6.14.2015

Não quero cá princesas.

Não sei bem explicar porquê, tal como a maioria das opiniões estúpidas que tenho. 

Não gostava nada que a Irene fosse uma daquelas raparigas das "princesas" e dos "brilhantes". Claro que, se for, não vou não lhe dar as coisas só porque eu não goste delas. Até se ela quiser brincar com carros eu dou, não tenho medo de lhe dar e que ela fique machona por causa disso. 

Aliás, ela já vai ficar um bocado machona só por ser minha filha. Espero. Se não ficar, claro que é bem aceite, mas preferia ficasse mais machona que "florzinha". 

Gosto das meninas que fazem imenso desporto, que se dão bem com rapazes e que não têm problemas com raparigas. 

Gosto das meninas que se esfolem num jogo de basquete (nunca hei de gostar de ver isto em português) e queiram retomar o jogo minutos depois, em vez de ficarem o resto do jogo a fungar com algo nos joelhos que já nem lhes dói. 

Claro que tudo isto é baseado em estereótipos imbecis para os quais não tenho fundamentação, mas é algo que sinto. 

Talvez até por eu ter receio de não conseguir partilhar o mesmo entusiasmo pelas coisas que ela poderá gostar. 

Associo as meninas dos brilhantes e dos cor-de-rosa àqueles cães pequeninos. Muito dependentes. 



Claro que todas as meninas são queridas, mesmo as mais delicadas, as mais frágeis, as mais mimosas. 

Seja a minha filha como for, vou amá-la da mesma maneira. Posso é precisar de treinar o meu sorriso amarelo sempre que ela quiser andar de tule. :)

11 comentários:

  1. Como te entendo!!! Mas acho q tenho azar. A minha ainda nem dois anos tem e já é mmega vaidosa, quer pôr batom e perfume a toda a hora. tudo o q tenha bling e estampados espampantes ela adora e diz "woooow" , enfim... amo-a demais de qq forma :)

    ResponderEliminar
  2. Entre o que nós gostávamos que eles fossem e o que eles querem ser vai uma distância enorme. e ser a rapariga dos "brilhantes" será com certeza a menor das suas preocupações. nenhuma criança é melhor ou pior por gostar de futebol ou tiaras.... talvez devesse passar-lhe isto em vez desta ideia de machona vs. florzinha... just saying...

    ResponderEliminar
  3. Eu gostava que a minha fosse toda princesa e florzinha �� lol mas não sei... Ela ainda so tem 14 meses, mas gosta muito de bolas, de as atirar e ve-las a rolar... Nao sei se quererá disse alguma coisa ��

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho uma Joaninha, de 19 meses, adora vestir um tutu de bailarina, mas depois calça umas Crocs que eram do irmão e senta-se no chão a brincar com os brinquedos do mano. ;) uma mistura muito engraçada ;) Adoro ;) Bjs Sónia

    ResponderEliminar
  5. Isso dos tutus tanto me faz, desde que ela, quando for adolescente, não queira sair à noite vestida como se fosse ao casamento do Toy.

    ResponderEliminar
  6. olá! confesso que já pensei nisto e a conclusão a que chego é sempre a mesma: ela será o que tiver que ser. no entanto, precisamente como tu, tenho algum receio de não conseguir partilhar com ela o entusiasmo se ela me sair girly girly, que é tudo o que eu não sou, nem sei ser. o que faço quando ela pedir ajuda para colocar uma tiara de flores entrelaçada numa trança? e se ela me pede ajuda para se maquilhar? só espero estar à altura :) beijinho

    www.playmoblog.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  7. Achas mesmo que vais conseguir saltar essa fase?
    Nem que seja por uma semana, a Irene vai querer malinhas cor-de-rosa e tutus farfalhudos e colares com cristais de plástico cheios de purpurina lá dentro.
    Acho melhor mentalizares-te e assim ficas preparada para tudo. Mãe tem que ser todo-o-terreno, mesmo (ainda que o camuflado seja em 50 sombras de rosa)!

    ResponderEliminar
  8. Vi este catálogo e lembrei-me logo das Joanas http://online.flipbuilder.com/tfvp/hyug/ :) coisas tão fofas

    ResponderEliminar
  9. Lol a minha mãe é tipo assim, como tu...teve azar coitada, sempre fui mt "menininha"...vestidos, cabelo muito comprido, sapatos altos, unhas pintadas, baton e brilhantes, era disso que gostava desde pequenina...minha mãe nem maquiagem tinha em casa lolol sofri um bocado com isso...nunca me identifiquei realmente com ela a não ser no temperamento explosivo (ops). Sonhava com uma mãe que tivesse paciência de fazer-me mil penteados e me comprasse vestidos rodados e coroas brilhantes hehe E no entanto também gostava de carros, principalmente os tele-comandados! E jogos de pancadaria (ui). Sempre me dei bem com os meninos e nunca tive problemas com as meninas. E também fiz desporto...por algum período, ate perceber que não gostava realmente daquilo e que a minha onda era o coro da escola e as aulas de piano. Mas pode ser-se de tudo um pouco: uma menina dos brilhantes que se dá bem com rapazes e raparigas e gosta de brincar com motas e carros! A minha filha adora vestidos e sapatinhos de lacinhos mas é uma durona hehe cai, esfola-se toda, levante-se como se nada fosse e toca a andar :) Confesso que o meu receio é um pouco o oposto do teu...prefiro uma menininha dos brilhantes que uma desportista "machona" hehe mas o melhor é se puder ter ambos na mesma pessoa! De qualquer forma, será o que quiser ser...nao será por isso que vamos de deixar de ama-las mais ou menos, certo? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma menção...hoje em dia ate me esqueço das minhas unhas...mas la está minha filha de 3 anos a pedir que lhe pinte as dela de "cô-rosa" :p so espero que o cabelo cresça mais para poder fazer-lhe tranças e rabos de cavalo e tantas coisas giras! mas o principal é q ela seja feliz...ah sim, e que por favor goste de ler lolol acho que nisso teria um meio desgosto, se ela nao gostasse de livros como eu.

      Eliminar
  10. Costumo gostar de tudo o que a Joana escreve, mas não gostei disto. São realmente estereótipos.
    As raparigas que se dão bem com rapazes e não têm problemas com raparigas, são mulheres bem educadas, provavelmente educadas por boas mães. E podem estar de vestido cor-de-rosa (perdoe-me se já não se escreve com tracinhos, não tenho uma boa relação com o novo acordo ortográfico) com lantejolas ou de jeans e t-shirt. Não gosto quando se associam os brilhantes e o cor-de-rosa a miúdas probelmáticas e choramingas. Também as há das que jogam futebol. Tal como tudo na vida.

    Quando era pequena detestava vestir calças, porque me faziam confusão nas pernas e as saias e vestidos faziam-me sentir mais livre, gostava de trepar as árvores e jogar à bola, só esmurrava mais as pernas por estarem 'ao léu' como dizia a minha avó. Gostava das princesas da disney e do dragon ball e cortei o cabelo pequenino a todas as minhas barbies porque a minha mãe também o tinha assim. Acima de tudo fui muito feliz, porque quando me tive a minha fase de britney spears, o meu pai e a minha mãe deixavam-me ouvir e até me compraram o CD, eles eram fãs de rock clássico e heavy metal. Deixaram-me sempre ser eu própria e acima de tudo, nunca me sorriram com um sorriso amerelo, porque a essência está dentro da pessoa, não na cor das unhas ou da roupa.

    Interesse-se pela sua filha e vai ver que não é dificil partilhar o entusiasmo.

    ResponderEliminar