11.29.2015

Garanto-vos, é o melhor pequeno-almoço do mundo!




É que é mesmo.

Já decidi. Vou levar isto muito, muito a sério. Já chega de desculpas e de encher o estômago da miúda com papas de compra cheias de açúcar. Tentávamos ir variando nos pequenos-almoços, entre papa, iogurte, pão de cereais com manteiga de amendoim ou queijo, mas não estávamos a conseguir. Muito menos a dar o nosso melhor. 


Querem umas dicas saudáveis? Zero açúcar adicionado?

Ainda por cima fáceis de fazer? Até podem preparar na véspera, se tiverem daquelas manhãs de correria e loucura como se estivessem nos Fuzileiros a serem acordados pelos sargentos aos berros. 


Vamos a isso. 

A Catarina Beato, que tem um novo projecto chamado Papas-Real, partilhou várias receitas connosco, - a Isabel adorou e só pedia "papa, papa" - e eu agora quero partilhar convosco. Já tinha feito várias vezes papas de aveia simples, mas esta nunca:





Papas de Aveia com Cenoura

ingredientes (faço sempre o dobro, para mim e para a Isabel, só não dobro a cenoura):
2 colheres de sopa de flocos de aveia
1 cenoura pequena ralada
2 tâmaras raladas (as melhores são as medjool)
200 ml de leite de amêndoa (ou outro vegetal, a gosto)
canela a gosto
bakenola, sementes (opcional)

- Levar a um tachinho, deixar ferver durante 10 minutos, deixar em lume brando e ir mexendo (tenho robot de cozinha e faço tudo por lá).

- Deixar arrefecer um pouco, junte mais canela, nozes (não ponho na taça da Isabel) e um pouco de iogurte grego natural. 

- Já que estamos numa época natalícia, a Catarina deu-nos a dica de acrescentar uns bagos de romã e uma folha de hortelã e ficou perfeito.

Não estão bem a ver. A primeira vez que fiz, a Isabel até chorava sôfrega a pedir mais papa. Comeu a dela e a minha. Fiquei mesmo feliz por ter cá em casa uma fã de comida saudável! Hehe

Depois, para quem não for muito fã de papa (o David dispensa, por ter uma consistência mais pegajosa), sugiro isto:




Overnight Oats

ingredientes
2 colheres de sopa de flocos de aveia
iogurte grego natural
frutos vermelhos (ou a fruta que quiserem)
1 colher de bakenola (simples, de cacau, de beterraba...)
sementes de chia, linhaça (o que mais gostarem. ou nada)
mel (opcional)

- Colocar os flocos de aveia no fundo de um frasco, com o iogurte, a fruta, voltar a pôr iogurte (a ideia é fazerem camadas), mel (se forem como eu, gulosas, mas nem é preciso) e a bakenola (simples, de cacau, de beterraba....) e/ou sementes.

- Há quem humedeça os flocos de aveia com chá/ leite vegetal/ sumo de laranja. Eu não sinto necessidade, mas para o David pus duas colheres de sumo de laranja.

- Fechar o frasco. Deixar umas horas no frigorífico ou durante a noite. Há quem faça na hora, por gostar de sentir a aveia mais inteira e a fruta mais fresca. É como queiram :) Dá para levar para o pequeno-almoço, para levarem para o trabalho, para o lanche...



Esta fiz hoje para o David, com manga, banana, framboesas e romã. Comeu nem em 4 minutos. Ficaram convencidas?


Se tiverem receitas para a troca, serão bem-vindas!

4 comentários:

  1. o meu pequeno-almoço é quase sempre papa de aveia porque não me dou bem com pão e trigo no geral. Antes fazia essa técnica do 'overnight' mas agora já nem isso. Deito água (o leite também me faz mal) a ferver por cima dos flocos e deixo hidratar enquanto me vou vestindo e tratando do miúdo. Depois junto fruta fresca, frutos secos ou sementes e iogurte (no Verão). Fica óptimo.

    Mas vou experimentar fazer essa cozinhada com a cenoura na minha slow-sooker. Deixo durante a noite e está pronta a comer de manhã. Com cenoura nunca experimentei, tenho comido sempre com fruta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. aproveitando o post e sem nada a ver... mio tem receitas para a slowcooker? tenho uma que uso bastante mas quase sempre com receitas de frango que vou encontrando no pintrest. queria experimentar outras coisas mas quase smp as receitas pedem ingredientes que por cá nao se usa. e ja agora como faz as papas de aveia na slowcooker?

      Eliminar
  2. Olá Joana

    Por aqui também tem sido o meu pequeno almoço, e o de hoje foi assim:

    - 200 ml leite (costuma ser de amêndoas que acho que deixa as papas óptimas, mas teve de ser de vaca que o outro acabou eheheh)
    - 3 colheres de sopa de aveia
    - maça ralada
    - pau de canela
    - raspa de limão

    isto tudo numa panela e levar ao lume até ficar com a consistência desejada

    Para "montar":

    a papa,depois coloco uma linha de manteiga de amendoim (mit.frutosecos), de um lado coloco framboesas e do outro canela em pó...

    Se quiseres um pouco mais docinho deitas um pouco de xarope de acer por cima e voilá...

    beijinhos

    PS- o homem aqui de casa também prefere as com iogurte e frias ahahahaha

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana
    Ca em casa também se come iogurte com fruta natural e aveia as crianças com Grândola pronta mas temos de começar a fazê-la em casa. Da para algum tempo e é fácil. Mas ao fim de semana quando há mais tempo faço panquecas de aveia e os miúdos também adoram
    E são super saudáveis uso óleo de coco para cozinhar e para as panquecas aveia, banana, ovo, leite coco ou outro
    E fica uma delícia. Por vezes meto umas sementes lá no meio.

    ResponderEliminar