6.28.2015

O que nos dizem que vai acontecer quando temos um bebé e o que é verdade.

Não vale a pena dizer que as pessoas falam demais quando sabem que estamos a planear ter um bebé, quando estamos grávidas ou quando estamos a parir ou quando já temos o bebé em casa. As pessoas falam demais no geral e nós também somos essas pessoas. 

No início enervava-me imenso que as pessoas me dissessem "aproveita para dormir" e "olha que passa muito rápido" e agora sou uma dessas pessoas. Oh well. Vamos lá ver se ajudamos as nossas futuras-mamãs e futuras-futuras-mamãs aqui com uma listinha do que dizem e do que realmente acontece. Eu começo!



# - Aproveita agora para dormir!!

- Calma, nem todos os bebés dormem mal e porcamente. Há bebés que, desde sempre, dormem mais de 10 horas seguidas ao ponto de deixarem as mães em pânico por não saberem se está tudo bem com eles. Há bebés que dormem muito. Há bebés que dormem pouco. Há bebés que acordam muito. Não sabemos que tipo de bebé vai calhar na rifa, mas pode ser que corra tudo pelo melhor. Agora, o mau sono começa normalmente na fase final da gravidez (no início também para quem sofra muito de enjoos e azias e afins - há grávidas que até têm de dormir sentadas para conseguir dormir). A verdade é que nunca mais teremos liberdade para dormir as horas que quisermos sem sermos interrompidas. Pelo menos até eles têm pêlos púbicos, digo. Depois também não dormirmos porque foram sair à noite. Bom, se calhar as pessoas até têm razão neste. APROVEITA PARA DORMIR!



# - Aproveita que passa num instante!!

- E é mesmo verdade! Passa muito rápido. O tempo, já por si, passa rápido. Quando nos estamos a divertir, passa ainda mais rápido. Quando temos um bebé, continua a passar rápido mas temos ali uma referência de que isso está a acontecer. Ainda para mais eles duplicam o tamanho no primeiro ano de vida e aprendem tudo de enfiada. É assustador. E como, em Portugal, temos uma licença de maternidade tão pequena, trabalhando e indo para casa, as coisas parecem passar ainda mais rápido. Confesso que estando em casa que passa rápido, mas não tanto assim. Parece que passa tão rápido quanto aquelas curtes de verão esquisitas que tínhamos quando íamos de férias para algum lado com os pais. Por que é que eu estou a falar disto na primeira pessoa do plural? Eu? Nã. 



# - Vais ficar com a barriga toda cheia de estrias.

- Sim, pode-se ficar. E então? É o processo natural das coisas. Não digo que seja "o preço" a pagar por termos este dom enorme de gerar a vida, porque não acho que seja "um preço", mas é algo relativamente insignificante comparativamente com o que ganhamos. Nem todas temos estrias. Depende da genética de cada uma, mais disso do que dos cremes, mas dá-lhes jeito que pensemos que não tivemos por causa deles, quando perguntamos à nossa mãe e ela não teve também. 



# - Vais ficar com a barriga toda flácida. 

- Sim e não. Há quem fique e há quem não fique. Há quem já tivesse antes e quem passasse a não ter depois. Há quem nunca tenha tido (o caso da Carolina Patrocínio, por exemplo). Se realmente nos importarmos com a nossa forma e se tivermos uma gravidez sem risco, podemos não prejudicar a nossa "forma e linha" de maneira alguma. Temos mesmo é de fazer um esforço. Teremos de querer. Além disso, pouco tempo depois da gravidez, podem-se praticar abdominais hipopressivos (falem com quem perceba disto) que ajuda facilmente a resolver a questão da barriga. Esqueçam o "facilmente". Eu não consegui. 





# - O casamento vai à vida... 

- Vai e não vai. Depende do tipo de casamento, depende das expectativas. Acima de tudo, ter um filho é uma decisão que deve ser muito bem pensada não só pela criança, mas também para nos prepararmos e percebermos o que poderá acontecer com a vinda da mesma. Digo-vos que é lixado não dormirmos nos primeiros meses, estarmos cheias de dores (podemos não ter) e hormonais e termos um parceiro que o compreenda sem se exaltar de vez em quando. E mais, muitas vezes até fazemos a festa sozinhas. Muita coisa muda, temos de estar preparadas para isso. E, melhor: mudar não significa que seja para pior, não é? 



# - Acabou-se a boa vida!

- É um bocadinho verdade. E ainda bem que as pessoas dizem isso, porque é mais uma das coisas que deve pesar no timing de se ter um filho. Se ainda estiverem muito agarradas a sair todos os dias à noite e apanharem grandes bezanas e acordarem ao lado dum tipo chamado Tiago que tem um cheiro esquisito, provavelmente não será boa altura. Se andarem numa de viajar pelo mundo todos os meses e de fazer interrails por países que nem saibam o que é um ben-u-ron, pensem bem no que estão a fazer porque... já perceberam, não é? 



# - O balúrdio que vai ser!!

- Gasta-se mais dinheiro com um bebé do que sem um bebé, claro (duh!), mas pode não ser esse balúrdio todo. Há escolhas que se podem fazer consoante o orçamento familiar e valores. Não há dinheiro para uma creche pipi? Fica na avó. Não há dinheiro para pagar à avó? Fica com a avó da melhor amiga. É preciso é ser tão flexível como gostaríamos que o nosso orçamento fosse. "Tudo se faz".  Por falar em flexibilidade, eu tenho a flexibilidade de um t0 em Pina Manique.



