12.15.2015

O que muda do primeiro para o segundo filho?

Já sei que deixamos de esterilizar tudo e mais alguma coisa (por acaso nunca fui muito maníaca) e que passamos a varrer para debaixo do tapete, mas há muito mais para além disso.

Tinha como referência uma amiga que, depois do segundo filho, me disse que tudo tinha mudado. Que não ia ter mais nenhum, a loja estava fechada. Que era muito duro. Nunca tinha pensado que pudesse ser assim. 

Depois, falei com outra pessoa que me disse que estava a ser maravilhoso. Que não estava a dourar a pílula. Na segunda semana rumou, com os dois filhos, ao Algarve para acompanhar o marido que foi em trabalho, com uma leveza e um à-vontade que não sentiu na primeira filha. Que não faz nada sem a mais velha e não esconde nada da filha. Que está muito menos complicada em tudo. Que está muito feliz. 

Desta vez vou ficar caladinha, até porque ainda não sei o que muda. Quero que sejam vocês - se tiverem vontade de o fazer, óbvio - a contarem-me as vossas experiências. O que mudou nas vossas vidas? Na vossa organização? Na vossa cabeça? No vosso coração? Quero saber tudinho! :)




#15semanas 

12 comentários:

  1. Sim a casa...antigamente um stress agora...aí aí ta muito boa.
    Sempre me achei uma mãe muito descontraída não sou de AIS nem de UIS.
    Tenho o devido cuidado com os filhos mas nada de stressar. Se chorar um pouquinho também não é por aí que me considero uma mãe desnaturada. Por não o sou.
    Mas sim...tudo muda mas o amor multiplicasse milhões. Preferia aproveitar o tempo para os mimares muito e brincar com a mais velha tal como eu que tenho uma de 3 anos e um de 4 meses. Sem ciúmes nem birras em relação ao irmão aceitou lindamente e adora-o.
    A casa que espere, a louca é para amanhã o pó...se tiver mesmo de ser . A minha única preocupação é ter sempre a roupa em ordem e isso tenho conseguido. O resto é com eles porque amanhã...olhamos para trás e já é tarde, o melhor já passou e aí existe tempo para pó, louca, casa etc etc. Aproveita muito muito.

    ResponderEliminar
  2. trabalho a dobrar, felicidade a triplicar. Então quando os manos começam a interagir e a serem cúmplices... :) 2 meninas, 4 anos, 18 meses.

    ResponderEliminar
  3. Tive agora bebê dez anos depois do primeiro. Muitaaaa roupa, tirando isso menos stress em tudo e muito mais colo, já sabemos que passa a voar e aproveitamos muito mais. É tudo de bom!!! Em fevereiro vamos aos Açores, nem pus a questão de a deixar, no segundo ligamos o descomplicometro. Beijinho e td de bom

    ResponderEliminar
  4. Tenho 2 filhos com 19 meses de diferença. Anunciamos que íamos ser pais de segunda viagem na festa de 1 ano do meu filho mais velho.
    O meu primeiro filho sempre foi um bebé calmo... muito calmo, nos primeiros meses de vida era mesmo só come e dorme.
    Quando chegou o mais novo: o mais velhinho ainda era um bebé, já exigia muita atenção nas brincadeiras, ainda não era autónomo em quase nada. O mais novo nunca foi um bebé calmo. Dormia pouco e mal e exigiu muita atenção desde o 1º minuto de vida. Foi o oposto do mano.
    Sem floreados os primeiros 18 meses de mãe de dois,foram horríveis. Não me sentia capaz de lidar com dois bebés que pediam muita atenção mas em fases distintas. Amamentei até aos 18 meses o meu filho mais novo, deixei de dar de mamar porque ele acordava de 2 em 2 horas durante a noite. Toda a noite. Eu andava estafada, um farrapo.
    Eu e o pai das crianças sempre trabalhamos, e os nossos filhos foram para a creche aos 4 meses de idade,mas por razões profissionais tanto eu como o pai passávamos muito tempo sozinhos com os 2 bebés, raramente estavamos os 4 juntos, também não tínhamos apoio familiar ou outro.
    Mas depois dos 18 meses do mais novo e 3 anos do mais velho as coisas foram mudando, eles começaram a brincar um com o outro e hoje são o mais próximo que há.
    Adoro ver aquele amor de irmãos, as brincadeiras, as brigas (normais), a forma como se influenciam mutuamente, as diferenças...
    Agora adoro ter tido 2 filhos com pouca diferença de idades. Mas fechei a loja. Disso não tenho dúvidas.
    Vai correr tudo bem.

