6.05.2015

a Mãe desbronca-se (#13) a alimentação da Irene


Olá Sofia!!!!

Confesso que hoje, quando fui ao nosso separador d'a Mãe desbronca-se fui à procura da tua pergunta. Já tinha lido algures uma reclamação tua e agora já percebi por que é que ainda não te tinha respondido: estava a deixar, de fininho, para a outra Joana. Ela é que é toda coisa com a alimentação. Eu também me preocupo, mas confesso que não me informo grande coisa. Devia, mas não consigo mesmo ter interesse a esse ponto de investigar e aprender sobre nutrição. Sei que deve ser variada, sei que deve ter um prato colorido, sei que tem de comer muitos vegetais, fruta e o mínimo de coisas artificiais. E jogo com isso. Mentira. Não sou eu quem joga. Eu coordeno, o pai cozinha. 

Se quiseres ver todos os posts sobre alimentação que já tenhamos feito, carrega aqui, pode ser que te ajude nalguma coisa. 

Atenção que não sou especialista. Sou apenas mais uma mãe a mandar bitaites mas, desta vez, a teu pedido ;)

Olha, comecei por lhe dar papa por indicação da médica. Hoje faria o contrário. Começaria por uma sopa doce para fazer menos confusão com o sabor do nosso leite. Não dou papas à Irene. Habituamo-nos assim porque a Irene era alérgica à proteína do leite de vaca, só tinha as naturais da Holle para lhe dar e nem misturadas com fruta a deixavam muito feliz. Só comendo fruta ficava mais contente e decidimos incorporar cereais doutra forma na alimentação dela. Cheguei a por parte do pó da papa na própria Yammi enquanto a sopa estava a fazer. 

A dica mais importante que aprendi a nível de alimentação foi com a Joana Paixão Brás que disse para não misturar carne com cogumelos porque têm os dois a mesma função e fazem de proteína e podem sobrecarregar os rins. 

Devemos dar o mínimo de sal possível, acho que só podem comer uma colher de chá de sal por dia dia. 

Se o bebé estiver ainda à mama, sem leite artificial, não dês água que não precisa. 

No início, feita parva, não punha batata na sopa, agora pomos em todas. Acho que tinha criado uma relação ódio-ódio com a batata por causa do que se diz nas dietas mas, para as crianças, é importante estarem bem nutridas (não em excesso, claro, como a nossa cultura nos faz sentir, mas bem nutridas, variadamente e com valores energéticos adequados).

Ao contrário de muita gente, não gosto de ver bebés gordos quando já não são amamentados. Fico preocupada com o tipo de alimentação que estarão a ter. Claramente engordamos ou por problemas de saúde ou por consumirmos quantidade e qualidade de comida não adequada ao nosso corpo/desenvolvimento/estilo de vida. 



Não te preocupes se ele não comer grande coisa. Tens sempre a maminha. Ele vai ficar sempre bem. Durante o primeiro ano a "comida" é complementar e a maminha é o principal. E, durante o segundo ano, é normal comerem pouco porque o crescimento já não é tão acelerado e, portanto, têm menos vontade de comer. 

Dei muitas vezes carne na sopa e peixe na sopa até querer que ela começasse a provar outras coisas. Houve um dia em que começou a rejeitar, por completo, a sopa e, instintivamente, introduzi o segundo prato porque talvez ela estivesse a ficar "enjoada" das mesmas sopas e texturas. Acertei. Ou, então, a minha fé, enquanto lhe dava a comida, mudou e com melhor ambiente ela voltou a comer melhor. Nestas coisas nunca se sabe o que é que é timing ou solução. 

A meu ver, deves sempre preferir dar coisas naturais ao teu bebé. Não custa muito cozer fruta e por num copinho quando se sai de casa para lhe dar o lanche na rua ou na creche, digo eu. Podes dar pão, etc. Tudo coisas que não estão cheias de Es e açúcares desnecessários. Levar uma banana, por exemplo. 

Sei também que a popular bolacha Maria não faz nada bem aos bebés, como podes ler aqui. Por isso, se deres bolachinhas, tenta que sejas tu a fazer ou olha o máximo possível para os rótulos. Eu só lhes dou aquelas que sabem a papel do celeiro. 

Mais uma vez, isto são bitaites meus com as minhas paranóias. Esse livro de que falaste também me ajudou muito no início. Depois, borrifei e passei a tarefa para o pai. :)

Ajudei nalguma coisa?

Ah! Acho que pode ser giro também leres sobre o que é o BLW e inscreveres-te nalguns grupos no Facebook. Este método defende que o bebé deve alimentar-se sozinho já que sabe do que precisa para isso, o que também faz com que as refeições sejam momentos mais divertidos para eles (menos para nós que temos de limpar a javardice toda). 



1 comentário:

  1. Cada mamã faz o que quer e o que acha melhor para o(s) seu(s) filho(s), mas por favor, não caiam no exagero, por favor! Deixem as crianças comer à vontade, privá-los de bolacha maria? Por favor!
    Acham que é a bolacha maria que os vai tornar obesos? Essa analogia é ridícula!
    Concordo com o sal e demasiado açucar, agora dar bolachas a saber a papel???????????? Por favor, tenha piedade da sua filha! Não colcoar batata na sopa??????????? Mais uma vez, tenha piedade da sua filha!
    Temos de ter um meio termo para tudo! Devemos dar de tudo (exceto aqueles alimentos obviamente proibidos, como marisco, enchidos e sal)! Eu dou de tudo ao meio filho... e Admirem-se, tem dois anos e já comeu chocolate! e Sim, come bolacha maria e pão e batatas e arroz e massa, e por aí adiante!
    Não, não é obeso e também não é magricela!
    Tudo na medida certa minha gente, tudo na medida certa! As crianças precisam dos nutrientes presentes em tudo, até mesmo açúcar, admirem-se...

    Andreia

    ResponderEliminar