# - É a melhor coisa do mundo.

- E é. É mesmo. É um desafio constante? É, também. Se é igualmente gratificante? É. É muito importante não termos ilusões sobre o que é ter um filho. Ter um filho, não é ter um Nenuco. Ter um filho é ter uma mini pessoa que temos de amar educando. Temos de estas preparadas para amar muito muito ao ponto de sermos maiores que nós próprias todos os dias. Preparem-se para amar como nunca amaram antes. Preparem-se para ganhar paciência e forças onde nunca pensaram que fossem arranjar. Digo-vos uma coisa: até vão gostar de ver cocó de outra pessoa à vossa frente. 


Algo mais a acrescentar? ;)

11 comentários:

  1. Ter um filho é uma decisão pra vida. É preciso querer muito e estar consciente de que algumas coisas vão mudar. Cada dia que passa amo mais a minha filha linda e não me arrependo nada da decisão tomada. Beijinhos pras 4 princesas.

    ResponderEliminar
  2. É isso mesmo, cada caso é um caso.
    No meu caso o que mudou mais no meu corpo foram as mamas. Sempre as tive pequenas, mas como amamentei 30 meses da minha vida (repartidos por 2 filhos), ficaram mais pequenas e flácidas.

    O meu casamento também não resistiu, os meus filhos têm 18 meses de diferença. Mas podia ter o mesmo destino mesmo que não existissem filhos.

    O meu primeiro filho foi daqueles bebés que sempre dormiu bem... o mais novinho foi o oposto. Durante 18 meses não soube o que foi dormir mais que 2 horas seguidas.

    Uma coisa é certa, são a melhor coisa da vida :-)

    ResponderEliminar
  3. Tambem me falavam dos horrores do parto! A minha filha nasceu por cesariana. No pos parto desenvolvi uma infeção brutal por negligencia durante o parto. Fiquei sem útero e quase ficava sem a vida! Um mes e varias cirurgias depois lá cheguei a casa. Agora quase 16 meses depois valeu tudo muito a pena. Apesar dos riscos que se correm quando se decide ser mãe há lá coisa melhor que ouvir mamamamama.

    ResponderEliminar
  4. Os cremes ajudam... a minha mae tem estrias e eu nao. barral barral barral! Quanto à minha relaçao, so melhorou c a vinda da piolha. De resto concordo c tudo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os cremes podem ajudar...a minha avó teve cinco filhos e não tem estrias. Terá usado cremes? ?? Hmmm. ...provavelmente não! !! Eu ia usando por acaso é variava de marca por acaso também não tenho estrias. ..quinze dias depois quase não tinha barriga. ..é predisposição para... a mãe e avó não terem não significa nada pois também somos filhas do pai!!! ;)
      é óptimo ser mãe. ..não dormir mais de duas horas seguidas durante muito e muito tempo....e não saber o que é uma noite bem dormida há quase cinco anos...
      um casamento temido. ... mas um filho que é tudo o que há de melhor na vida e me dá motivos para seguir em frente!

      Eliminar
    2. Nem sempre! Eu tambem pus... todo o Santo dia... E as esterias estao ca!
      Mas se quando apareceram me deixaram triste, hoje olho para elas com orgulho ;-)
      Sou Mami :-D

      Eliminar
  5. Em relação ao casamento e falo por mim, mudou e para pior, muito pior...
    Se ele for egoista...precisas de apoio de ajuda, antes até conseguias fazer tudo sozinha, mas depois precisamos de ajuda, e ela não vem ou vem com maus modos, muito complicado.
    Deixamos de fazer N coisas, mas eles continuam a fazer tudo como antes... o bebe esta com febre mas ele vai andar de bicicleta na mesma....nunca mudou os seu habitos .
    Felizmente não são todos assim, mas é uma dura realidade para muitas mulheres

    ResponderEliminar
  6. Subscrevo a do cocó, ainda hj foi uma festa qd fez um ganda cocó, depois de 2dias meio entupido xD

    ResponderEliminar
  7. No meu caso 99% destas coisas são ditas por casais com 2 ou mais filhos, fico sem entender ...
    Vou ser mãe em breve, ok estou assustada e tenho noção que tudo vai mudar mas não é isso a vida ?

    ResponderEliminar
  8. O dormir é relativo... já dormi 6h seguidas em algumas noites... agora no máximo 3h. É o que ele quer vá. Boa vida...mantemos boa vida acho, mudamos foi os horários! Ele até vai connosco ao nosso "Cheers" mas ao invés de lá irmos às 22h ou 23h vamos às 17h ou 18h para um lanche tardio :) A barriga pode ou não ficar com estrias... a minha está sem uma mas um pouco flácida...também não me mexo o que deveria mexer, isto é, não levanto a peida a não ser para o bebé. É sem dúvida a melhor coisa do mundo, ter este pequerruxo lindo que já estica os braços quando me vê e sorri, aqueles sorrisos que se esticam até aos olhos! Ai... é estar apaixonada sem dúvida!
    By the way... excelente texto!

    ResponderEliminar