6.18.2015

Sou a maluquinha dos livros

Sou a maluquinha dos livros. Acho que já vos disse, desde que a Isabel nasceu compro-lhe um livro por mês. Falhei na parte da dedicatória que disse que lhe faria a cada livro, mas não falhei ainda na promessa de lhe fazer uma biblioteca incrível. Não compramos brinquedos cá para casa (ela herdou bastantes e a família foi dando), mas livros faço questão. Os amigos já sabem e também já vão oferecendo. Em miúda, era uma devoradora de livros (cheguei a ler 40 e tal numas férias, que requisitava na Biblioteca). Quero passar-lhe essa paixão. E acho que se começa agora. Ela não diz nada de jeito, mas já sabe imitar a entoação ao contar uma história. Já folheia um livro ao som de "nana na na na na" e chega ao fim e diz "já ´tá!"

Nem todos os livros que compro são apropriados à idade. Estou a fazer-lhe uma colecção de histórias tradicionais infantis, mas com 3D, por isso tenho de escondê-los ainda a sete chaves. Já tem O Principezinho (obrigada, tia Raquel), Anita (ou direi Martine?) e outros que tais. 


Mas hoje destaco estes livrinhos que lhe ofereceram (para 1 ano) e que ela tem adorado. Chamam-se "Primeiros Conceitos" e são 9 mini livros com opostos, cores, brinquedos, números... que eles gostam de manejar, apontar e, no caso da Isabel, dançar quando vê o patinho (para eu cantar a música) ou a banheira (para eu cantar a música) ou fazer "ão, ão" quando vê o cão ou o som da papa quando vê a banana. Já sabe que se folhear aquilo vai encontrar animais e objectos e fica entretida e concentrada (vejam as caras dela hehe).





 









O que têm para a troca? Que livros fazem furor aí em casa?

27 comentários:

  1. Olá Joana e Isabel! A minha filha de 19 meses tem uns livros iguais e ADORA! Digamos que alguns já estão um bocado mal tratados, sem capa ou divididos... Mas é sinal de uso! Uma colecção que também adora é a do Bolinha, aquele com janelinhas, para irem abrindo! Começou por um livro meu "Bolinha e a Festa de Anos" (um livro mais de 30 anos, imagine - se) e agora já tem uns quantos!! Adoro ler e também eu quero passar essa paixão à minha filha!!
    Beijinhos às Joanas, à Isabel e à Irene!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O da festa de anos do Bolinha está no top dos preferidos da Isabel. :)

      Eliminar
  2. Também estou a construir uma pequenina biblioteca para os meus filhotes. O mais velho (3 anos) adora livros e já sabe algumas histórias quase de cor :). O mais pequenino ainda só "come" livros! :)
    Na Feira do Livrocomprei dois desta coleção:
    http://livrosgatafunho.com/index.php?route=product/product&filter_name=SER%C3%81%20UMA%20R%C3%83&product_id=512

    São fantásticos, o Tomás adorou :), quer levá-los para todo o lado.
    Posso tb recomendar: O Cuquedo e Feliz Natal Pai Natal - estes dois sou suspeita porque são da família!!
    Outras das compras que fiz na Feira do Livro, e que também estão no top 5 do Tomás é este: http://www.kalandraka.com/pt/colecoes/nome-da-colecao/detalhe-do-livro/ver/um-bicho-estranho-ler/
    e já agora este que é um dos meus preferidos :http://www.planetatangerina.com/pt/livros/daqui-ninguem-passa

    Boas Leituras :)

    ResponderEliminar
  3. Joaninha, onde é que isso se arranja?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes não sei, que foram oferta.

      Mas há aqui pelo menos: http://www.wook.pt/ficha/primeiros-conceitos/a/id/15560657
      (Uma leitora no FB disse que havia no continente...)

      São da Editorial Presença.

      Eliminar
    2. Mariana Carvalho12:05 da tarde

      A Bertrand tem. Os avós ofereceram de lá ao Francisco que adora pô-los na boca :)

      Eliminar
    3. Alexandra5:02 da tarde

      Olá Gilda,
      tem na fnac, acabei de encomendar para a minha princesa :)
      Beijinhos

      Eliminar
    4. Alexandra5:09 da tarde

      8.95€ + 2.50€ portes.

      Eliminar
  4. Olá Joana,

    A minha filha tem quase, quase, 2 aninhos. E desde cedo que também tem livros ao seu redor. Também eu adoro ler (embora agora por falta de tempo não o faça tanto) e valorizamos muito essa cultura que lhe queremos passar.
    Tenho comprado alguns, também herdou uma boa dose deles de umas amigas mais velhas e adora.
    O que tenho de fazer por vezes é ir rodando os livros, escondo uns por uns tempos, trago novidades e vou trocando, para que não se desinteresse e os deixe por lá "andar ao pontapé" (às vezes também literalmente).
    Assim quando folhei-a um que não vê algum tempo, é uma emoção :-)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá! Lá por casa, os livros são o principal brinquedo. A Rita adora ir buscá-los e pede-nos, mais que contar as histórias, que lhe ensinemos o que é o quê. Gosta que lhe perguntemos onde estão as coisas e ela vai apontando e imitando os sons daquilo que já conhece. É tão engraçado vê-la ir buscar livro após livro e adoro o seu olhar concentrado quando está à procura de alguma coisa que ainda está a aprender.
    Acho a ideia da dedicatória fantástica, mas com a Rita não resultaria. Todos os livros estão tão estraçalhados que não vão sobreviver muito tempo. Mas há alguns especiais que que lhe quero dar quando ela for um bocadinho mais crescida, que farei questão que tenham uma dedicatória. Bjks e obrigado por partilharem as vossas ideias ;)
    Bjks

