9.04.2017

Desafio: até ao verão de 2018 ficamos gostosonas.

Vá lá, eu bem sei que não devia fazer este título. Que o mais importante é a saúde. E bla bla bla. Mas isso já todas sabemos, certo? Não vou estar aqui a enganar ninguém. Quero, a par de tudo, ficar gostosona. E, para mim, é mais fácil ficar gostosona se tiver amigas que também queiram ficar gostosonas. :)

Há por aí quem queira abarcar neste desafio comigo?

DESAFIO: até ao verão de 2018 ficamos gostosonas (inspiração na Pipoca mais doce que está um arraso) 


1) temos de ter cuidado com a alimentação. Levei-me pela onda "ah é verão e tal, é preciso é viver e ser feliz" para me desculpar de todos os estragos e de todo o pão com queijo amanteigado ou molhado no molho das ameijôas, de todos os gelados e bolachas e bolos e de todo o leite com café. Nem me pesava para tentar ignorar. Até acharam que eu estava grávida, tal foi a forma como a minha barriga inchou. Pesei-me no ginásio e aumentou massa gorda, aumentou a massa magra, toda eu aumentei. Vou ter mais cuidadinho, sem extremismos.

2) temos de mexer o rabo. Se não conseguirem por questões de orçamento ou de disponibilidade ir para o ginásio (tenho a sorte de estar no SCAPE, em Santarém, com óptimas instalações e profissionais e ambiente, o que é já 20% de motivação extra para não me deixar levar pelo sedentarismo), tentem arranjar 30 minutos diários para uma caminhada (ou correr) ou então treinem em casa. Há imensos canais no Youtube: este por exemplo, com imensos treinos que vos vão deixar a pingar ou este. Comprem uma corda na Decahlon e saltem (para ver como elas mordem ahah). Façam prancha (jesus me valha, que custa tanto).

3) temos de acreditar em nós. Os resultados mais consistentes são os que demoram mais a chegar. Não vale a pena começar com intensidade 100, desmaiar de cansaço, fechar a boca com dietas parvas (já sabemos que é a comer - e bem - que se perde peso de forma consistente, mudando hábitos de toda uma vida) para depois nunca aprendermos a gostar de exercício nem a gostar de comer bem. Não pensem que são as únicas a dizer "odeio isto", "não sou capaz", "que se lixe". Tudo requer tempo. E é no processo que aprendemos sobre nós, sobre o nosso corpo e vamos percebendo que afinal até somos capazes. Somos. Temos de acreditar em nós.

O que posso fazer por vocês? Querem que partilhe sempre que possa o que como e que exercício faço? Gostava que o fizessem também, em comentário. Pode ser? Dão-me as vossas dicas? 

Juntas somos mais fortes! 
(Quantas vezes preciso de motivação...).

#ateaoveraode2018ficamosgostosonas



www.instagram.com/joanapaixaobras
a Mãe é que sabe Instagram

13 comentários:

  1. Sim, Joana, por favor partilha. Eu gostava muito de poder fazer uma alimentação mais equilibrada para mim, o meu marido e o meu filho de 5 anos (que, felizmente, adoram legumes, fruta e vegetais - e eu não!), mas sempre que procuro deparo-me com alimentos que não tenho em casa. É óbvio que percebo que começo mal logo de raiz quando nem sei o que é polvilho, agar-agar, couscous de couve flor...
    A verdade é que hoje pesei-me e estou com 10 kgs a mais para a minha altura. Eu sabia que tinha excesso de peso mas, como não me pesava, não tinha real noção do estrago. Enfim, fiquei triste, deprimida e desorientada. Já fiz mil dietas mas perco logo a força de vontade no início e ando numa espiral de perde-ganha peso :( E a vontade de comer doces?

    ResponderEliminar
  2. Eu quero ficar gostosona para o verão de 2018, mas também gosto muito de comer. Não sou gorda, mas desde que a miúda nasceu, deixei de fazer ginásio ao fim do dia e passei a fazer de manha. Não é mesma cosa. Parece que o esforço é menor e só gosto de aulas de grupo, mas ultimamente nem localizada posso fazer pois ando cheia de dores de coluna. Só tenho feito Hidro. Mas vamos ver, já disse a mim mesma que tenho de no mínimo fazer 3 dias de ginásio por semana e também tenho moderado na comida...
    Mas sim, partilha a tua comida ou mesmo menu semanal e que exercícios tens feito.

