7.06.2015

Já apanharam este susto?

Acho que só se apanha uma vez. E é quando se é mãe pela primeira vez. Por esta altura, no ano passado, a Irene começou a mexer-se na cama e a adoptar posições esquisitas. Uma vez, quando lá fui, estava assim. 


Fiquei moderadamente em pânico, porque diziam-me "ela tem de dormir de barriga para cima". Eu: "está bem, mas e agora? não vou acordá-la para a virar de papo para o ar". Dormi esta noite e a seguinte (ahah como se eu dormisse) algo preocupada, mas não sei bem porquê.
Esta é uma daquelas preocupações que as pessoas que têm mais do que um filho dizem: "é o primeiro, não é? Pois...".

Cada vez mais me apercebo de que eles só fazem o que conseguem e podem fazer. Ela, se se virou assim, é porque pode. E, se não pudesse, também o que podia eu fazer? Não lhe ia lá por daqueles cilindros para ela não se mexer porque os bebés não devem ter bonecos na cama (salvo um dou-dou) já que está provado que ter coisas na cama, tendo eles esta idade, pode provocar o pior dos acidentes.
Agora olho e penso: "que barriguinha tão deliciosa que tinha a minha moreninha" e "que bem que lhe ficava aquele pijama do Auchan". 


Mães para ser, não se preocupem com isto.

Mães que já são, é bom já não termos estas preocupações, não é? Imaginem o "descanso" mental do segundo! 



21 comentários:

  1. É normal.
    Digam-me uma coisa, tiraram a caco dos vossos links pq?

    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca lá esteve, acho eu.

      Eliminar
    2. Ainda bem que me lembra disso, Maria. Nunca mais me lembrei de adicionar.
      Obrigada

      Eliminar
    3. Esteve sim porque comecei a seguir a caco devido a uma entrevista que deu a este blog e no dia colocaram o link. Só queria saber se foi por terem discordado de algo que ela tenha escrito.

      Maria

      Eliminar
  2. Não sou mãe mas falo com futura profissional de saúde.
    É importante que se mude a posição dos bebés ao dormir para evitar deformidades posturais do crânio e assim prevenir o uso de ortotese cranianas para correção. Existem umas almofadas, que podem ser usadas até aos 6 meses de idade, que ajudam a colocar o bebé na posição lateral (alternando os lados) durante o sono.

    Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe Rita, mas nunca tal ouvi. Falo como futura mãe e o que tenho lido é precisamente o contrário... Os bebés não devem de todo usar almofadas nos primeiros anos e a melhor posição para dormir é de barriga para cima com a cabecinha de lado. Para evitar deformações da cabecinha devemos colocar os bebés em várias posições sim, incluindo barriga para baixo, desde que os mantenhamos debaixo de olho, ou seja, de dia, coloca-los em várias posições, de noite, de barriga para cima e cabecita de lado.
      Almofadas estão completamente fora de questão. E sim, conforme disse a Joana, com quanto menos bonecos (e todo o tipo de apetrechos desnecessários na cama) melhor.

      Eliminar
    2. É verdade! A minha bebé tem 4 meses e estava a ficar com a cabeça achatada do lado esquerdo pois virava sempre a cabeca pra esse lado mesmo dormindo de barriguinha pra cima. A pediatra aconcelhou a vira lá de lado para o lado oposto ao achatado e pra comprar uma almofada corretora almofada dos mimos podem vê lá no site de ortopedia nacional e encomendar na farmácia.

      Eliminar
    3. Ao anónimo das 21:14.

      Eu quando referi a almofada que promove a posição lateral dos bebés durante o sono, não disse que a mesma se colocava por baixo da cabeça do bebé. Chama-se Sissel Dream Pillow e coloca-se lateralmente ao bebé enquanto este está deitado.
      E sim existem almofadas, tal como o anônimo das 21:46, que são utilizadas como método de prevenção de deformidades do crânio.

