6.11.2015

Ao anónimo das 10:35

Tenho pena. Pena que a felicidade alheia incomode. Pena que haja pessoas mal-amadas, inseguras, tristes. Só assim consigo compreender que se desdenhe da felicidade dos outros, que fiquemos zangados e frustrados com os sorrisos dos outros. E que se ponha em causa a alegria dos outros, o seu entusiasmo, e até os seus argumentos sinceros, chamando-lhes bajuladores (aqui). Não sou - nunca fui - bajuladora.

Invejosa também não, ao contrário do que parece ser o seu caso. O que tenho é uma "inveja boa", em que me sai um "sortuda!" ou "parvalhona!", dito no gozo e sem aquela carga pejorativa. Talvez um contra-senso. Não há invejas boas. Então o que eu sinto não é inveja, sinto-me antes inspirada pelos outros. Contagiada. Fico a sonhar com aquilo.

Gosto de ler textos bonitos, quando verdadeiros, e de ver imagens bonitas. Motiva-me, alegra-me, inspira-me. Gosto de ver uma mesa bonita de pequeno-almoço posta, apesar disso nunca acontecer cá em casa, emociono-me ao ver a dedicação da Menina para com a Maria e o Miguel (no blogue eu, ele, a Maria e o Miguel), adoro ver no Instagram famílias a brincar na praia, rostos felizes e cheios de areia, mesmo que esteja a essa hora a trabalhar na cave, sem janelas, e longe da minha filha. Não me corroo por dentro e não me encho de inveja. Não olho para o mundo dessa forma, não vejo nos outros exibicionismo. Simplesmente não sou assim. Ainda bem. Dou importância àquilo que a tem. Menos hoje, que resolvi responder-lhe. Mas só porque, apesar do seu comentário ser mal-intencionado e gratuito (zero construtivo), me fez reflectir. Que é coisa que eu faço, às vezes.

Não, não gosto de esfregar a minha felicidade na cara dos outros. Até porque quem é feliz não precisa de esfregar nada, em ninguém. Só um óleo de massagem no marido, nuns preliminares, vá.


Pumbas. Ó pra mim a ser feliz!

Tinha comido uma sobremesa maravilhosa do restaurante Di Gusto, em Santarém
(ó pra mim a ser bajuladora)

estava feliz por estar com a minha filha, com quem só passo três horas por dia, durante a semana
(ó pra mim a ser infeliz e queixinhas)

com o meu namorado, que está à espera da morte da bezerra para me pedir em casamento
(ó pra mim a lavar aqui roupa suja)

com a minha mãe, que vive longe de mim e que só pode ser avó uma ou duas vezes por mês
(ó pra mim a ser piegas).

Afinal sou feliz, mas sou também muitas outras coisas. Se acompanhasse o blogue com atenção, conheceria muitos dos meus desabafos, dos meus medos, das minhas inquietações, das minhas parvoíces. Não estou sempre feliz. Mas faço por isso. Experimente fazer também por isso.

27 comentários:

  1. Agora que sou mãe, cada vez mais acho que damos pouca importância aos momentos (mesmo que poucos e insuficientes) bons, e demasiada importância aos problemas e momentos maus. Temos sim que tentar ser feliz e aproveitar o que temos: e sim, estar a trabalhar fechada num escritório e ver famílias felizes, a rir, a brincar, também me inspira, não me deixa inveja! Por isso continua a mostrar momentos felizes, mas também a desabafar os menos bons, mas que esses sejam bem pouquinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, eu sou ao contrário! Agora que sou mãe foi por mim a curtir mais os momentos bons e a relativizar muito os maus! :) nada parece ter a importância que tem ver o meu filhote a rir-se só porque sim, porque tem uma coceguinha no pé, porque lhe dei uma coisa nova para comer, porque simplesmente lhe sorri :) é uma pieguice pegada, mas ainda bem!! ;)

      Eliminar
    2. Ana, foi precisamente isso que a Daniela disse, acho q entendeu mal a frase inicial :)

      Eliminar
    3. sim, era exactamente isso que queria dizer: ver o meu filho a gargalhar, a comer bem depois de ter estado doente, a correr atrás do cão, a simplesmente ser feliz, vale tudo e é isso que tento aproveitar e não dar aos problemas mais importância do que eles merecem :) Quero ser feliz!

