6.11.2015

Guilty!

Ontem deitei a Irene muito cedo por não ter feito grandes sestas durante o dia. Deitei-a para aí Às 18h50, 19h. 

Às 19h40 acordou porque tinha feito cocó. Não me atrevi a mudar-lhe a fralda até hoje de manhã quando já tinha dormido tudo.

Ficou mais de 12 horas com o cocó a marinar. 

Digam-me que também fazem isto para que eles não despertem muito (atenção que já estou a falar de uma menina com mais dum ano, quando ela era recém nascida era canja). 

Não sou só eu, pois não?

Se for, para a próxima até lhe dou um banho!

PS - A Irene quando acorda à noite, se não adormecer logo, costuma fazer mais 3/4 horas acordada. Um cocó valeria isso?

PPS - A verdade é que se fosse eu no caso dela, não gostaria que me acordassem para limpar o rabo. Se calhar até estava mais aconchegadinha assim. Não, quando fizer uma destas, espero já ter mais de 100 anos e ter enfermeiros jovens para cuidarem de mim e da minha higiene. 

45 comentários:

  1. Eu nunca mudei a fralda da minha durante a noite. nem quando era bebezinha. Neste momento tem 21 meses. (mas que me lembre ela também nunca fez cocó durante a noite).
    Mas acho que se ela acordasse às 19:40 por ter feito cocó, trocava a fralda. Ela qd fica assim mt tempo fica logo assada.

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que na lógica de não lhe fazermos o que não gostamos que nos façam a nós, não gostaria de ter cocó agarrado ao rabo 12 horas. Nem duas. Never, Jamais. A essa hora trocar-lhe-ía, mesmo que depois me custasse readormece-la. Acho que seria melhor para todos (porque ela dormiria melhor e eu também). Tenho a sorte da Isabel não fazer cocó durante a noite, mas quando fazia trocava. Só se não reparasse.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tb não deixava... Só de pensar no desconforto.... hummmm não não deixava... JPB a JG quer é um anónimo como o teu a dizer que ela se faz de boa mãe e depois pimbas deixa a caca colada ao rabo da miuda uma noite inteira.... :D hahahahhahahahhah

      Paula Leça

      Eliminar
  3. Eu nao tinha bem a certeza....podia ser o cheiro de alguma que estivesse no caixote... vá... so por volta da meia noite é que tive a certeza! Menos mal? Lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rita Carvalho3:17 da tarde

      Joana,
      já me aconteceu (o meu terrorista tem 18 meses) duas vezes que me lembre e se da primeira vez ele era pequenino e enquanto mamava o biberão das 23.00 /23.30 eu consegui mudar-lhe a fralda olimpicamente e conseguir acabar antes de ele acabar o biberão e continuar a dormir, também já me aconteceu agora com ele mais velhinho e, uma vez que ele não é de ficar assadito não o acordei e deixei-o dormir, até porque se o acordasse era coisa para querer andar a treinar mergulhos na cama dos pais até as 02.00 da manhã, mais coisa menos coisa. Ele não morre, não se chateou nada e de manhã estava bem, todas as zonas afectadas saudáveis. Depende muito do feel do dia, do dia dele e do nosso dia e ver o que mantém mais o equilibrio do humor familiar...

      Eliminar
  4. Ahahahah! Eu teria feito o mesmo que a JPB... Daqui a nada Joana Gama, tens o Sr anónimo à perna 😂

    ResponderEliminar
  5. Eu teria mudado a fralda. E até era cedo, se demorasse a voltar a adormecer também não seria de madrugada.
    A minha pequena não costuma fazer durante a noite, acho que só fez 1 vez. Chorou, mal entrei no quarto o meu nariz disse-me logo do que se tratava. Mudei-a.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Teria mudado... ou teria a minha filha completamente assada no dia seguinte. Basta um bocadinho para ficar feita num oito!...

    ResponderEliminar
  7. Eu já deixei o meu dormir todo mijado.. Mas eram 5h da manhã.. Não sei se deixaria cocó.. Não sei mesmo! Ficou assada? A probabilidade de voltar a acontecer é baixa, já passou e pronto! :)

    ResponderEliminar
  8. Maria Garcia2:10 da tarde

    Hum... Joana, eu teria mudado, claro! Já me aconteceu algumas vezes, e bem mais tarde, e sempre mudei. Não me imagino a dormir bem cheia de cocó, por isso imagino que a minha filha também não. Já para não falar de que isso seja uma boa forma de apanhar uma infeção urinária/renal!

    ResponderEliminar
  9. Também já me aconteceu uma dessas com xixi...e igualmente pensei "ah e tal quase 6 da matina daqui a pouco acorda e logo trato do assunto" ; uma x não são vezes :)

    ResponderEliminar
  10. Joana, nem parece teu! Eu mudava sem pensar duas vezes. tu gostavas de ter cocó agarrado ao rabo? Please, n faças isso de novo... podia ter ficado assada, e ias sentir-te horrivel. Se ela acordou por ter feito coco é pq estava desconfortavel...

