9.26.2017

Gosto das duas por igual.


Não somos todas iguais, mas quase que punha uma mão no fogo para vos garantir que não há disso de "não haver amor como o primeiro". Eu amo tanto, mas tanto a Luísa - mais do que se possa medir - que acho a maior idiotice ter chegado a pensar que seria impossível haver espaço igual no meu coração para um amor como o que tinha pela minha primeira filha, a Isabel. Acho sim, que amamos de forma diferente, mesmo que o amor seja o mesmo. Já sabemos o quão depressa passa tudo, que encaramos a coisa de forma diferente. E ao mesmo tempo estamos mais seguras de nós. Isso muda algumas coisas. 

Agora, tive receio - até recentemente - de que a minha filha mais velha pudesse sentir que eu amava mais a mais nova. Tive e vou tendo. Tanto que sempre tive presente na minha cabeça a lei da compensação. Agora já relaxo mais em relação a isso, mas há pequenas coisas em que ainda faço comparações ou momentos em que quero chegar a ambas da mesma forma. Parece-me normal sentir isto (ou estarei a fazer overthinking?).

Gosto das duas por igual, mas de forma diferente, porque também elas são diferentes e também eu sou diferente com cada uma delas. Dou-me em formas diferentes, amo coisas nelas diferentes, mas amo-as infinitamente.













Vestidos - Cordel
Camisola e calças da mãe - Ivens

Cabelo e maquilhagem - Cut by Kate
 Fotografias - The Love Project


 
www.instagram.com/joanapaixaobras
a Mãe é que sabe Instagram

4 comentários:

  1. Sempre li em todo o lado que coração de mãe não se divide, aumenta! Elas são completamente diferentes, e tão lindas, cada uma á sua maneira :) lindas fotos Joana, uma doçura ! Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Já comentei aqui várias vezes que nunca senti que poderia não gostar tanto do mais novo como do primeiro, mas somos todas diferentes e isso a mim nunca me passou pela cabeça. Mas também tenho essa da compensação e é um pouco disparate mas é uma forma de tentarmos dar mimo aos dois de maneira igual.

    ResponderEliminar
  3. Eu sempre que penso em ter o segundo filho penso isso. É um medo infundado, mas existe. Entretanto, nunca pensei em não ter o segundo, pois é impensável pensar que um dia a minha filha poderá ser sozinha no mundo, sem um irmão para dividir alegrias e tristezas...

    ResponderEliminar
  4. Cada uma de nós é uma mãe diferente porque somos todas seres humanos diferentes. Eu sei que há mães que têm preferências secretas por um ou outro filho. Não é o meu caso. Com os 2 passou-se tudo de forma muito semelhante. Ambos foram muito desejados e muito amados. Tenho uma menina e um menino. São a carinha um do outro, quais gémeos com 3 anos de diferença. A mana adira o mano e nunca me fez nenhuma cena de ciúmes. Teve as suas birrinhas durante a gravidez mas mesmo sem gravidez penso que as faria de qq forma. Creio que o truque é não pensar muito nisso. O coração chega sempre pra todos. Fosse eu mais nova e tivesse mais condições teria o terceiro sem hesitar. Não sou perfeita e não era O SONHO DA MINHA VIDA mas sem dúvida eles são o que eu e o pai temos de mais precioso e creio que serão sempre muito amigos vida fora. Beijinhos!

    ResponderEliminar