domingo, 9 de julho de 2017

60 actividades em casa para fazermos com eles.

Acabei de deitar a Irene e queria deixar-vos uma lista de várias coisas que me apetece fazer com ela ou que quero vir a fazer com ela. Vão sair "do nada", algumas, outras já as fiz e correram bem. 

Pensei nesta lista porque às vezes, mesmo no Verão, ficar em casa sabe tão bem e há tanta coisa gira que podemos fazer...  

São actividades mais viradas para a idade dela (3 anos), mas acho que a maior parte talvez se consiga adaptar. Depois acrescentem mais umas quantas, o que acham ?


  • Tomar banho com eles (duche ou imersão)
  • Fazer penteados com eles com água e escova/pente (e inverter)
  • Pintar as unhas (aconselho verniz à base de água para não escavacar as unhas)
  • Dançar na sala vários géneros de música (desde a clássica à Anitta)
  • Ler histórias (e inverter, mesmo que tenham que eles inventar)
  • Aguarelas
  • Fazer pinturas faciais (e inverter)
  • Brincar às escondidas
  • Brincar à apanhada
  • Rasgar revistas antigas
  • Cortar revistas antigas
  • Explicar países e continentes num globo (há uns Montessori muito interessantes para esta idade)
  • Brincar com água e funil e garrafas
  • Passar um cordel por tubos de massa
  • Brincar com massa e contar ou fazer desenhos
  • Fazer ginástica 
  • Luta de almofadas
  • Fazer sopa
  • Dar brinquedos aos meninos que não têm
  • Tocar instrumentos musicais
  • Usar coisas da cozinha para fingir de instrumentos musicais
  • Plasticina
  • Limpar com um pano húmido
  • Usar a swiffer
  • Brincar às papinhas
  • Jogar ao macaquinho de imitação
  • Fazer caretas ao espelho
  • Imitar várias emoções e pedir para adivinhar e vice-versa
  • Fazer desenhos nos vidros (há umas canetas giras para isso)
  • Plantar 
  • Comprar uma banheira insuflável e dar banho na varanda (ou piscina no quintal)


  • Brincar aos bonecos (aproveitar para ensinar empatia, por exemplo)
  • Fazer desenhos no papel
  • Ensinar palavras noutras línguas
  • Deixar mexer numa taça cheia de arroz para sentir a textura
  • Poder martelar bolachas num tabuleiro (ela adorou fazer isto ontem)
  • Andar para trás pela casa
  • Jogar ao "onde está a cor amarela aqui na sala"? 
  • Mostrar fotografias de quando era mais bebé e relembrar coisas
  • Bolinhas de sabão
  • Fazer espuma na banheira ou num alguidar
  • Fingir que o cesto da roupa é um carro
  • Fazer uma tenda com cadeiras e um lençol
  • Jogar o "em que mão guardei?"
  • Brincar ao médico/paciente (e aproveitar para explicar os procedimentos médicos normais para estar mais segura quando for necessário)
  • Alongamentos
  • Ensinar a respirar devagarinho
  • Ensinar a lidar com algumas emoções negativas com estratégias úteis como respirar fundo quando está zangada
  • Conversar. Importante contarmos também coisas nossas e não ser uma entrevista "de avó". Se falarmos, eles falam connosco - pelo menos com a minha resulta. 
  • Brincar com o snapchat ou equivalente
  • Fazer bolinhos/gelados/sumos
  • Ligar por videochamada aos amigos/familiares 
  • Ensinar a dobrar panos da loiça
  • Pedir-lhes para fotografarem as coisas preferidas em casa e conversar sobre o que fotografaram
  • Pedir para lavar fruta (no bidé, por exemplo)
  • Imitar sons de animais e forma de se movimentarem para eles adivinharem e inverter.
  • "Vou transformar-te num...", alguém ter a varinha mágica e o outro ter de assumir o som e forma do que foi designado. A Irene faz muito bem de candeeiro e de cebola (ahah - coisas do pai)
  • Trabalhar com eles e ver o que pode ser modificado em casa para que sejam mais independentes, partilhar ideias e tentar aceitar as deles mesmo que nos pareçam "fora"
Ahh no meio disto já estou cheia de saudades dela. :) Foi um domingo excelente em que fizemos imensa coisa, espero que vos consiga inspirar a fazerem alguma destas coisas em breve (se é que já não fazem a maior parte delas, claro).