    ResponderEliminar
  11. Olha, se ela não ficou assada, esquece lá isso! O meu filho não era de ficar assado nem de se queixar quando estava com cocó, então já chegou a ficar assim algum tempo! Uma vez não são vezes, a Irene vai sobreviver :)

    ResponderEliminar
  12. Eu trocaria, não imagino o desconforto, e o cheiro, de ter aquilo assim tanta hora. O meu também nunca faz à noite, se bem que a essa hora não é bem "noite". Mas sempre que ele acorda a meio da noite para beber leite, troco a fralda, não consigo mesmo deixa-lo com a fralda suja. E ele também assa logo!

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Eu mudaria, mas claro, a mãe é que sabe ;)!

    ResponderEliminar
  15. Eu provavelmente mudaria a fralda e levava com a minha filha eléctrica durante 3/4horas (sim, a minha filha também é assim, isso já me aconteceu e eu troco sempre). Mas por outro lado, se ela estivesse mesmo desconfortável, não dormia, ou não? Óbvio que não é a solução ideal, mas também não me parece o fim do mundo...

    ResponderEliminar
  16. Felizmente o Gabriel (já) dorme bem e posso mudar-lhe a fralda, trocar a roupa toda se for preciso, com uma luz acesa no quarto dele e ele nem dá conta 🙌

    ResponderEliminar
  17. Alexandra3:18 da tarde

    Se acontecesse à minha filha, trocava porque ela adormece facilmente, e é raro isso acontecer. Mas não vamos dramatizar, uma vez não são vezes. E se ela dormiu tantas horas seguidas é porque não estava assim tão desconfortável ;)

    ResponderEliminar
  18. Já me aconteceu e não troquei, a minha filha dorme muito mal e se a acordasse para mudar a fralda também iria ficar umas 3 ou 4h acordada. Não troquei e não ficou assada. :)

    ResponderEliminar
  19. Bem, o meu filho tem o organismo mais certo do que eu. Em 18 meses creio que lhe mudei uma fralda com cocó à noite e porque coitadinho estava com diarreias crônicas. Mas curiosamente, recentemente aconteceu entrar no quarto do meu filho antes de eu me deitar para ver e ele estava bem, senti um odor anormal. Pensei que a criança estivesses com gases e conforme ele não faz cocó à noite não liguei. Verdade é que dormiu a noite toda e de manhã quando acordou o cheiro permanecia no quarto e quando lhe fui mudar a fralda, a mesma estava suja com cocó. Se tivesse ido verificar a fralda, sim teria mudado. Quanto à Joana, se achou que foi para o melhor dela....

    ResponderEliminar
  20. Eu teria mudado, mais que não seja porque o meu pequeno fica logo com o rabinho assado.

    E já agora, deixo uma sugestão.
    Vi uma das educadoras da creche do pequeno fazer isso, já tive fiz o mesmo e, com o meu, resultou: uma fralda de pano, ou mantinha, a cobrir o tronco e a tapar a cabecita. No nosso caso não tinha a ver com a luz, porque só tinha a luz do corredor ligada e nenhuma no quarto, por isso não sei se se sentiu ainda aconchegado como na cama, mas lá está resultou ��

    ***

    ResponderEliminar
  21. Olá Joana.... Vou dar a a minha opinião como mãe, mas principalmente como profissional da saude. Deverias ter mudado. As fezes têm bacterias que ao entrarem em contacto com a zona genital podem provocar infeções urinárias. Principalmente nas meninas isso e muito comum... como te vejo como uma mãe extremamente preocupada, creio que devias ter atenção a esta situação. Garanto que é terrivel ver as nossas pimpolhitas com uma infeção urinaria, os exames são dolorosos para elas e para as mães. Beijinhos e boas mudas a noite.
    Julieta Silva

    ResponderEliminar
  22. Nunca fiz isso. Acho péssimo mesmo, já cheguei a mudar a fralda de noite uma data de vezes por isso mesmo fazer coco uma duas vezes de noite ... Mesmo que o bebe acorde e preferível que estar a causar lhe o desconforto e o mal das becterias do coco nas mucosas... Enfim...

    ResponderEliminar
  23. Pat das estrelinhas5:25 da tarde

    A quantidade de problemas que podem advir de estar em contacto com tantas baterias e fungos (ainda mais nestes dias quentes) e durante tantas horas deveria ser superior à preguiça.... Mãe relaxada mas não tanto....

    ResponderEliminar
  24. Ja me aconteceu de a mais nova fazer alguns cocos durante a noite, e nao acordar e eu so me dar de conta de manha.... da-me sempre imensa pena, porque fica logo toda vermelhinha :( Quando me apercebo mudo....
    Pela saude da pele dela, tento andar em cina e mudar logo....

    ResponderEliminar
  25. Marta Branco5:48 da tarde

    Eu, muito provavelmente, teria feito o mesmo que a Joana. Sei bem o que é ter um filho que não dorme e uma pessoa precisar desesperadamente de um time out! Não te consumas Joana. Ela está bem não está? Dormiu bem não dormiu? É o que interessa.

