Acabei de deitar a Irene e queria deixar-vos uma lista de várias coisas que me apetece fazer com ela ou que quero vir a fazer com ela. Vão sair "do nada", algumas, outras já as fiz e correram bem.
Pensei nesta lista porque às vezes, mesmo no Verão, ficar em casa sabe tão bem e há tanta coisa gira que podemos fazer...
São actividades mais viradas para a idade dela (3 anos), mas acho que a maior parte talvez se consiga adaptar. Depois acrescentem mais umas quantas, o que acham ?
- Tomar banho com eles (duche ou imersão)
- Fazer penteados com eles com água e escova/pente (e inverter)
- Pintar as unhas (aconselho verniz à base de água para não escavacar as unhas)
- Dançar na sala vários géneros de música (desde a clássica à Anitta)
- Ler histórias (e inverter, mesmo que tenham que eles inventar)
- Aguarelas
- Fazer pinturas faciais (e inverter)
- Brincar às escondidas
- Brincar à apanhada
- Rasgar revistas antigas
- Cortar revistas antigas
- Explicar países e continentes num globo (há uns Montessori muito interessantes para esta idade)
- Brincar com água e funil e garrafas
- Passar um cordel por tubos de massa
- Brincar com massa e contar ou fazer desenhos
- Fazer ginástica
- Luta de almofadas
- Fazer sopa
- Dar brinquedos aos meninos que não têm
- Tocar instrumentos musicais
- Usar coisas da cozinha para fingir de instrumentos musicais
- Plasticina
- Limpar com um pano húmido
- Usar a swiffer
- Brincar às papinhas
- Jogar ao macaquinho de imitação
- Fazer caretas ao espelho
- Imitar várias emoções e pedir para adivinhar e vice-versa
- Fazer desenhos nos vidros (há umas canetas giras para isso)
- Plantar
- Comprar uma banheira insuflável e dar banho na varanda (ou piscina no quintal)
- Brincar aos bonecos (aproveitar para ensinar empatia, por exemplo)
- Fazer desenhos no papel
- Ensinar palavras noutras línguas
- Deixar mexer numa taça cheia de arroz para sentir a textura
- Poder martelar bolachas num tabuleiro (ela adorou fazer isto ontem)
- Andar para trás pela casa
- Jogar ao "onde está a cor amarela aqui na sala"?
- Mostrar fotografias de quando era mais bebé e relembrar coisas
- Bolinhas de sabão
- Fazer espuma na banheira ou num alguidar
- Fingir que o cesto da roupa é um carro
- Fazer uma tenda com cadeiras e um lençol
- Jogar o "em que mão guardei?"
- Brincar ao médico/paciente (e aproveitar para explicar os procedimentos médicos normais para estar mais segura quando for necessário)
- Alongamentos
- Ensinar a respirar devagarinho
- Ensinar a lidar com algumas emoções negativas com estratégias úteis como respirar fundo quando está zangada
- Conversar. Importante contarmos também coisas nossas e não ser uma entrevista "de avó". Se falarmos, eles falam connosco - pelo menos com a minha resulta.
- Brincar com o snapchat ou equivalente
- Fazer bolinhos/gelados/sumos
- Ligar por videochamada aos amigos/familiares
- Ensinar a dobrar panos da loiça
- Pedir-lhes para fotografarem as coisas preferidas em casa e conversar sobre o que fotografaram
- Pedir para lavar fruta (no bidé, por exemplo)
- Imitar sons de animais e forma de se movimentarem para eles adivinharem e inverter.