      Eliminar
  2. Joana não ligues a pessoas que não têm mais nada que fazer, que dizem que não gostam de ver certas coisas mas vêm e depois acham que têm o direito de opinar. Descobri desde que sou mãe e que comecei a andar pelos blogues e grupos no face (principalmente estes) que há mães tão más mas tão másssssssssssss que até chego a ter pena dos filhos eu já sabia que havia muitas falsas mas agora comprovei com factos. Eu é que não sou de mostrar fotos se não viam o meu sorriso de orelha a orelha quand estou com o meu filho apesar de haver momentos que me é difícil que não é sempre um mar de rosas também temos muitos problemas que continuam com a maternidade mas os nossos filhos fazem-nos rir mesmo quando nos apetece chorar não é Joaninhas :D

    Continua a esfregar-nos nas nossas bentas a vossa felicidade porque felicidade contagia mas há pessoas mal-humoradas que lhes faz muito mal, dor de cotovelo é fod*** :D

    (Para ver se encontro mães maravilhosas e cheias de felicidade resolvi a fazer um grupo no face, as mal intencionadas vão logo para a rua ehehe)

    ResponderEliminar
  3. Joana continua a mostrar a tua felicidade, como sempre fizeste, se forma simples e descomplicada. Todos nós temos os nossos momentos felizes e menos felizes, mas realmente ser mãe faz-nos dar importância a pequenos momentos e detalhes que nos fazem felizes. Acho que a Joana não está a ser arrogante nem faz coisas completamente inacessíveis, do género, levem lá com as minhas incontáveis viagens em resorts! Aaha, se bem que não era má ideia (eu não me importava NADA de ter uma vida dessas!).

    Quem não gosta não leia!

    ResponderEliminar
  4. É melhor corrigires para 10:35 senão vai-te tudo cair em cima :P

    ResponderEliminar
  5. ohhhhhh! Fiquei enternecido pelo post! Fofinha fofinha fofinha!

    Para a próxima um post de agradecimento a ter mais pessoas a ver o seu blog! Que isto é que é fazer render o peixe.
    Vê, até fui seu "amigo".
    #somostodasJPB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahaha adoro que finja que é um gajo, quando está mais que na cara que é mulher. :)

      Já viu como afinal até é bom existir na minha vida? Volte sempre. Adoro tê-lo cá.

      Eliminar
    2. Ahahaha e não é que "ele" ainda continua? Oh gentinha infeliz! Que vida tão "poucaxinha" que algumas pessoas têm... Continua mas é a "esfregar" essa tua felicidade Joana! :)

      Eliminar
    3. Não se engane, querida Joana.
      Mas se achar que eu sou uma mulher, a fizer sentir ainda melhor do que já se sente, que bom para si!
      Já entendemos que a Joana é uma pessoa de bem com a vida, e que lida maravilhosamente com comentários que não digam "amén" ao seu post!

      Esteja descansada, que continuarei a vir nem que seja porque não faço nada da vida, nem tenho emprego, nem vida, nem mulher, nem filhos, e vivo com os meus pais, num sótão sem luz solar, não tenho mais que a quarta classe , sou infeliz e de mal com a vida.

      Ass. O anónimo das 10:45

      Eliminar
    4. E melhor as joanas oferecerem daqui a uns dias nos cabazes umas placas com um bocadinho de parede de crespo... Just in case se tiverem comichão no cotovelo ;) é certamente um admirador secreto ahaha
      Joana

      Eliminar
    5. Obvio que e uma mulher ahaha
      nenhum homem, casado e com filhos, se daria ao trabalho de vir oportunar esta gente, nem punha hastags, nem diria "fofinha fofinha fofinha".
      Mas que esta a ter um prazer enorme nisto, esta. E nos tambem. a Joana entao deve estar a rir-se muito de tudo isto, porque cria buzz e assim pode ir mais fins-de-semana a pala e fazer dinheiro com o blog.

      Eliminar
    6. Joana depois de tanta publicidade ao anonimo das 10:45 já merecia que ele lhe desse algo a "pala " lol

      Continuem assim ehhheheheheh que Eu gosto de vos ler....

      Eliminar
    7. O Sr também quer fins-de-semana à pala, está visto‼️

      Eliminar
  6. Não se aguenta!
    Não entendo onde quer chegar este senhor?!
    Que TRAUMATIZAD@

    ResponderEliminar
  7. Pois eu admito. Tenho inveja sim!! Tenho inveja das vossas fotos fantásticas. Tenho inveja da cumplicidade que tem com as vossas filhotas e maridos. Tenho inveja desses fins-de-semana que ganham fantásticos, sejam ou não “à pala”… Tenho inveja de ser os vossos maridos que cuidam das refeições. Tenho inveja de tanta coisa…
    Vê-se nas vossas fotos que as vossas filhotas são felizes… Adoro ver os sorrisos, expressões delas. A minha é mt chorona. Tento fazer tudo ao meu alcance para que ela seja mais alegre, mas acho que já é um mal de família. Não me considero uma pessoa feliz e se não consigo ser feliz (trabalho casa, casa trabalho, compras, refeições, limpezas, miúda na fase das birras, lidar com essas birras quase o dia todo, cansaço físico e psicológico, namorido que não ajuda em nada e se refilo culpa ainda é minha) como faço para ela ser feliz? Eles estão bem, se nós estamos bem.
    Invejo a vossa felicidade, mas espero que continuem assim. Cada um é como é.

