4.11.2016

Fazes tu e... e...!


Sempre que tenho capacidade para tal, tento que seja a Irene a fazer as coisas dela. Já vos contei que a deixo - dentro de alguns limites - escolher a roupa dela, mas ando a tentar alargar o círculo. Há um que ainda ontem me apercebi que continuo muito Nazi: deixá-la comer sozinha. 


Ela come a fruta sozinha, mas o resto confesso que ainda me deixa com calores. Ver tudo a acontecer demasiado devagar e saber que existe só um pequeno intervalo de tempo em que ela está disposta a comer, dá-me urticária. 


Além disso, sopas e arrozes e afins... Ui! Se tivesse um cão, acreditem que já tinha deixado que ela chafurdasse que nem louca, mas assim... faz-me confusão!

Sei que a miúda já devia ter tido liberdade para comer sozinha e que, se assim fosse, por esta altura, já tinha a perícia para comer arroz chao-chao com pauzinhos melhor que eu, mas nunca nenhum jantar me parece a melhor altura para ter que assistir ao espectáculo e ainda ter que apanhar as canas a seguir.  

Como diz uma amiga e bem: "fazes bem, ela depois aprende na creche e as professoras que lidem com isso". Ahah 

De resto, ando a dar o meu melhor para que ela se sinta crescida e responsável pelas suas coisas. Como puderam ver acima, desta vez foi o creminho pelo corpo todo. Estava menos frio que o costume, pus uma toalhinha no chão e enchi-lhe o corpinho de creme. Depois tinha só de espalhar as bolinhas...

Acho que se vê pela cara a vaidade e o orgulho.

Tenho de ganhar coragem para a comida...


*Quando a Irene era mais nova, fiz imensas vezes experiências blw e adorei, mas sopa e arroz não são mesmo a minha ideia de um jantar bem passado... ;)

25 comentários:

  1. Eu arrisco... Aliás ela não me deixa de outra forma... Tem ano e meio e até sopa come sozinha...

    ResponderEliminar
  2. Joana, faz como eu, deixa-a comer os iogurtes sozinha. No início mexia-me com os nervos mas agora ele já come perfeitamente e a um ritmo aceitável! O meu filhote é da idade da Irene. Já come iogurtes e boiões de fruta sozinho, sopa não deixo que me irrita (haha) e o prato principal também come porque o ponho a comer ao mesmo tempo que a restante família. Só te vai enervar nas primeiras vezes, depois eles tornam-se mais limpos! Ajudou-me não o sentar mais na cadeira da papa, ele senta-se connosco à mesa no assento elevatório (tenho um da Chicco)! :)

    ResponderEliminar
  3. Tirando a sopa, a minha Joaninha sempre comeu tudo sozinha, primeiro com as mãos, agora com os talheres, mas era ela que tinha ainiciativa ;) A rapariga é desenrascada ;)

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. A cachopa lá como sozinha quando tiver que comer...essa mania de querer acelerar as coisas...detesto ver os miúdos a comer com as mãos tipo garotos das cavernas que mania a nossa de querem que sejam desenrascados são bebés pelo amor de deus vão ter tempo de fazerem as coisas sozinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Têm dois anos. Comem com colher e não se preocupe que não parecem garotos das cavernas... a sério com dois anos comer sozinho não é assim uma coisa super avançada. É lento? Yup...

      Eliminar
    2. comer com as mãos faz parte de uma boa relação com a comida. é com as mãos que descobrem todos os objetos e exploram o mundo à sua volta, e a comida não é exceção. não vejo mal nenhum em que não queira que o seu filho coma com as mãos (cada um sabe de si), mas deixá-los comer sozinhos não é acelerar nada. aliás pelo contrário. não os deixar comer sozinhos é o mesmo que dizer que não podem andar com 12 meses porque como ainda não sabem andar bem, vão cair..

      Eliminar
    3. Exacto... obrigada.

      Eliminar
  6. Pot aqui 13M e já vai comendo sozinha .... Quanto maiores mais snsibilidade de movimentos tem e menos estragos :) podes sempre plastificar uma peça da casa e ela come a vontade :) eu ainda pondero comprar um mega plástico para meter no chão da cozinha!