- "Vou transformar-te num...", alguém ter a varinha mágica e o outro ter de assumir o som e forma do que foi designado. A Irene faz muito bem de candeeiro e de cebola (ahah - coisas do pai)
- Trabalhar com eles e ver o que pode ser modificado em casa para que sejam mais independentes, partilhar ideias e tentar aceitar as deles mesmo que nos pareçam "fora"
Ahh no meio disto já estou cheia de saudades dela. :) Foi um domingo excelente em que fizemos imensa coisa, espero que vos consiga inspirar a fazerem alguma destas coisas em breve (se é que já não fazem a maior parte delas, claro).
e
O meu tem 4 aninhos e algumas coisas da lista vou experimentar.... Obrigada pela ajuda mama
ResponderEliminarAlgumas já fiz. Tenho uma bebé de 9 meses e quero muito experimentar as outras
ResponderEliminarAchei tão giro... Algumas com o Santiago de 14 meses já fiz, outras vou ter de esperar mais um cadinho.. mas bora lá..... Bjinho Joana
ResponderEliminarolaa. tenho um pequeno sentimento/frustação que queria partilhar com alguém para saber opiniões e me sentir mais desacansada. tenho um filho de 4 anos e agora estou grávida ja de 38 semanas. acontece que o de 4 é muito dependente dos pais, até a brincar sao poucas as vezes que brinca sozinho. sempre tivemos muito tempo para estar com ele e quando chega da escola as vezes estamos a noite toda a brincar com ele. aos fins de semana os programas sao sempre a pensar nele e 24h de brincadeira e atençao.sempre achei que só haviam vantagens em os pais darem o máximo de atenção possível aos filhos mas cada vez mais tenho reparado que há pais que praticamente nao brincam, e as crianças são autônomas, inventam brincadeiras e brincam com outras sem problemas. o meu filho é mais acalhado, não brinca com crianças que não conhece e não se entretêm facilmente sozinho. as vezes penso que lhe demos atenção a mais.agora como estamos de férias, a prima está ca em casa a passar umas semanas e eles brincam imenso sozinhos por isso temos aproveitado para nos "afastarmos" um pouco dele e promover a autonomia nele. até porque vem ai um bebê e de certeza que não vamos ter o mesmo tempo para lhe dar toda a atenção que davamos. de maneira que estas duas semanas quando me pede para brincar tenho dito que não e tenho tentado incentiva lo a brincar sozinho mas custa me imenso dizer que não tantas vezes e não consigo dilenear o limite do "equilibrio" onde ja brincou sozinho e já posso brincar com ele. vejo os outros pais que não brincam nada mas não me sinto bem em faze lo mas também não quero que o meu filho se torne tão dependente e não saiba estar sozinho nem se entreter sozinho. alguem tem sugestoes ou casos semenhantes que queira partilhar?
ResponderEliminarHouve uma altura que a minha filha so queria brincar comigo chamava me a toda a hora e quando iamos ao parque ela so queria brincar comigo.. ate que um dia expliquei. . Fi a mamã esta a fazer a comida queres alguma coisa vem ca.
EliminarFi o menino ralhou com a mãe, porque a mãe é muito grande para andar de baloiço. Quando não estiver ninguém no parque, a mamã brinca contigo.
Achei muito interessante, porque na lista existem tarefas muito simples, como ensinar a dobrar o pano da loiça, mas que acredito que não só entusiasmem, como ocupem tempo, e sejam muito úteis para lhes dar a sensação de pertença no gerir da casa. Além disso é um pequeno passo para introduzir mais tarde a divisão de tarefas domésticas. Gostei da lista!
ResponderEliminarA Mulher do 31 | Blog | Facebook | Instagram | Twitter |
Uma pequena sugestao? Participar a apanhar/estender a roupa. A minha filha de 3 anos adora.
ResponderEliminarObrigado pelas dicas, vão dar imenso jeito agora nos fins-de-semana de frio e chuva.
Como em tudo na vida, equilíbrio é necessário:) eu brinco com a minha filha (tem 3) mas também lhe digo que nao posso estou ocupada e que ela tem de brincar sozinha. :) e tem resultado porque ela brinca imenso sozinha e é uma menina muito criativa. A meu ver tem de claramente travar esse seu comportamento. Nos devemos estar presentes mas os filhos nao devem ficar dependentes de nos ao ponto de nem sequer conseguirem desenvolver brincadeiras sozinhos. Isso é nocivo para a criança que deixa de ter confiança nela mesmo. Daí o Winnicot dizer que a mae boa o suficiente é melhor do que a mae perfeita. Pare de ser 'mae perfeita'!
ResponderEliminar