5.29.2017

Ela roubou!!!

Não estava à espera desta. Com a nossa separação e como era sempre o pai a levá-la à escola, tive de passar uns dias a repetir uma espécie de adaptação à sala (ficar mais tempo com ela, brincar com ela e, devagarinho, ir saindo mais cedo). 

Tive oportunidade para conhecer melhor os colegas da sala (ela entrou para a escola em Setembro, mas entrou nesta só em Janeiro) e de ver também como é que ela se relaciona com eles. Houve uma miúda que, quando a Irene lhe perguntou se eram amigas, respondeu "Sim, mas não gosto quando comes os lanches de todos". 

A educadora depois explicou-me que "a Irene gosta de provar os lanches de todos os outros". E pensei, pensei e realmente o lanche é repetitivo e pouco interessante quando comparado com os dos colegas. Acabou-se o lanche da escola - pensei. 

Agora leva lanche todos os dias (faço várias combinações com o que está em baixo):

- Leite sem lactose (a avó pegou-lhe esta mania)

- Purés de fruta biológicos

- Sumos de fruta biológicos

- Bolachas de arroz / milho

- Bolas grandes de milho

- Bebida de arroz

- Biscoitos de espelta em forma de animais

- Tortilhas (ahah faz parte da nossa história)

- Palitinhos com queijo (coisas da outra avó)


Querem dar-me mais ideias práticas para o lanche?  Please!?


E, leva também, sempre, algo mais: 



Leva sempre um desenho relacionado com alguma história que tenhamos lido na noite anterior ou alguma brincadeira ou alguma pancada dela do momento. :)

........................................

Sigam-nos no instagram 
aqui 
a mim também aqui e à outra Joana aqui.
O nosso canal de youtube é este.

47 comentários:

  1. Não me parece que o problema seja a pouca diversidade mas talvez o facto da comida que os colegas levam ter um sabor diferente do que a menina costuma levar. As crianças devem ter uma alimentação equilibrada e diversificada. Se calhar, se fizer uns lanchinhos com um normal pão de forma, com um normal fiambre, que pode juntar com um sumo desses de fruta biológicos ou "bebida de arroz". E noutros dias em que decidir mandar um lanche com umas bolachas de milho, pode juntar um vulgo nectar ou algo do género. Pode diversificar desta maneira e deixar a miúda desfrutar de refeições que sejam equilibradas mas saborosas. O facto da sua filha petiscar na comida dos colegas pode precisamente demonstrar que não acha a sua comida saborosa ou que achas a comida dos colegas mais saborosa que a sua.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, porque o pão de forma e o fiambre, são mesmo bons alimentos para se comer e melhor.. para uma criança comer! Vamos mudar um bocadinho a mentalidade, sim?
      Suse

      Eliminar
    2. Raquel Garcia9:53 da manhã

      Pois que ela ache pão de forma cheio de açúcares e processados eu até entendo. Aquilo está feito mesmo para gostar. Eu também gosto muito do sabor de. Big tasty. Mas o saber devia impor-se sabor de maneira a percebermos que o que os miúdos gostam não é o mais saudável e que t consequências a longo prazo e as vezes até a curto. Joana gama: a tip! Começou a acontecer isso com a minha filha é o que tentei fazer foi que a lanches dela fossem o objecto de desejo por todos os outros meninos. Fiz bolachas de aveia e banana com a inicial de cada um. Todos gostam da comida da miúda e ela já não rouba tanto 😂

      Eliminar
    3. Os colegas se calhar é que estão mal programados... Para gostar de coisas doces e não saudáveis. Quanto muito, quem tem de mudar são os pais dos outros, não é a Joana que tem de dar "porcarias" à filha. Esses produtos que refere, tipo néctares compal e pão de forma, são pra se comer MUITO esporadicamente. A Joana faz bem em dar uma educação alimentar melhor que isso à Irene. :)

      Eliminar
    4. Não concordo nada com este comentário.
      Acho que claro está não devem haver fundamentalismo (o que me parece não haver no caso da Joana), mas se uma mãe quer proporcionar melhor qualidade de alimentação face aos dos outros meninos não deve mudar só porque a filha demonstra curiosidade em provar do lanche dos amigos. Talvez queira provar por curiosidade, não necessariamente por não gostar ou apreciar menos os lanches que ela leva de casa.