    ResponderEliminar
  5. Tenho duas meninas com 2 anos e 11 meses de diferença. A mais velha ressentiu-se e ressente-se da atenção que a mais nova precisa, apesar de sempre ter tido o cuidado de nunca descurar a atenção que lhe dava, o mimo, o colinho, por vezes até lhe dava (e dou) mais atenção a ela para colmatar a insegurança e o ciúme para com a mais pequena. Mas é bom, tão bom, que se pudesse tinha o terceiro, e eu que nunca quis ser mãe...O trabalho em casa tal como uma mãe já disse eu deixo para segundo plano, mas a roupa vai estando em dia e hoje, que elas estão com 4 anos e 21 meses já começo a conseguir ir me dedicando aos poucos aos afazeres domésticos, mas sem grande pressão, prefiro beijar, mimar, dar colinho etc...

    ResponderEliminar
  6. Eu ainda não sei responder-te mas posso dizer que, depois da minha filha ter nascido, soube logo que queria ter um segundo filho. Imagino tudo de bom: a cumplicidade entre irmãos, o amor a multiplicar-se, eu a estabelecer ainda mais prioridades no tempo, a alegria ainda maior.
    Mesmo as coisas que podem parecer mais aborrecidas como o trabalho e a possível falta de tempo, encaro como oportunidades de melhorar a minha organização pessoal e o estabelecimento de prioridades.
    Acredito que a nossa vida muda bastante quando deixamos de ser um casal e passamos a a ser pais. Com o segundo filho penso que será mais um ajuste ao que já é o ritmo da casa. :)

    ResponderEliminar
  7. Tenho essas dúvidas: será fácil ou difícil?
    Mas é melhor não pensar muito certo? O que vier virá!

    ResponderEliminar
  8. Quando o suposto 2o passa a ser 2o e 3o é um pouco mais complicado ;). O mais velho tem 5 anos e ainda pede muita atenção. O casal de gémeos tem 5 meses e mesmo eles já vão querendo mais atenção. Acredito que até terem 1 ano será a fase mais complicada mas vamos sempre que possível dando a atenção que o mais velho precisa

    ResponderEliminar
  9. Que giro ;)
    Estamos quase da mesma altura. Estou de 16 semanas e tenho um pequenino com 26 meses ;)

    ResponderEliminar
  10. Que giro ;)
    Estamos quase da mesma altura. Estou de 16 semanas e tenho um pequenino com 26 meses ;)

    ResponderEliminar
  11. Olá Joana e desde já muitos parabéns! Eu tenho duas meninas com 4anos e 6dias de diferença! Cá em casa temos muita sorte pois sempre foram ambas muito calmas e dorminhocas e claramente isso ajuda muito. A grande diferença são as rotinas do dia-a-dia depois de voltar ao trabalho! Mas sem stress tudo se faz e ver a forma como se entendem só no olhar é qq coisa de bom! Ah e cá por casa sempre incluímos a mais velha em tudo e nunca revelou qq ciúme. Muitos beijinhos e tudo a correr bem!

    ResponderEliminar
  12. É o melhor do mundo! :) Mas, eu que sou ainda só mãe de duas, acho que é o grande salto. Há uma preocupação acrescida com os ciúmes que acho que quando vierem mais não terá tanto "peso"!
    beijinhos

    ResponderEliminar