5.05.2016

Comprei a minha filha com uma bolacha.

Não faz sentido compensar os miúdos com comida. A comida não deve ser encarada como um prémio. São pediatras e especialistas a dizê-lo e basta pensarmos um bocadinho e veremos que é um raciocínio lógico. 

Mas... hoje foi o que me saiu. Não estou com facilidade em pôr-lhe a pomada da conjuntivite. Arranjei maneira dela participar na coisa: lavamos as duas as mãos, ela abre os pacotinhos das compressas esterilizadas, eu retiro a compressa, ela põe o soro na compressa e limpamos o olho. Repetimos várias vezes. Depois de limpo, ponho a pomada (já tem conjuntivite nos dois olhos) e ela deixa por, sem grande alarido. O problema vem depois: quer coçar os olhos e retirar o creme. Hoje o que me saiu foi "se não mexeres nos olhinhos a mãe dá- te uma bolacha". E ela parou e disse "boooooaaaaa!". E lá se andou a controlar até lhe dar a bolacha. Até parece um reforço positivo e algo sem mal nenhum, mas fiquei a pensar nisso. A Isabel teve fases péssimas para comer - não sei se se lembram dos meus desabafos - e, que me lembre, nunca lhe fiz este tipo de "chantagem", chamemos-lhe assim. Dar um carácter de punição ou de prémio à comida pode levar a que eles desenvolvam uma relação com a comida pouco saudável no futuro. A comida é comida, fonte de nutrientes, para eles "crescerem", ficarem "fortes" e é, cá em casa, um momento de união, de família, de brincadeiras (também já foi de choro, birras e muito, muito stress, até eu ter começado a desdramatizar). 

Não gostei da minha estratégia e só resultou - óbvio - até ter comido a bolacha. Depois lá se esqueceu do nosso "pacto" e mexeu nos olhos como quem amassa pão. 

Que estratégias usam/usavam vocês para que eles - com dois anos e picos - não tenham tanta tentação de lá ir meter a mão? Obrigada!

21 comentários:

  1. Olá Joana! Eu durante o dia coloco gotas e a pomada só coloco à noite, às vezes quando até já dorme! Beijinhos e as melhoras para essa boneca!

    ResponderEliminar
  2. Não tem mal eles coçarem com a pomada! Ajuda a espalhar pelo olho todo mesmo que fique um pouco pelas maos! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha bebê já teve conjuntivite,pomada só a noite antes de ir formir. A pediatra disse para colocar no canto do olho sem espelhar, não tem mal.coçar ao lestanejar a.pomada espalha se

      Eliminar
  3. Cláudia Gonçalves9:39 da manhã

    Colocar pingos durante o dia e a pomada só à noite na hora de deitar.se tiver as mãos lavadas não vale a pena dramatizar ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah! Como na bula diz que é para por 6x ao dia a pomada e o senhor da farmácia disse que era muito boa, achei que seria suficiente! Thanks

      Eliminar
    2. Jpb nao foste ao médico? A minha já teve com 14M e gotas 2x por dia e pomada a noite antes de ir dormir. Se esfregar o olho não tem mal.

      Eliminar
  4. Já lhe ocorreu explicar- lhe efetivamente porque não pode mexer? Adequando à idade dela, como é óbvio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já, ontem tentei, mas não deu resultado. Hoje também, mas assim que a vi a ir lá, saiu-me a da bolacha hehe

      Eliminar
  5. Visex Baby!São umas compressas que há na farmácia, que vêm em pacotes individuais, embebidas numa solução qq natural que acalma...uso sempre isso na minha filha e resulta bem melhor do que só o soro! ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas é para a conjuntivite? Bjs

      Eliminar
    2. Sim!ela já teve conjuntivite umas 3x e essas compressas são mesmo boas!

      Eliminar
    3. É verdade, são ótimas. O meu pediatra tb aconselha usá-las para limpar os olhos antes de aplicar a pomada. A melhor pomada que usei até agora foi Terricil. A minha filha já teve várias conjuntivites e foi muito eficaz. Bjs

      Eliminar
  6. Joana o meu filho quando teve conjuntivite era bem mais pequenino que a Isabel, tinha 9 meses e não era fácil de explicar que não podia mexer. Por sorte a pomada que lhe recitaram era para colocar apenas uma vez por dia e optei por coloca-la à noite quando ele já estava ferrado a dormir. Levantava a pálpebra com cuidado punha a pomada e tava feito. como o olho se mantinha fechado mesmo que ele sem querer metesse a mão na cara não havia grande stress porque o maior estava lá dentro.

