1.28.2016

Truques para não falhar uma dieta (de quem já perdeu 10kgs num mês)

Lá vou ter que contextualizar outra vez porque nem toda a gente lê o blog todos os dias e a toda a hora. Estou a passar por um processo de rebranding da minha pessoa, estou a melhorar-me: comecei por dentro (hipnoterapia e tal) e agora estou (continuando a trabalhar "por dentro") a continuar o trabalho para fora (cuidar da minha imagem: maquilhagem, cabelo, roupa, dieta, etc). 

Contei-vos que perdi mais de 10kgs num mês e o que aconteceu no mês seguinte? Chafurdei. Não chafurdei loucamente, não passei a comer pizza, mas fui comendo mais vezes o que a Irene deixava no prato, papei meio hambúrguer cheio de gordura que o Frederico jantou, etc. 

Pior que tudo? Fui enganada. 


Bom, para que não vos aconteça o mesmo que a mim, aqui vão algumas dicas: 

  • Uma dieta tem de ser algo razoável e que saibamos que é possível de cumprir e que não começamos a ganhar um tom diferente de pele. Todas as dietas que não sejam minimamente variadas, não nos ajudam em nada. A ideia é emagrecer e depois ganhar um estilo de vida saudável e não voltar ao mesmo. Não convém andarmos a restringir-nos à louca para depois sentirmos aquela noção de alívio quando "pecamos". Sejamos razoáveis. Não à dieta das maçãs, não há dieta da rúcula ou do burrié. 

  • É pura matemática: temos de comer menos daquilo que gastamos. Se quisermos comer mais, temos de gastar mais, mas isto não significa passar fome. Eu, por exemplo, sou compulsiva. Sinto que tenho de estar sempre a comer (acho que substituí o vício do tabaco por isto) e tenho estado sempre a comer - principalmente no último mês hahah. Há alternativas porreiras (com tino): as frutas desidratadas, bolachas em saquetas individuais com menos 100kcal, fruta, cenoura cortada aos pedacinhos, aipo, pipocas salgadas. O limite é a nossa imaginação. É mesmo. 

  • Parece estúpido, mas convém mesmo comer nas horas que se diz por aí. Se saltarmos uma dessas refeições de "duas em duas horas", o nosso cérebro acha por bem chafurdar na seguinte. Só dificultamos a vida a nós próprias. Salto muitas vezes o lanche e depois ando toda lambona a olhar para tudo o que tenho em cima do balcão da cozinha. Até já cheguei a lançar um ar maroto à caixa do sal. 

  • Se forem como eu e perfeitamente ignorantes em matéria de comida saudável, isto é importantíssimo: LÁ POR ESTAR À VENDA NO VITAMINAS OU NO CELEIRO, NÃO QUER DIZER QUE NÃO ENGORDE (nota-se muito o trauma?). Está a custar-me imenso a separação que vou ter de por em prática agora com os meu muesli de frutos vermelhos (celeiro) porque aquilo tem açúcar. Andei a mamar um puré de banana, iogurte e cereais praticamente todos os dias (vitaminas) e vim a saber que o puré de banana tem açúcar, assim como os cereais... Sim, fui apanhada neste clássico e deveria ter percebido quando vi pastéis de nata à venda que nem tudo é porreiro para quem faz dietas. Burra. 

  • Isto é como deixar de fumar. Não se pode depois fumar um cigarrinho aqui e outro ali. Até porque podíamos já ter feito desmame de açúcar e estar tudo a ser mais simples para nós e emborcando aqueles dois palmiers a tomar café com a Joana (tão bons) fez com que o  meu corpo achasse que agora precisa de comer dois palmiers todos os dias. Para quem consiga manter o equilibrio, melhor. O meu raciocínio, infelizmente é mais: "perdido por 100...". E daí ter emborcado dois palmiers e não um. 

  • Façam escolhas informadas. Às vezes poderão estar a abdicar das vossas bolachas preferidas e essas nem são tão más comparando com as que se dizem "digestivas". Hoje foi dia de consulta de nutrição na Clínica do Tempo (apareci toda envergonhada por andar a claudicar - sim, fazer Cláudios) e o nutricionista falou-me neste site que nos diz qual é o mal menor por ter os ingredientes todos escarrapachados e calorias. Se nos apetecer comer uma banana em vez de uma maçã, depois onde podemos ir compensar, etc. 

