11.03.2015

Há um teste horrível que as grávidas têm de fazer!

Quer dizer, até há dois. Lembrei-me agora daquele teste da glicose que em que é mais difícil aguentar o vómito do que depois de um casamento bem regado. Tem de se engolir a pior mistela de sempre. Laranja ou limão? Limão, pensei eu, para não ser tão enjoativo. Hã hã. A sério que não encontraram ainda outra alternativa àquele teste? Acho que as grávidas só aguentam aquela nojeira cá dentro com medo de terem de repetir o teste.

Vamos a outro teste que me deixa lindas recordações (not).
No final da gravidez, temos de enfiar - enfiam-nos - um cotonete no pipi. E no rabiosque. 

"Uauuuu, grande coisa se depois vai passar o equivalente a um camião TIR de cotonetes pelo mesmo sítio no parto."

Não, mas a sério. Raios para o Estreptococus B. Aquela porcaria do teste é supostamente indolor, mas magoaram-me para caraças. Só para terem uma ideia, custou-me mais o teste do cotonete do que todos os toques na altura do parto. Não sei se apanhei uma enfermeira a dar para o brutamontes se o que foi, mas até chorei. Fiquei com aquela zona dorida durante não sei quantas horas.

Mais alguém com esta experiência? Ou foi tudo pacífico e eu tive azar (espero bem que sim)?

Para saberem mais sobre a necessidade deste teste: aqui.

40 comentários:

  1. Hummm... Da minha experiência a Joana teve azar... Em ambos! Nenhum deles me custou, mas acho que já ia tão preparada por ouvir dizer que era mesmo horrível que na hora o pensamento foi "é só isso?!"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Realmente a Joana não teve muita sorte. E também pensei isso sobre o teste da glicose. "É isto que é assim tão intragável?"

      Eliminar
  2. Nah, o do cotonete nao custou nadinha, foi mesmo culpa de quem lhe fez o teste.

    ResponderEliminar
  3. Resido no Luxemburgo há quase 4 anos. O meu primeiro filho nasceu em Lisboa onde fiz esses dois (mal)ditos testes. Agora desta segunda gravidez, já a residir aqui, apenas fiz o teste da glicose.. Cada vez que ia ao médico pensava (e o testezinho do cotonetezinho no rabinho??), mas nunca perguntei por ele, não fosse o Sr.Dr. dizer: "Ah pois, já me tinha esquecido"..

    ResponderEliminar
  4. O teste da glicose :X vomitei e tive que repetir! Acho que não quero um segundo filho por causa daquele teste!!!

    ResponderEliminar
  5. Acabei de ir levantar hoje os resultados desse teste: Negativo =D

    Não me custou a fazer, acho que tiveste mesmo azar! (se bem que aquele cotonete manhoso não devia ser-nos apresentado assim a seco)
    Já o da glicose custou um bocadinho, não tive direito a escolha e calhou-me o de limão, os primeiros 3 ou 4 golos até entrou bem, mas para o fim foi um sacrifício...

    ResponderEliminar
  6. tb apanhei uma brutinha.... sim senhor... so lhe desejei 500 mil hemorroidas para ela ter cuidadinho pra proxima!

    ResponderEliminar
  7. Só soube do teste do cotonete a meio da gravidez, não fazia a mínima ideia mas as minhas amigas resolveram contar me para não ter uma surpresa. Já me tinha preparado para a coisa quando a médica me mandou para o WC fazer a mim mesma por isso acabou por ser tranquilo. Eu apanhei de limão também é que coisinha mais ruim!!!

    ResponderEliminar
  8. Confesso que o líquido (com sabor a laranja) até nem era mau ou então a fome é que era tanta que fez com que nem fosse mau! Relativamente ao cotonete, acho que foi azar Joana, comigo correu tudo bem (tirando aquele silêncio gelado que ocorre durante o exame e ficamos sem saber muito bem o que é suposto fazer/dizer!)

    ResponderEliminar
  9. Tenho andado a pensar em engravidar outra vez (a pequena tem 10 meses. Too soon??) mas agora que me lembrou disso, acho que vou repensar a minha vidinha. Tive que fazer 3 vezes o teste do cotonete e custou-me menos o parto de ventosa ahah

    ResponderEliminar
  10. O do cotonete não custou nada. O da glicose é um horror, fiz no sábado. Na primeira gravidez vomitei ao fim de uma hora e tive que repetir, foi o pior da gravidez toda.

