7.26.2015

És feia, Isabel

(Para leres quando fores crescida)

Filha, vão dizer-te que és feia. Vai haver sempre alguém que o acha. Até aí tudo normal, o bonito é subjectivo, e pouco importante, vais perceber, porque vais ser inteligente, vejo aqui na minha bola de cristal. Mas vai haver quem acha que deve verbalizá-lo, para tentar atingir-te, magoar-te. Já mo disseram também, na escola e em adulta. Há pessoas que ficam contentes com a tristeza dos outros e que se alimentam disso. Tu não. Tu não vais ser assim. Sabes porquê? Porque tens amor e sempre terás. Porque vais perceber que não se pode perder tempo com o ódio, quando o amor nos traz amor e colhes o que semeias. Porque vais ter um coração grande e meigo, capaz de dar.

Filha, quando tinhas um ano, disseram-me que todas as crianças eram amorosas e que para os pais todas as crianças eram lindas, mas tu eras feiosa. Que tinhas um nariz abatatado, como a tua mãe, credo. Usaram a expressão credo. Primeiro dei uma gargalhada, porque eu adoro o teu nariz, é que adoro mesmo. Das coisas mais fofas que tu tens, além dos olhos grandes e pestanudos, expressivos e doces. Além do sorriso enorme e desses dentinhos de coelho e da boca pequenina, com os lábios fininhos em que revejo o teu pai. As sobrancelhas, quase unidas, como eu tinha, e para as quais inventaram uma solução, imagina, filha, chamada cera depilatória! Tens orelhas de abanico, sobre as quais já falei aqui. Olho para ti e não vejo sobrancelhas nem orelhas, vejo-te, uma pessoa, linda, linda.
Depois da gargalhada, as minhas garras afiaram-se e fiquei de pêlo eriçado. A leoa que há em mim, que te quer proteger de tudo e de todos, rugiu. Preocupei-me com o mundo em que vais viver. Preocupei-me com os momentos em que eu não possa estar lá para te proteger. Preocupei-me que seja difícil demais para ti lidar com pessoas com tanta falta de amor-próprio que tentam fazer os outros menos felizes, de forma totalmente gratuita, para se sentirem melhores com elas próprias. Eles não sabem o que fazem, Isabel. Eles não são felizes e não lidam bem com a felicidade dos outros, amor. Tens de ser forte e confiante e não deixo que guardes rancor nesse coração bom. Essa menina que é a líder na tua escola e que decidiu dizer-te coisas feias, amor, ela está muito enganada. Foi provavelmente educada por aquela adulta, que há muitos anos atrás, escreveu coisas feias no blogue que a tua mãe tinha. Mas a tua colega ainda é nova, ainda tem hipótese de crescer e de mudar. Pode ser que conheça pessoas boas, íntegras, e que se deixe contagiar por elas. Pode ser que tenha sorte na vida e que aprenda que a beleza física não é o nosso principal bem. É o menos importante de todos.

A mãe dela já não vai a tempo. Quando perceber que perdeu a vida dela a tentar puxar os outros para baixo, sem sucesso, em vez de fazer algo por ela... quando perceber que, em vez de educar a tua colega com amor, compaixão e respeito, a educou para o fútil... já vai ser tarde. A vida já passou. E ela colheu o que plantou.

Hoje, a matar saudades do tio Frederico <3

16 comentários:

  1. A sério que lhe disseram isso? A uma mãe de uma criança de um ano? Quando li isso veio-me uma profunda tristeza... As pessoas não pensam mesmo naquilo que dizem.

    Quando eu era miúda disseram-me que eu tinha uns olhos bonitos e que era pena o resto... Felizmente, tal como a Isabel vai ser inteligente, também eu já o era e não me afectou tanto quanto poderia ter afectado. A estupidez humana choca-me cada vez mais.

