche começava a tirar agora na primavera, como vês está dentro do normal.

    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Joana, a minha Joaninha deixou a fralda aos 22 meses (ela tem agora 26 meses), na escolinha já tinha experimentado o bacio e em casa também antes das ferias de verão, mas ainda era muito pequena e não resultou não insistimos. No inicio de Setembro antes de regressar á escola (sabia que na escola iam novamente tentar) experimentei em casa e ela aderiu imediatamente, começou logo a pedir para ir, no fim de uma ou duas vezes eu a levar lá. Embora de vez em quando ainda faça uns xixis pela pernoca abaixo, porque está na brincadeira e não quer parar, correu muito bem. temos de perceber se eles já estão preparados, e se sim não voltar atraz, nunca lhe ponho fralda sem ser para dormir, se fizer na cueca troco de roupa e pronto. Sem Stress ;) O meu filho também foi facil foi aos 23 meses e também correu muito bem, mas também andava na escolinha e isso ajuda muito, porque eles gostam muito de fazer o que os outros fazem ;)E ela não é muito grande para usar fralda, ela ainda não tem dois anos ;) Bjs Sónia Evangelista

    ResponderEliminar
  13. A opinião do pediatra que segue a minha filhota é que antes dos dois anos é cedo demais. A minha opinião é que se deve ir respeitando dos tempos das crianças. Se no Verão sentires que a Irene já tem maturidade suficiente, começa. Se não, espera pela entrada na creche e iniciam em conjunto. Nada de pressões e fundamentalismos. :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Eu aconselhava a esperar pelo verão, já ela terá dois anos, é mais fácil deixar as fraldas no verão e assim em setembro quando entrar na creche já vai com isso adiantado. A minha filha fixou as fraldas aos 25 meses, a pediatra na consulta dos dois anos disse que era altura e em menos de uma semana já estava 'desfraldada'. É deixar a criança sem fralda só de cuequinha,limpar n vezes e explicar que quando quiser fazer tem que ser no bacio ou redutor. Sem pressão mas com muita paciência. Boa sorte.

    ResponderEliminar
  15. Rita Barão1:56 da tarde

    A pediatra dos meus diz que antes dos 2 anos é cedo. O meu é rapaz (dizem q desfraldam mais tarde), desfraldei-o aos 27 meses, numa semana deixou as fraldas. Nunca usei bacio, sempre redutor na sanita. O cócó foi simples pq ele fazia sempre depois de comer, o xixi ele aguentava mas não pedia, então ia-mos à sanita de h/h :P Passado umas semanas começou a pedir. N tive 1 xixi pelas pernas abaixo nem 1 cócó nas cuecas. Não andava na creche, estava com os avós. Tb me diziam q era tarde, mas houve quem começasse mais cedo, e como a criança n estava preparada, qd o meu desfraldou ainda andavam a limpar xixis do chão. Acho que antecipar e forçar n leva a nada de bom.

    ResponderEliminar
  16. Joana, acho que não deve esperar que a Irene vá para o infantário para fazer o desfralde, mas sim tentar que ela vá para lá já sem usar fralda pelo menos durante o dia. As educadoras têm muitas crianças a quem dar atenção e não poderão dar o apoio necessário a cada criança individualmente no que toca ao desfralde. Assim facilita a vida delas e a da Irene :)
    Beijinhos
    Luísa

    ResponderEliminar
  17. Olá Joana!

    A minha filha anda na creche e começou mais ou menos aos 2 anos, mas as crianças variam muito consoante a maturidade.
    Na altura houve uma reunião derivado ao tema e a educadora explicou-nos que primeiro eles teriam de ter noção do que fazem na fralda para só depois perceberem que terão de o fazer no bacio/sanita, isto porque ela teve uma menina que a mãe "exigiu" que lhe tirassem as fraldas, embora ela achasse ainda muito cedo, o que aconteceu foi que quando a menina viu pela 1ª vez o n.º 2 no bacio, chorou, assustou-se e disse que era um bicho...
    De manhã ía com a fralda posta e com as cuecas vestidas e lá tiravam a fralda e assim andou 1 semana e a correr tudo muito bem.
    Chegou ao fim-de-semana, sentava-a no bacio e ela dizia que não queria, levantava-se e fazia nas cuecas (isto foi em pleno inverno, porque ela tinha feito os 2 anos em Dezembro e isto foi em Janeiro)...
    Nem saímos nesse fim-de-semana, porque não lhe queria pôr a fralda para não baralhar; domingo à noite já só tinha meias anti-derrapantes, porque já tinha molhado todas as pantufas e afins...
    A verdade é que resultou, a partir daí só esporadicamente se descuidou...
    Nos primeiros tempos andava com um bacio para todo o lado, porque não a quis privar de sair como sempre fazíamos e levar tudo com muita calma e naturalidade.

