1.07.2016

A Irene não dorme uma noite seguida.

Não sou mãe há muitos anos, é verdade. Ainda me falta aprender muito. Aprender bem e aprender mal. Desaprender bem, ouvir menos bem, ouvir melhor, espernear, gritar, não gostar de ter gritado, dormir bem, dormir menos bem. Sei e reconheço que tenho um longo caminho pela frente. 

Agora, até aqui, descobri o truque. O truque para que tudo pareça menos monstruoso, menos cansativo, menos enervante. O truque para nos fazer sentir menos à mercê de algo incontrolável.

É aceitar. 

É confiar na natureza das coisas. 

Do que oiço, é um erro muito mais comum nas "mães de primeira viagem". Sentimo-nos inseguras e tudo nos parece de extrema importância e põe em causa o nosso valor, a nossa capacidade... tudo.

Como é que, depois de gerarmos vida, ainda conseguimos desvalorizar-nos tanto? 

Aceitar.



Quase 2 anos depois ainda não dormi uma única noite inteira, não mais de 3 horas seguidas (a maior parte das vezes), mas já não me queixo. Já não acordo zangada, triste, perdida. Acordo só cansada. 

Demorou muito até aceitar que é o natural. Faz parte. A verdade é mesmo essa. 

Mudar o foco. 

Aceitemos com naturalidade o que é, isso mesmo, natural. Deixemos de estar zangadas ou enraivecidas com circunstâncias incontroláveis. 

A Irene não dorme uma noite seguida. Pronto. Vamos a isso. 

A Irene às vezes demora uma hora e meia a adormecer. Ok. Amanhã é outro dia. 

A Irene hoje não quer dormir a sesta. Está bem. Deita-se mais cedo.

É isto. 

Ter calma. Ouvi-los. Tentar não desesperar simplesmente por não ser produtivo e por não fazer bem mesmo a ninguém. 

Ajudou-me.

Espero que vos ajude também.

Siga! 

36 comentários:

  1. A mãe é que sabe, sempre. Não existem fórmulas mágicas, nem fórmulas que resultem com todas as crianças. Acredito muito na intuição e que não há manual que substitua o amor e o instinto de uma mãe.

    ResponderEliminar
  2. Também estive algum tempo em negação/desespero com o facto de o meu filho que já dormia as noites inteiras desde dos 6meses, por volta dos 12 meses começou a acordar a meio da noite (entre as 4h-5h) porque queria leite...passei algum tempo em desespero sem perceber a razão, ficava irritada e enervada porque começou a ser todos os dias, mas agora que ele tem 15 meses e continua a acordar a meio da noite para beber leite, eu aceitei e agora já nem me custa...e quando ele não acorda ou acorda mais tarde eu entre as 4h -5h acordo na mesma :)

    ResponderEliminar
  3. Passa muito por isso mesmo... aceitar! Aceitar que é inerente e nada há a fazer para o mudar e por isso a privação de sono é tão mais fácil de aceitar e lidar num 2º filho.

    Beijinhos e pensa que não é para sempre, um dia vais voltar a dormir noites completas e até mesmo dormir um sábado/domingo até às 9h. Diria que irás ver francas melhorias quando ela for para a escola.

    ResponderEliminar
  4. Desculpa mas quase 2 anos sem dormir mais de 3 horas seguidas não é natural. Não é natural para ti que vives em privação de sono e não é natural para a Irene que acaba por dormir mais horas que o suposto para a idade. Ainda bem que consegues encarar isso ligeireza mas recomendava que tentasses procurar ajuda para o que é um problema real.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E qual é a fonte de informação fidedigna que diz que uma criança não dormir seguido não é normal? Gostava de saber..

      Eliminar
    2. Não sei se é natural ou não. Mas eu "não durmo" há 2 anos em meio.
      Também cheguei a irritar-me muito, chorei, fiquei frustrada e zangada. Agora, acho que é isso, também já devo ter aceite, maior parte das vezes já "só" acordo cansada.
      Por noite é sempre 1/2 vezes que me levanto (quando não é mais).
      Quero acreditar que isto vai mudar, espero que seja entretanto.

      Força para nós mães que não dormimos :-)
      Beijinhos.

      Eliminar
    3. Anónimo, porque diz que a Irene assim dorme mais horas do que seria normal para a idade?
      Se está sempre a acordar, acho que dorme é menos... Eu pelo menos fico com essa sensação.

      Eliminar
    4. Joana o meu filho tem 24m e se dormiu 5 noites inteiras na vida toda foi muito. Já falei ao pediatra e é normal, ele também não anda no infantário por isso não está habituado a horários demasiado rigorosos. Também digo que se não quis sesta se deita mais cedo mas às vezes não consigo porque ele não quer. Não me preocupo, ele é saudável e feliz, a seu tempo descobrirá a maravilha que é podermos dormir o tempo que quisermos!

