6.24.2015

Afinal estou mesmo toda f*%7p# das costas!!!

Nem a propósito. Parece que tenho um dedo que adivinha ou sei ler nos búzios. Ontem escrevi isto (Estou mais corcunda que o outro da Disney), referindo-me mais à parte estética da escoliose e da minha postura. Mas o que vos tenho a dizer, minhas amigas, é que isto pode dar dores do demo!!! 

Passei a noite toda a chorar, com dores na zona da omoplata, do ombro e que me apanhava o braço todo até ao pulso (agora parecia mesmo uma velhota a falar). De vez em quando tinha descargas eléctricas pelo braço fora. HORRÍVEL! Só me fez lembrar um episódio de ciática quando estava grávida em que parecia que me ia "descadeirar" toda. Ainda por cima não tinha Voltaren em casa, tive de me enfrascar em Spidifen. As dores eram tantas que nem pensei e pus, mesmo com o David a dizer-me que não seria boa ideia, botijas de água quente nas costas, para aliviar momentaneamente e conseguir dormitar. ERRADO! Apesar de aliviar na hora, aumenta a inflamação. Deve colocar-se antes uma toalha molhada fria (espremida) a forrar uma botija de água quente para fazer um "quente húmido".

Não aguentei e já fui a um fisioterapeuta que me viu, além das contraturas enormes, duas vértebras torácicas deslocadas e uma cervical também deslocada (e pô-las no lugar). Disse que a região estava toda inflamada e que não me iria desfazer já as contraturas, só depois de passar a inflamação. Deu-me uns choques eléctricos, fez-me uma massagem com anti-inflamatórios e marcámos novo encontro para a semana.

Conselhos: 
 
- ir ao ortopedista, fazer Raio-x, e ter credencial para fazer fisioterapia

- fazer massagem pelo menos uma vez por mês (e não confundir com as massagens de SPA)

- fazer pilates e/ou ioga

- quando estou em frente ao computador, pôr uma caixa de sapatos ou algo dessa altura debaixo dos pés para me obrigar a endireitar as costas

- fazer coisas tão simples como espreguiçar-me várias vezes ao dia (para arranjar espaço entre as vértebras e lubrificar as articulações) 

- encostar-me de costas à parede, com os calcanhares colados à parede e ficar assim direita uns segundos, respirando fundo

- alongar o corpo algumas vezes ao dia, respirando fundo, sobretudo depois de dar colo, dar banho e tarefas que impliquem esforço nas costas


PALAVRAS QUE FICARAM A ECOAR NA MINHA CABEÇA:

Não posso "deixar isto neste estado", sou "demasiado nova para estar assim" e que "estas dores se vão repetir muitas vezes se não eu fizer nada". 

Era mesmo deste estalo na cara que eu precisava. Escrevo-vos ainda cheia de dores e aviso-vos já que não são levezinhas. Por isso, se estão neste estado (muitas de vocês responderam a dizer que estavam iguais), vão tratar de vocês, não se deixem chegar a este ponto em que chorei mais do que com as contracções mais fortes (daquelas que marcavam 127) do parto.

10 comentários:

  1. O meu tio andou assim, mas tinha uma hérnia na zona sacrococcígea. Ainda não tem 40 anos e o Neurocirurgião não o quer operar. Sabes o que o livrou? Um osteopata. Anda bem como tudo!

    Beijinhos e as melhoras dessas costas, querida Joana!

    Teresa Alvadia Barroso

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente sei bem o que é isso... Ando a fazer tratamento às costas por causa de sintomas iguais... Foram dores de tal maneiras fortes que me fizeram passar algumas noites em branco e nem com comprimidos lá iam, mesmo depois de ter começado a fazer tratamento.... Apreendi a lição: massagem às costas, além de todos os outros procedimentos que aconselhas fazem parte da minha vida agora. Não há dinheiro que pague o não ter essas dores! Parecia mesmo que me estavam a arrancar o braço a sangue frio!

    ResponderEliminar
  3. Todos os meus problemas são tratados por um osteopata. Há dois anos que lá ando e não tive mais problemas.

    Beijinhos e as melhoras!

