6.23.2015

Estou mais corcunda que o outro da Disney!

Postei umas fotos todas bonitinhas um dia destes em que estou muito aceitável. Estou gira, vá, gostei de me ver, não vou estar com falsas modéstias. A maquilhagem da SIC faz milagres, os cabelos também (tinha tido reportagem nesse dia, uma sorte) e a Joana Sepulveda Bandeira, do Love Lab, lá me ia dizendo para endireitar as costas. Pareço uma pessoa compostinha. Mas...





Mas... não quero enganar ninguém. Na verdade, eu sou assim:




Não estou a falar das peles, ou banhas, ou o que é aquilo na barriga. Muito menos estou a falar do facto de não estar maquilhada na praia nem com o cabelo arranjado. Um blogue com fotos de uma pessoa que vai à água, molha o cabelo e não tem ar de quem acabou de sair do cabeleireiro? Estranhíssimo, não é? Hehe

Mas agora a sério, estou preocupada com as minhas costas em U, que só me faz lembrar a minha tia Alice, marreca. Fico mesmo de boca aberta com a minha postura, quando estou distraída. E quando me alertam para isso, endireito-me 2 minutos e volto a esquecer-me. Seja sentada na mais ergonómica das cadeiras, seja em pé, seja como for, estou mais corcunda que o outro da Disney. Sei que tenho uma escoliose que faz dois s (desde os meus 12 anos, pelo menos), fiz fisioterapia em adolescente e devia ter continuado a fazer. A minha postura confortável é assim. Nem dou conta. Acho que o facto de não ter musculatura nas costas não ajuda nada.

Pronto, sejam bem-vindas ao mundo real.

Mais alguém assim? O que recomendam? Pilates e isso?

13 comentários:

  1. Bom, eu tenho o mesmo problema que tu. Tenho ( mais a minha irmã gémea) a doença de Shoermann: https://en.wikipedia.org/wiki/Scheuermann's_disease

    Basicamente, quando tiver 80 anos chego com as mãos ao chão .. e com a cabeça e com os ombros! Sou mega corcunda, tive uma tala de Boston dos 13 aos 15 anos (e depois mandei aquilo para debaixo da cama porque já não aguentava aquela porcaria) e sinceramente, estou na mesma. Natação ajuda, body-balance e pilates também.. dizem, pois eu não vou ao ginásio as vezes que deveria ir, logo não posso falar muito. Do pilates e do BB gosto mto, pois naquelas duas horas toda a minha coluna faz crack!! e, tirando o dia seguinte em que acordas e não te consegues mexer, notas que comecas a ganhar mobilidade e musculatura. E a natação ajuda muito mais, principalmente na musculatura na coluna e no abdómen, para assim se conseguir suportar o peso do torso sem curvarmos em U.

    Mas basicamente, é a mesma história de sempre: Endireita-te Isabel que estás toda marreca! E eu lá me endireito, para uma posição que não me é confortável, que me dói, e que me cansa.

    Viva as marrecas deste mundo!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sou marreca e o que me recomendaram foi Pilates e Natação. O único senão da natação é que para além de ser esgotante, conforme vamos ganhar a dita musculatura nas costas também elas alargam, e ficamos com umas costas tipo a dos culturistas!

      E sim, viva nós as marrecas!!

      Teresa Alvadia Coelho

      Eliminar
  2. Boa noite e desde já um óptimo São João cá do Porto.

    Identifico-me to-tal-men-te! :)
    Com o mesmo diagnóstico em pequena, mas nada se fez a não ser ouvir constantemente um "endireita as costas!", mais lá para a minha adolescência (parece que já foi à séculos - foi mesmo Oops) combinei com a minha mãe que para ela não me envergonhar hehe no meio da rua constantemente com o "endireita as costas", combinamos que ela diria um simples "bip-bip" e lá endireitava eu as costas. Infelizmente já não a tenho comigo, agora "passei" essa tarefa à minha cunhada :) mas mesmo assim... é tal e qual... "estou mais corcunda que o outro da Disney".

    Fico "colada" à espera de recomendações! hihii

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu corcunda me confesso!!!! Não sei o que fazer só sei que chego à cama com uma dor que costas que faxavor e a minha santa mãe leva a vida a repreender-me!!! Quando chegar a velhinha nem sei...

