6.26.2015

a Mãe desbronca-se (#13) - Quando voltei à minha forma.

Gosto tanto que nos façam perguntas. Pessoalmente, faz-me sentir tipo um comentador de telejornal, que sou uma espécie de opinion-leader ou maker, apesar de não ter um rabo de interesse para vos dizer nas coisas que me perguntam. 

Se me fizessem perguntas sobre bowling. O melhor peso da bola para vocês, como fazer um bom lançamento ou um strike triplo, agora fazerem-me perguntas sobre emagrecimento é o mesmo que me perguntarem o que acho dos subsídios para a experimentação no campo do audiovisual. Hã? Pois.

Ora, apesar do "a Mãe desbronca-se" ser aqui e não no instagram, decidi na mesma dar atenção a esta leitora, toda das tecnologias que até tem um instagram e tudo (wow!). 





Ora, com a gravidez numa perdi a minha forma: a de um bacalhau. Sempre fui normal (para o mini cavalona por causa da natação) da parte de cima, mas chega à parte da barriga e parece que alguém me fez respiração boca à boca mas sempre a expirar e que, portanto, o ar nunca saiu.  

Mesmo assim mando grandas pernas e um rabo que sim senhor. A gordura vai toda para a barriga. Toda. 

Fui uma grávida muito elegante porque até o bebé foi só para a barriga. Não engordei nada a não ser na papada. Fiquei mais redonda na cara que um "esférico" do Estrela da Amadora (ainda existe?). 

Acho que cheguei a pesar 82 kg. Sendo que peso e pesava 68/70, nada mal! Ah! Meço 1m e 64cm não sou a torre que é a Joana Paixão Brás que, mesmo corcunda, consegue ser mais alta que 80% das pessoas que têm pipi. E 60% das que têm um pipi para fora.

Com a amamentação rapidamente foi tudo ao sítio (sabiam que é a melhor maneira de recuperar no pós-parto?) Com a falta de tempo para comer também. A Irene queria sempre mamar à hora das refeições (no fundo, queria sempre mamar, como deve ser em livre demanda) e o meu marido é que me dava a comida à boca enquanto eu tinha a mama de fora. Isso contribuiu e muito para que não comesse tanto. Bebia também muita água (ou tisanas) porque morria de sede sempre que estava a dar de mamar. 

Depois acho que andei duas semanas no Centro Pré e Pós Parto de Entrecampos, mas sentia-me a mais gorda e a mais desajeitada do grupo, além de que como não dormia bem, não achei que a minha prioridade fosse estafar-me mais para ficar elegante, mas sim DORMIR. Eram super amorosas comigo, principalmente a Patrícia que tinha imensa esperança em mim e que ainda hoje paira no meu Facebook. Chegou a oferecer-me um bolo depois de uma aula. É um amor, amor. Aliás, acho que a principal razão para ter desistido foi porque, aos 3 meses, a Irene e eu tivemos um desentendimento grande com a mama (crise dos 3 meses) e isso consumiu-nos de uma tal forma que nem saía de casa. 


Até pus o step à frente porque ainda nem conseguia encolher a barriga. Ahah


A do meio é mesmo a Joana Paixão Brás. Já não nos largávamos nesta altura. Awww. E a outra é a nossa amiga Cristina que é a gaja mais boa no pós parto que alguma vez conheci. Odeio-a. ;)

Acho que não foi isso que me emagreceu, foi só mesmo dar mama. Hoje em dia tenho uma elíptica no quarto que uso não para emagrecer mas para fazer um bocadinho de cardio porque não tenho uma vida muito activa e não quero começar a definhar. De resto, ao jantar como saladas, mas depois empanturro-me com bolachas, por isso... não sou exemplo para ninguém.