    ResponderEliminar
  7. Não concordo nada que na escola é que aturem a aprendizagem de comer sozinha, nem parece seu JG!
    a minha tem 19 meses e desde os 13 que QUER comer sozinha. Com o passar dos dias a sujidade é menor e qualquer aspirador apanha tudo rapidamente.
    A sopa sou eu que dou, o segundo prato come connosco a mesa. E a fruta também. Quando quero que se despache uma colher para ela e outra para mim.
    Come perfeitamente de colher e garfo. Tudo.

    ResponderEliminar
  8. "fazes bem, ela depois aprende na creche e as professoras que lidem com isso".

    A sério!??!?!? Mesmo!??!?!!?

    ResponderEliminar
  9. A minha come tudo sozinha, exceto a sopa porque se não ela acaba por esquecer-se ahahah... O 2ª prato ela começa e muitas vezes eu termino, mas não insisto porque se ela não come mais é porque não tem mais fome.
    E quanto à sugestão da tua amiga... Really?! Não faças isso! Cada um tem a sua tarefa e a da educadora não é essa... ;)
    A tua filha está linda!

    ResponderEliminar
  10. Ainda que nos dê jeito sermos nós a dar a comida.. Depois perde-se a janela de oportunidade dessa aprendizagem e é ver as criancinhas com 4 anos que ainda lhes dão a sopinha à boca.. O meu tem 19 meses e até a sopa o deixo comer. Claro que há alguns dias em que sou eu que dou :)

    ResponderEliminar
  11. Não sejam chatas, era uma piada ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas só vocês é que as podem fazer, certo?

      Eliminar
    2. Ehhh má disposição ;) <3

      Eliminar
  12. O meu começou, por iniciativa própria, a comer sozinho com colher com 18 meses também 😁. Pela minha experiência no infantário piora: eles vêem que os meninos do lado comem com as mãos e depois começa o jogo da imitação 😛 Mas lá está, eu tenho um "cão-spirador" 😀

    ResponderEliminar
  13. Ora bolas, estudei para educadora e entendi perfeitamente a piada. Sou mãe e sim, agora penso "ainda bem que a Carolina deve passar a transição da fralda na creche". Não é diminuir quem lá trabalha, mas aceitar essa bela ajuda :) :) Vá, sejamos mais leves!

    ResponderEliminar
  14. Acho a piada acerca da educadora lidar com isso realmente ofensiva. Já pensou que a sua filha será mais uma no meio de 15, 20, 30 crianças? Vocês tanto querem ser umas modernaças, um exemplo de mães que caem no ridículo. Delegar o papel de mãe na escola é realmente o mais estúpido que pode fazer. Seja para tirar a fralda, aprender a dizer desculpa e obrigada, para aprender a comer sem ajuda, ou para o que quer que seja, têm que estar primeiro os pais. A creche é só um complemento. E antes de dar hipótese à sua filha para escolher o que vestir, preocupe-se primeiro em deixá-la comer só. Realmente são prioridades... ter um filho dá muito trabalho, não dá?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ia escrever:
      "Gama, estas lixada! Vais levar com o sindicato das educadoras. E olha que eu sou educadora!"
      Desculpa, mas já não fui a tempo! Ahahahah

      Eliminar
    2. Aviso à navegação: apaguei todos os comentários que aqui estavam em cadeia com ofensas entre leitoras e trocas de palavras pouco construtivas (palavrões e afins) e apelo, mais uma vez, à calma. Obrigada!

      Eliminar
    3. eu acho que não ofendi ninguém no meu comentário :) mas acho que fizeram bem em apagar, mesmo o meu ;)

      Eliminar
  15. Realmente isto andava MT calmo ahah OMG stressem com os políticos deste país, saiam à rua e gritem palavras de ordem! Mãesss deste país não sejam ttão críticas!! Somos todas imperfeitas na nossa perfeição! Ou vice versa! Joana por aqui há dias e agora é ela que pede para comer sozinha! Eles dao os sinais qd estão prontos!

    ResponderEliminar
  16. Fui uma das pessoas que ofendi e peço desde já desculpa por isso. Não costumo ser assim é por não sinto orgulho no que escrevo. Obviamente que não queria ofender ninguém em particular mas apenas estava bastante descontente é farta de mães que se acham superiores às outras e aproveitam qualquer coisa(até dita a brincar) para ofender as outras. Concordo com a Inês M somos todas imperfeitas e devíamos de começar a ser mais solidárias.Sandra Gonçalves

    ResponderEliminar