    ResponderEliminar
  26. Eu mudaria a fralda porque não gostaria de dormir com o rabo todo cagado. :) já mudei a fralda à minha filha a dormir, mas tive a sorte de ela não acordar, mesmo enquanto lhe estava a mudar a fralda, eu e o meu namorado, com a luz do telemóvel e com o minimo de movimentos possível. Também teria medo que ela ficasse assada ou com algum tipo de infeção nas zonas intimas... Confesso que sou um bocado paranóica com essas coisas. Mas se ela não ficou com o rabo assado e acordou bem disposta, também não é dramático. :)

    ResponderEliminar
  27. Ei ode e que isto já vai...infecção renal, para se ter uma pielonefrite ( infecção renal) e preciso uma junção de factores, que vão muito além de uma fralda com coco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Infeção urinária"(a do senso comum) é diferente de uma pielonefrite, q é nos néfrons do rim ;)

      Eliminar
  28. A essa hora mudaria a fralda... com muito cuidadinho!
    O meu filho fica assado facilmente.

    ResponderEliminar
  29. Caro anonimo, se é ao meu comentário que se refere está ligeiramente enganada, embora jamais tenha falado em infecção renal. Posso-lhe dizer que a infecção sintomática do trato urinário (ITU) situa-se entre as mais frequentes infecções bacterianas do ser humano, predominando entre os adultos em pacientes do sexo feminino e em crianças, particularmente nos dois primeiros ano de vida, a infecção urinária também é muito comum, predominando igualmente no sexo feminino; nesta população de pacientes pediátricos, predomina a pielonefrite, recorrente na maioria dos casos devido à presença de refluxo vésico-ureteral.A maior suscetibilidade à infecção nas crianças do sexo feminino é devida às condições anatômicas: uretra mais curta e a maior proximidade da vagina com ânus. Espero ter conseguido esclarecer.
    Nunca quis por em causa os cuidados da Joana, mas como é uma mãe sempre tão atenta achei que ia gostar de saber.

    ResponderEliminar
  30. Não precisava ir ao google procurar isso tudo, até porque sou médica e sei tudo isso, mas há coisas que o google não diz. Como o facto de uma pielonefrite não ser uma coisa assim tão recorrente, que o que normalmente acontece e uma infecção das vias urinárias baixas, que caso não seja tratada pode evoluir para uma pielonefrite, mas mos entretantos já deu sintomatologia suficiente para ser tratada antes de progredir

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E mesmo que nao evolua la para o pior, mesmo uma infacao das vias baixas, nao e grave? Nao sou medica nem enfermeira como as senhoras, sou apenad mae,mas concordo que o melhor e prevenir. Ja dizia a minha avo mais vale prevenir que remediar.

      Eliminar
  31. Cara doutora, posso nao ser medica e talvez nao exerça enfermagem à tantos anos como exerce medicina.mas no hospital onde exerço vemos imensos casos de infecção do trato urinario em meninas com a idade da Irene e da Isabel,algumas do trato urinario baixo, mas nem todas.Creio que sendo a minha area devo promover a prevenção.... Nunca diria a uma mãe que não há problema de deixar a filha com coco durante 12 horas, quando os há. Mesmo que a probabilidade seja minima o meu dever é alertar.... Saudações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tambem trabalho num hospital e todos os anos temos casos de infeccoes em criancas. Chegam la com febres altas que nao baixam e muitas vezes ficam internadas.
      Mas nao se sinta culpada Joana, as maes nao sabem tudo.
      Beijinhos
      Maria do Carmo

      Eliminar
  32. Nem pensar...não deixo aos meus doentes quanto mais a um bebe! 12horas com um antro de bactérias ali a marinar...para infeções urinárias e macerações é um mimo.
    Ps: um enfermeira jovem

    ResponderEliminar
  33. Mudem as fraldas aos bebes, por favor! Não teria sido melhor comprar um Nenuco?

    ResponderEliminar
  34. Joana nem parece seu, uma mae que se anuncia ao mundo como extremosa, cuidadosa, mimosa por vezes ate exagerada. Nao imaginou que deixar uma criança com coco 12 horas poderia ser prejudicial. Nao me parece que seja dificil imaginar que nao faz bem. Como alguem diz, talvez um nenuco tivesse sido uma boa opçao. E sabe o que me escandaliza, nao e o facto de o ter feito, porque afinal somos humanos e erramos, e vir para o blog contar como se fosse um feito semelhante a descobrir vida em Marte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais!
      Não consigo compreender uma coisa destas!

      Filipa

      Eliminar
  35. Vivendo e aprendendo! ;) Próximos cocós sempre mudados assim que houver o último pum!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao percebo a ironia Joana, é uma mae que gosta de andar tao informada e depois ironiza uma situaçao destas. Ok, vivendo e vendo exageros onde sao desnecessarios e niglicencias onde ha gravidade.

      Eliminar
  36. eu já me aconteceu. também pensei duas vezes... Mudei na cama e tudo e super rápido. Foi uma aventura mas não acordou! Mas percebo que não tenha mudado! Nós mães não somos perfeitas.

    ResponderEliminar