    ResponderEliminar
  11. Tal e qual. Infelizmente tive diabetes gestacional e acabei por ficar até hoje com intolerância à glicose, por isso ainda tive que fazer o teste depois do parto. :) Felizmente acontece a poucas grávidas. Normalmente a diabetes gestacional passa. A parte boa é que acabei por seguir uma dieta que me deixou com 50 quilos, e já os mantenho há muitos meses. Acabei por alterar a minha alimentação e seguir uma alimentação que é mais saudável. Claro que como coisas de que gosto de vez em quando senão ficava doidinha. Para quem tiver curiosidade deixo a minha dieta aqui: http://www.vinilepurpurina.com/2015/11/02/menu-para-uma-dieta-saudavel/
    Em relação ao teste do cotonete, também foi horrível mas acho que é por tinha uma hemorroida (que descobri na altura). Também pensei que fosse má vontade da rapariga que fazia os testes (porque eu tinha acabado de fazer uma reclamação no laboratório de análises) mas se calhar até nem foi por isso.

    ResponderEliminar
  12. Joana, em relação ao exame da glicose, acho que varia muito de pessoa para pessoa. A mim não me custou nada, quer dizer... não foi agradável beber aquilo e bebi com dificuldade, mas não tão intragável assim, ao ponto de pensar "era isto que era assim tão intragável?". Não se o facto de ir a espera do pior consegui suportar melhor.
    Em relação ao do exame dos streptococos foi mais do que azar, foi uma brutalidade aquilo que lhe devem ter feito. Até porque o exame é algo tão simples... é apenas umas raspagem, não é uma ecografia com sonda ao rabinho!!! A enfermeira que lhe fez foi muito mazinha consigo e acho que como uma senhora escreveu aqui acho que ela merecia ai umas hemorroidas quaisquer só para ver se aprende... Isto porque se foi mais doloroso que o toque na altura do parto então era uma carniceira e não uma enfermeira... credo!!!! Só de pensar no quanto me doeu esse toque no parto... alias, no meu caso que durante boa parte do tempo que estive no hospital nunca tive grandes dores das contracções, a única coisa que me levou a aceitar a epidural que à horas andavam a tentar dar-me foi exactamente depois do 2º toque da médica. Só pensava "se isto vai ser sempre assim então venha ela".

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. O do cotonete não me custou, já o da glicose dispenso de boa vontade. Fiz dois na primeira gravidez e já fiz agora na segunda (e provavelmente terei de fazer novamente). A minha mãe diz que na minha gravidez (tenho 31 anos), mandavam ir ao café comer o bolo com mais creme que houvesse e beber um galão com muito açúcar. Isso sim é um teste como deve ser! Os laboratórios deviam ter umas bolas de Berlim standardizadas para fazer o teste da glicose às grávidas!

    ResponderEliminar
  14. Não foi na gravidez porque tive que fazer uma cesariana, mas já fiz também esse teste e também me doeu bastante... Foi o dia todo a vir lágrimas aos olhos quando fazia xixi...

    ResponderEliminar
  15. O teste do cotonete foi fácil, não senti praticamente nada. Agora o da glicose... Eu que passei a gravidez TODA cheia de enjoos e vómitos (até à véspera do parto!) foi horrível fazer esse teste! Vomitei, pois claro! E tive de o repetir... É o que me custou não vomitar. Credo... Só de me lembrar fico enjoada.

    ResponderEliminar
  16. O teste do cotonete não custou, embora seja incómodo por sabermos o que estão a fazer. Já o da glicose.....fiz 3 vezes, os 2 sabores, deitada, sentada, acompanhada, sozinha e vomitei das 3 :( à conta disso andei 1 mês a picar o dedo 4 vezes ao dia e 15 dias em dieta para diabetes gestacional pois podia estar com diabetes sem conseguir fazer o teste...bem já passou.

    ResponderEliminar
  17. Teste do cotonete??? Aqui bem França isso não se faz!!! Pelo menos eu não fiz, nem nenhuma das minhas amigas que tambem já foram mamãs!! Obda glicose nao me custou nada... aquela coisa foi facil de beber e de aguentar sem vomitos, o que custou foi a seca que apanhei em estar ali à espera 2horas numa sala e a brutamontes da enfermeira que me tirou sangue a segunda vez até fiquei com uma nódoa negra

    ResponderEliminar
  18. Joana, estou contigo. O do cotonete doeu e n foi pouco. A medica bem que podia ter avisado que ia enfiar o cotonete. Qd cheguei a casa ate um pouco de sangue tinha na queca. E fazer xixi nas vezes seguintes... ui ui...pensei seriamente voltar la e reclamar.
    Fiz o exame na mesma altura do da glicose. Mas este nem foi tao mau assim.

    ResponderEliminar
  19. Estou gravida quase a chegar ao fim... Apresentei logo resistência à insulina pelo que não tive de beber a mixórdia, mas algumas semanas depois do parto vou ter de beber :p e sinceramente sei (sou enfermeira) que me devo esgromitar toda... O sacana do estreptococcus não custou assim muito, mas também ia com a ideia que ia correr mal...