    Tudo a correr bem,
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. A minha tem 18 meses, começou na creche a 'ir ao bacio' não é desfralde (dizem as educadoras) é uma nova experiencia, como sabem +/- a que horas ela faz coco, por essa hora vai até ao bacio, e antes de dormir e depois de acordar. Continua com a fralda e vai-se habituando ao bacio, em casa ponho-a no bacio antes do banho e ao fim de semana é fazer como na creche. Perguntei à educadora se comprava um redutor ou um bacio, ela aconselhou o bacio, porque o redutor na sanita é muito alto e sem querer elas podem desequilibrar-se e ganhar medo e ao ganhar medo, ganham medo ao redutor e logo ao ato de fazer xixi e cocó. beijinhos :) (pssssiu: a mãe é que sabe :P)

    ResponderEliminar
  19. Cada criança tem o seu ritmo mas há peqeunos detalhes que ajudam muito e o andar ou não na creche faz muita diferença.
    O meu mais velho faz anos no final de outubro e a mais nova faz no início de fevereiro. Sempre andaram no creche e os dois foram para a escola sem fralda no dia em que fizeram 2 anos cada um deles. O porque é que correu bem? Ele porque como era dos mais novos da sala teve desde janeiro a outubro a criar hábito e rotinas com os mais velhos da sala e quando chegou o dia dele já estava "pronto". Ela sendo das "mais velhas" das sala e gosta de liderar e(e ser o centro das atenções hehehehe) gostou do protagonismo de servir de exemplo aos outros quando iam aos bacios e no dia dela estava mais que pronta. Dito isto, acrescento que ele usou a fralda da noite até aos 5 anos e foi preciso trabalhá-lo (e deixar de beber leite antes de se deitar) para a deixar, enquanto que ela passado 2 semanas de tirar a do dia decidiu que já não queria a da noite! Mãe igual, métodos iguais, escolas iguais, e os resultados não são os mesmo. Nada de stress :) As fraldas vão desaparecer um dia destes.

    ResponderEliminar
  20. Cada criança só aceitará o desfralde quando estiver mesmo preparada. Tem a ver com o controle dos esfincteres e nada tem a ver com ser ou não atrasada. Há crianças, que como a Isabel, têm esse controle mais cedo, outras que só mais tarde. Com o meu filho também comecei a stressar pois ele ia desde os 2 anos de manhã e à noite à sanita, e quando víamos que vinha um cocó, lá íamos às corridas para o sentar na sanita, mas o resto do dia ele nunca mostrava interesse em ir à sanita. Um dia deixei-o só de cuecas (ele já tinha 31 meses), afastei alcatifas e tapetes, o miúdo em 2 dias deixou as fraldas, e 2 meses depois deixou-as completamente há noite, só tendo 3 acidentes em 5 meses.
    Por isso não pense em demasia no assunto, a Irene ainda é muito novinha.

    ResponderEliminar
  21. A minha filha fez 2 anos em Setembro e não queria saber de largar a fralda... Hoje, com 28 meses, na creche ás vezes faz no bacio, em casa ainda não o estreou. As vezes pede pra por o redutor na sanita, nós pomo-lo lá, e ela senta-se e nem o aquece. Sai logo e diz: "já está". Agora, com o frio nem me vou esforçar. Na primavera lá vamos ter de a pressionar mais. Mas na creche, sempre que acorda de fralda seca, elas levam-na ao penico e ela acaba por fazer no penico.

    ResponderEliminar
  22. Olha o tema quiçá fraturante! :) O melhor para uma campanha mais ""agressiva"" é o verão: com o bom tempo é mais fácil aguentar os resultados dos acidentes.

