12.14.2015

Sou eu que sou muito nervosa?

Como vos contei neste post, tive de ir com a Irene às urgências. E... não gostei. Passámos pelo processo da triagem, até aí tudo bem, mas depois conhecemos uma médica que não me agradou.

Sei que é um bocadinho cliché as mães, com filhos doentes, descarregarem nos médicos por tudo e por nada, mas sinto que até fui bastante compreensiva e calma. 

Chegámos lá, preocupados com as convulsões febris da miúda e ela decidiu imediatamente observá-la. Queria ver-lhe os ouvidos e, portanto, ela tinha de estar deitada de lado e imóvel. Sugeri imediatamente pô-la à mama. Nem iria reparar que lhe estava a enfiar uma coisa no ouvido.

A médica fez comentários desnecessários sobre a amamentação prolongada (a Irene tem 22 meses) que me deixaram algo furiosa (não por mos dizer a mim - porque estou informada - mas por poder dizê-los a mães mais vulneráveis e menos informadas), mas não disse nada até aqui. Depois disso disse para a despir por completo e deitá-la de lado e prendê-la para ela ver os ouvidos. A Irene odiou estar presa, odiei prendê-la e, com os nervos, acabou por vomitar.

"Ah, são secreções. Ela vomita muito facilmente, é?". 

"Não. Nunca vomitou na vida". 

Silêncio.

Não a pus imediatamente à mama por ter vomitado. Tentámos acalmá-la e foi novamente observada aos berros. Eu sei que os bebés choram e gritam mas quando é "desnecessariamente" e é a minha filha (claro) faz-me alguma confusão. 

No final de a observar falou sobre o que poderia ser a doença que ela tinha e pareceu bastante competente. Porém, esqueceu-se de qual era a nossa principal preocupação: a questão da ausência/convulsão febril. 

Sinto que a observação da miúda poderia ser muito mais pacífica, que não teria sequer vomitado se houvesse um pouco mais de tacto. 

Pareceu-me uma pediatra sem jeito para crianças. Ou para os pais, talvez. 





Sou eu que sou muito nervosa e as observações são sempre assim?

Com a pediatra dela isto nunca aconteceu... (mas também não era uma da manhã...).

19 comentários:

  1. Uma vez no fim de uma consulta do género, a minha filha chorava imenso e gritava pelo pai. Então a pediatra disse-me para eu a levar ao pai, que ela agradecia... Passei-me educadamente e perguntei-lhe se só a minha filha é que chorava nas consultas, ou se ela não estava habituada... acabou por me pedir desculpa e dizer que estava a brincar comigo... Não gostei e demonstrei.

    ResponderEliminar
  2. As minhas experiências no hospital são parecidas...parece que estão a fazer um frete...não se compreende, são crianças...mas parece que ficam indiferentes.
    As enfermeiras na triagem são sempre muito mais atenciosas.

    ResponderEliminar
  3. tenho experiência bem bizarras no hospital mas.... de facto nem vale a pena falar. A pediatra da minha filha é um doce para além de muito atenciosa e compreensiva. Por acaso foi ela que deu alta à Lara quando ela nasceu e na altura, já a tinha achado a médica mais querida e simpática daquele hospital.
    Quando andei a pesquisar por pediatras em Ponta Delgada ela foi a mais recomendada por amigas mas eu não sabia quem era. Quando a vi no consultório fiquei genuinamente feliz! É sempre bom vermos que um médico é igualmente atencioso no atendimento particular e no hospital. Até hoje adoro a médica, como profissional e como pessoa. É daquelas pessoas mesmo especiais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também estou a viver em Ponta Delgada e tenho um bebé de quase 4 meses..será que é muita indiscrição perguntar qual é a pediatra a que se refere? Quando estava grávida fui perguntando opiniões sobre os pediatras de cá e nunca tive nenhuma resposta muito conclusiva, sempre me disseram que era uma classe muito homogénea cá na ilha e acabei por escolher um bocadinho "á sorte"..será que me pode dar essa informação? nunca sabemos quando podemos precisar..obrigada desde já :)