    ResponderEliminar
  20. No rabinho? Sei que a médica andou com um cotonete mas penso que foi só no pipi... Fogo! Agora fiquei com muitas dúvidas. Será que ela andou para lá a mexer e eu não senti?! :) ou...espera... Tinha cesariana marcada. Será que me safei por causa disso?

    ResponderEliminar
  21. Eu não fiz teste nenhum do cotonete.... E fui mãe no ano passado, aqui em Portugal.... ou não terei sequer sentido?! ahahahahah

    ResponderEliminar
  22. O teste do cotonete não me custou nada :) já o da glicose na primeira gravidez acho que só não vomitei por saber que teria que repetir outra vez...intragável! Da segunda gravidez a enfermeira aconselhou a beber o que estava frio (e não o que estava à temperatura ambiente) e posso dizer que em menos de um minuto estava tudo no bucho :))) beijinhos para as duas

    ResponderEliminar
  23. Isabel Carvalho12:43 da manhã

    Engraçado que eu escolhi o de limão justamente pela mesma razão que a Joana: pode ser que seja menos enjoativo... yeah right!
    O teste do cotonete por acaso nao me custou, foi super rapido e quando dei por ela o medico já me estava a pedir para me vestir :o

    ResponderEliminar
  24. Aqui nao fiz nenhum deles.... Tirava sangue em todas as consultas, pesavam-me, mediam a barriga, e apalpavam a barriga para ir vendo as posicoes das bebes.... Contra o fim das gravidezes ja comecam a medir dilatacoes... Mas nada que me queixar, tive sorte com todas as parteiras que tive e enfermeiras tambem, o medico que viu os resultados da minha ecografia, na segunda gravidez, esse sim foi parvinho, porque a 10 dias da data prevista do parto a bebe ja estava com 4,200 kg e ele nao me quis enduzir parto... diz ele que era n aboa parir uma cria de 5 kg..... gostava de o ver a ele gostava.....

    ResponderEliminar
  25. Ahahahaha,epah acho que tiveste muito azar. Quanto ao da glicose, pois que aquilo saboroso não é, mas custou-me mais aguentar as duas horas seguintes sem comer (estava mesmo a perder a concentração e tudo) do que beber o líquido. Até me lembro de pensar: É isto de que toda a gente se queixa?
    Já o do cotonete, fiz a mim mesma, mas a verdade é que a enfermeira que to fez foi uma bárbara pah! Aquilo é só passar não é entrar à bruta e escarafunchar. Não é suposto doer nada! Coitada de ti! :(
    Ah, e não é para haver cá invejas, mas o meu médico, um doce, meiguinho meiguinho, nunca me fez nenhum toque doloroso. Nem na altura da indução, nem na altura do parto. Dói um pouco sim, mas nunca mais do que isso. Acho que tive sorte com o médico!

    ResponderEliminar
  26. Eu fiz os dois testes, não me custaram nadinha, o da glicose devo dizer que até gostei da mistela :p o do cotonete é um bocadinho incomodo mas não doeu! O que me custou horrores, mais do que o próprio parto, foram os toques, isso sim foi horrível! Até subia pela cadeira, mas tb acho que foi o médico que foi mauzinho, ele queria que o bebé nascesse naquela semana e então forçou um bocado!

    ResponderEliminar
  27. Nas duas primeiras gravidezes não tive dificuldade em fazer o teste da glicose. Já na gravidez dos gémeos nem sei como é que não vomitei. Ainda por cima a médica enganou-se e mandou-me fazer o teste logo no primeiro trimester, depois repeti no Segundo e no terceiro por ser garvidez gemelar. Ninguém merece fazer aquilo três vezes em sete meses ( tempo que durou a minha gravidez)
    ´Quanto ao teste do cotonete nunca dei por ele. Deve ter tido muito azar.

    ResponderEliminar
  28. O liquido sabia a... coca cola sem gás! É verdade, não me custou nada beber... o pior foi depois. Quase desmaiava.
    O do cotonete não me doeu nada... a enfermeira era estagiária e morri de medo mas a rapariga foi muito cuidadosa!

    ResponderEliminar
  29. O da glicose foi horrível, levei a sogrinha comigo pra me dar apoio moral, senão tinha-me vomitado toda. E nem tive cá direito a limão ou laranja, foi mesmo uma quantidade astronómica de açucar dentro de um copo, misturado com umas gotas de agua. Foi horrível, horrível, horrível. O do cotonete foi indolor, mas mega constrangedor - ainda por cima foi um homem a fazer. Acho q tiveste azar, joaninha...

    ResponderEliminar
  30. O teste da glicose fi-lo sem stress. A bebida é má mas aguenta-se.