    ResponderEliminar
  4. Joana,

    Antes de mais, parabéns pelo à vontade com que partilhas aqui estas tuas fotos em que estás "menos favorecida" (digamos assim). Se há coisa que já cansa são os blogues com fotos sempre perfeitas, de capa de revista... Obrigada!

    Ainda hoje liguei a Wii Fit para fazer uns exercícios (foram só 2, ok? nada de entusiasmos!) e o meu PT me dizia que para uma postura correcta devemos fazer exercício físico diariamente. Se reforçares a musculatura, e, sobretudo, a zona abdominal, a tua postura melhora. Eu sou igual, estou sempre torta e hei-de pagar bem caro, até porque não sou muito de exercício, volta e meia vou correr, mas até aí noto que corro muito inclinada para a frente... Agora deu-me para me meter num desafio de 30 dias com exercícios para o rabo e abdominais... Vamos ver no que dá!

    Parece que a solução é mesmo tirar o rabo do sofá...

    ResponderEliminar
  5. Bem vinda ao clube. Sou corcunda à muitos anos... sempre sofri de dores de coluna. E agora ando bem pior, pois desde que engravidei que ainda n consegui voltar ao ginasio. Quase todos os dias a tomar brufen, pra ver se aguento até ao final do dia.

    ResponderEliminar
  6. Parece que estou a olhar para as minhas fotos,...mas se ponho as costas direitas canso-me logo, só estou realmente descontraida se estiver toda torta, então com os miúdos. E às vezes acho que estou com as costas direitas e ouço "põem-te direita" ai vejo que sou mesmo marreca

    ResponderEliminar
  7. Joana, procure um Centro ou um fisioterapeuta especialista em RPG - Reeducação Postural Global :)

    ResponderEliminar
  8. Olá Joana.
    Desde que comecei a namorar com o meu, hoje, marido, já lá vão 13 anos, que ele me dizia sempre:
    - ombros para trás! Endireita as costas!
    Aquilo irritava-me imenso e já não suportava ouvi-lo. O certo é que a aquilo começou a fazer um click no meu cérebro e frequentemente ouço o eco na minha cabeça, e endireito-me. A postura fica logo mais jeitosinha.
    Ah, mas eu não sou marreca, era só mesmo tique de deixar descair os ombros.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Sofro do mesmo mal, só me sinto bem curvada...deviamos fazer natação, já fiz durante vários anos, 3x semana, e posso garantir que não ficamos com as costas largas, isso acontece se fizermos ginásio e natação, e ao nível da competição, o que não é o nosso caso !
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Olá Joana! Tenho 21 anos e uma escoliose do caraças desde que me lembro. Sempre andei toda torta e tenho um dos ombros meio descaído por causa das malas pesadas. A única coisa que me ajudou até hoje foi ginásio: fortalecer os abdominais e as lombares! E ter muita atenção às costas, claro! Faço um esforço grande para estar sempre direita. Comecei pelo banho - isto soa um bocadinho estranho, eu sei. Como tomo banho sentada na banheira, acabava sempre por ficar toda marreca. A solução foi ter muita atenção e fazer um esforço para estar direitinha. Ajudou e muito!

    ResponderEliminar
  11. Olá a todas :) mais uma para o clube :) foi-me diagnosticada escoliose ainda em criança, fui seguida no Instituto de Reumatologia e pratiquei natação dos 13 aos 17 anos, o que na altura ajudou a melhorar a postura; infelizmente com a entrada para a faculdade e em simultâneo no mundo laboral lá se foi a natação :( também ouvi (e oiço) constantemente o endireita as costas! Mas tal como dizem passado nem 5 minutos começam a doer pois o corpo já está habituado à postura incorrecta. Tentei o Pilates mas armei-me em contorcionista e foi pior a emenda que o soneto fiz uma contractura muscular.....enfim acho que deviamos formar o Clube das Marrecas lol
    PS: Existe um diagnóstico muito semelhante a escoliose que é a espondilite anquilosante

    ResponderEliminar
  12. https://www.youtube.com/watch?v=k1luKAS_Xcg

    ha mais videos dela no youtube, e so procurar. ajudou-me imenso!

    ResponderEliminar