    ResponderEliminar
  23. Olá Joana! Já são muitos os comnetários no entanto quero deixar o meu testemunho. O meu filho está no colégio desde os 6 meses, sempre foi muito desenvolvido a nível motor mas no desfralde levou o seu tempo. No colégio iniciaram o desfralde em todas as crianças tinham eles 18 meses ( está numa sala em que a maioria dos meninos/as nasceram em Março de 2013), eu deixei mas avisei que achava que ele ainda não tinha maturidade para começar a fazer as suas necessidades no bacio. No colégio ia fazendo porque via os amigos, em casa não nos preocupavamos muito. Ele fez os 2 anos em Março e em Junho comecei então o desfralde em casa, devagarinho ao nosso ritmo... tal como a Irene também ele se encondia para fazer o seu cocó :) Fomos de férias em Setembro e ele ia pedidndo para fazer no bacio, outras vezes fazia pelas pelas abaixo mas sem stress. Aos 30 meses lá lhe tiramos a fralda de vez, já saia à rua sem ela e até as sestas começou a dormir só com as cuequinhas! De momento só usa fralda à noite mas por precaução pois já consegue estar uma noite inteira sem fazaer xixi ( não pode é beber leite antes de se deitar, caso contrario... cama molhada :) ). Eles têm o seu ritmo, eles mostram-nos quando estão preparados... temos de ter calma. Agora a próxima etapa será nesta Primavera quando tivermos de lhe tirar a fralda da noite :)

    beijos, Carina

    ResponderEliminar
  24. A minha filha faz dois anos em março e eu não estou com pressa nenhuma. Acho que vou esperar pelo verão para andar de esfregona na mão e a mudar-lhe de roupa 5 vezes por dia.
    No inverno não dá.
    Como ela também não mostra grande interesse por isso eu vou adiando para quando me der jeito (o tempo mais quente).
    Mas já lhe apresentei o bacio e disse para que servia. Para já ela diverte-se a colocar os peluches a fazer cocó, sentando-os no bacio e imitando o som de fazer força para fazer cocó. Já é um avanço, acho. ;)

    ResponderEliminar
  25. Olá Joana. Estou neste momento a passar o desfralde do meu filho que tem 2 anos e meio. Pouco depois de fazer os dois anos, e como coincidia com o verão, tentei pô-lo no bacio sempre que ia ao wc. Ele achava giríssimo, fazia a rotina toda: sentar, fingir que fazia força, tirar papel, puxar autoclismo, lavar as mãos etc. Essa parte foi fácil, mas daí até acontecer alguma coisa... nada. Andámos nisto quase um mês até que desistimos quando fomos de férias para um hotel, onde não me apetecia andar de penico atrás. Baldinhos, pazinhas, braçadeiras, colchões, chapéus, cremes, lanchinhos já era tralha suficiente. Quando em Setembro regressou à escola as educadoras começaram a rotina de ir de hora a hora ao WC e aos poucos ele foi ficando com a fralda seca entre idas e começava a fazer nessas idas ao WC. Esta fase demorou cerca de 2 meses até que, conversando com a educadora, decidimos que ele já podia andar sem fralda durante o dia. Na sesta e durante a noite ainda usa. Claro que ainda há muitos acidentes e também a nossa rotina nem sempre facilita. Por exemplo, se tenho um percurso de carro maior, ou uma ida ao supermercado não arrisco de ponho-lhe fralda, só que isto "baralha" e atrasa a retirada definitiva da fralda. Atualmente, continuo a senta-lo de x em x tempo porque ele não pede e se perguntar diz sempre que não quer, mas a verdade é que acaba sempre por fazer. Há de chegar a altura em que pedirá!
    Quanto ao redutor ou bacio. Comprei o redutor primeiro mas depois não dava para irmos ao mesmo tempo ao wc e acabei por comprar o bacio em forma de cadeirinha e é o que resulta melhor. Uma das coisas que também fiz foi envolve-lo na compra das cuecas: "Olha, estas são iguais ás do pai, mas pequeninas!!! O P*** já é crescido, já tem umas cuecas como o pai!"
    E pronto, tem sido assim. Mas acho que te deves marimbar na pressão alheia. Dás-lhe todas a oportunidades para entrar no jogo, se ela quiser entra, se não quiser, caga nisso e volta a tentar daqui a uns meses! BOA SORTE!!!