      Eliminar
    5. Não disse que não era normal, disse que não era natural. E provavelmente expliquei-me mal: é natural os ciclos de sono serem interrompidos várias vezes durante a noite, não é natural passar a noite a acordar e não conseguir voltar a adormecer sem uma fonte externa que ajude. Ao necessitar de apoio externo para adormecer, o sono é mesmo interrompido e acaba-se por dormir menos horas que o suposto e menos horas em sono profundo. Mais uma vez: acho lindamente que se aceite essa realidade e se conviva com ela sem desespero, não se pode é pretender que é saudável para os envolvidos (adulto e criança) e que não que efeitos nocivos a longo prazo.

      Eliminar
    6. Ok, até consigo concordar que possa ter efeitos nocivos para a mãe não dormir mais de 3h.. Mas não percebo porque é que precisar da mãe é mau e precisar de uma chucha, ou de um boneco, não é. Também não percebo porque é que ninguém se preocupa com ensinar um bebé a andar, e há tanta preocupação com ensinar os bebés a dormir, como se dormir não fosse algo fisiológico como andar.. Outra coisa que nao percebo é porque é que o sono interrompido e noites mal dormidas pelas mães é tão frequente, se não é natural.. Também não percebo porque é que todos os mamíferos dormem com as suas crias, e no mamífero homem isso não pode acontecer.. Também não percebo porque é que se defende que não se pode dar mimo a uma criança que chora de noite, quando todas as células do corpo da mãe se mobilizam para pegar no seu filho quando ele chora.. Este meu comentário não é em específico para ninguém, mas apenas coisas que não percebo..

      Eliminar
  5. Dormiste os três primeiros meses todinhos, sacana, que eu bem me lembro :) hehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao, nao �� dormiu um mes inteiro a noite toda, o dos tres meses hahah

      Eliminar
    2. Olha que quando fomos fazer ginástica pós-parto tinham dois e estavas de barriga cheia. :)

      Eliminar
  6. Completamente de acordo!
    Aceitar. É o que é.

    ResponderEliminar
  7. Muitas vezes é mesmo o padrão de sono da criança, e isso tem que se aceitar, claro. Os despertares entre ciclos de sono, e a necessidade de ajuda para readormecer, não é assim tão raro, principalmente até aos 3 anos. Não é culpa do bebé, nem da mãe. Mas para um adulto é uma privação de sono complicada de aguentar durante tanto tempo, e com consequências psicológicas e físicas. Daí que há mãe e pai...mesmo que o bebé mame, também é o caso cá em casa, há sempre forma de dividir a tarefa. Porque para uma só pessoa é um fardo muito pesado mesmo. Na minha opinião tem que se aceitar que o bebé não dorme a noite toda, mas não se deve aceitar que o pai dorme descansado, enquanto a mãe se levanta inúmeras vezes. Acabará por ser mau para todos, do meu ponto de vista. Lá está, a maternidade tem coisas menos cor de rosa, mas se houver partilha (não é "ajuda"!) custa muito menos, é mais fácil e leve.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Esse é o segredo. E somos todos mais felizes! :-)

    ResponderEliminar
  10. Esse é o segredo. E somos todos mais felizes! :-)

    ResponderEliminar
  11. Ora bem.. Sendo leitora assídua mas pouco participativa,acho que será hoje a minha estreia. Fui mãe com 18 anos. Gravidez ansiosa,mas tudo correu bem. A Eva veio ao mundo saudável e linda. Aos 2 meses começou a chorar imenso e simplesmente foi deixando de dormir. Começou a dormir toda a noite aos 5 anos ( não gosto sequer de me lembrar)!!!! A verdade é que foram anos duros! Custa muito ir trabalhar sem dormir... Aguentar um dia de trabalho e ainda por cima ter paciência para estar com eles até(supostamente) irem dormir. Hoje a minha filha é uma adolescente calma e tranquila.Eu nunca mais tive um sono estável e tranquilo...as sequelas ficam... Mas por eles somos capazes de tudo! Um beijinho!

    ResponderEliminar
  12. Joana Veloso9:19 da tarde

    Estou exactamente na mesma situação. Quase 2 anos (21 meses para ser mais exacta) sem dormir uma única vez a noite inteira e a acordar de hora a hora, de 3 em 3 horas e às vezes fica acordada 1, 2 ou 3 horas a meio da noite. Ainda por cima do adormece com a mãe!!
    Mas é mesmo isso, já me resignei ao meu/nosso destino.