    Já o teste do cotonete custou-me um pouco, sim, e fiquei com essa "impressão" durante várias horas. A médica que o fez (calhou-me uma médica) não era nada meiga...

    ResponderEliminar
  31. Não sabia do teste da cotonete até que a enfermeira me mandou baixar as calças...
    O da glicose ainda hoje só de pensar nisso me dá vómitos e passa-me qualquer ideia de procriar... é o meu melhor anticoncepcional!

    ResponderEliminar
  32. Acho que foi muito azar! O teste da glicose é chato mas bebi sem problemas. Custou-me mais estar lá quase 3h do que beber. Em relação ao teste do cotonete, só fiz no pipi e só me fez um pouco de impressão na altura. É mais o desconforto de estar ali de perna aberta para um desconhecido, que não permite uma pessoa estar completamente relaxada, que outra coisa! :D

    ResponderEliminar
  33. Olha o cotonete a médica mandou-me fazê-lo eu. Fiz e deu positivo por isso devo ter feito bem, mas claro que como fui eu a fazer a mim mesma não me magoei. Já AS CENTENAS de toques que me fizeram doeram mais que o parto, felizmente só demoram uns segundos senão tinha desfalecido!
    O teste da glicose fi-lo duas vezes pq a médica do centro de saúde mandou-me fazê-lo cedo demais. O líquido não é nada de bom mas o pior foi estar aquelas horinhas todas sem nada no bucho, o que me fez sentir mais enjoada que um perú.

    ResponderEliminar
  34. Hoje, fiz pela segunda vez esse teste da glicose. Sempre me disseram horrores ! Mas gostei das duas vezes!! É ótimo, é de limão e super docinho ��

    ResponderEliminar
  35. O da glicose nem fiz....o do cotonete é mutio desgradavel, especialmente quanse somos apanhadas de surpresa, BAHH.....mas não doi nada, é só mesmo encostar o cotonete no rabo......Essa enfermeira devia ser mesmo muito bruta!!!!

    ResponderEliminar
  36. Ah ah ah! Curiosamente fiz o do cotonete hoje! Havia uma amiga minha que me tinha falado nisso mas nem liguei muito na altura, pensei: "é só mais um exame de tantos outros que temos de fazer nesta altura", mas a minha médica é uma querida e como me tem andado a ver se o colo do útero já está molinho eu quase nem tive tempo para panicar, foi do género, pegou no cotonete e truflas! (Enquanto foi dizendo: dá-me licença? ) :) felizmente não me magoou nada e lembro-me de pensar: "ah, então este é que é o tal exame...".
    Quanto à glicose confesso que ía tão assustada com tudo o que ouvi dizer que não me custou muito. Ok, não é um passeio na praia mas felizmente para mim também não foi nada de extraordinário!

    ResponderEliminar
  37. Ah ah ah! Curiosamente fiz o do cotonete hoje! Havia uma amiga minha que me tinha falado nisso mas nem liguei muito na altura, pensei: "é só mais um exame de tantos outros que temos de fazer nesta altura", mas a minha médica é uma querida e como me tem andado a ver se o colo do útero já está molinho eu quase nem tive tempo para panicar, foi do género, pegou no cotonete e truflas! (Enquanto foi dizendo: dá-me licença? ) :) felizmente não me magoou nada e lembro-me de pensar: "ah, então este é que é o tal exame...".
    Quanto à glicose confesso que ía tão assustada com tudo o que ouvi dizer que não me custou muito. Ok, não é um passeio na praia mas felizmente para mim também não foi nada de extraordinário!

    ResponderEliminar
  38. Bem andaba aqui eu a pesquisar se alguem tinha feito o teste do cotonete e se tinha doido e encontrei este texto. A mim aconteceu-me tal e qual. Doeu me para caraças. Nem xixi quase consigo fazer.

    ResponderEliminar
  39. Eu também encontrei agora mesmo este post. Porque acabei de chegar do hospital onde fiz o exame do cotonete e estava à espera que não custasse nada, as minhas amigas tinham todas dito que seria indolor. Ora não sei se a médica foi bruta ou se achou que tinha de raspar mais mas doeu-me imenso e queixei-me no momento. Ela não pareceu preocupada. Depois para fazer xixi ardeu e agora fui novamente e doeu imenso e até sangue saiu. Deve ter-me feito uma ferida qualquer... honestamente ate me apetece ir lá refilar.
    O exame da glicose não me custou quase nada, é verdade que é penoso por ser tão demorado mas escolhi o de sabor a laranja, a enfermeira tirou de uma espécie de frigirífico e aconselhou a beber enquanto estava frio porque custava menos. Bebi num instante e quase nem dei por ela!

    ResponderEliminar