      Eliminar
    2. Olá boa tarde tou há procura de um bom pediatra de confiança pode me indicar quem é a pediatra que se refere bgdc

      Eliminar
  4. Mudei de pediatra por isso mesmo. Era fria, não demonstrava qualquer carinho pelas crianças (ou pelo menos pelo meu filho) e não tinha qualquer paciência. O novo é paciente, brinca com ele e faz com que haja um laço entre eles.
    Nas urgências por norma calhou-nos sempre pediatras pacíficos e bons profissionais.

    http://ourpicturingdays.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Já vivi todas as situações nas urgências com a minha filha. Pediatras super atenciosos e simpáticos e a minha filha a chorar sem ninguém lhe tocar. Pediatras menos simpáticos e ela a ser colaborativa e a achar piada a tudo. Tal como já me calhou uma pediatra que como não lhe conseguiu ver os ouvidos por estar cheia de dores (e ainda me perguntou como sabia eu que ela tinha dores...enfim...) mandou-a ao otorrino de imediato, no mesmo hospital. Este, médico de adultos também, foi bem mais simpatico e compreensivo.
    De qualquer forma, há médicos mais atenciosos que outros e que vão conversando com os bebés, acabando por facilitar muito toda a consulta. A melhor de todas foi uma médica otorrino que encontrei na CUF e onde levo a minha filha sempre se justifique. Muito querida, sempre aq sorrir, fala calmamente e responde a todas as dúvidas sem nos despachar. A minha filha de 22 meses gosta tanto dela que deixa-a fazer tudo, ver garganta, ouvidos, etc, etc. Nunca chora e passa o tempo a conversar com a médica e despede-se sempre dela.

    ResponderEliminar
  6. O meu pisco fez "A" birra agora na consulta dos 18 meses! O pediatra disse nos carinhosamente que nesta fase é mesmo assim, começam a estranhar, não gostam de se expor, não gostam que lhe toquem, muito menos desconhecidos. Disse-nos ainda que por isso nunca marca consultas de 18 meses seguidas :)... Mas que passa!!! Um Bj e as melhoras!

    ResponderEliminar
  7. Pois ja tive experiencias mas. Numa delas o meu filho recusava abrir a boca para ver a garganta.... Cerrou os dentes e chorava. O médico forçou o miúdo com tal brutalidade que me apeteceu bater no médico!!! Hoje tenho uma médica que com tanto jeitinho que ele faz tudo que ela quer...



    ResponderEliminar
  8. Há médicos que estão na pediatria que deviam estar em todo o lado menos ali... uma vez uma na urgência com uma das minhas filhas q berrava qdo estava a ser observada a senhora proferiu um: credo... fiquei enjoada. No fim da consulta perguntei:isto vai passar? Ao q responde :como tudo na vida há -de passar... oh meu deusss! :)

    ResponderEliminar
  9. Das duas vezes que fui as urgencias pediatricas vim com o mesmo diagnostico: a mãe é muito ansiosa. E as ricas expressões: "nota-se que é mãe de primeira viagem". "É normal os bebés chorarem" desvalorizam tudo, esquecem que somos nós quem connhecemos os nossos babys... Enfim, podiam muito bem ter escolhido outra profissão. Ha,e a mãe não é ansiosa, a bebé tem refluxo e alergia a proteina do leite de vaca, mas obrigada por tentarem traçar o meu perfil psicológico em vez de olharem pra criancinha e de ouvirem atentamente quem a conhece melhor que ninguém!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Passei exactamente pelo mesmo, mas em Londres, onde moro, onde eu sempre achei que estavam mais alertas para as questões das alergias. Até que um dia me passei e o médico me perguntou o que é EU queria como tratamento. Eu disse-lhe para lhe dar apenas um leite hidrolisado e mandar para gastroenterologia pediátrica e que se eu estivesse errada eu assumiria.
      Começou o Nutramigen e passado 48h era um bebê completamente diferente.
      A mãe é que sabe...sempre!!