    Também já passei pela busca de soluções mas nenhuma parece resultar. Falaram-me de um medicamento que dizem que resulta (Melamil) mas ainda não experimentei porque acho que não se deve dar medicamentos além dos necessários.

    A minha esperança é que depois de fazer 2 anos a coisa mude ��

    ResponderEliminar
  13. Por aqui sao 3 anos e meio...ha noites de mais revolta...mas é mesmo isso aceitar...e aceitar toda a gente que condena que nos levantemos e que ainda acha que a culpa de eles nao dormirem é nossa!o meu filho quando era recem nascido dormia num dia inteiro cerca de 4 horas em sestas de 15-20min...deseperei durante muito tempo e às vezes ainda desespero...mas é como costumo dizer vou.me vingar quando ele for adolescente e quiser dormir de manhã!!

    ResponderEliminar
  14. Por aqui sao 3 anos e meio...ha noites de mais revolta...mas é mesmo isso aceitar...e aceitar toda a gente que condena que nos levantemos e que ainda acha que a culpa de eles nao dormirem é nossa!o meu filho quando era recem nascido dormia num dia inteiro cerca de 4 horas em sestas de 15-20min...deseperei durante muito tempo e às vezes ainda desespero...mas é como costumo dizer vou.me vingar quando ele for adolescente e quiser dormir de manhã!!

    ResponderEliminar
  15. A minha tem 5 anos e ainda acorda de noite uma vez para fazer xixi, quando nasceu o mano ( tinha ela 4) o pai é que passou a ir lá, o melhor de tudo é que ele passou a dormir a noite inteira aos 13 meses, por isso ao fim de 5 anos, durmo há 6 meses a noite inteira, iupiiiii, vale mais tarde que nunca. É esse o espírito, aceitar, somos bem mais felizes e eles tb.

    ResponderEliminar
  16. Olá,por aqui vamos em 20 meses assim...nunca durmi uma noite seguida desde o dia que o meu pilas nasceu!! Mas já me resignei,e aguardo ansiosamente em que dormirei plo menos 6 hrs seguidas ..esse dia há-de chegar,já não me chateeio,irrito!! Ele está em casa cmg,vou aproveitando para dormir uma sesta qnd tenho noites mais dificeis e prontos...;) amanhã é outro dia!! :) bjinho joana e o "nosso" dia de dormir há- de vir...Cláudia

    ResponderEliminar
  17. Posso dar uma dica? Fale com a psicóloga Clementina Almeida que é especialista no sono de bebés e crianças. Ela é um amor e é mesmo muito boa profissional (na minha opinião, a melhor!) Ajudou o nosso pequenote com os ataques de pânico que tinha e deu dicas boas em relação ao sono. Procura-a! Beijinhos e boa sorte

    ResponderEliminar
  18. Olá Joana, acredito que não seja fácil. Felizmente a minha com 15m de vez enquando lá faz uma ou outra noite toda, mas nem sempre, chega a haver dias que acorda a meio da noite e fica difícil de a voltar a adormecer. Ainda quando estava grávida vi uma reportagem sobre uma especialista do sono em bebés e crianças e tinha sucesso em muitos casos. Vê a sua página no facebook pode ser que vos ajude: "sleepy time - especialista do sono". PS: adoro o vosso blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mas foi essa que recomendou a uns pais deixarem a criança dormir no próprio vomitado :'(

      Eliminar
  19. Também passei pelo mesmo até consultar a Carolina Albino. Remédio santo! Em dois dias dormia a noite inteira! Ela tem Facebook.

    ResponderEliminar
  20. Pois acho que nao se pode aceitar que é normal e tentar tudo para alterar aquilo que faz com q ela nao durma toda a noite. Quando sao bebés considero normal mas com 2 anos ja acho que é esperado q durmam praticamente a noite toda, 3h nao é nada. Talvez aconselhar se sobre estrategias com alguem é so uma opiniao. Pelo que li habituamo nos a esses habitos e encaramoa como normais e as vezes passam anos sem q nada mude. A privaçao de sono é mt prejudicial para ambas. Li um livro que ajudou muito apesar de nunca ter tido prpblemas de maior.