    ResponderEliminar
  2. Que bom que a Isabel tem uma mãe capaz de lhe passar esses valores! E que bom seria se todos pudessem pensar assim! Um beijo as duas, que são lindas por sinal ;)

    ResponderEliminar
  3. A Isabel é linda e muito amorosa! Fico chocada com a atitude de certas pessoas!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Que tristeza! Isso é comentário de quem não tem nada de bom para dizer. Beijinho para a Isabel, que é linda!

    ResponderEliminar
  5. Há pessoas tão tristes!! Só pode ser inveja!!! A Isabel não teria a quem sair feia! É linda! :)

    ResponderEliminar
  6. O texto está maravilhoso, o mais importante é passar valores que realmente interessam. Já para não dizer que a Isabel é linda e amorosa, não sei como podem dizer isso de um bebé e muito menos dizerem à própria mãe.

    ResponderEliminar
  7. A Isabel é lindíssima! É de dar os parabéns aos pais! ;)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  8. Joana,

    Não vale a pena valorizar tanto aquilo que são apenas detalhes.
    O importante é a formação da Isabel (e de todas as crianças) enquanto pessoa, não as sua características físicas. Estas, aliás, são bem mais fáceis de modificar do que a qualidade moral das pessoas.
    Queremos é filhos felizes e bem formados (e se forem bonitos tanto melhor)!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  9. Olá Joana! Infelizmente no Mundo em que vivemos há muitas pessoas que só ficam felizes (pensam elas) quando conseguem fazer com que os outros sejam infelizes. Há pessoas que nos dizem na cara que não gostam de nós e que somos feias, mas há outras piores ainda. Há aquelas que o fazem nas nossas costas. Inclusive há aquelas que não nos conhecem, mas adoram falar mal de nós!! Há de tudo!!! Nós temos é de saber o nosso verdadeiro valor e tentar (com muito custo, na maioria das vezes) ignorar tudo o que sabemos que dizem de nós. Um beijinho muito grande para si e para a sua menina. digam o que disserem, são as duas lindas!! (Obrigada também pelo vosso blog, adoro-o). Ana Sofia

    ResponderEliminar
  10. Há pessoas mesmo crueis e más :( Ainda por cima dizerem isso da Isabel, que é dos bebés mais lindos que já vi! Só aquele sorrisinho dela *.*

    ResponderEliminar
  11. A Isabel é LINDA ! A pessoa q lhe disse isso devia era ter vergonha na cara , tanta maldade ha neste mundo... Já nem as crianças escapam ao preconceito meu deus.
    LINDA e super FOFA :) parabéns aos papas pelo bom trabalho :)

    ResponderEliminar
  12. A Isabel é linda. Para si, a mais linda, como o meu Gui é lindo de morrer para mim. O importante é não dar ouvidos a gente estúpida. O importante para além de criar um bom ser humano é também o habituar a viver num mundo que por vezes é duro e cruel e que nem sempre conseguimos suportar o que nos dizem ou fazem sem haver alguma reação. Que essa reação seja colocar as unhas de fora e defender se. É o que quero para o meu filho. Um bom ser humano mas forte e capaz de se defender. Mas no fim, terá cá sempre a sua mãe para o apoiar e ir a luta por ele. Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  13. A "pessoa" (para mim é uma animal (besta) que disse que a Isabel era feiosa devia ficar sem dentes,,, a sério. Tem uma filha linda. Não há pessoas feias, mas existem corações negros!

    ResponderEliminar
  14. Feia....looooooooooooooooooooooooooooooool...que pena que hajam pessoas capazes de abrir a boca SÓ para dizer algo completamente desprovido de sentido...A Isabel não é só LINDA...ela tem mais "desvantagens", como ter uma mãe awesome, que até é famosa, que até tem montes de piada, e claramente a pior desvantagem da Isabel é ser tão amada...ao contrario desta senhora, que tem esta "vantagem" - é tão mal-amada, que pode dizer coisas destas e achar-se um máximo. ó pá, a serio?!!!

    ResponderEliminar
  15. A sua filha é linda e tem sorte de ter uma mãe assim!! :)

    ResponderEliminar