6.02.2015

Tudo ao contrário

Nem tudo. Nasceram primeiro os nr. 1, depois os nr. 2 e depois os nr. 3. Afinal até estava tudo a ir pela ordem mais comum. Estava eu a reparar que um dos nr. 4 (incisivos inferiores laterais) devia estar a caminho porque a gengiva está bem inchada de um dos lados, quando me apercebi que, afinal um nr. 5 já existia. "Ah!", gritei na praia. "Um dente!" É parvo mas, para mim, é sempre uma emoção. Estavam também explicadas as noites de caca dos últimos dias. Um dos nr. 5 (primeiro pré-molar superior) já cá está fora, e enorme já. Em 24 horas, o outro também viu a luz do dia.

Os primeiros dentes da Isabel não lhe custaram a nascer, pelo menos que eu desse por isso. Não a notei especialmente queixosa, não fez febre nem cocós moles. Não acordou mais durante a noite. Mas este primeiro pré-molar deu luta. E que luta! Acho que foi por causa dele que ela andou sem comer nos últimos dias e andou mais nhó nhó.


Agora já me parece que a zona mais inchada é um primeiro pré-molar inferior e não um incisivo inferior.
Será que vêm aí mais umas noitinhas daquelas? Não sou de lhe espetar com Ben-u-rons e tem aguentado bem sem eles, mas às vezes fico na dúvida do que fazer e se lhe estou a perpetuar a dor, sem necessidade.

O primeiro dentinho da Isabel
Com os vossos filhos, como foi (ou como está a ser)?


14 comentários:

  1. O meu piolho de 9 meses ainda está completamente desdentado! :)

    ResponderEliminar
  2. olá! lá por casa estamos mais ou menos como vocês. os 1 e os 2 deram direito a cocós moles e assaduras. entretanto estão a sair os 5 (de cima e de baixo) e um dos 4 de baixo tudo ao mesmo tempo. temos alguns gritos meios desesperados, alguma dificuldade para adormecer, mas nada de febre. já recorri ao ben-u-ron sim, que se não fosse isso a rapariga não descansava. vamos aprendendo a lidar com cada novidade por tentativa e erro. :)

    ResponderEliminar
  3. No meu filho só aos 12 meses vieram os dentes e logo 2 em cima e 2 em baixo :)

    ResponderEliminar
  4. O meu filho tem 11 meses, por enquanto tem os dois nr 1 e um nr 4... :)

    ResponderEliminar
  5. O meu tem 9 meses e tem os 1, os 2 e tem um 3. Tem corrido bem... No fim de semana rabujou um bocadinho durante a noite (mas coloco-lhe a chucha e não chateia mais) e depois foi quando vimos o 3 cá fora! Mas até agora sem febres, sem deixar de comer...

    ResponderEliminar
  6. o meu aos 14 tinha todos!

    ResponderEliminar
  7. O primeiro dente da minha filha nasceu aos nove meses e tal como a Isabel começaram também por nascer segundo a imagem. Primeiro os nr 1, depois os nr 2 (com alguma irritabilidade, perda de apetite e uns picos de febre). Aos 12 meses nasceram-lhe os 4 nr 5 e estes sim, deram uma grande trabalheira para nascer. Apareceram quase ao mesmo tempo e foram unas valentes noites sem dormir, 0 apetite, muitaaaa baba e mãos na boca e queixume constante.
    Depois desses nasceram os 2 nr 4 e até agora, aos 19 meses, não voltaram a nascer mais... Ainda vamos, assim, a meio do caminho...

    ResponderEliminar
  8. O primeiro dente do meu filho nasceu aos 15 meses :D

    ResponderEliminar
  9. Marta Branco8:52 da tarde

    Joana desculpa a correcção mas sendo dentista não podia fingir que não via: não existem pre molares de leite!!!! O que está a nascer à tua filhota são os dentes molares. Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem elaborou essa imagem é q é um nabo. Lol :)

      Eliminar
  10. Os bebes n têm pre molares. O primeiro nasce por volta dos 6 anos e é já definitivo. Isso das ordens è relativo, cada bebé é um bebé! E têm quase todos uns sorrisinhos amorosos!!

    ResponderEliminar
  11. Tenho gêmeos com pouco mais de 14 meses. Ele despachou-se, e com 12 meses já tinha 8 dentes (1-2-3-4)... mas já là vai uns meses e desde entao, nada. Ela esperou de ter 13 meses para sair 2 dentes ao mesmo tempo (1) e agora tem 4 a sair (2-3).... parece-me óbvio (mas se calhar nao é!) que tudo isso passe despercebido para ele, mas com ela, é febre e falta de apetite (mas se ele tem reservas, ela nem por isso). Portanto ela tem direito a paracetamol e aqui também um produto próprio para os dentes dos bébés, Camilia, que é homéopático e pelos vistos, acalma bastante..... posso dizer que nao tenho grande pressa em ver chegar os 4 e seguintes!!!!

    ResponderEliminar
  12. A minha princesa tem 14 meses e ainda so tem os 4 dentes da frente . nasceram entre os 6 e os 8 meses e desde entao nada. Ha dois meses q ando a notá-la mais irritadiça, muito babosa e aflita mas os dentes n se decidem a vir. Ela tambem nunca teve diarreia ou febre mas passámos belas noites em claro. Ela a dormir e s chorar desalmadamente. Ate tenho medo dos proximos... Nunca lhe dei nada para a dor mas estou como tu. Pensei muitas vezes em dar mas ao fim do segundo dia, qnd me decido a dar, as dores acalmam por si assim q o dente rebenta.

    ResponderEliminar
  13. A minha pequena os 4 meses ja tinha 4 dentinhos agora com presque 3 anos estão a sair os de número 7 e esta dificil dores tadinha

    ResponderEliminar