    ResponderEliminar
  26. Olá Joana!
    Eu também andava a stressar com isso.A miúda tinha 2 anos e meio e não se decidia.(Foi para o colégio com 2 anos)
    Até que um dia, tinha ela pouco mais de 2 anos e meio,na escola diSseram para ir de cuecas.A mudança foi de um dia para o outro,a sério que nunca pensei. Começou a pedir sempre,deslizes podem contar-se pelos dedos e agora com quase 3 anos e meio já nem sequer de noite usa fralda.
    Portanto... No stress!

    ResponderEliminar
  27. Olá Joana.

    Nunca me chateei com essas coisas :) A minha tinha 3 anos quando me disse que não queria mais xuxa nem fralda, que era para bebés e ela já não era bebe. Nunca andou na creche, sempre nos avós. Ia-se falando como os crescidos faziam mas mais nada. Nunca houve "fugas" nem na cama. Ela quando lhe dá o clique sei que é a sério, quando é forçada só me dá dor de cabeça :)

    Quando o filho dos outros conseguiram não interessa para nada, é o mal de ter alguém a quem se comparar, é perceber que o nosso tem o seu ritmo e pronto.

    Beijinho
    Maria Oliveira

    ResponderEliminar
  28. Olá Joana

    Não acho bem que pressionem os miúdos a fazerem o que quer que seja, sem que eles se sintam preparados. Cada uma m tem o seu tempo.
    O meu filho deixou a fralda com 33 meses, foi quando ele quis e não houveram pressões,largou logo de uma vez nunca mais voltou a usar e nunca houveram acidentes, pois naquele momento ele já estava preparado.
    Faça o mrsni com a sua vai ver que assim tudo corre melhor.
    E nunca a compare com outra criança da sua idade.

    ResponderEliminar
  29. A minha filha tem 31 meses, e com 30 meses, fiz o desfralde em 9 dias e no inverno(Novembro), até então não estava nem aí para os comentários! Por cá funcionou o sistema de chantagem, foram cerca de 4 dias a dar-lhe presentes todos os dias e depois achou piada e largou totalmente a fralda durante o dia. De chegar ao ponto de fazer em qualquer lado, até num jardim...Mas realmente, penso que não funcionará tão bem ir aos poucos.

    ResponderEliminar
  30. Espere pelo tempo mais quente, pense no conforto da Irene que é o mais importante, sempre que se descuidar e vai acontecer muitas vezes vai ficar molhada com frio e desconfortável até darem por isso... Ainda é muito novinha.

    ResponderEliminar
  31. Nao stresses, a minha Sofia deixou as fraldas com 2anos e meio, e foi quase de um dia para o outro! Comecou a querer mudar a fralda assim que fazia uma xixi ou um coco, vinha logo dizer-me! E depois foi super rapido. Claro que a noite ainda usa fralda mas nunca la faz nada é so para dormir mais descansada!
    Ajuda se ela for a casa de banho quando la esta alguem!

    ResponderEliminar
  32. Eu acho que não há nada como esperar que estejam preparados!
    A minha filha deixou as fraldas com 2 anos e 4 meses. Já andava na escolinha, mas não havia pressões para o fazer.
    Começou a dar sinal que estava preparada porque acumulava o xixi todo e quando fazia a fralda deixava sempre sair algum xixi e quando chegava a casa começou também a pedir para tirar a fralda.
    Numa sexta feira a educadora sugeriu levá-la sem fralda na segunda feira seguinte então resolvi tirar-lha no fim de semana para fazer o teste. A fralda da noite foi-se uma semana depois porque ela acordava sempre seca. Também nunca a acordei durante a noite. Ela não teve nem 1 acidente, estava preparadíssima e acho que esse é que é o segredo, esperar até que se mostrem preparados!
    Ela tinha um bacio que era um 'banquinho' e que tinha um redutor incluído. Já existia lá em casa há algum tempo para ela se familiarizar. O bacio dá-lhes alguma independência porque podem ir sozinhos! a minha filha sempre teve a 'mania' de querer ser independente então não costumava pedir para ir, ía sozinha! Ao início quando a via a passar a correr perguntava-lhe onde ia ;)
    Com o meu filho vamos ver como corre, ainda só tem 1 ano! :)
    Juliana

