6.30.2015

Primeiro dia de creche.



"Lá fomos deixar-te, Isabel. Ficaste a chorar e eu a chorar fiquei. Por mais que me digam que vai correr tudo bem, o meu coração está apertadinho, espremido, falta-lhe um pedaço. Quando te for buscar, juro, juro que vou transbordar de amor, agarrar-te como se não houvesse mais nada neste mundo. A verdade é que não há. Não há nada mais puro, mais verdadeiro, do que o meu amor por ti."


Foi este o texto que escrevi no primeiro dia de creche. Ficou lá apenas duas horas, para se ir ambientando. Foi há quase um ano. Naquela semana, o meu coração ficou com um nó. Depois, o nó desfez-se. A primeira vez que estendeu os braços à Margarida, a educadora, senti que estava a fazer tudo certo. Já havia ali um vínculo. Ao longo deste ano, já ficou lá a rir, sem olhar para trás, já choramingou, já me estendeu os braços, já foi a correr para as educadoras. Quando a vou buscar, vejo-a feliz. Por isso, recém-mamãs, que estão prestes a deixar os vossos filhos na creche, eles ficam bem. Confiem. E lembrem-se, o nó vai desatar-se. Vão ficar mais leves. E no final da tarde, os vossos filhos vão estender os braços para vocês e vão sentir-se únicas.  

30 comentários:

  1. Estava mesmo a precisar ler este post. Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Em Setembro é a minha vez e confesso que há dias fui ao colégio tratar da inscrição e saí de lá doente...nem quero pensar no primeiro dia...

    ResponderEliminar
  3. Vou precisar de reler isto muitas vezes em Setembro!

    ResponderEliminar
  4. Que post mesmo a calhar!dps de 9m em casa não vai ser nada fácil para os dois...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu foi aos 8 e acho que me custou muito menos do que se tivesse ido aos 4 ou 5.. Eu própria já sentia necessidade de um pouco de espaço (não temos os avós perto, era só mesmo eu e o meu filho, até o pai chegar, muitas vezes depois das 21h..). Fiz uma adaptação muito gradual, deixaram-me estar no berçário com ele mais de 1h, a conhecer as auxiliares e os outros bebês. No 1o dia esteve lá apenas 20m sem mim. Agora tem 10meses e ainda não ficou nenhuma vez a chorar, isso é que me vai partir o coração.. Prefiro que seja o pai a levá-lo, sempre que possível, porque apesar de tudo custa sempre um pouco.. Mas confesso que estava à espera que fosse pior.. E estando a trabalhar acabamos por estar distraídas e o tempo passa rápido! O reencontro é sempre MARAVILHOSO!! :)

      Eliminar
  5. Joana, obrigada por este post. Em setembro vai ser a minha vez e nem consigo imaginar, doi-me tanto o peito só de pensar. Sobretudo nela, se ela vai sentir a minha falta e chorar e eu não estou lá. Parte-me o coração. E será que vão brincar com ela como eu brinco? Dar-lhe muitos beijinhos quando acorda da sesta como eu faço? Será que se vai sentir abandonada? Enfim, resta-me ter fé. Ignorar as mensagens negativas (pessoas que só me dizem que vai ser horrível, sim já sei, calem-se sim?) e esperar que tudo corra pelo melhor.

    ResponderEliminar
  6. É por isso que gosto dos teus posts JPB! São posts positivos para as mães se sentirem bem e se sentirem compreendidas e reconfortadas, e não posts que só servem para as mães se recriminarem e pensarem que não prestam...

    ResponderEliminar
  7. Completamente de acordo, mas eu fui mais radical também me disseram vai deixando aos poucos e eu fiz ao contrário, quero aproveitar os últimos dias ao máximo, começou numa quarta assim já meia semana tinha passado :D entrei com confiança, não chorei ele ficou bem e até hoje tem sido assim, quando o vou buscar adoro ver a alegria dele quando me vê ao mesmo tempo é tão bom :)

    ResponderEliminar
  8. Vamos começar uma nova vida em setembro... apenas a meio tempo, mas já prevejo muitos nervos da minha parte! Socorro!!!