    Não sei a periodicidade que tens que meter a pomada à menina mas podes considerar que uma das vezes seja assim, pelo menos essa fica garantida que fica lá quase toda ;)

    Beijinhos e as melhoras!

    ResponderEliminar
  7. Ainda é muito pequenina para não ir mexer. E a técnica da bolacha não faz mal nenhum e é a que mais uso para dar medicação na minha pequena de 4 anos... Vais dar à força? Não! Então a negociação cá em casa é o método escolhido... uma bolacha não é um prato de comida ou sopa. É um extra q te permite atingires o objectivo sem grande birra e brutidade. A não ser q tenhas a sorte de te calhar uma criança q goste de medicação! Cá em casa a ferramenta são futebolas" dos cheetos :-D e ver a minha filha contente não me faz sentir culpa nenhuma! Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. O meu filhote tem um ano e eu coloco a pomada quando está a dormir...

    ResponderEliminar
  9. Não vejo mal nisso :) faria o mesmo!

    ResponderEliminar
  10. Olá Joana, já alguma vez puseste isso nos olhos? É super desconfortável, a Isabel tem toda a razão, para além de que altera a clareza do olhar e incomoda ainda mais. Durante o dia põe-se as gotas (mesma constituição), apesar da fita parecida para as por, são facilmente absorvidas. A pomada é para a noite, quando estamos algumas horas sem renovar, mas quando eles não toleram mantém-se as gotas. Convém sempre a opinião médica e não nos ficarmos pela farmácia. Os farmacêuticos, de momento, não podem prescrever medicamentos sujeitos a receita médica, como é o caso dos antibióticos. As conjuntivites são infeções simples na maioria dos casos, mas podem complicar com extensão aos tecidos subjacentes, pelo que convém haver sempre uma observação médica/opinião, sobretudo numa criança pequena. as melhoras!

    ResponderEliminar
  11. Eu fui educada na base dessa negociação ("se comeres tudo comes sobremesa", "se te portares bem dou-te coca-cola") e não desenvolvi nenhum transtorno, sou perfeitamente normal, sem traumas, com comida ou whatever.. Acho essa "chantagem" perfeitamente normal! :)

    ResponderEliminar
  12. A minha filha fez há uns meses uma cirurgia ocular e durante algumas semanas foi necessário fazer medicação tópica, como é óbvio. Durante o dia o tratamento era feito com um colírio (gotas) e só à noite aplicava a pomada.
    Quanto à questão da bolacha, parece-me uma "paneleirice", um não assunto; o importante é tratar a conjuntivite, não é estar agora a maçar a cabeça e a abanar a consciência com estas mariquices.
    Se é com uma bolacha que ela colabora para fazeres o tratamento, seja com uma bolacha e se for com um chocolate, seja com um chocolate! É pior ela fazer resistência ao antibiótico da pomada porque a aplicação e a posologia não estão a ser devidamente seguidas (o que te obrigará a mudar de antibiótico e a prolongar desnecessariamente o tratamento) do que comer algumas guloseimas (pelo menos segundo o meu critério, que sei poderá não agradar a algumas mães mais "extremosas").
    Votos de rápidas melhoras para a Isabel!

    ResponderEliminar
  13. Da última vez, já exausta de todo o berreiro por causa da limpeza e da pomada (com 12 meses) que me quebrava o coração, decidi experimentar uma mezinha que li num grupo de amamentação: limpar e colocar leite materno.
    Deitei-a, arregalou bem os olhos quando lhe mostrei a mamoca e pimbas! Um bocado de leite para o olho.

    Quando adormecia punha mais.

    Remédio santo! Resultou MESMO! Foi muito mais tranquilo tratá-la e resultou lindamente e não foi preciso tratar durante tanto tempo como com a pomada.

    ResponderEliminar