      Eliminar
  10. Eu não teria todo tanta calma...só fui uma vez ao pediátrico (ainda bem) e quando a médica começou por dizer que era normal as crianças chorarem e se não aguentasse que era melhor a mãe sair disse lhe que visto serem os meus impostos a pagarem o salário da sr de estava no meu direito de ficar e fazer a fita que queria...perguntei se estava a ser realmente coagida a sair e se sim que desejava o livro de reclamações...remédio santo começou a tratar me a mim e a minha pipoca como princesas!!!

    ResponderEliminar
  11. A minha filha tem 8 meses e apenas fui uma vez as urgências a pedido da sua pediatra para ser vista por ela após um episódios de febre espontânea. Para além do tempo de espera e da simpatia n tenho nada a apontar.
    A médica recebeu-a de forma simpática, analisou-a... Sim tive de deitar a minha bebe de lado e segurar os bracinhod para a medica ver os ouvidos. Custou-me mas sei que é o melhor para ela. Um pequeno sacrifício para um melhor e mais exato diagnóstico. Analisou a boca (dentro do que a minha filha a deixou), mas sem nunca forçar a nada... N deixou no entanto o estagiário q estava c ela fazer o mesmo exame exatamente pq a bebe tava a chorar e n queria pedir-me que o fizesse passar a minha filha pelo mesmo sem necessidade. Claro que fiquei feliz pela atitude cuidadosa.

    Só achei que foi demasiado imediato. Ou seja, achei q ela viu aquilo q achou q em urgências deve ver... Perguntei-lhe se viu o dentinho q tava a romper ao q ela responde q não pois estava honestamente a procurar outros problemas mais urgentes na altura. Realmente tava numa consulta de urgência e c muitas crianças à espera lá fora... Logo certo é q ela n podia perder tempo c o q n era importante no momento... Mas talvez por ser mãe é por tb trabalhar na área da saúde gosto de ver as vezes alguma atenção e cuidado tal como tb tenho. Mas se calhar nas urgências n é mesmo possível. N fiquei chateada c ela e até entendo o lado dela, mas como mãe acho q a medica ignorou certas coisas q referi pq estava apenas preocupada c o q a levou lá desde o início e n outros problemas q eu achei q devia mencionar q acho q deveriam ser visto.
    Mas tb n tarda nada a ir a consulta dos 9 meses!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Vi a Joana e a Irene, infelizmente (digo infelizmente porque se ali estávamos não era por bons motivos, era muito mais agradável e tranquilizador vos ter visto noutro contexto) , nas ditas urgências no sábado à noite. Infelizmente também tive que lá ir pelo meu pequenino :( na altura reconheci vos de imediato e fomos atendidas pela mesma pediatra! Mas a minha experiência com a médica foi totalmente diferente: viu os ouvidos do meu filho com ele ao colo, assim como o observou da mesma forma (ao colinho), mostrou se bastante compreensiva e sensata nas decisões que tomou... Mas nós fomos atendidos inicialmente por ela às 22:00 e ficámos lá em vigilância até perto da uma.... Talvez tenhasido da hora loool mas no mesmo hospital, numa outra ida lá o meu filho foi "brutalizado" por uma enfermeira para lhe tirar sangue, de tal forma que fez febre no momento e sem conseguir tirar sangue... Para 10 minutos depois um enfermeiro mais calmo e cuidadoso fazer o mesmo (mas com sucesso) e sem o meu filho sequer chorar!

    As melhoras da Irene!

    ResponderEliminar
  13. E porque foram a uma urgência pediátrica isso é igual a ter sido vista por uma pediatra?? Desiluda-se! As melhoras da Irene

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas isso quer dizer que não são pediatras que estão nas urgências pediátricas????

      Eliminar
    2. Já fui com a minha bebê a uma urgência pediátrica e o médico que a recebeu, não era pediatra...

      Eliminar
  14. Mas isso quer dizer que não são pediatras que estão nas urgências pediátricas????

    ResponderEliminar