✩✩✩✩✩✩✩✩✩✩

Sigam-nos no instagram 
aqui 
a mim também aqui e à outra Joana aqui.
O nosso canal de youtube é este.
Enviem-nos um mail  à vontade.


6 comentários:

  1. O meu tem 4 aninhos e algumas coisas da lista vou experimentar.... Obrigada pela ajuda mama

    ResponderEliminar
  2. Algumas já fiz. Tenho uma bebé de 9 meses e quero muito experimentar as outras

    ResponderEliminar
  3. Achei tão giro... Algumas com o Santiago de 14 meses já fiz, outras vou ter de esperar mais um cadinho.. mas bora lá..... Bjinho Joana

    ResponderEliminar
  4. olaa. tenho um pequeno sentimento/frustação que queria partilhar com alguém para saber opiniões e me sentir mais desacansada. tenho um filho de 4 anos e agora estou grávida ja de 38 semanas. acontece que o de 4 é muito dependente dos pais, até a brincar sao poucas as vezes que brinca sozinho. sempre tivemos muito tempo para estar com ele e quando chega da escola as vezes estamos a noite toda a brincar com ele. aos fins de semana os programas sao sempre a pensar nele e 24h de brincadeira e atençao.sempre achei que só haviam vantagens em os pais darem o máximo de atenção possível aos filhos mas cada vez mais tenho reparado que há pais que praticamente nao brincam, e as crianças são autônomas, inventam brincadeiras e brincam com outras sem problemas. o meu filho é mais acalhado, não brinca com crianças que não conhece e não se entretêm facilmente sozinho. as vezes penso que lhe demos atenção a mais.agora como estamos de férias, a prima está ca em casa a passar umas semanas e eles brincam imenso sozinhos por isso temos aproveitado para nos "afastarmos" um pouco dele e promover a autonomia nele. até porque vem ai um bebê e de certeza que não vamos ter o mesmo tempo para lhe dar toda a atenção que davamos. de maneira que estas duas semanas quando me pede para brincar tenho dito que não e tenho tentado incentiva lo a brincar sozinho mas custa me imenso dizer que não tantas vezes e não consigo dilenear o limite do "equilibrio" onde ja brincou sozinho e já posso brincar com ele. vejo os outros pais que não brincam nada mas não me sinto bem em faze lo mas também não quero que o meu filho se torne tão dependente e não saiba estar sozinho nem se entreter sozinho. alguem tem sugestoes ou casos semenhantes que queira partilhar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Houve uma altura que a minha filha so queria brincar comigo chamava me a toda a hora e quando iamos ao parque ela so queria brincar comigo.. ate que um dia expliquei. . Fi a mamã esta a fazer a comida queres alguma coisa vem ca.
      Fi o menino ralhou com a mãe, porque a mãe é muito grande para andar de baloiço. Quando não estiver ninguém no parque, a mamã brinca contigo.

      Eliminar
  5. Achei muito interessante, porque na lista existem tarefas muito simples, como ensinar a dobrar o pano da loiça, mas que acredito que não só entusiasmem, como ocupem tempo, e sejam muito úteis para lhes dar a sensação de pertença no gerir da casa. Além disso é um pequeno passo para introduzir mais tarde a divisão de tarefas domésticas. Gostei da lista!

    A Mulher do 31 | Blog | Facebook | Instagram | Twitter |

    ResponderEliminar