12.07.2015

A diferença ideal de idades entre irmãos

Não existe! Já mo disseram várias vezes e eu acredito. Há quem tenha tido experiências fantásticas com um ano de diferença, com dois, com quatro e outros com oito ou com onze. No nosso caso, a Isabel vai ser mais velha dois anos e dois meses. 

Apesar de ter calhado na margem inferior que tínhamos pensado (assim que pensámos em começar a "tentar", foi logo na mouche, tenho de vos contar melhor isto noutro post), gostávamos que tivesse entre dois a três anos de diferença da(o) irmã(ão). Alguns amigos já disseram que somos loucos e que ainda nem dormimos decentemente, mas achamos que agora é a altura. Preferimos passar a fase mais desafiadora e difícil agora (porque acreditamos que, com a prática e o tempo, as dificuldades vão sendo menores ou a nossa prática faz com que as dificuldades pareçam menores).

Já nos apercebemos que a Isabel ainda não tem bem noção do que aí vem, ainda é muito pequenina, mas tenho a certeza de que vai adorar quando o bebé nascer. Ou mesmo que só tenha noção de tudo um pouco mais tarde. Eu tenho dois anos e meio de diferença do meu e crescemos muito próximos e eu sempre fui uma mana muito babada, adorava fazê-lo rir e era muito carinhosa para com ele. A minha primeira memória é a ter ido visitar a minha mãe ao hospital (não me lembro do meu irmão, sorry! hehe). O(a) mano(a) também vai gostar de ter uma irmã mais velha querida, meiga e rebelde q.b, para a vida.

Se tenho alguns receios? Tenho, claro. Mas até sou optimista e acho que vamos dar conta do recado. Acho que vamos adorar o desafio e estar à altura para dar toda a atenção à Isabel, para tentar compensá-la, e que vamos ter um coração suficientemente grande para albergar dois amores enormes. Não vou deixar de ir ao parque passear com ela por ter um bebé. Irei com ambos, numa ginástica para a qual vou ter flexibilidade. Vamos conseguir!

O bebé que aí vem vai ser muito amado (já o é - e foi incrível a emoção com que o senti mexer-se a primeira vez, tal como senti com a Isabel!) e sinto que vou ser a melhor mãe que ele poderá ter. Sinto que fui talhada para isto, o meu maior sonho era ser mãe e acho - modéstia à parte - que me ando a sair bem com a Isabel. Por isso, não há nada que não vá resultar com um segundo. Mesmo deixando cair uma ou duas bolas no malabarismo, de vez em quando, fazendo alusão ao post da Joana Gama. Sou mais adepta do errar, melhorando. Ou do melhorar, errando. Aperfeiçoando-me mais, sendo mais. Tendo um coração ainda maior, a bater por dois. Acho que todas as dificuldades sairão compensadas, nos momentos de partilha, de afecto, de união. Acho que até eu serei melhor mãe depois desta nova aventura. Assim o espero.

8 comentários:

  1. Claro que vai correr bem :) Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Joana, antes de mais muitos parabéns pela gravidez :)

    Os meus pais abriram precedentes à proximidade de irmãos... eu e a minha irmã temos 10,5meses de diferença!
    Agora, eu e o meu marido também queríamos filhos próximos e por isso nem hesitamos! O mais velho tinha 9 meses e demos a notícia à família: O Afonso já é irmão mais velho!
    A mana nasceu à três semanas. O Afonso tem 18 meses e chega a ser difícil separá-lo da irmã... :) :)
    Claro que ainda estamos no início, mas está a ser tão mais fácil agora!
    Ainda não 'esquecemos' as fraldas, o choro, as noites... e o Afonso já tem um qb de independência mínimo...
    Vão haver sempre malabarismos, vão haver sempre dificuldades, em qualquer idade, seja qual for a diferença de idades - vai dos pais e das crianças.
    Cá em casa, apesar do Afonso não perceber nada (dizemos nós) sempre lhe dissemos que vinha aí uma mana, que íamos ter um bebé.
    Tenho a certeza que isso ajudou à reação dele - eu não posso pegar noutros bebés que é o caos, mas na mana nunca houve problema.

    Falem com ela, partilhem tudo (ele chegou a ir connosco a uma ecografia) e sejam felizes!

    ResponderEliminar
  3. As minhas filhas mais velhas também têm 2 anos e 2 meses de diferença e adoro! Foi muito complicado o fim da gravidez com a barriga, o cansaço e as contracções antes de tempo e uma criança muito pequena MAS assim que nasceu a bebé foi ótimo e muito fácil de gerir. No fundo era 2 bebés que assim que ficaram no mesmo ritmo (sestas sempre as mesmas horas por exemplo) cresceram juntas. Pegam-se imenso mas são as melhores amigas também.

    ResponderEliminar
  4. Eu tenhob13 meses de diferença da minha irmã e acho que na época devia ser a loucura, ainda mais as fraldas eram de pano! No entanto a minha mãe tinha a vida mais facilitada pois trabalhava com horário reduzido, tinha ajuda em casa e eu ficava com a minha avó. Eu não tenho nada destas vantagens! Ah e eu e a minha irmã éramos cão e gato! Mas agora somos as melhores amigas :)Temos ainda um irmão com menos 5 anos e meio, mas esse já era um nenuco para nós!

    Estou agora grávida do António que deve nascer nos próximos dias, sendo que daqui a 3 dias o JM faz 2 anos. Ou seja têm 2 anos certos de diferença. Este segundo filho não foi nada planeado. Mas ter filhos próximos sempre foi um sonho nosso e ficámos radiantes com esta surpresa! Foi mesmo na mouche!

    Tenho noção que vai ser muito cansativo, que a casa vai andar um pandemónio, mas estou otimista! Aliás besta segunda gravidez entrei de baixa mais cedo porque já andava de rastos, chegava ao final do dia cheia de dores e não descansava nada. É que os mais velhos ainda pedem muito colo e não têm muita independência. Estou muito expectante para ver a reacção do JM ao nascimento do mano. Para já falamos bastante do bebé e ele é muito meigo para a barriga da mãe. Vamos ver :)

    ResponderEliminar
  5. Os meus filhos têm também 2 anos e 2 meses de diferença. É cansativo, mas é uma fase que passa depressa. No fim da gravidez é complicado e agora, que começaram a fazer refeições ao mesmo tempo, também. Principalmente porque o pai chega tarde, e eu tenho que fazer essas coisas sozinha. E os banhos. Ela ainda é pequena (10 meses) para ir já para a banheira com o irmão, por isso chego a estar "horas" na casa de banho. Mas o resto é fantástico. Vê-los interagir, brincar, e zangar-se também, é a melhor coisa que há. Se vão ser os melhores amigos por serem relativamente próximos, não sei, mas esperto que sejam companheiros e que gostem sempre um do outro, como já gostam agora. Beijinhos e felicidades.

    ResponderEliminar
  6. E sim, casa arrumada vai ser para esquecer. Enquanto ela, ou ele, for pequenino, ainda dá para ir mantendo as coisas em ordem, mas quando começar a querer brincar principalmente com a coisas da irmã, é esquecer a arrumação. Ou então dar em maluca!

    ResponderEliminar
  7. E sim, casa arrumada vai ser para esquecer. Enquanto ela, ou ele, for pequenino, ainda dá para ir mantendo as coisas em ordem, mas quando começar a querer brincar principalmente com a coisas da irmã, é esquecer a arrumação. Ou então dar em maluca!

    ResponderEliminar
  8. Por aqui são dois anos e um mês, escolha nossa.
    Vai correr bem , sim!
    Beijinhos

    ResponderEliminar