5.09.2017

Pronto. Já fomos à médica dos pés da Irene.

Lembram-se de vos ter contado que sentia necessidade de ir a uma pediatra de desenvolvimento para tirar a limpo a razão pela qual ela anda em bicos de pés? Falei disso aqui. 

A pediatra desvalorizou essa questão. Disse que ela efectivamente tinha os tendões de Aquiles mais curtos mas que não se sabia se era por andar assim que tinha assim os tendões ou o contrário. Deu algumas dicas que foram: 

- deixá-la andar descalça o máximo de tempo possível;

- deixá-la andar descalça ao máximo na areia, no Verão;

- comprar umas botas "tipo Timberland" e andar com elas no Inverno.

Se, depois de tudo isto, ainda continuar a andar em biquinhos de pés, uma consulta ou outra de fisioterapia para aprender a fazer uns quantos exercícios com ela em casa para treinar a "flexibilidade". Alguns já vi quais são na consulta e vou pondo em prática como se de brincadeiras se tratassem. 


Está tudo tranquilo no que toca aos pés. :) Obrigada pelo vosso apoio! 

Irene o ano passado nas férias de Verão com os avós paternos em Óbidos. 
........................................

Sigam-nos no instagram aqui 
a mim também aqui e à outra Joana aqui.
O nosso canal de youtube é este.

7 comentários:

  1. Joana, se puderes mostra os exercícios em vídeo :) obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Se por acaso se tratar de uma hipersensibilidade táctil ao nível dos pés, escová-los diariamente com uma escova de cabelo de bebé irá ajudar a diminuir a hipersensibilidade. Pode pesquisar mais sobre o assunto procurando na net "Alterações da integração sensorial".

    ResponderEliminar
  3. Joana, experimente um psicomotricistas e não um fisioterapeuta. Os psicomotricistas estudam o corpo em movimento, são as melhores pessoas para a ajudar nesta situação �� um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem Joana.
    Mas já sabes que se quiseres uma opinião de quem trata apenas pés estou a disposição :)

    Concordo com as dicas dadas (o andar descalço a na areia será também na areia seca, ok?)... e fazer alguns exercícios de estiramento do tendão de Aquiles.

    Não sei se ela referiu, mas é IMPORTANTÍSSIMO o calçado..... evitar chinelos de dedo (mesmo c tira atras), sendo o ideal sandalias que lhe dêm suporte no pé todo e não deixem o pé andar livremente (mesmo no calor do verão). Evitar tenis de lona, etc....

    Beijinhos e que a Irene evolua para um caminhar "normal"... Podes tentar brincar com ela e ajuda-la a andar mesmo, sem medo de dizer "Irene pousa os calcanhares"... tenta entender se ela faz mesmo isso sempre ou só em determinadas alturas... pede-lhe para correr (a uma curta distancia) até ti e vê como responde o pé dela a esse estimulo... enfim... há mt coisa que podes e deves fazer.

    ResponderEliminar
  5. quantos anos tem a menina? a minha sobrinha andava em bicos dos pés até aos 3/4 anos. Vai fazer 6 anos em finais de Julho e já não anda, não fez nenhuns exercícios especiais, sempre adorou andar descalça e,ainda hoje, a 1ª coisa que faz ao entrar em casa é descalçar-se.

    ResponderEliminar
  6. A minha filha hoje com 18 anos, teve precisamente o mesmo problema, desde que começou a andar foi sempre em bicos de pé, tirou radiografias, chegou a dormir com talas, porque a explicação era que tinha os tendões de aquiles muito curtos, até me foi sugerida uma operação. Hoje com 18 anos está melhor, mas ainda tem muita tendência a andar nas pontas dos pés e só consegue usar saltos altos, situação que já tinha sido referida por um dos médicos que a seguiu.

    ResponderEliminar
  7. hoje descobri o teu blog e qual nao é o meu espanto quando vejo que a tua filha se chama Irene.
    o meu nome é Irene e odeio, com todas as forças do meu ser.
    Posso perguntar porque escolheste esse nome para a tua filha? (sem julgamentos, só mesmo curiosidade)

    ResponderEliminar