2.11.2015

Mania de lhes impingirmos tudo!

- O meu filho é louco pelo Pluto. Mesmo, mesmo fã! 
- Mas tu ainda só estás grávida!

- A Isabelinha é maluca por fofos com folhos cor-de-rosa. Quando lhe visto um fato de treino, chora angustiada!
- Com 10 meses?
- Sim, sim! E já me pede laços na cabeça, não sai de casa sem um!

Mães, sejamos sinceras: nenhum bebé de 3 meses é fã de Pluto nenhum. Nem com 6 meses o é, de livre e espontânea vontade.




Podemos querer muito que o sejam (não percebo muito bem a necessidade) mas temos de admitir que nós é que temos uma grande panca pelos bonecos e os impingimos!

Claro que os influenciamos com os nossos gostos e eles são esponjas, mas por que é que os queremos moldar à nossa imagem e semelhança?

"O meu filho só gosta das fraldas amarelas, com as laranja recusa-se a defecar."
"A minha Mariana só adormece com luz de presença. Tem 3 meses."

Vamos lá a ver: não seremos nós que queremos arranjar explicação para tudo para nos sentirmos mais seguras? Definir-lhes padrões e personalidades conforta-nos mais e dá um sentido a tudo. Queremos sentir que estamos a fazer tudo certo e que eles ficam felizes com as nossas escolhas.

Na altura de decorar o quarto dela, lembrei-me de algo que li em algum lado (ou vi no Querido, Mudei a casa, sei lá): tentem criar um ambiente simples, acolhedor, de cores suaves. Quando eles tiverem gostos e opinião, deixem-nos ser eles a decidir que animais querem ter na parede."

E isto aplica-se um bocadinho a tudo: por enquanto sou eu quem escolhe tudo na vida dela, desde que música ouve, a que roupas veste. Um dia, há-de ser ela. E aí sim, vou poder dizer: "a minha filha é louca pelas princesas da Disney" e "odeia os fofos que eu lhe vestia". Oh não!

*imagem do site We Heart It

2 comentários:

  1. a minha de 2 anos até para ai aos 15m não ligava nada aos bonecos..agora não sai de casa sem a Margarida(que ela chama de Kiki vá se lá saber porque),a Minnie (a Mimi cá da casa) e a Princesa Sofia,e só tem estes bonecos porque lhe foram oferecendo!comprei-lhe um ó-ó ainda não tinha ela nascido da Minnie,como poderia ter sido de outro boneco qualquer..apenas achei piada ao boneco ter um capuz com orelhas de coelho...ainda não percebi muito bem porque(nem estavamos na Páscoa uma vez que ela nasceu em Agosto) mas enfim...agora é que ela dorme com ele...

    ResponderEliminar
  2. Foi coisa que sempre me fez impressão confesso...os miúdos terem preferências tão novos. Uma vez fiz uma viagem inteira com o telemóvel da mãe de uma bebé de 5 meses que insistia que a bebé só adormecia com uma qualquer música do tlm que ela passava em repeat. Que enjoo!
    O meu filho tem 14 meses e só agora começou a ficar doido pelo João bebé, que é a minha salvação para o por a fazer aerossóis ou cortar as unhas!

    ResponderEliminar