    ResponderEliminar
  4. Tenho 19 anos e não sou mãe mas amo o vosso blog. Não costumo comentar nada mas hoje tive de o fazer. Apenas escrevo em anónimo pois não tenho nenhuma conta no google ou algo do género.
    Percebo bem essas dores JPB, aconselho-a, se é que tenho credibilidade suficiente para o fazer com a minha idade... enfim, a tratar esse problema pois eu tenho apenas 19 anos e vivo limitada fisicamente pois tenho duas hérnias discais nas costas e também ando feita tonta a "ignorar" (como se conseguisse totalmente) tratar deste problema e ir definitivamente a um especialista par ver isto... ou porque tenho testes, ou porque tenho trabalhos, ou por outra coisa qualquer. A verdade é que isto está a tornar-se insuportável e, ultimamente por ter dores que já não aguento também marquei consulta para a especialidade, agora estou a espera que chegue o dia e tremo só de pensar o que esse dia me reserva. Tenho dores insuportáveis que me apanham não só as costas mas também a perna direita. Não consigo dormir dias seguidos das dores, não, não tenho nada de concreto para tomar e por isso tomo apenas relaxantes musculares que ajudam no próprio dia mas, no dia seguinte, é como se não tivesse tomado nada, além disso não os posso andar sempre a tomar pois a médica de família avisou logo disso e são só para SOS. Já para não falar o que me custa a andar, não tenho posição para estar, doi-me ao estar muito tempo sentada ou, muito tempo de pé, doi-me sempre. Resumindo: se for a tomar em SOS tomo todos os dias pois todos os dias tenho dores horríveis, ainda assim ando sempre a aguentar e evitar, tomo apenas quando já estou desesperada de tantas dores e de não conseguir dormir. O mais certo é ter de ser operada e veremos se não terei ainda mais problemas até por andar a adiar e andar assim à já, mais intensamente, cerca de 2 anos. Por isso trate mesmo disso e não evite, pois quanto mais o tempo passa, pior ficamos. Apesar da vida atribulada e da "falta de tempo" o melhor é tratar de tudo logo quando se sabe do que adiar como eu e depois tudo fica muito mais complicado.

    ResponderEliminar
  5. Como e te compreendo JPB! Andava com dores nas costas (zona superior e omoplatas) há ja um mês, sempre pensando que era do raio do colchão ou almofada... uns dias doía, no outro ja aliviava... Até que no domingo tive uma crise enorme, sem posição para dormir, com imensas dores que até parecia que me paralizavam os movimentos das costas, com esses choques que referes. So me safei com voltaren (dado, porque nunca tinha tomado disso) e na 2ª feira foi logo vista por uma fisioerapeuta que me confirmou uma contratura muscular.
    Ontem andei toda dorida, por causa da massagem....
    Espero que passe!

    ResponderEliminar
  6. Devido às minhas dores e por causa da criança gostar muito de pedir colo, também fui a osteopata na semana passada que falam que é muito bom. Lá fui, ele faz a sua massagem, estalou os ossinhos, mas disse que não tinha nada de grave, mas para voltar lá passado 2 semanas. Para ter cuidado com a postura e corrigir sempre que estiver mal sentada, dobrar as pernas quando for pegar a bebé, etc, etc...
    O certo é que continuo com dores. tento corrigir a postura, tento dobrar as pernas, mas também já começo a achar que o problema também está na cadeira que me sento todos os dias...

    ResponderEliminar
  7. Estalar a coluna a alongar várias vezes ao dia: check! Faço todos os dias, mesmo na faculdade ou no trabalho ou a jantar com amigos. Vão à casa de banho e simplesmente, espreguicem-se todas, estiquem-se todas, sintam os cracks todos dos ossos, umas quantas vezes. Ajuda! :) deve ser a única coisa que ainda faço pela minha condição de marreca. Mas o osteopata é uma boa solução, fui uma vez e confesso que sai de la cheia de sono, tal era o meu estado de descontração muscular. Mas ah e o tempo, ah e os exames, ah e coiso, nunca mais voltei. Mas é algo a pensar :) E quanto a dores por contraturas musculares.. não sou mão, mas tive uma noite em que acordei às 6h da manhã a pensar que estava a ter um ataque cardíaco, pois a dor vinha das costas para o peito, tipo facadas. Fui a chorar aos gritos para o quarto dos meus pais e obriguei a minha pobre mãe a levar-me à urgência do centro de saúde. Uma pica (daquelas horrorosas) no rabo e dois dias de cama e sem pegar em pesos (ah e o computador, ah e os livros pa estudar, ah e a mala que tem mil e uma coisas...), e passou... mas não em sai da cabeça a dor... meus deus, a dor... :\ Força Joana, de Paixão para Paixão Brás, bora lá trocar endireitar a coluna :)

    ResponderEliminar
  8. RPG - Reeducação Postural Global - parece que funciona para problemas de costas (solidariedade!)

    ResponderEliminar
  9. Tenho muitas ...oses.... os meus TACs não se assemelham em nada aos de uma "miúda" de 35 anos. O ano passado tive tal crise de ciática (um estreitamento discal que não me larga) que fiquei quase sem me conseguir mexer. Engordei 30 kg na última gravidez e o peso só agravou. Muita fisioterapia, muitos choques e a coisa não parecia melhorar. Conselhos preciosos: exercício físico. Nos primeiros dias chorei de dor, mas é isso que o meu corpo pede: movimento. Se parar agravam-se as dores. Osteopata: Maravilha das maravilhas.Uma sessão pelo menos de 3 em 3 meses era o ideal... nem sempre consigo. Ainda não tive coragem de experimentar um osteopata em Angola. Voltaren não é muito eficaz...pelo menos em mim. Recorro aos emplastros da Transact: alivio imediato.

    ResponderEliminar
  10. Estava eu a googlar sobre o assunto e lá me apareceu este nost, que parecia ter sido escrito por mim..bem haja Joana por escrever sobre a realidade da maternidade, porque nem tudo é cor de rosa (ou azul), mas não quer dizer que sejemos más mães ou que amemos menos os nosso filhos. :)

    ResponderEliminar