    ResponderEliminar
  9. Em setembro começa uma nova fase. A minh Bimboca já não fica com os avós a tempo inteiro. Sei que precisa de conviver com outras crianças, sei que vai ser bom para ela mas o meu coração vai ficar mirrado.
    E tenho a certeza que vou chorar baba e ranho - já assim acontece quando passo uma semana inteira com ela :p

    ResponderEliminar
  10. Ao ler senti que me estava a ler a mente. Fui levá-la hoje após 13 meses em casa...ela estendeu os braços à educadora e sorriu mas logo em seguida ouvi-a no corredor a chamar por mim...nem sei dizer qual das duas chorava mais, mas tem de ser. Daqui a pouco vou buscá-la e acho que a vou esmagar de tt beijinhos...Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu coração está consigo! Ainda ontem dei colinho a uma menina e não era a minha filha porque foi mais forte do que eu!! Vai passar em breve! Um grande beijinho

      Eliminar
  11. Aiiiii!! Daqui a 1 mes!! Já sofro por antecipação, tive de vir a procura destes posts antigos para me dar uma força!

    ResponderEliminar
  12. estava precisando ouvir isso, obrigada.
    primeiro dia do filho na creche.

    ResponderEliminar
  13. Adorei ler este post, confortou-me. Para a semana a minha menina vai para a creche pela primeira vez. Fez um ano e esteve dos 7 meses até agora com a avó. Quero confiar que vai correr tudo bem e sei que vai ser bom para o desenvolvimento dela. É o meu primeiro filho e por isso uma nova fase, mas tem sido uma viagem maravilhosa. Beijinhos PS. Depois conto como correu!

    ResponderEliminar
  14. Comecei a ler o seu post e a primeira coisa que disse foi "não vou conseguir deixá-lo a chorar!". O meu filho tem 1ano e meio e começa a escolinha na próxima semana. Estou com o coração bem apertadinho, mas sinto que ele precisa sair de casa e conviver com outras crianças, fazer atividades adequadas à idade dele, viver outras coisas! Espero que esse "nó" não seja cego e logo consiga me adaptar sem ter o meu gordinho correndo pela casa de manhã. Começamos com meio turno, mas se ele estiver a gostar, vamos passar para tempo integral. Beijinhos e obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  15. Custa sempre, custou no primeiro dia na ama, custou com 1 ano na creche que hoje em dia adora.... Agora com 4 anos temos de o colocar na escola pública, dói tanto, estou farta se chorar....ele não quer, eu preciso mas tenho tanta pena de ele deixar os amiguinhos e a professora... Começa o ATL no dia 6, para se ambientar e a escola dia 13... é um aperto no coração, por mais crescidos que sejam, dói porque sei que vai chorar e sei que tenho de o deixar assim...

    ResponderEliminar
  16. Ainda hoje quando encontro uma das senhoras que me ajudou a criar as mlnhas filhas eu encontro um " familiar"querido. As filhas já são todas mães.

    ResponderEliminar
  17. Ja deixo o meu a 1 ano e o no nunca se desfez...

    ResponderEliminar
  18. Bom dia!
    Hoje foi minha vez.
    Meu coração tá apertado, já chorei muito.

    ResponderEliminar
  19. Bom dia gostei muito de ler esse POST me ajudou muito... Hoje foi o primeiro dia da minha linda Eloah confesso que estou com o coração muito apertado pois ela ficava comigo o dia inteiro daqui a pouco bou buscar ela ... Já chorei muito já pensei em desistir de deixar ela la mas sei que é o melhor pra ela se adaptar com as novas amizades e detalhe pensei que ela choraria horrores mas ela ficou lá sem chorar.

    ResponderEliminar
  20. O meu filhote foi aos 6 meses. Nesta idade eles não se apercebem que os estamos a deixar. Ficou super bem ao colo da auxiliar, a rir e a brincar com o crachá que tinha na bata, que nem sequer olhou mais para mim. Isto descansou-me. Saí da creche com uma lágrima no canto do olho, mas apenas por pensar "elas não sabem como ele gosta de comer, não sabem como é que ele gosta de dormir, quais as brincadeiras preferidas..." passou num instante e soube-me bem voltar ao ativo ..considero-me uma uma mãe muito descomplicada..

    ResponderEliminar
  21. eu vou passar por isso dia 22/02 estou me preparando desde quando eu fui fazer a matrícula. é a primeira vez do meu pequeno Bernardo na escola. estou angustiada. ele é meu companheiro me ajuda. onde eu estou ele está. nunca estou sozinha. ele se preocupa comigo. se me ver pensando. pergunta oque foi mãe. e preenche o meu vazio com um lindo abraço. ele é tão pequenino. meu pequeno grande homem.

    ResponderEliminar