    ResponderEliminar
  21. Vou tentar ajudar relatando a minha pouca experiência de mãe de primeira viagem de uma bebé de 7 meses. A minha bebé adormecia sozinha em 5 minutos, eu apagava a luz, pousava na caminha, cobria, beijinho de boa noite, festinhas na cabeça, dizia nana bem meu amor à mamã ama te muito até amanhã é saia do quarto e ela simplesmente adormecia. Mas passava a noite a acordar! Consultei uma especialista do sono. A minha dorminhoca dormia demasiado durante o dia e não tinha rotina. Depois de implementar horário das sestas e das refeições, fez se magia! A bebé dorme das 20:30 às 8h. Este foi o meu caso é a minha solução. Tudo para dizer que eu nunca tinha identificado o problema, precisei de ajuda e correu bem. Noites felizes ��

    ResponderEliminar
  22. É mesmo assim... Aceitar! Cá em casa o meu bebé de 14 meses dorme noites inteiras desde que foi para o quartinho dele (6meses), como toda regra tem exceção, houve fazes que acordava inúmeras vezes sim, pegava nele dava mimos rápidos e o deitava outra vez (sem leitinho). A nossa maior dificuldade é adormecê-lo, antes adormecia sozinho, depois passou a ser conosco a cantar e embalar, as fazes vão mudando e finalmente sentada com ele encostado ao peito lá adormecia passar 5min. Continua assim? Não!!! Hoje continuo sentada com ele no cadeirão, mas fico também 1:30h a adormecê-lo!! É ter muita paciência e esperar que amanhã seja diferente! O que resultou muitas vezes cá em casa quando ele tinha más noites, era o chá Alivit Sonhos da Nutriben, são granulados que dissolvia no leitinho, pegava nele a dormir e dava sempre o biberão meia noite antes de me deitar. Hoje em dia sou sempre o leitinho mas com uma colher de papa que é para ter bons sonhos com a barrigudinha cheia ��. Estamos juntas! Bjnhs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E mais, o meu bebé quanto mais dorme de dia, dorme melhor a noite! Antes dormia sestas de 30min, hoje em dia dorme 1:30h na parte da manhã e a sesta da tarde é de no mínimo 2h e chega a dormir muitas vezes 4h seguidas 😳, e a noite dorme das 20h às 8h. Para não falar que já fez inúmeras directas das 17h às 7h... Só agora consegui retomar a minha vida com tanto soninho :)

      Eliminar
  23. Eu também concordo que se deve aceitar as especificidades de cada criança e pronto, e que tudo há de ocorrer numa determinada altura seja ela mais cedo ou mais tarde (deixar as fraldas, dormir a noite toda, andar, etc.), mas não posso deixar de achar estranho com a idade da Irene não dormir mais de 3h seguidas. Talvez fosse boa ideia ver com a Pediatra dela se não será necessário a Irene dormir menos de dia ou mais cedo (por exemplo não deixar dormir sesta para além das 16h), se não será necessário alterar ou estabelecer algumas rotinas, etc. Fica só a sugestão (não é uma crítica).

    ResponderEliminar
  24. Acho que não se deviam resignar e aceitar, por vocês e por eles. A Irene entrou nessa rotina mas as crianças são flexíveis e por norma basta alterar um ou outro hábito para mudar tudo para melhor :) Falta é saber o que mudar.
    Maria Oliveira

    ResponderEliminar
  25. Bom dia
    Não costumo comentar mas sou muito sensível a este assunto... A minha primeira filha só começou a dar noites inteiras quando tinha perto de 3 anos. Quando nasceu a minha filha mais nova a mais velha ainda acordava sempre de noite e queria um leitinho. :)
    A minha filha mais nova, agora com 16 meses, desde os 8 que me presenteia com várias noites seguidas de soninho.
    A minha conclusão é que, na sua maior parte, esse fenómeno se deve ao que eles são, não depende quase nada do que nós - mães e pais - fazemos, mas sim das características deles.
    Ainda agora sofro por antecipação sempre que a minha filha mais nova dá umas noites complicadas seguidas (dentes, constipação, doencitas), lembro-me como era com a mais velha e penso que vai ficar assim, mas depois, de manhã, com calma, aceito e penso que vai melhorar. É mesmo assim, melhora, pode demorar mais, mas melhora. E é desesperante, eu sei por experiência própria disso, tentar ter uma vida normal depois de noites e noites sem um sono reparador, mas viver revoltado com isso é muito pior.
    (E falo depois de uma noite em que as duas acordaram alternadamente, o que raramente acontece - acordar a mais velha -, mas que acontece!!!!)
    E ainda agora, quando acontece de dormirem as duas a noite toda, eu acordo... e acordo... O meu sono nunca mais voltou ao que era... Mas ainda assim, melhorou bastante!
    Força, que tudo melhora!!!

    ResponderEliminar
  26. Joana, a minha Margarida foi exatamente assim até aos 4 anos e foi duro, muito duro mesmo.Hoje tem 7 e, de vez, em quando ainda acorda e vem para a nossa cama, ou vou eu para a dela... raramente adormece sozinha, tenho de lá estar ou ir intermitentemente, enfim... (ainda) é um work in progress...
    beijinhos e coragem!

    ResponderEliminar