11.23.2015

Lavar o cabelo?

Isto de sermos mães faz-nos repensar algumas coisas que nos foram "impostas" pelas nossas mães, pela cultura, pelos hábitos.

Eu tinha o hábito de lavar o cabelo todos os dias que, confesso, perdi com a licença de maternidade mais o ano que fiquei em casa. Acho que me fez bem ao cabelo lavá-lo menos frequentemente até. Agora já aguenta mais do que um dia sem parecer que me enfiei de fininho dentro de uma terrina de becel.

Com a Irene, no início, também lhe lavava o cabelo todos os dias. Ela sempre teve muito cabelo, como podem ver aqui em baixo:

Era o dia de aniversário dela, daí estar tão à Joana Paixão Brás, ok?

E, como suava muito e ficava a cheirar a bebé cozinho (cheiros que só nós, mães, adoramos), lavava-lhe o cabelinho, até para ela relaxar.

Agora já nem por isso: 

Está frio.

O cabelo demora mais a secar (tem muuuito cabelo) e o secador ainda não é amiguinho.

Ela arma birra com o chuveiro e com o champô.

E, sinceramente? Não precisa! Aguenta muito bem 3 ou 4 dias e, às vezes, até mais!

Não cheira mal? Tem bom aspecto? Deixo estar o cabelinho, mesmo tomando banho todos os dias.


O que fazem vocês com os vossos bebés cabeludos?

27 comentários:

  1. Aqui é dia sim dia não. O cabelo já não cheira tão bem ao segundo dia neste amoreco :)

    http://ourpicturingdays.blogspot.pt/?m=1

    ResponderEliminar
  2. Cá em casa é dia sim dia não. O cabelo dela é liso como o meu e do pai e mais que um dia sem lavar fica mt escorrido e com um cheiro estranho, pois ela transpira muito.

    ResponderEliminar
  3. Dia sim, dia não desde que começou o inverno. Mas seco com secador, que é amiguinho, graças a Deus. No verão lavava todos os dias.

    ResponderEliminar
  4. A minha babe tem 6 meses e uma peruca daquelas... Já dá para fazer puxinho! Adoro mesmo! Mas dá um trabalhão. Sempre lhe sequei o cabelo ao secador e ela fica super zen! Lavo dia sim dia não agora que começou a ir para a creche porque até ha pouco tempo andava diassss.... Acho que foi o sebo que o fez crescer tanto :-)

    ResponderEliminar
  5. Desde que ela nasceu que tenho essas duvidas, se devem tomar banho todos os dias, lavar o cabelo todos os dias, etc.
    Agora tem 15meses e já com cabelo, o chuveiro e o secador não são amigos, então lavo dia sim dia não durante a semana e ao fim de semana, muitas vezes, não lavo. Lavar o corpo é todos os dias.

    ResponderEliminar
  6. olá Joana, como mãe de uma cabeluda, sempre que toma banho lava o cabelo, no final tem uma sessão com o amigo secador, não gosta muito desta parte e por vezes até foge, mas ela é a primeira a molhar a cabeça, por isso, ficamos sem hipótese de decisão!

    ResponderEliminar
  7. A minha madame, com quase 24 meses :d (sou tão babada, piolha com quase dois anos hihihi) também o lava com um intervalo de 3/4 dias, ela não cheira mal lol
    Mas consegui que se habitua-se há muito tempo ao secador e hoje em dia já não há problema :)
    Quanto ao chuveiro isso é que ainda não é fácil, mas não há nada que uma mãe prática não resolva: não vai de chuveiro vai de tamaprwer ahahah um redondinho que havia lá por casa, de tamanho médio, digo-lhe para por a cabeça para trás e siga a molhar a cabeça :) Ela já gosta tanto que depois põe o tamparwer na cabeça a fazer de chapéu :ppppp

    ResponderEliminar
  8. Cá em casa o banho (corpo e cabelo) é dia sim dia não ou, muitas vezes, de 3 em 3 dias. A Sofia também tem muito cabelo, nasceu tipo índia, e sua muito. Mas o cheiro não é de todo incomodativo :)

    ResponderEliminar
  9. No máximo dia sim, dia não!
    Banho tem de ser todos os dias! Eles na creche ficam com um cheiro estranho, que também chega ao cabelinho...A minha tem quase carapinha loira, como a sua rica mãezinha!

    ResponderEliminar
  10. Olha lá por casa o gaiato de sete meses sempre teve muito cabelo e de vez em quando também salto a parte do cabelo, mesmo tomando banhoca todos os dias. Mas como tem cabelo liso, no segundo dia já tem de lavar. Tenho de lhe ensinar a ser amiguinho do secador, que do chuveiro ele não gosta nada....