      Nota: "pão de forma"??????????????? Isso é só dos piores pães a oferecer a uma criança (e adulto)..... E nectar?????????? O que há de mal nos sumos biologicos? Açucar para quê, quando consegue c um bom sumo c fruta biologica obter o sabor real e saudavel?

      Mas como tudo... isto é apenas a minha opinião face a sua.

      Joana, ideias diferentes: panquecas (procure no blog "pitada do pai" ou "na cadeira da papa", por exemplo.. esta e outras opções). Pão de banana... Fruta real, em vez de purés para variar... sei lá... também tenho a mesma dificuldade!!!

      boa sorte e.... desejo-lhe tudo de melhor!

      Eliminar
    5. Deixem-Se de ser fundamentalistas. parem de crucificar as pessoas porque dão isto ou aquilo aos filhos. Se for de vez enquando não faz mal nenhum. Que mal tem se um dia no meio das coisas saudáveis colocar algo menos saudável? Desde que não seja todos os dias que mal faz? Deixem se de fundamentalismos

      Eliminar
    6. Mas leu bem o comentário inicial??? Sugere levar uma coisa não saudável a contrabalançar uma saudável. Não é uma vez por semana nem uma vez por mês. Isso não é equilibrado!
      Cito:
      "Se calhar, se fizer uns lanchinhos com um normal pão de forma, com um normal fiambre, que pode juntar com um sumo desses de fruta biológicos ou "bebida de arroz". E noutros dias em que decidir mandar um lanche com umas bolachas de milho, pode juntar um vulgo nectar ou algo do género."

      E já agora, pq é acham q o q é saudável não é saboroso? Enfim...

      Eliminar
  2. Ela não provará os lanches por gostar do sabor das coisas que os outros miúdos levam?
    Em relação a sugestões, palitos cenoura crua, tomate cherry, frutos secos, queijos babybel, ovo cozido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode também fazer pão com queijo ou fiambre, mini panquecas (as minhas aguentam bem uns dias no frigorífico), queques caseiros de banana, aveia ou frutos vermelhos, por ex. Em relação ao pão, e sabendo da preocupação que tem com a alimentação dela, pode ver em lojas tipo Celeiro ou Brio, ha sempre pão integral biológico ou de outras farinhas sem ser de trigo.

      Eliminar
  3. Se calhar não me expliquei bem... ela lanchava na escola quando petiscava o lanche dos outros miúdos :) Agora lancha de casa já não "rouba" :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana Gama, vê o blog Na Cadeira na Papa, tem muitas dicas para lanches e coisas boas para fazer para eles comerem. Inclusive a Leonor, autora do blog e mãe de duas meninas e mais recentemente de um menino, costuma postar semanalmente as lancheiras das miúdas. Podes tirar dicas e ideias muito interessantes, boas e úteis.

      Andreia <3

      Eliminar
    2. Mas se a escola dá o lanche, porque é que os outros miúdos levam de casa? Não deveria ser igual para todos?

      Eliminar
    3. ??what??

      Eliminar
    4. Quem não percebeu foi porque não quis. Da para perceber perfeitente. As pessoas gostam é de implicar só porque sim.
      Sugestões para o lanche
      -queijinhos vaca que ri
      -uma fatia de brioche
      -Madalena
      -pães de leite
      -queijo minibabybel
      -iogurte natural (daqueles que não precisam de ir ao frio)

      Eliminar
    5. Marta Branco1:17 da tarde

      Looool adorei 😛😜

      Eliminar
    6. Anónimo das 13:13 que queira dar isso aos seus filhos, é consigo.. Mas aconselhar aos outros? Só coisas super saudáveis, sem dúvida...

      Eliminar
    7. Poem-Se com tanta coisa com as comidas saudáveis e depois quando eles apanham outros sabores "menos saudáveis' é que é o bonito. Uma coisa menos saudável de vez em quando não faz mal a ninguém. Ou o anónimo tb não "peca" de quando em vez? Agora é tudo santo e só comem verde e longe com as carnes vermelhas e se possível nem se come carne porque é cruel para os animais coitadinhos. Vivam só dé ar

      Eliminar
    8. Claro, de vez em quando não faz mal! Mas há alternativas saudáveis e doces para o dia a dia, dessas coisas todas que mencionou só o iogurte natural se aproveita (e sem frio, mesmo assim, é de desconfiar), para quem consuma lacticínios. A questão é q n me parece q o anónimo não se estava a referir ao "de vez em quando"....

