7.13.2017

Já dormem as duas juntas!

Custou até tomar esta decisão mas foi. Quando estávamos em Barcelona, experimentámos pô-las a dormir em colchões no chão no mesmo quarto e a Luísa, que andava a acordar de 2 em 2 horas, fez 4h-3h e pareceu-nos uma eternidade a dormir e soube-me a cura de sono (até acordava durante a noite com medo de não a estar a ouvir... como se isso fosse possível). E elas pareceram gostar de adormecer juntas! Por isso, decidimos que quando voltássemos a casa, tentaríamos pô-las no mesmo quarto. Não correu tão bem quanto nas férias, mas continuaremos a tentar. Dormem as duas na mesma cama, uma em cada ponta. Não li nada sobre isto, foi o que nos pareceu fazer mais sentido (para não se atropelarem nem acordarem tanto) e para, caso seja preciso, eu ir lá dar-lhe mama, tendo espaço para me deitar.
 
Confesso que as viagens até lá me matam aos bocadinhos e que, para dormir melhor, a trago para a minha cama no último ciclo da noite (da manhã, mais propriamente), que é quando dorme melhor, e eu, por conseguinte, também.

Não sei se vai melhorar, se voltaremos a trazê-la para o nosso quarto: não sou de decisões definitivas, se achar que não nos está a fazer bem a todos, darei um passo atrás.

Sabe bem estar no quarto à noite a ver séries (ou a babar-me toda a tentar ver séries) de mãos dadas. Sinto que reconquistei essa parte e soube-nos bem. Mas, convenhamos, dormir está em primeiríssimo lugar. Não vamos desistir já, não vamos. Vamos ver como corre. Para já aguenta-se bem.




Vejam aqui mais:


Tenho coisas novas no quarto para vos mostrar: almofadas, nuvens lindas, uma guitarra e livros. Já está aqui: Sugestões giras para o quarto dos miúdos.


Sigam-nos no instagram aqui 
a mim também aqui e à outra Joana aqui.
O nosso canal de youtube é este.
Enviem-nos um mail  à vontade.

14 comentários:

  1. Joana, está contente com a cama? Acho linda mas dá jeito fazer? É limpar por baixo? Tem estrado? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou contente, sim. Tem estrado. Eu acho fácil de fazer, não me chateia. Não limpo muito por baixo, confesso, mas dá para levantar o estrado e limpar :)

      Eliminar
  2. A luisinha não chora e faz muito barulho quando acorda? Não acorda a a Isabel?
    Acho ternurento... mas tenho medo que nao consigam ter um sono tão descansado por isso e andem cansados na escolinha. Tem sido pacífico?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era o meu medo. Mas a Isabel até agora nunca acordou com a Luísa ou se acordou virou-se para o outro lado e continuou a dormir. A Luísa é que já acordou com a Isabel, porque esta fala durante os sonhos (e grita e ralha, tadita). Mas espero que seja uma questão de hábito e tempo. BMks lá ver

      Eliminar
  3. Aqui em casa fazemos o mesmo :). O colchão é de casal ou solteiro? Obrigada

    ResponderEliminar
  4. Tenho uma bebé de 1 ano e meio e daqui a um mês terei outra nos braços. Também gostava que dormissem as duas no mesmo quarto, mas não sei se vai correr bem, tenho medo que se acordem uma à outra. Mas como a Joana diz, é ir tentando =)

    ResponderEliminar
  5. O colchão parece maior do que os de 99cm por 2m será só impressão?
    Estou tentada a fazer a mesma coisa!

    ResponderEliminar
  6. O Gonçalo e a Maria dormiram no mesmo quarto até ele ir para a escola primária! E não fomos nós que impusemos, foi ele que pediu! Li uma vez um artigo do Dr. Mário Cordeiro que dizia que os irmãos devem partilhar o mesmo quarto enquanto quiserem. Quando um deles sentir necessidade da sua privacidade, há-de manifestar-se. Foi o que aconteceu!
    Nota: Os meus filhos deram-me noites santas desde cedo e aos 2 meses já dormiam no quarto deles :) beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Os meus filhos de 8 anos e 2 anos dormem no mesmo quarto desde que o mais novo tem 9 meses. O mais novo acordava muitas vezes de noite, mas isso nunca afetou o mais velho, dorme como uma pedra. Mas cada um na sua cama. E desde que tirei as grades da cama do mais novo que passou a dormir a noite toda😃.

    ResponderEliminar
  8. Dorme melhor no último ciclo de sono, mais precisamente o da manhã... Tbm tenho a sensação de que por aqui é assim tbm... Qual será a explicação para isso, se é que há... :)

    ResponderEliminar
  9. Os meus tb dormem od dois mo mesmo quarto e na mesma cama.
    Foi sem dúvida a solução para as noites mal dormidas.
    Se pensar um pouco antigamente os irmãos dormiram todos juntos e nunca tiveram problemas de afirmação ou de autoestima.
    Sem dúvida é uma solução
    O meu Tomás tem 9 anos e o Dinis tem 6 e estão juntos desde os 5 do Tomás.

    ResponderEliminar
  10. Também tenho uma caminha no chão que dá para as duas (uma de 3 anos e outra de 1) mas ainda tenho receio de as colocar a dormir na mesma cama. A mais velha mexe-se muito e a mais pequena ainda não anda. Por enquanto ainda ficará no nosso quarto mas, daqui a uns 6 meses passa para a cama da irmã.

    E tenho esperança que a mais velha também comece a adormecer melhor já que agora quer sempre que fiquemos com ela até adormecer... o que pode levar mais de uma hora.

    ResponderEliminar
  11. Boa!!!
    Cá por casa ainda só há uma pirralha, de 10 meses. Também aderimos à cama no chão por uma questão de segurança. Isto porque depois da última mamada ela ficava na nossa cama, de manhã saíamos para trabalhar, a avó vinha, ficava por casa e quando a gaiata acordava, chorava, e a avó lá ía. Obviamente, assim que começou a gatinhar aconteceu o mais previsível - caiu da cama. Decidimos mudá-la para o seu quarto - cama no chão - por tudo e mais alguma coisa mas também para facilitar as mamadas e porque calha bem que o quarto é pequeno e a cama é quase um tapete para brincar.
    Começou tudo muito bem. Dali não cai, bons períodos a dormir de seguida e tal... Rapidamente percebemos que ainda não é a solução ideal: por um lado, às vezes acorda e "não diz ai nem ui" e vai à sua vida (temos duas escadas logo à saída do quarto e ainda não as "barramos" - umas é mesmo impossível), por isso fica um de "vigia" no sofá; por outro, passou a acordar muito mais vezes e só adormece com mama, entretanto eu adormeço e passo a noita cá e lá.:(

    Vamos ter de arranjar soluções, zelando pela segurança e conforto dela mas também temos de pensar em nós.
    Voltar atrás também é uma hipótese!

    ResponderEliminar