    ResponderEliminar
  33. A mim moeram o juizo porque tinha porque tinha de ser no Verão, estava na hora e era mais agradável ao miudo. Conclusão, ele nem sequer se apercebia que estava sujo, não estava minimamente preparado para isso. Desisti e quatro meses depois, em pleno inverno ele começou a pedir e aí, quando largou a fralda, fê-lo de noite e de dia logo, sem problemas e sem acidentes, nunquinha. Sim tinha 2 anos e meio e então? felizmente a nossa vida permitiu respeitar o seu ritmo e correu tudo bem! Agora com a Carolina que vai para a creche aos 6 meses (:( ) não sei como será. Pá mas não stresses, não conheço miudos de 16 anos de fralda por opção que não seja de saúde.
    Beijoca e relaxa!

    ResponderEliminar
  34. Olá. Desde de muito pequenina que comecei a achar a minha filha precoce e muito independente... Foram os dentes, o querer sentar-se e o levantar a cabeça, o andar com 9 meses... Ainda ela não tinha 2 anos e já por si começou o seu desfralde, chegava a cada tirava a fralda e lá andava ela e eu atrás dela com medo de ter surpresas. A verdade é que a creche foi uma grande aliada nesta etapa. Com 2 anos a minha Matilde já não usava fralda nem de dia nem de noite. Às vezes lá acontecia um xixi na cama quando eu ou o papá não acordavam os a meio da noite para a levar a fazer xixi ainda hoje com 3 anos acontece um descuido ou outro mas já é ele quem nos acorda para ir à sanita. Cada criança tem o seu tempo. A irmã mariana com 3 anos ainda usava fralda e o primo Rafael com 7 ainda usa fralda para dormir. Dizem que os meninos são mais "mijões" e preguiçosos não sei se o são pois só tenho uma menina vamos ver na próxima. Mas resumindo acho que não deve haver preocupação pois é uma coisa natural neles e quando damos por nós já aconteceu. Beijinho

    ResponderEliminar
  35. Olá. Desde de muito pequenina que comecei a achar a minha filha precoce e muito independente... Foram os dentes, o querer sentar-se e o levantar a cabeça, o andar com 9 meses... Ainda ela não tinha 2 anos e já por si começou o seu desfralde, chegava a cada tirava a fralda e lá andava ela e eu atrás dela com medo de ter surpresas. A verdade é que a creche foi uma grande aliada nesta etapa. Com 2 anos a minha Matilde já não usava fralda nem de dia nem de noite. Às vezes lá acontecia um xixi na cama quando eu ou o papá não acordavam os a meio da noite para a levar a fazer xixi ainda hoje com 3 anos acontece um descuido ou outro mas já é ele quem nos acorda para ir à sanita. Cada criança tem o seu tempo. A irmã mariana com 3 anos ainda usava fralda e o primo Rafael com 7 ainda usa fralda para dormir. Dizem que os meninos são mais "mijões" e preguiçosos não sei se o são pois só tenho uma menina vamos ver na próxima. Mas resumindo acho que não deve haver preocupação pois é uma coisa natural neles e quando damos por nós já aconteceu. Beijinho

    ResponderEliminar
  36. Olá Joana, o meu filho deixou a fralda com 1 ano e meio, o pediatra disse que estava na altura (era Verão e é sempre mais fácil), então ele disse para não usar bacio, e tirar simplesmente a fralda e não andar sempre a perguntar se queria fazer xixi ou cócó. Quando ele fizesse, naturalmente nas calças iamos com ele à casa de banho e mostravamos onde se fazia, e que ele em 3 dias deixava a fralda, saí da consulta a rir-me e achar que isso NUNCA ia acontecer!!! Mas aconteceu, em 3/4 dias deixou a fralda, e depois de uma semana a acordar com a fralda limpa, tirei tb de noite, até hoje já passou outro ano e meio fez um xixi na cama! Claro que cada criança é como cada qual :) Boa sorte

    ResponderEliminar