    ResponderEliminar
  3. I am all for it! Estou super focada neste início de setembro! Quero fazer opções saudáveis, tornar-me amamente do desporto e, é claro, ficar gostosona, que se fosse para ficar igual nem me mexia!
    Já regressei ao ginásio há 2 semanas, já delineamos um plano de ataque em todas as frentes, já medimos as massas gordas e magras, tudo em mau estado pois claro! E vamos a isso! Sem desculpas!
    Ah e neste fim de semana o marido fez um half ironman e desafiou-me para fazer um com distância Sprint: 750mts natação, 20 km bicicleta e 7km a correr. Vai ser o meu objectivo 2018! Ainda por cima o padrinho do mais novo alinhou na onda e vai ter de ser!
    A minha sugestão Joana, seria colocares um objectivo concreto (para lá de ficar gostosona), porque a sensação de o alcançar é espectacular!
    Como exemplo, os meus anteriores:
    2016 - Correr numa prova de 10km (fiz 2 vezes mais uma de 8km)
    2017 - Ir a Fátima a pé
    2018 - Triatlo Sprint (há o super sprint que é mais curto);
    Isto pode não parecer nada para muitas pessoas, mas eu era a pessoa que mais odiava correr na vida é que nunca fui muito dada ao desporto.

    Boa sorte para nós!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 5km de corrida (lapso!) :)

      Eliminar
    2. Eu nas minhas caminhadas vou a pé a Fátima :-) 5km ir e voltar ehehehe
      Pelo menos umas 3x por semana.

      Eliminar
    3. Celia isso é que é peregrinar! Eu estou um pouco mais longe, foram 140km! :)

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  4. Bora lá com isso.
    Quanto a dicas de alimentação e exercício são bem vindas, concerteza :-)

    ResponderEliminar
  5. Patrícia H10:22 da manhã

    Comecei a treinar com um PT todas as semanas (graças a Deus, as coisas melhoraram economicamente), mas antes fazia vídeos do Fitness Blender até cair para o lado! E sim, todas temos os nossos momentos de molhar o pão, de não apetecer mexer o rabo, de cansaço extremo, de chegar a casa e ir descongelar uma pizza, mas o que interessa é nunca desistir! Obrigada por este post, Joana! Força!
    #ateaoveraode2018ficamosgostosonas #estamosjuntas

    ResponderEliminar
  6. Estou nessa! Para voltar ao meu peso antes da gravidez preciso mandar ao ar uns 15 quilos. Sou seguida por um médico e a ordem é exercício (caminhada, corrida e localizada) 4 dias por semana + dieta. É preciso tanto espírito de disciplina para conseguir orientar o meu dia-a-dia para ter 1 hora livre, 4 x por semana. Mas conseguindo ir é do melhor. É o meu tempo. Partilha sim connosco as tuas andanças ;)

    ResponderEliminar
  7. #tamojunto
    @fitmama_pt (instagram)

    ResponderEliminar
  8. Bora joana! Mais uma joana para a crew! Eu alinho, ainda por cima sou daquelas odiadas que perderam peso na gravidez, tenho menos 11kg do que tinha antes de engravidar ( a criatura já tem 1 ano agora!), mas o que as pessoas n compreendem é que depois de ser gordinha e emagrecer sem grande esforço o peso que eu perdi, eu quero mais, e ficar mais forte e toda rija para isto não abanar tudo quando corro! Ou para quando for experimentar roupa a senhora da loja dizer " aí não serve? Olhe que vc engana" eheheh mais que tudo, quero dar o exemplo á minha piolha que por acaso até prefere fruta em vez de bolachas ;) #tamosjuntas

    ResponderEliminar
  9. Também quero! O exercício é o caraças, mas vou tentar fazer 20 min dia sim dia não em casa. Vou começar por saltar à corda e dançar. Está decidido.

    Comida: vou planear as refeições da semana e fazer dois dias de carne e um de peixe, o resto vegetariano. E quero cortar o leite, pouco a pouco. Ao jantar: sopa e fruta. Vamos a ver se resulta!

    ResponderEliminar