4.26.2016

Esqueçam tudo o que disse antes, por favor!

É como me sinto agora. Estou doente desde sexta-feira. Veio a instalar-se devagarinho em mim algo que inicialmente julguei ser uma crise alérgica e agora que tenho a certeza que será algo pior. Mesmo assim, mãe que sou, tentei fazer a minha vida (a nossa) como se nada se passasse e a Irene foi à aula de música, à praia, à festa da Luísa da Joana Paixão Brás, tudo. 

Sábado à noite a Irene já tinha uma ranhoca pequenina a fazer das suas, mas decidi ignorar porque as "alergias" não se pegam, blá blá. Ontem já tive que inclinar o colchão para ela conseguir dormir alguma coisa sem se engasgar com o que anda a passar nas vias respiratórias. 


Irene a mamar constipadita (ou lá o que é)

Se já no dia a dia nos sentimos cansadas, exaustas, exauridas por temos a vida de uma "mulher" normal e ainda lhe acrescentamos o outro full-time que é ser mãe, nestas alturas em que estamos doentes e a nossa filha também, os outros dias parecem peanuts. 

Relativizar. 

Mezinhas para além de soro e de levantar a cabeceira, são bem-vindas para a Irene sofrer menos com a ranhoca constante. ;)


16 comentários:

  1. Ahhh..., as melhoras às duas!
    hortelapimentaoblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Arranja eucalipto e coloca numa panela com água quente.
    Para além de fazer bem, a casa até fica com cheirinho a eucalipto...
    E então? Há anónimos que até são bonzinhos, não é verdade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os meus pais usavam essa técnica, dizem que fazia maravilhas.. Quando iam a nossa cama estava tudo cheio de ranho na almofada (e os filhos a respirar lindamente!). Dito isto, qdo perguntei ao pediatra ele não recomendou.. Algo sobre as substâncias que desentopem poderem irritar as mucosas e causar faltas de ar.. Entretanto fui ver e o vicks, que se usava muito tb qdo era criança mudou a bula e já só recomenda usar-se em crianças com mais de 3 anos.. Fico sempre na dúvida, mas para já preferi evitar tanto o eucalipto como o vicks..

      Eliminar
    2. Também ouvi falar do mal que o vicks pode fazer... sei lá!! Nunca usei na minha filha. Por outro lado, sempre que estou com o nariz entupido ponho um pouquinho à entrada do nariz para poder dormir melhor. Resulta e até hoje não tive nenhum problema. Mas na minha filha tenho receio.
      Quanto ao eucalipto, penso que não deve fazer mal.Não se coloca directamente no corpo nem se faz vaporizações com ele, apenas se coloca a panela em cima de uma cómoda e deixa-se lá a noite inteira. É preciso é ter cuidado com a panela... isso sim!!!

      Eliminar
  3. Soro hipertonico (ou mesmo água do mar ;)), muita paciência.. Uso neo sinefrina em caso de sos extremo, quando ele não consegue mesmo respirar.. Infelizmente o meu filho anda sempre com ranhocas, já nem ligo muito.. É preciso mesmo estar muito mal para o medicar. Regra geral espero que passe.. As melhoras para as duas!!

    ResponderEliminar
  4. Se há tosse, cebola no quarto! ;)
    Limpeza nasal com água do mar! A ranhoca vai bem mais rápido embora!;)

    ResponderEliminar
  5. Sinesoterapia! uma limpeza feita por um técnico especializado só com soro fisiológico. Tira lhes os ranho todo e ainda o que anda para cima e para baixo e que se pode alojar na garganta, ouvidos... as melhoras para Mae e Filha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cuidado com o que se escreve sem se ter certeza sinesotetapia não existe e muito menos e o que descreveu, o que existe e cinesitetapia respiratória, que não envolve soro nenhum, não e mais que uma ginástica respiratória, feita por profissionais, e que pretende expelr secreções mais profundas, não se aplica a secreções das vias aéreas superiores, que e o que acontece na maioria das vezes, para que está técnica se aplique e preciso que a pessoa apresente, pieira, farfalheira...sintomas de que as secreções estão alojadas no pulmão e são mais difíceis de expelir.

      Eliminar
  6. Ah, bem vinda ao meu mundo desde que o meu pequenino entrou na creche. Este inverno tem sido um fartote de ranhos, tosses, bronquiolites e gastroenterites... E tudo o que ele traz da creche pega à mãe e ao pai que de setembro a abril já apanharam constipações que davam para um país inteiro!

    ResponderEliminar
  7. Cebola! A cebola ajuda a limpar as vias respiratórias. Não acreditava até que experimentei e o meu filho nessa noite já dormiu melhor. Basta uma metade de uma cebola, descascada, colocas no quarto (na mesinha de cabeceira, por baixo do berço... convém que esteja relativamente perto) e vai ajudar. Quanto ao eucalipto, o pediatra desaconselhou porque pode ser irritante. :)

    As melhoras!

    ResponderEliminar
  8. Tal como a Diana Mora Moraes, quando está com tosse, coloco uma cebola cortada ao meio junto ao berço. É remédio santo!

    ResponderEliminar
  9. uma cebola cortada na mesinha de cabeceira. é milagroso!!

    ResponderEliminar
  10. Joana, o meu bebé esteve doente mais de um mês, assim com uma constipação que teimava em não passar. Ele está quase a fazer 6 meses. Isto foi aos 4 meses e durou agora até meados de Abril... Foi terrível. Completamente obstruído, muita tosse, ataques de tosse à noite que o deixavam completamente enervado. As noites... nem vamos comentar... Pegou-me a mim. Curei-me. Pegou-me outra vez. É horrível... Tê-los doentes e nós também não estarmos bem... Também com tosse, com nariz entupido, dores no corpo, uns episódios febris... Também pegou ao pai... Foi um mês para esquecer... Um filme de terror. Fiz isso tudo: levantar a cabeceira, soro, muito soro. Quando estava mais obstruído, à noite, aplicava neo-sinefrina. O Pediatra mandava diluir com soro (metade soro, metade neo-sinefrina). Ajuda. Mas só podíamos aplicar 5 dias seguidos, uma gota em cada narina... O que ajudou foi ir com ele à Osteopata. Ela lá lhe fez umas massagens, ausculta para ver como andam aquelas secreções todas, vapores e isto ao fim de 2 tratamentos, foi o que resultou... andávamos desesperados... Nem quero pensar qd vier a gastroenterite cá para casa e apanharmos todos... nem quero pensar... :'(

    ResponderEliminar
  11. Ir ao médico

    ResponderEliminar
  12. Há um produto que se vende no celeiro, semelhante ao Vicks, mas natural. Muito bom para aplicar no peito, costas e eu coloco também na planta dos pés. Remédio santo...

    ResponderEliminar
  13. Sei que não é simpático, e eles normalmente, não gostam muito... mas, aspirar o nariz é uma forma de ajudar a eliminar a ranhoca evitando que evolua para uma otite.
    Osteopatia diz que na maioria das vezes não é recomendado.

    Uma amiga minha falou-me de um Homeopata, se não estou enganada, no Estoril que é muito bom e ajudou os filhos de uma amiga minha que tinham muitas vezes alergias e constipações. Se quiseres posso tentar saber o nome dele.

    ResponderEliminar