Sendo honesta: com isto da gravidez fiquei mais flácida na barriga (mal se nota, porque já era antes). Ficar em casa durante este tempo todo é que me está a engordar ;)

Esclarecida, Joana? ;)

12 comentários:

  1. Eu fiz o curso de preparação pro parto tb no Centro Pré e Pós Parto de Entrecampos. Mas nunca cheguei a ir às aulas de pós parto. Antes de engravidar e já grávida, andava no ginásio, steep e cycling e pilates. Mas qd contei á prof da gravidez, ela n me deixava fazer certos exercícios, principalmente no steep, que era o que eu mais gostava. como eu já era nível 4 ou 5, n me sentia bem a fazer as coisas de iniciante, como tal, aos 4/5 meses deixei de ir. :)
    E nunca mais consegui voltar ao ginásio. Tenho imensas saudades, não por causa de emagrecer, embora tudo o que era músculo agora está flácido, mas sim pela minha saúde mental... À cerca de 2 anos que estou parada, e tenho uma saudades enormes, mas com a miúda é complicado ir...

    ResponderEliminar
  2. Ola Joana!

    Embora nao sendo mãe, sigo o vosso blog assiduamente! Acho que o vejo como uma preparação pré-pré-pré-paternidade!

    Tenho a mesma altura que a Joana, mas menos uns quilos, menos uns anos e menos uma gravidez! Contudo, também cometia esse erro de comer apenas uma sopa ou uma salada ao jantar porque me parecia algo mais light... O problema é que antes de ir dormir já estava novamente cheia de fome e acabava a comer coisas menos saudáveis!
    Numa consulta de nutrição alteraram para o erro que estava a cometer. Aconselharam jantar coisas leves, mas saciantes: um prato de salada/vegetais e proteína. Alem disso, fazer sempre uma ceia 30min antes de dormir e aí beber leite, comer uma gelatina, iogurte...

    Fica a dica! ;)

    PS - Umas caminhadas podem ajudar a começar a mexer a pernoca e ganhar motivação para ir mais longe. Só alimentação só chega :)

    ResponderEliminar
  3. 2 anos e 4 meses passados, consegui recuperar o meu peso anterior à gravidez! Finalmente! Meço 1,70 e neste momento estou a pesar 60,100Kg (as 100g fazem toda a diferença...) :)
    Dieta, e mais dieta e mais dieta!
    Primeira decisão que tomei: Deixei de comer pão, depois, beber muita água, e largar os hidratos de carbono depois das 17h! (Sim, sou menina para, se puder, cozer uma massada e comer ao lanche!).
    Mas para entenderem esta minha dieta rígida, no dia em que descobri que estava grávida (já estava de 3 semanas) pesava 63kg, 39 semanas depois, 89kg (sim, sim, engordei 26 Kg, sem contar as gramas...)!
    Comia como se não houvesse amanhã, mas foram as melhores 39 semanas da minha vida :))))))))))))))

    AND

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, esqueci-me do exercício, tenho-me esquecido nestes últimos 2 anos e pouco... Também tenho uma elítica, sim , gira que se farta, novinha em folha, mas muito útil... para pendurar os casacos e sacos e tralhas! Pois... vida de Mãe! Mas o que se prefere, estar ali meia hora a por os bofes de fora ou brincar com o meu piqueno... BRINCAR está claro! :)
      AND

      Eliminar
    2. joana rocha8:51 da manhã

      Afinal há esperança para mim!! Yeaiiii!!!

      Eliminar
  4. Tentei ir a esse mesmo Centro às aulas de ginástica pré-parto e yoga mas sou tão preguiçosa que não andei lá muito tempo. Mas sim, são todas umas queridas e incentivam imenso! :)

    ResponderEliminar
  5. Vou meter nojo mas eu sou das poucas que perdi ainda mais peso do que aquele que tinha antes de engravidar. Seis semanas depois do meu filho nascer já tinha o peso normalizado...e depois fui emagrecendo até perder mais 6 kgs do que aqueles que tinha antes de engravidar. O truque foi mesmo a amamentação e o facto de ele dormir durante a hora de almoço, o que eu aproveitava para dormir também. Fiquei desgostosa de ficar tão magra e até fiz análises para ver se estava tudo bem. Quando parei de amamentar, comecei a ganhar o peso perdido!