      Rita

      Eliminar
    4. * "...que são utilizadas como método de correção.." (apenas quando ligeiras e detectadas precocemente)


      Rita

      Eliminar
    5. O meu filho mais novo, agora com 2 anos, foi diagnosticado com uma Plagiocefalia posicional ainda antes dos 2 meses (o nome parece feio e na altura, para desespero de uma mãe em Angola era muito feio mesmo), com a pediatra em Angola a falar em capacetes e tudo. No entanto a minha pediatra em Coimbra explicou tudo direitinho e recomendou-me essa almofada e uma consulta de fisioterapia. O meu filhote nasceu com um torcicolo e consequentemente, adoptava sempre a mesma posição ao dormir. A fisioterapeuta ensinou-me a massagem para fazer todos os dias e o R. utilizava a almofada para dormir sempre, de noite ou de dia. Atenção também ao colo. É muito importante ir alternando a posição. Felizmente não foi necessário a colocação do capacete, mas ainda assim a cabeça dele não ficou completamente direita.

      Eliminar
  3. O bebe deve dormir de barriga para cima segundo indicações da OMS. O que se deve virar é a cabeça do bebe de um lado para o outro para evitar as tais deformações cranianas, e evitar lateralizar os bebes. Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E consegue que um bebe de 4 ou 5 meses durma sempre na mesma posiçao? Sem virar a cabeçaa, sem mexer?

      Eliminar
    2. Obviamente que nos referimos a bebes que não se posicionam sozinhos... até aos 4-5meses. Após essa idade eles mesmos vão fazendo a prevenção das deformações porque vão arranjando as posições que os deixam confortáveis! Temos de adequar as indicações com a idade das crianças... Até aos 5meses sempre alternei a posição da cabeça do meu filho e ele nunca ficou sequer sem cabelo na zona de contato. Após essa idade começou a dormir de lado porque se sentia confortavel.

      Eliminar
  4. eu tenho uma bebe de 4 meses e ela escolhe a posição que quer, no inicio so adormecia para o lado esquerdo, depois passou por adormecer de lado esq para se virar de barriga pra cima, entretanto ja se vira para o lado direito. quando nao esta confortavel ela propria vira-se. mesmo que eu a mude volta ao mesmo! nao posso fazer nada! A minha bebe tambem dorme nessa posição e so tem 4 meses.

    ResponderEliminar
  5. Na Mac qd as minhas nasceram, na neonatologia ensinavam a nunca por de barriga para cima. Cada cabeca sua sentenca!

    ResponderEliminar
  6. O meu (18 meses), começou a dormir assim também, mas mais por volta dos 8/9 meses. Antes fidalgo era bastante quieto a dormir, mas por acaso ia alternado o lado para onde virava a cara e felizmente tem a cabeça bem redondinha. O que me faz impressão é o ângulo da cabeça, que ele continua a por bem para trás, mas lá no grupo das mães já me disseram que é normal e muitos bebes dormem assim. Sobre ter bonecos e essas coisas, sempre evitei e faz-me impressão as fraldas junto à cara, que tantos pais põe. O meu nunca quis nada perto da cara! Mas para mim a partir do momento que ele já escolhia a posição, também saberia sair dela e assim foi, não me preocupei com isso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes disso é não antes fidalgo... Rais parta ao corretor!

      Eliminar
  7. A minha filha, enquanto bebé, também dormia assim. Metia-me impressão, mas não me preocupava... Ela tinha a cabecita ligeiramente torta, mas passei a pô-la a dormir de lado para o lado da cabecita onde estava mais deformada e a situação lá se resolveu naturalmente.

    ResponderEliminar
  8. Bem, o meu tem 6 anos e tem dias que parece um contorcionista! LOL

    ResponderEliminar
  9. Minha mãe, enquanto fazia quimioterapia, ia ver se eu estava respirando. kkkk mãe!!!!!

    ResponderEliminar
  10. ...a minha filha de 17mesinhos adora dormir com uma almofada normal ja ha algum tempo e dorme muito bem e direitinha ..acordo mil vezes para a espreitar...���� Não sei o que faça...tiro ou deixo ficar?

    ResponderEliminar