    ResponderEliminar
  11. Pois eu tenho 2 (4 e 3 anos). E se a mais velha era tudo by the book (banho todos os dias, cabelo incluido), ao segundo - e com 2 bébés ao mesmo tempo -, esquece lá isso !! lava-se o cabelo de 2 em 2 dias ou às vezes até com mais intervalo, pelo menos no inverno (no verão é quase todos os dias) e depende de houve ginástica e do que se fez no dia (e o rapaz sua mais, pelo que lava mais). E banho ? depende também ! ps: note-se que com instruções da medica, ok ?! é que não é mesmo preciso todos os dias, sobretudo no inverno...

    ResponderEliminar
  12. A minha pequena (29 meses) lava dia sim dia não.
    Deixa lavar sem problemas e a seguir seca-se com o secador que também não estranha nada.

    ResponderEliminar
  13. Catia Valente10:44 da manhã

    Bom dia :)
    A minha filha também nasceu como uma cabeleira daquelas !! Quando era recem nascida tomava banho dia sim dia não .. :)
    Agora que tem quase 10 meses, durante o verão tomava banho todos os dias mas só lavava o cabelo todos os dias se tivesse sujo (comida, babas, vomitados..) caso contrário lavava dia sim dia não, agora que voltamos ao frio voltamos ao banho dia sim dia não, mas como anda sempre pelo chão há dias que tem que tomar banho.. :p
    Faço isso porque ela tem o cabelo muito parecido com o meu, quanto mais o lavo mais oleoso fica .. :p

    ResponderEliminar
  14. as minhas já têm 4 anos, já têm valentes cabeleiras. lavam a cabeça 3 vezes por semana, quando têm ginástica e quando têm piscina.

    ResponderEliminar
  15. Tal e qual! Tomam banho diariamente mas o cabelo só lavo quando vejo que precisam, quando transpiraram muito ou o sujaram... tanto pode ser 2 dias seguidos como 4 dias depois. E é um alívio para eles e para nós!

    ResponderEliminar
  16. Regra geral é dia sim dia não desde que nasceu mas lá vem um dia ou outro que deixo passar 2 dias. Não cheira mal nem fica com mau aspeto. Às vezes é mais pela comida seca que fica empastada :D

    ResponderEliminar
  17. Olá a todas. A minha estreia aqui, a comentar, porque a ler é sempre seguidinho. A minha pequenina é dia sim dia não, e só faz birra para colocar a água na cabeça.
    Já agora, queridas Joanas :) e que tal dicas para lavar os dentinhos? Eu confesso que a ultima tática foi comprar outra escova para ela e lavarmos os dentes, dela, à vez. Ela esfrega um bocadinho e a seguir esfrego eu, mas mesmo assim acho que já não surte muito efeito.
    Beijos a todas e muitos parabéns pelo blog fantástico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  18. Olá Joana! A minha filha fez ontem 5 meses e também nasceu com imenso cabelo :D toma banhinho todos os dias desde que nasceu, cabelo incluído. E já há cerca de 2 semanas que lhe seco o cabelo com o secador e ela adora, fica super quietinha.
    Quando passar a dar banho com o chuveiro não sei como será, só o vou fazer quando se sentar sozinha. Por enquanto ainda é na banheira em cima do trocador.
    Beijinhos para ti e para a Irene!

    ResponderEliminar
  19. Todos os dias na mais pequena que se baba muito e faz cafuné com as maos sujas de comida. A maior de 7 anos dia sim dia não.

    ResponderEliminar
  20. Por aqui, a piolha toma banho dia dia não, e por isso lava o cabelo dia sim dia não, e seco com o secador. No dia que nao toma banho, lavo-a com uma luva de banho, sem molhar o cabelo. No verão, normalmente toma todos os dias e lava o cabelo todos os dias, porque faz piscina na escolinha e porque transpira.

    ResponderEliminar
  21. O meu filho tem 15 meses. Esta em casa comigo por isso não se suja muito. Então banho no inverno so de 2 em 2 dias e muito rápido. O cabelo aguenta bem 4 dias. Como está em casa nunca cheira mal, ta mais dentro de casa com o frio. E tem imeeeennnso cabelo.

    ResponderEliminar
  22. Tenho um filho com 4 anos, anda no Jardim de Infância, lava todos os dias.
    Ao sábado fazemos gazeta!

    Mas ele esta saturado, leva a vida a perguntar se vai tomar banho, quando digo que não, porque é sábado ou porque já tomou ... :) fica todo contente!

    ResponderEliminar
  23. Tenho 2 filhos, um bebé e o outro com 5 anos. Os 2 só lavam o cabelo 1x por semana. O mais velho no verão é q tem de lavar mais vezes pq vem suado da escola :)

    ResponderEliminar
  24. A banhoca da Madalena (3 anos e meio) é todos os dias... o cabelo é quando é preciso.... no verão lava mais vezes porque transpira mais. Houve uma altura que era todos os dias... mas o banho começou a ser um martírio, com ela a dizer que não queria tomar banho, a fazer grandes birras e sem se perceber porquê... então começamos a "negociar" a lavagem do cabelo e a coisa começou a correr bem. :)
    O Francisco (6 meses) toma banho dia sim dia não, lavamos sempre o pouco cabelo que tem.

    ResponderEliminar