    ResponderEliminar
  6. Somos duas... mas só amamentei até aos 4 meses e continuei a emagrecer! Mas cada caso é um caso! Não se pode generalizar :) amamentar ajuda mas não é só isso! Engordei 13kg e quando saí do hospital já tinha menos 7kg... confesso que me fez confusão ter pneu porque sempre fui magra mas quando regressei ao trabalho e entrei no ritmo voltei logo ao peso que tinha. Agora já acho que é demais e estou a pensar ir à nutricionista para ver se engordo! Como eu digo para as minhas amigas... umas porque têm a mais outras porque têm a menos, nunca ninguém está satisfeita ;) ahh e em relação ao exercício ando em aulas de Zumba, 1 vez por semana e também fiz pilates! era completamente céptica em relação ao Zumba e agora não vivo sem as aulas! A professora também ajuda porque faz uma aulinha bem mexida e non stop ;) já li por aqui mais adeptas da modalidade!

    ResponderEliminar
  7. Também acho que amamentar é o que ajuda mais a voltar ao peso inicial, ao fim de 15 dias já tinha perdido o peso todo ganho na gravidez. De qualquer maneira ando no Centro Pre e Pós Parto e recomendo vivamente, não só para a perda de peso mas sobretudo para tonificar porque apesar de ter perdido o peso todo a flacidez era de mais....

    ResponderEliminar
  8. joana rocha8:47 da manhã

    Obrigada pela resposta!! Pensava que tinha sido uma chata no instagram e até ponderei apagar o comentário.
    Perguntei precisamente por serem as duas pessoas normais. E n me interessa saber por exemplo, quando a giselle bundchen ou outra modelo recuperou, pq deve ter sido ainda antes de parir...
    Eu tenho 1,70 e engordei 18kg... cheguei aos 80. Ao início é como tu dizes, c a amamentação em 2 semanas foram 10 e passado 1 mês e meio tinham ido 14 e até agora aos 6 meses, nada!! Faltam os ultimos 4 kg e continuo a sentir-me um cachalote. já n sei o que hei-de fazer e fico muito triste se a partir de agora n descer mais e este ser o meu peso para sempre.

    Beijinhos e obrigada pela resposta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um prazer ;))) Não fiques triste. Mães ou não mães continua a ser como dantes: precisamos de ter uma alimentação saudável e muito exercício fisico, ou algum, vá. ;) Beijinhos e obrigada pela pergunta!! ;)

      Eliminar
  9. Ó pra mim ali do outro lado da querida Patrícia! Lembro-me bem dessa aula, do bolo de chocolate fingindo ( muito bom!), da tentativa da Patrícia em converter-te para a alimentação saudável e tu altamente céptica:)
    Lembro-me também da tua descontracção e boa disposição e de dizeres que a Irene já dormia no quarto dela e de eu ter pensado que isso era muito à frente! Especialmente porque fiquei com a ideia de que ela já dormia a noite toda e isso para mim era um oásis! O Gabriel já teria os seus 4 meses e eu andava desesperada por ter uma noite decente... 3 horas seguidas de sono que fossem já era bom:) E havia tantas mães (pelo menos, parecia-me a mim) a dizer que os bebés delas já dormiam a noite toda e mim só me apetecia, à falta de melhor expressão, espetar-lhes com um pano encharcado na tromba;)
    É a primeira vez que comento (hoje não podia deixar mesmo de ser!), mas sigo-vos desde o início. E obrigada. Obrigada por nos fazerem sentir normais enquanto mães, enquanto mulheres, enquanto nós próprias. E por nos fazerem rir, muito:)
    E muitos parabéns pelas vossas filhas lindas, é bonito vê-las crescer, assim como a vocês!
    Continuem por aí, que eu continuarei por aqui;)
    Filipa

    ResponderEliminar