12.07.2015

E actividades para eles?

Não quero ocupar tanto a miúda que mal a veja, não é esse o objectivo, mas visto que passa a manhã inteira em casa e à tarde, então agora no Inverno, nem sempre dá para sair, gostava que ela tivesse assim umas coisas "giras" para fazerem parte da rotina.

Ela tem aulas de música todos os sábados. Fui experimentar há uns tempos uma aula com a Joana Paixão Brás e a Isabelinha e acabei por inscrevê-la. Anda a semana toda ansiosa pela aula e pela professora Carla. Há uma música que é sobre um cavalo em que eles têm de usar uma maraca na horizontal e fingir que estão a montar nele e, durante toda a semana, é assim que apanho a Irene quando chego a casa: de maraca na mão a dizer "pára, cavalo!". 

Porquê música? Porque desde muito pequenina que ela se interessa muito por música (todos os bebés são assim, eu sei), porque o avô tocava bateria e o pai andou numa escola de música (e adora música) e porque eu não queria pô-la já na natação. Ranhos e diferenças de temperatura e cloro na pele atópica... Quando ela for maiorzita, vamos. Ela fica lá na piscininha dela e a mãe vai matar umas saudades de nadar também! 

Tem vindo a aprender imensas coisas nas aulas de música, coisas que vão muito além da música. Como bebé "de casa" além de aprender algumas regras de socialização (ocultas para nós) com outras crianças da idade dela, também aprende a esperar, a respeitar as coisas dos outros (os instrumentos da prof, que estão à vista mas que só pode mexer quando for a música certa), a dizer palavras novas, a estar "no ritmo", lidar com o fim das actividades sem que possa controlar ou pedir mais, ter que se despedir, etc.

Tirada à porta da escola neste sábado.


Estou mesmo muito contente com isto das aulas de música, além de que é mais uma coisa que fazemos juntas (nesta idade, os pais ainda têm de ir) mas queria pensar noutras coisas para fazer com ela durante a semana...  Ou para o Frederico a levar para ir fazer de manhã... Sugestões?

Para quem quiser saber, é aqui que ela tem aulas de música (carote, mas vale a pena).

9 comentários:

  1. Não sei se aí há (deve haver), mas em Santarém há uma livraria/atelier que promove secções de artes para miúdos e de vez em quando para bebés, e fazem pinturas com diversos materiais, para a minha já é corriqueiro porque anda na escola,e ela adora, para a sua Irene ela devia de ser o máximo. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Eu, mãe de uma criança com 4 anos, com pele atópica que tem natação desde os seis meses, sou completamente apologista da natação. Já percebi que não é opção, mas talvez devesses ponderar...

    ResponderEliminar
  3. Qualquer coisa de motricidade grossa! Acho que os miúdos precisam muito de correr, saltar, trepar árvores e afins! Algum tipo de ginástica, não necessariamente muito estruturado, mas algo em que ela possa mexer-se, conhecer os limites do corpo, ganhar coordenação. Acho isso mais importante do que coisas mais "intelectuais", nesta fase. Babyoga tb é bom.

    ResponderEliminar
  4. Estou sempre interessada em novas actividades para os miúdos. O meu tem música na escola e adora. Ele delira com violas e cá em casa não há nenhuma, só as dele! Ginástica também faz uma vez por semana. Em casa gosto muito de fazer bolos com ele, ele gosta muito de colaborar :) ainda ontem lhe comprei um mini avental e a ver se hoje estreamos! Piscina começamos no ano passado com 12 meses, mas as doenças de inverno fizeram com que desistissemos...

    ResponderEliminar
  5. A minha filha ainda não tem atividades extra creche mas tenho pensado nisso. Acho que ia adorar ginástica uma vez que parece uma macaquinha a trepar a tudo. Quando tiver uns 4 anos vamos tentar música já que todos aqui em casa não vivemos sem música.

    ResponderEliminar
  6. A minha filha começou na natação aos 4 anos, andou 6 meses e trocamos pelo Ballet (que andava a pedir desde que sabe falar!!! trocamos porque so tenho disponibilidade aos sabados de manhã!), agora que entrou para a escola primária tem como extracurricular o hip-Hop (adora!! a minha filha e as danças hehehe), e o Judo (que vai deixar de ter a partir de Janeiro porque chega a casa mais do que estourada, e apesar de gostar da modalidade e de gostar do Mestre, pediu-me para deixar..). Eu gostava que ela tivesse alguma ocupação ligada a musica, até temos uma escola relativamente perto de casa com aulas de todo tipo de instrumentos e até voz, mas infelizmente não tenho tempo para a levar.. talvez no próximo ano.. :D

    ResponderEliminar
  7. Convem tambem estar atenta as agendas das autarquias e das bibliotecas municipais. Eu sou das caldas da rainha e ha muitas opcoes, desde a hora do conto, a actividades didaticas que na sua maioria sao gratuitas, e que devemos aderir, nem que seja para incentivar estas inicativas. Ja uma mamã falou do babyoga, eu vou com o meu bebé, e aconselho!!

    ResponderEliminar
  8. Aconselho o Gymboree!! Quando a minha filha tinha essa idade íamos uma vez por semana ao "gymbo" e ela adorava ... e nós também, porque os pais também participam nas actividades e não ficam do lado de fora a vê-los brincar. Também é muito bom para elas descarregarem energia :)

    ResponderEliminar
  9. Maria Garcia1:50 da tarde

    Joana, a minha filha de 2 anos anda na natação desde os 11 meses e nada de ranhos. Há uns meses visitei um ginásio para bebes que adorei, mas acabei por não a inscrever porque era muito caro. Como entretanto ela entrou na creche, achei que ficava muito dispendioso. É em Oeiras e chama-se "The Little Gym". Podes fazer uma aula experimental.

    ResponderEliminar