    ResponderEliminar
  6. O JM também adora livros, desde pequeno que os manuseia e agora aos 18 meses os preferidos são os de animais, onde já identifica uma serie de sons e gestos. Depois tem os das primeiras palavras que ajudam imenso a identificar objectos do dia a dia. Confesso que enquanto tive o horário de amamentação lia uma historia quando chegavamos a casa, normalmente fabulas. Nessa altura ele não ligava nenhuma, mas pelo menos permitia-lhe manusear os livros e ter contacto com eles. Agora está numa fase em que já segue muito atentamente as histórias e para manter o interesse vou perguntando por elementos que podem até nem ter nada a ver com o conto, tipo: onde está o sol/a lua/a bola/ o cão/gato, etc. Por isso tornou-se o nosso ritual antes de dormir. No primeiro natal, era ele recém nascido, oferecemos o principezinho 3d e no natal passado, acabado de fazer um ano (=a pilhas de brinquedos) demos um livro 3D de como funciona a fabrica do Pai Natal, é o máximo! Pedimos também às pessoas que dessem brinquedos nos anos e livros no Natal, assim há mais equilíbrio ;)

    ResponderEliminar
  7. Osgalisca1:32 da tarde

    Olá!
    Parabéns pelo vosso blog! Já não sei viver sem vocês :)
    Também estou a construir uma biblioteca para a minha cachopinha. Na semana semana também comprei O Principezinho e o Peter Pan, ambos em versão pop-up. São lindoooos! O do Peter Pan é uma autêntica obra de engenharia. Pequenos e graúdos ficam boquiabertos a olhar para aquelas construções.
    Beijinhos para as Joanas e para as respetivas miúdas giraças

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De que coleção e editora? Beijinho! E Obrigada!

      Eliminar
    2. Alexandra5:14 da tarde

      http://www.fnac.pt/O-Principezinho-O-Grande-Livro-Pop-Up-Antoine-de-Saint-Exupery/a275326
      Se for este é um bocadinho caro.

      Eliminar
    3. Nesse link da fnac no fundo da página tem o video que mostra o livro.. É muito giro!! :D

      Eliminar
    4. O Peter Pan é da Gailivro. O Principezinho é esse que a Alexandra refere. De facto é bastante caro e na feira do livro não o encontrei com grande desconto. Mas, às vezes, esperar compensa e encontrei-o na Fnac do Alegro com 30% de desconto + 10% de aderente :) Foi uma excelente compra.

      Eliminar
    5. O Peter Pan é este:
      http://www.leyaonline.com/pt/livros/infantil-e-juvenil/10-anos/literatura-infantil/peter-pan/

      Eliminar
  8. Marta Branco3:45 da tarde

    Dúvida: quando é que lhes leêm a história à noite? Eu explico. Gosto de ler histórias ao meu Francisco antes de dormir mas torna-se difícl depois do banho porque só vê as minhas mamas à frente :P e depois ele acaba quase sempre por adormecer na mama...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui é a mesma coisa! Tento lhe por o livro a frente para ler mas já só quer é maminha 😉

      Eliminar
  9. Também eu gosto muito de ler (ando sempre com um livro atrás) e tenho pena que neste momento não consiga ter tanto como antes e ainda grávida ja comecei a comprar uns livrinhos para a coleção da minha filha. Neste momento tem 20 meses (faz hoje!) e sai a mim, adora livros :) Todos os dias lá tem que pegar num à escolha e adora folheá-lo, apontar para as figuras, dizer os nomes dos animais, imitar os seus sons.
    Não sei se conheces o blogue Eu, Tu, a Maria e o Miguel, mas ela faz sugestões de livros infantis bem interessantes, a maior parte deles pertencentes ao plano nacional de leitura.
    Uma vez que gostas de livros pop up, sugiro-te a coleção Senhor Croc (também ela incluída no plano nacional de leitura) :) são livros super engraçados, sempre com uma surpresa no final e bastante coloridos!

    ResponderEliminar
  10. A Lara tem 15 meses e adora livros. Desde os 6 meses dela que vou todas as semanas à biblioteca buscar 3 ou 4 livros para ela. Já tem cartão da biblioteca e tudo. :)
    À medida que vou percebendo de que livros gosta mais, vou comprando de acordo. Até para ela não estragar os da biblioteca. Deixo aqui alguns dos "nossos" preferidos: http://www.vinilepurpurina.com/?p=13

    ResponderEliminar
  11. Eu não percebo... O meu já destruiu uns quantos...vão para o lixo. Não há biblioteca possível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui também já destruiu um, mas porque não era para a idade. Vou tentar colar o que rasgou. Por aí põe na boca?

      Eliminar
  12. Qual é a colecção de histórias tradicionais em 3D? :) Cá em casa também temos a versão pop up do Principezinho e foi comprado em promoção no Continente.

    ResponderEliminar
  13. A Porto Editora tem a coleção Contos Clássicos com pop-ups:
    http://m.wook.pt/ficha?id=15419018 é um exemplo dessa coleção. São muito giros e também os ando a "namorar". Também se vendem nos CTT

    ResponderEliminar
  14. Uma lagartinha muito comilona de Eric Carl. O preferido da minha irmã há 30 anos e o preferido da minha filha agora com 18 meses. Bj

    ResponderEliminar