      Eliminar
  4. Aqui têm várias combinações possíveis!
    http://www.nacadeiradapapa.com/category/lancheiras

    ResponderEliminar
  5. Granola com iogurte e frutas silvestres. O meu filho adora! (Ou eu acho que adora, as educadoras nunca me disseram nada) :)

    ResponderEliminar
  6. Com essa lista, está explicado porque é que quer provar os lanches dos outros meninos!

    ResponderEliminar
  7. Panquecas (banana, aveia, alfarroba por ex), muffins, bolinhas energéticas (faço umas que a minha filha de 20meses adora sao de de alperce seco, aveia, coco ralado e oleo de coco, tritura tudo e já está), papas de aveia ou outros flocos como espelta ou trigo sarraceno, agora que está calor pode fazer overnight oats e variar nas frutas.��

    ResponderEliminar
  8. Algumas sugestões simples: Triângulos de queijinhos, fruta natural, pão cortado com forminhas (tipo formas de animais, corações, estrelas, etc); frutos secos; como miminho e de vez em quando chocolate 70% cacau; cereais puff, iogurtes.
    Tens muitas sugestões de lanches saudáveis aqui: http://www.nacadeiradapapa.com/
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chocolate?? Apague já o comentário as puritana ali de cima vem já aqui dar lhe cabo do juízo. Porque é uma má mãe por querer dar chocolate a uma criança mesmo que raramente

      Eliminar
  9. A Irene não come pão?

    A minha filha gosta muito do queijo cheese strings e bolachas marinheiras de chia ou sem sal. Fica a sugestão :)

    ResponderEliminar
  10. Lanche de meio da manhã
    Eu inicialmente mandava papas caseiras já preparadas dentro de um termus. Á medida que foi crescendo a educadora disse-me que ele só queria o lanche dos outros, enão parei com as papas e vou variando entre combinações dos seguintes (muitas vezes bebe mesmo só água):

    - granola biologica e leite (que vai à parte num termus), e na hora a educadora mistura e ele come
    - Fatia de pão com manteiga de caju caseira e um bocadinho de mel
    - batido de banana, morango ou banana morango e açaí - costumo juntar canhamo ao preparar
    - sumo de laranja natural
    - bolachas de aveia caseiras (receita com dois ingredientes do blog casal misteiro. Costumo juntar-lhe pepitas de chocolate preto)
    - Pão de banana e coco (uma receita com aveia e farinha integral e que eu uso também coco que ele adora) com um fio de mel
    - Panquecas de alfarroba com fruta (leva feitas e come fria)
    - Barritas variadas daquelas todas saudaveis
    - Bolachas maria e bolachas de água sal (em dias de desespero e mesmo nos outros leva sempre algumas bolachas porque o lanche pode não ser suficiente)
    - Salada de frutas
    - De vez em quando leva um bolo de uma receita qualquer do blog Na Cadeira da Papa

    Não sei se devia mandar também lanches salgados....

    ResponderEliminar
  11. Títulos enganadores também já chegaram aqui?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Títulos enganadores? Leu o post?
      Se a miúda tirou o lanche dos amigos...

      Eliminar
    2. Ah pois! Roubou.

      Eliminar
  12. Por curiosidade, o que é que são "Bolas grandes de milho"?!
    E iogurte com cereais puf?
    Já agora, se não houver frigorifico como se faz se se quiser enviar iogurtes, ou não se envia e problem solved?)
    Anónima Catarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leva numa lancheira que mantenha os alimentos frios (até a Mimosa oferece destas lancheiras de vez em quando na compra de um pack de iogurtes). Mesmo nos dias de mais calor os iogurtes aguentam-se se for para o lanche da manhã e se a lancheira não estiver ao sol - experiência de quem já anda na escola há quase 19 anos :)

      Eliminar
  13. Fazer sumos em casa "tipo" nectar mas sem adição de açúcar, pão de sementes ou mais escuro, 2 fatias com manteiga ou com queijo e calcar aquelas forminhas das bolachas (corações, micket minie, etc...) dá um efeito visual mto mais apelativo e divertido. Gressinos com queijo babybel e fruta. Levar bolo caseiro com coisinhas boas e saudáveis e marcar também com as formas das bolachas.
    Iogurte natural com fruta e cereais num frasquinho. Iogurtes de soja e tostas.
    Eu tento levar lanches saudáveis e um dia da semana deixo-a levar estrelitas com leite ou aquelas panquecas de compra, pessoalmente não acho mal de for a excepcção! Porque eles têm curiosidade em experimentar o do colega do lado! Espero ter ajudado. Beijinhos p duas ;)

