7.17.2015

Playlist da Irene para adormecer.

Acabei de adormecer a Irene para a sesta da manhã. E dei por mim a pensar no que vos iria escrever. Achei por bem partilhar as músicas que tento cantar à Irene. Nunca é minha primeira opção cantar-lhe porque: 

1) não tenho jeito e acho que tem o efeito contrário nela,

2) tenho uma colocação de voz sussurada que faz com que a desgaste depressa (uma boa qualidade para radialista),

3) as músicas que lhe canto são demasiado aleatórias e pouco viradas para o adormecimento e relaxe.

A Joana Paixão Brás, segundo um dos últimos posts dela sobre isso, canta-lhe músicas da igreja. Não podiamos ser mais diferente. Até porque ela conhece mais do que uma "música da Igreja" e eu, além de só conhecer o Pai Nosso cantado, pior, chamo-lhes "músicas da igreja". De certeza que devem ter um nome. 

Não tive grande contacto (que me lembre) com músicas infantis, as que tenho mais presentes são as duma colónia de férias que fazia em pequena (APCC) ou, então, as dos desenhos animados da Disney (em português do Brasil, claro).

Estas são as músicas que "canto" à Irene até ela adormecer (quando canto): 



  • Hakuna Matata - Rei Leão
  • Parte do Seu Mundo - Pequena Sereia
  • Aladin (não sei o nome, mas aquela em que estão em cima do tapete)
  • Bruno Mars- Billionaire
  • No Doubt - Don't Speak
  • Havia um cuco que não gostava de couves (é só estúpida esta, só sei até aqui: "Depois Deus não mata a morte que não mata o polícia que não prende o homem que não mata a vaca que não bebe a água que não apaga o fogo que não queima o pau que não bate no cuco)
  • Há um poço no fundo deste mar (ainda mais imbecil, só para terem uma noção do quase-final: "Há o homem que prime o insecticida que mata o piolho da pestana do olho do sapo no pau no poço no fundo deste mar..."
  • Todos os patinhos
  • Atirei o pau ao gato
  • Uma que inventei para o meu irmão Pedro quando o embalava (que tem uma letra espectacular): "Dorme, Dorme, Bebé. Dorme, Dorme, Bebé. Sonha com Carneiros Mémé. Se beberes o leitinho, se beberes o leitinho, receberás miminhos. Não chores bebé, não chores bebé, que eu estou aqui pertinho, se quiseres bebé, se quiseres bebé, dou-te um miminho". 

E vocês? Cantam o quê? Para ver se, da próxima vez, já levo mais armas melodicas para a despachar mais rápido. ;)



17 comentários:

  1. Considero extremamente relevante partilhar que na versão que eu conheço do cuco a música acaba com: mandou-se chamar a morte para vir levar o polícia. O polícia já quis prender o homem, o homem já quis matar a vaca, a vaca já quis beber a água, a água já quis apagar o fogo, o fogo já quis queimar o pau, o pau já quis bater no cuco e o cuco continua a dizer: "couves não hei-de eu comer, não, não"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla Paiva11:19 da manhã

      as músicas infantis no seu melhor! :) e eu pensava que a "linda falúa" era a pior!

      Eliminar
  2. Então e a música do Vitinho?? De certeza que conheces a letra e a Irene iria adorar :-)

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Joana.
    Nem de propósito, por norma não canto para a adormecer (ou não cantava, até ontem). Normalmente vou dizendo baixando, vá deixa estar quietinha, agora não é para brincar é para dormir, a mãe está aqui, a mãe abraça, faço festinhas, digo-lhe para não fazer barulho pois os bebés dela (os peluches de dormir) já estão a dormir e não podem acordar, etc...

    Ontem pediu-me (já "fala pelos cotovelos") para lhe cantar a "árvore da montanha"... e então cantei. Durante uns 15 minutos, sempre a repetir, até à exaustão (minha, claro). Depois cantei o "gomby" da rtp2, mas o que é certo é que acabou por adormecer, demorou foi uns 40 minutos.

    Beijinhos e parabéns pelas cantorias, ehehehe.

    ResponderEliminar
  4. Carla Paiva11:14 da manhã

    e depois queixas-te que a miúda não quer dormir! ahahahah

    ResponderEliminar
  5. Cá em casa o pai canta a música do tom sayer e a mãe fica-se pela música mais parva de sempre ,sei que a minha filha vai ter vergonha quando souber disto "Aí aí aí aí está chegando a hora, o dia já vem raiado meu bem, temos de ir embora..." e isto é cantado vezes sem conta mas o que é certo é que ela começa logo a fechar os olhinhos ah ah ah

    ResponderEliminar
  6. No meu filho as cantorias tinham efeito contrário. Ficava a olhar para mim com os seu enormes olhos muito abertos e ria-se. Ria-se muito. Chegava mesmo a dar gargalhadas (e eu até tenho uma voz melodiosa). Desisti de lhe cantar. Punha umas musicas de embalar e ele lá adormecia. A semana passada houve um dia que estava muito irrequieto par a adormecer e eu sem bateria no telemóvel para lhe por a música a tocar então lá comecei a cantarolar e ele parou, MILAGRE! É assim, o meu filho adormeceu com a Karma Police dos Radiohead. Agora é isto todos os dias. Já experimentei a Creep, a High and Dry e a True Love Waits e também resultam. Às vezes ponho a música a tocar durante o dia e ele pára e ri. Fica parado enquanto a música toca. Tenho um filho com quase 10 meses que tem gostos musicais estranho para a idade. Parece-me que daqui a 2/3 anos em vez de me pedir para ir ver o concerto do Panda pede-me para ir ao Alive ver Radiohead.

    ResponderEliminar
  7. Eu adormecia com a "stucomat é uma grande tinta!" :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bom! Agora fiquei com a música na cabeça... :P

      Eliminar
  8. Obrigada pela partilha, sempre com dicas giras.

    ResponderEliminar
  9. :-)
    o Manuel tambem dormia com a do cuco... ele e eu... que na parte do homem, ja eu bocejava tambem :-)
    Ou entao, e essa ainda hoje, com uma musica que gosto muito do Dumbo: https://www.youtube.com/watch?v=hyNbUGyEfN8
    E triste, se considerarmos o contexto da coisa, mas e linda... cheia de amor... Nos os dois adoramos... e volta e meia ainda vai, principalmente para acalmar depois de uma birra :-)

    ResponderEliminar
  10. cinderela do Carlos Paião...
    Conquistador dos DA vinci...

    A memória é uma cena f******

    ResponderEliminar
  11. A barata também funciona mt bem cà em casa 😊 mas aquela que o adormece mesmo é a loja do mestre André (que tem instromentos que nunca mais acabam é uma verdadeira orquestra 😂)!!! Mas a medalha de ouro vai para "naquela linda manha" ( moral é maravilhosa e convém que ele a aprenda direitinho 😂😂😂)

    ResponderEliminar
  12. Ahaha pensei q era a única a cantar a do cuco xD ela tem 6 meses e adora,apesar de q n gosto de lhe cantar a parte da morte, aliás nem chego ai pk a música cansa :p

    ResponderEliminar
  13. guns and roses - patience; november rain; sweet child; paradise city... ehehhehe
    Mas o patience... é do melhor.

    ResponderEliminar
  14. Leonor Gomes10:36 da manhã

    Cá em casa atira-se o carapau ao gato, que nós somos amigos dos animais! Mas não sei lá o que tinha o carapau, que o gato não comeu...

    ResponderEliminar