12.07.2014

A minha filha está amarela!

Está mesmo, não estou a brincar!

Tenho vindo a reparar que, nalguns dias, o nariz dela e as pontas dos dedos estão mais amarelos, mas disse para mim que era uma pseudo icterícia por não sermos umas galdérias e não andarmos sempre a sair de casa.

Se fosse icterícia, era uma icterícia pequenina, não ia fazer mal. Além disso, o parque dela fica perto da janela, pelo que tem levado com mais sol na fronha e, na minha cabeça, dentro de alguns dias já ficaria com a cor de uma Patrocínio.

Lá decidi investigar porque, numa fotografia em que toda a alegria natalícia da Irene está mais do que bem representada, era demasiado evidente. Já não era paranóia minha de certeza.

Como nós, mães, vivemos muito de mandar bitaites sobre coisas que não tenhamos resposta ("será que ela não dorme bem porque não gosta do edredão novo? será que é porque tem pesadelos por lhe termos mudado o boneco? será que é por causa do calendário dos bombeiros de Setúbal que está inquieta?"), demorem o tempo que precisarem na fotografia para pensarem nuns quantos e, depois, poderão ler a "solução".


Gosta tanto do Natal como aqueles velhotes que já se deitam às 6 da tarde.

Ora bem, do que investiguei e à falta de resposta que faça mais sentido...

... ela tem comido vegetais amarelos/laranja a mais e, como não consegue digerir todos os betacarbo... qualquer coisa, a pele deixa-os vir ao de cima. 

Explicação de alguém com um QI superior aqui e resposta num fórum com mães de filhos laranja aqui

19 comentários:

  1. Cristina F Ribeiro10:52 da tarde

    A Sofia ficou assim quando eu me lembrei de lhe dar para a mao um bocado de batata doce. Era nariz, mãos, cabelo, olhos, orelhas tudo amarelo. Ca para mim a Irene assaltou-te o frigorifico!

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. O meu filho ficou assim. A médica diz que é dos legumes cor-de-laranja. Ou seja, na sopinha há que ver a quantidade de cenouras e abóboras que está a pôr. Se usar cenoura, não use abóbora.
    Lá reduzi nas cenouras e o rapaz perdeu o tom alaranjado.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Aconteceu-me exatamente o mesmo com o meu pequeno! Numa das consultas de rotina perguntamos à Pediatra e foi então que ela nos explicou que é da quantidade de carotenos que a criança come e não processa. Só tive de reduzir um pouco... Ah, ao meu filho notava-se imenso: É branquinho como a Mãe.
    O meu filho era bem mais pequenino, deveria ter uns 9/10 meses!

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana,
    Isso é por causa da sopa de cenoura e se fizeres (como eu), sopa de cenoura e abóbora ao mesmo tempo.... fica mesmo toda laranja... mas não faz mal nenhum, não te preocupes! A tua irene está lindíssima com esse nariz amarelo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. A minha Sophia esta assim estou super preocupada marquei pediatra para ver oq está acontecendo tenho medo de ser algo grave ela fica na escolinha não sei se la ingere esses alimentos como cenoura etc em grande quantidade

    ResponderEliminar
  7. Nossa meu filho está assim e vim logo pesquisar na internet...graças a Deus não deve ser grave ele tem 1 ano e algo faz sentido sopa de cenoura com músculo acho que e excesso de cenoura...ufa que alívio...

    ResponderEliminar
  8. No caso da minha filha que ao tem 9 ano e está meio amarela

    ResponderEliminar
  9. Kkkkkkkkk... ufa.
    É normal essa molecadinha ser laranja então.
    Amém.
    Tava preocupado com as extremidades da minha princesinha.

    ResponderEliminar
  10. Ola meninas, minha filha tem um ano. HJ minha mãe me disse q ela está com as mãos e os pés amarelinhos. Estou com medo. Será q é algum grave ?

    ResponderEliminar
  11. Nossa meu coracao estava em aflição.minha filha tem 10 meses e tá ficando amarela kkkk achei q fosse uma doença algo do tipo.Mas li que seja por motivo da comida.Pois ela come sopa com abóbora sempre é cenoura

    ResponderEliminar
  12. Que alívio, estava muito preocupada com o meu pequeno de 7 meses...

    ResponderEliminar
  13. O que faço pra tirar esse cor amarela do meu filho?

    ResponderEliminar
  14. O que faço pra tirar esse cor amarela do meu filho?

    ResponderEliminar
  15. Que alívio depois que li os comentários meu filho ta amarelado já pensei numa doença

    ResponderEliminar
  16. Que bom, estava super preocupado
    Minha filha não tem outras sintomas do nós e mão amarelas mesmo

    ResponderEliminar