6.16.2015

Como sair do quarto de fininho.

As coisas mudaram cá em casa. Para quem não saiba, as mães que dão mama são umas sortudas e normalmente têm a vida muito facilitada quando é para adormecer os bebés. Foi o meu caso até há pouco tempo. À noite, para a adormececer, punha-a à mama, ainda a punha acordada na cama, saía do quarto descontraidamente e pronto.

Agora não. Agora a mama não está a funcionar (talvez porque ande a comer melhor e perca o interesse mais rápido quando a vou por a dormir, sei lá) e, por isso, pela primeira vez tive de ganhar skills para a adormecer. Grrr. Agora sou como aqueles pais que têm de sair do quarto de fininho, sem fazer barulho algum, senão o bicho volta a acordar. 



Para quem se esteja a iniciar nesta viagem de ter de sair do quarto "de fino", aqui vão algumas dicas: 

- MEIAS SEM ANTI-DERRAPANTES - Não se metam em pantufas ou de saltos altos. Muito menos daquelas meias com aqueles coisinhos por baixo. Acreditem que não querem ter feito o trabalho todo e depois, quando precisam de sair em silêncio, fazer o som de beijinhos com os pés. Se forem como o Frederico (meu marido) que sua tanto dos pés como eu do bigode quando ponho hidratante e tenho de subir a rua que vai do Rossio ao Chiado, têm mesmo de por umas meias, até para não deixar o chão todo suadinho - nojo.

- TER TUDO PREPARADO - Antes de pegarem ao serviço, verifiquem se têm tudo o que precisam convosco e ligado/desligado. Não há pior que ter tudo feito, ir a sair e termos que voltar atrás para ligar o intercomunicador. No meu caso, quase que arranco cabelos de nervos. Só não arranco na realidade porque prezo muito os meus 3/4 cabelinhos. 

- ESTAR ESCURO - A saída do quarto tem de estar minimamente protegida da luz. Estar a querer sair de fininho e o miúdo levar com um chapão na fronha não é agradável para ninguém. Eu cá não gosto. Tento sempre que o corredor esteja o mais escuro possível. Tanto quanto possível sem que o Frederico me diga "tu és só manias, só mariquices, ela adormeceria na mesma, agora tenho de fechar as janelas porque vais adormecer a miúda... ai!!" e depois dá-me um soco no cóccix. 

- ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO CONTROLADOS - Eu amo os meus gatos, mas se me acordam a miúda, estão a candidatar-se seriamente a uma espécie de tratamento Amish quanto saem da religião. Geralmente ficam na sala com o Frederico, para assegurar que está tudo em ordem. 

- PORTA ENTREABERTA E SEM BARULHOS - Se a vossa porta for daquelas que range tanto quanto a cara toda da Lili quando vai espirrar, o melhor é mesmo tratarem disso e olearem as (não sei o nome) coisas que seguram a porta à ombreira, pronto. Dobradiças? Será? E não fechem a porta porque o simples facto de a abrir pode fazer com que acorde o monstrinho. 

- VIZINHOS QUE NÃO SE ARMEM EM PARVOS - Têm vizinhos com vida social activa? Mudem-se. Se há coisa que me deixe louca é quando estou a adormecer a Irene e chegam uns 20 marmanjos à casa de cima para um jantar ou então para uma orgia esquisita que envolva loiça e talheres. 

9 comentários:

  1. Sim. Isso tudo. Eu nem no tempo da maminha tinha a vida facilitada porque depois de dar a mama tinha que trocar a fralda. E a criança acordava! E não valia a pena tentar antes da mama porque chorava baba e ranho o petiz de fome como se não tivesse comido a menos de duas horas! E não podia falhar uma troca de fralda já que sua excelência era sensível do rabo e na verdade ainda é! Suspeito que no rabo e cara a pele seja ligeiramente atopica. E ligarem para o telemóvel que está no corredor a carregar e no silêncio da casa toca como o sino da igreja em dia de festa! Era a minha rica mãe e o puto não voltou a dormir e o resto do dia ficou impossível de se aturar. Enfim. Coisas que ninguém fala antes de sermos mães.
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  2. A minha amiga Esther fez este vídeo sobre o assunto... Só me rio mas é bem verdade!!
    https://m.youtube.com/watch?v=P9ANB-ccfb0


    ResponderEliminar
  3. Filho de 5 meses que só adormece abraçado à maminha ou ao colo, e depois deita-lo na cama!!?? Hoje não foi tipo ninja foi mais tipo acrobata, depois de 2 horas a brigar contra o sono e eu a tentar adormece-lo lá consegui fui deitar o menino na cama mal o deixei muito devagarinho ele começou logo a chorar e a minha reação foi (ou não mais 2 horas nisto não!!) sem pensar mandei-me para dentro da cama dele e espetei-lhe a maminha! Só tenho 1,53m caibo lá mais ou menos e depois sair sem ele acordar tive de me transformar numa acrobata! Por enquanto a maminha funciona estou para ver quando ele também perder o interesse!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mais fácil dar-lhe mama no escuro, mm q sentada no chao, esperar q ferre e deitá-lo, do q sair da cama feita acrobata hahaha. A minha agr ja adormece na cama, mas antes era o q fazia :)

      Eliminar
  4. Também é essa a minha checklist! menos os animais porque não os tenho. E o pior é que acorda com o cair de uma pena. Às vezes, ao sair do quarto, o meu pé estala e não é que ele acorda? Sim, somos umas ninjas, mas já com algumas artroses, o que limita um pouco o nosso poder. Hehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei! Também me dá esses chelikes nos tornozelos 😂

      Eliminar
  5. Tudo preparado ✓
    Luz do corredor com sensor mas sem lhe tocar no rosto ✓
    Gatos controlados só se estiverem na sala com o pai, caso contrário tenho um gato que se acha o Pavarotti ✓×
    Vizinhos?! Bem isso é mais complicado, tenho uma querida senhora que aluga a casa da porteira ( em cima do quarto da minha filha), que deve remodelar a casa todos os dias, uma vez que arrasta móveis as mais variadíssimas horas... Aquela grande...(inspira, expira..) Senhora... ×××

    Enfim mas a baby parece estar habituada r só reclama de vez em quando...

    ResponderEliminar
  6. Às vezes tenho de sair do quarto de gatas e sem respirar!!! E mesmo assim tenho invasões de cama pela madrugada fora!!! 🤣🤣

    ResponderEliminar
  7. Hahaha no meu trabalho, faço noites, tiro o calçado quando eles estão a dormir ou já naquele estado prestes a adormecer vou dizendo shiu muito baixinho e saio de mansinho! Às vezes encosto a porta, ela mal faz barulho e ouço logo "Joana?!" Lá vou eu de novo sossegar e dizer "eu estou aqui vamos dormir"... No meu caso são 7 crianças pra adormecer 😊

    ResponderEliminar