    ResponderEliminar
  14. Parece um título duma revista cor de rosa...
    Nao precisam disso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente uma ladra não haja dúvida nenhuma 😊

      Eliminar
  15. Ai maezinha, que isto aqui é só gurus da alimentação pseudo saudável! Se vos dessem TODOS os dias a mesma coisa ao lanche aposto que iam começar também a 'roubar' o lanche dos outros!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ConordO consigo. Mães que não cometem um erro. Tudo saudável (pelo menos pelo que escrevem) ainda gostava se ver se na realidade é bem assim. São o grupo das mães perfeitas

      Eliminar
  16. Flavia Rosado5:35 da tarde

    Eu ja tentei colocar pão branco, pão de forma, mini croissants,pães de leite na lancheira da Sofia e ela não lhe toca, vem sempre para trás. Normalmente mando uma combinação com 4 elementos da seguinte lista:
    cenouras baby da vitacress,
    ( vêm dentro de umas covetes e São sempre docinhas)
    iogurte
    tomate cherry
    framboesas
    mirtilos
    morangos
    fisalis
    4 pistachios
    4cajus
    4 pipocas
    6bolachas de espelta em forma de animais (compro no lidl umas bio)
    e acho que é isto.
    espero que tenha ajudado
    beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  17. Quem me dera Joana que a minha miúda gosta-se de provar o lanche dos outros. Pelo menos sempre comia alguma coisa. É um martírio para comer, nunca tem fome e nunca lhe apetece nada :(

    ResponderEliminar
  18. Tirem já daí os chicotes para me baterem: a minha filha come de tudo! NA escola come sempre o que lhes é preparado...em casa come pão (e não..não é pão xpto porque a vida custa e não posso comprar pão caro para uma familia todos os dias), bolo, fruta, e tanto bebe água como sumo! uiiii que horror...se disser então que compro barrinhas de kinder chocolate chamam já a segurança social.
    E sabem porque come de tudo? porque não acredito em fundamentalismos...porque é a criança que prefere 95% das vezes comer pão, fruta e leite ao invés de pastel de nata (que também lhe dou). Ela sabe que pode comer de tudo e por isso não sente necessidade de comer desenfreadamente porcarias. É uma crianças que conhece limites (e faz birras como todas as crianças quando quer bombom antes de dormir) e que conhece sabores diferentes..de tudo um pouco. É a criança que enquanto houver tomate e brócolos no prato não come mais nada porque adora verdes! E vamos ser muito sinceras a comida "saudável" pão escuro, sumos biológicos e tudo mais é mais caro..muito mais caro...eu não consigo fazer uma alimentação destas todos os dias todo o mês. Não lhe dou barras de chocolate ao pequeno almoço mas também não come papas de aveia, sem sabor. Temos que ser razoáveis, nem 8 nem 80. Hoje em dia tudo faz mal na vossa ótica.

    Já agora a minha filha será a única que tem mesmo fome ao lanche come 4 triângulos de queijinhos? é que sai caro!

    beijinhos
    Catarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por que razão tem de ter esse complexo de que as papas de aveia não sabem a nada? É o que a minha filha me pede todo o santo dia. Vou variando a fruta que misturo. Ela adora!!!

      Eliminar
    2. Adorei a sua resposta,Catarina, não podemos, nem devemos ser fundamentalistas. Ana

      Eliminar
    3. porque eu já comi muita papa de aveia..e acho que não tem sabor. Temos todos opiniões diferentes :)
      Catarina

      Eliminar
    4. Também detesto papas de aveia! Mas o meu marido adora :D

      Eliminar
  19. Catarina, quer vir a minha casa tomar o pequeno almoço? Se sim, dou lhe já a morada.Garanto lhe que as papas de aveia, têm sabor ;) E vá até lhe faço um bolinho
    Pode vir, asério
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Mas ela come o lanche dela? Se sim n há problema..eu sou assim por exemplo num restaurante mando vir o coner q quero mas provo po dos outros n provo tds q tenho vergonha, lá está já n sou criança..s n provava e pq? Apenas pq é diferente e sou comilona 😊😉😗

    ResponderEliminar
  21. Moro nos Açores..acho que vai sair caro (para mim) este pequeno-almoço :)
    Catarina

    ResponderEliminar
  22. Inspira-te aqui, este blog é tudo de bom! ;) http://eueleeamaria.blogspot.pt/

    ResponderEliminar