  • Não entrem em negação, caramba! O nosso cérebro entra em survival mode nalgumas alturas e quando não nos queremos pesar (já disse o nutricionista de hoje) é exactamente mais quando nos devemos pesar. Mais vale estar atentas aos pequenos gramas do que depois darem por vocês e terem mais 10kgs no bucho como foi o meu caso. 

  • Não deixem a compra de roupa mais pequena para o "final da dieta". Tinha perdido 10kgs e não saboreei essa vitória. Não me sentia mais magra porque andava a vestir a mesma roupa de sempre. Pelo que, devagarinho, a dieta foi sendo esquecida porque parecia não servir nenhum propósito. 

  • Levem comida de casa. Sempre. Não se aventurem a cheirar e a chorar quando forem comprar comida aos centros comerciais. Aquele cheiro a pita shoarma ou a cheeseburguer é pior que candidíase. 

  • Não façam dietas à parva só porque sim. Respeitem-se e aos vossos timings. Comecem só mesmo quando querem começar e se a cena for logo "começo para  a semana", já estão a começar mal. É hoje. Não é segunda.

  • Caso façam asneira, não está tudo perdido. Compensam no dia seguinte com motivação extra para fazer tudo bem - este raciocínio é que está certo! 

Dicas de quem perdeu 10kgs há dois meses num mês e de quem só perdeu 1kg neste. ;)

Querem acrescentar mais umas quantas? 

5 comentários:

  1. Costumam dizer que não se deve subir à balança todos os dias. Alguns gramas oscilam facilmente e isso pode levar ao desânimo.
    Mas convenhamos que quando estamos em "dieta" essa é a primeira tentação, pelo menos no meu caso :-)

    ResponderEliminar
  2. Todas essas dicas são muito boas mas comigo, infelizmente, não resultam. Tenho uma verdadeira obsessão por comida, principalmente pão, doces e alguns salgados. A verdade, verdadinha é que eu adoro comer... de tudo.
    Felizmente não tenho grandes problemas com o peso mas sim com a saúde porque tenho os níveis de açúcar do sangue muito elevados (pre-diabetes).
    É muito difícil passar muitos dias a cumprir uma dieta certinha, creio que é mais psicológico que outra coisa. Como muito rapidamente e de forma compulsiva, parece que nem aprecio devidamente a comida.
    Então a única coisa que resulta comigo é manter-me muito ocupada para não pensar em comida. Se estiver a trabalhar, a escrever ou muito concentrada numa atividade, nem me lembro de comer. Por isso tenho que me manter assim, muito ocupada, de 3 em 3 horas ou logo que acabo de comer.

    ResponderEliminar
  3. Ai Joana Joana...entendo tão bem tudo o que escreveu que até faz aflição. A hipnoterapia ajudou em quê mais precisamente?
    Tudo de bom.

    estoudedieta98@blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Boas dicas sim senhora! Eu ando a tentat encontrar motivação. Neste momento a minha principal motivação é "calar" o meu marido! Lol tive bebé há um mês e meio e ainda me faltam perder 4 kg. O meu marido é PT e já me passou uns exercícios mas acha que eu estando em casa de licença estou sempre sentada no sofá.... e não faço nada. Por isso agora ando a tentar comer decentemente, também para ter um leite de qualidade para o bebé, e perder o peso que falta. Mas eu adoro comer...sou super gulosa, o meu cérebro tem sempre tendência a achar que depois compenso.

    ResponderEliminar
  5. Aconselho a todas a fazer uma pesquisa sobre Dieta Paleo e vão sentir-se realmente felizes e livres! Há melhorias em todos os aspectos, desde a compulsão, ao raciocínio, à qualidade do sono, à imunidade. Comer de x em x horas não aumenta o metabolismo e o défice calórico não é o mais importante num processo de emagrecimento! Simplesmente comam comida de verdade!

    ResponderEliminar