    Portanto, se ambas as Joanas estão bem, é normal terem vontade de gritar a todo os mundo que são felizes, e se fosse o meu caso, faria o mesmo. Acho que não estão a esfregar a felicidade delas na cara de ninguém, apenas estão felizes. E deve ser ótimo sentir-se feliz.
    Só acho uma coisa mal no meio disto tudo… Porque é sempre a JPB que goza esses fins-de-semana fantásticos à pala? Atiram ao ar a moeda pra ver a quem sai a sorte? 
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nao gosto de me dar muito ao trabalho :) Nao gosto assim tanto de passear! Junta-se o util ao agradavel e vai a que adora ir :))

      Eliminar
    2. Celita desculpe a intromissão, mas queria só deixar sugestões para ajudar a que a sua dilhota fizesse menos birras e fossem todos mais felizes. De certeza que ha coisas que a iriam animar: ir ao parque, à praia, a um sitio com animais, dar pão aos patos, etc. Ou ver um livro dançar ao colo da mãe. Sobre a casa, aprendi que não vale a pena stressar. Mais vale relativizar e ir fazendo, poupa muitas chatices! Vai ver que assim vai estar mais feliz :)

      Eliminar
    3. Não se conforme à infelicidade... se você não transmite boas energias à sua filha, claro que ela fica rabugenta... Quanto ao namorido, ajudar é a obrigaçao dele. não é favor nenhum q lhe faz!! numa relação, ambos colaboram em tudo. dividem tarefas. Pq senao, surgem ressentimentos, o amor vai-se, e as pessoas ficam infelizes. Se n tem tempo pra respirar, quanto mais pra trabalhar na vossa relaçao. Tem de exigir q ele colabore. N ha desculpa pra nao o fazer! Merece ser feliz, lute por isso! N desista! Força :)

      Eliminar
  8. Como gosto muito do vosso blog e esta questão dos comentários anónimos me irrita profundamente, o meu conselho é que liguem a opção de moderação dos comentários, e não publiquem o que estas alminhas infelizes escrevem. Já no blog da Pipoca e em tantos outros se vê disto e é uma tristeza. Claro que há comentários e comentários. Há quem concorde e quem discorde das opiniões, mas também há formas educadas e civilizadas de o fazer e dar tempo de antena a estas pessoas que não têm nada de jeito nem de construtivo para dizer é uma perda de tempo e só mancha a onda de felicidade que este blog tem. E voltando ao caso da Pipoca, acredito que ela só não proibe esses comentários porque realmente são esses haters que contribuem muito para o sucesso do blog. Não queiram ter um hater no vosso blog e também não queiram ganhar visualizações com ele. Vocês são óptimas no que fazem e não precisam nada deste veneno gratuito para chegarem longe!

    Um beijinho às duas! :)

    ResponderEliminar
  9. Adorooooo o vosso blog e realmente tenho muita pena que haja pessoas que se dêem ao trabalho de acompanhar o vosso blog apenas para dizer mal. Se não gostam e não se identificam...deixem de o seguir. Simples!! Acho sinceramente que não devem responder a estes comentários. Com o aumento da visibilidade do blog, há uma maior probabilidade de isto acontecer. Mas acho que o que faz as pessoas seguirem o vosso blog é a boa disposição sempre presente, as brincadeiras, as piadas e as mães identificarem-se convosco e com a vossa família. Acho sinceramente que não devem responder a este tipo de comentários, porque só incentiva a mais comentários deste género e o blog perde um pouco a sua essência.

    ResponderEliminar
  10. Desconfio do Claudio Ramos...ele já diria fofinha, fofinha, fofinha. ..quase que me esquecia que tinha uma filha. ..nesse caso deve ser o Pedro Crispim. Hehehe....brincadeira!

    ResponderEliminar
  11. Muito bom Joana!! Continuem a ser o que são!! A JPB conheço eu muito bem e é do melhor que há!! Beijinhos às Joanas💜🌼

    ResponderEliminar