1.19.2015

Passa a outro e não ao mesmo!

É impressão minha ou no infantário os bebés andam a jogar à batata-quente? Parece-me que há lá sempre uma batata - o vírus -, eles formam um círculo e passam de uns para os outros, ao som de uma canção, até que um fica com a batata. É tão divertido! Para ficarem todos contentinhos e ninguém reclamar, na vez seguinte, calha a outro.

Não devem andar a jogar ao "passa a outro e não ao mesmo", porque invariavemente o mesmo recebe a bicharada de volta. No fundo, no fundo, é bom, aprendem o que é o espírito da partilha e da solidariedade desde pequeninos: "se eu tenho bichezas, toma lá também um bocadinho, que eu não sou garganeiro". 
Cá para mim eles já descobriram mas é que se ficarem doentes não têm de ir à escola...

Desde sempre ouvi que um infantário é um infectário, mas como a Isabel se aguentou um mês e meio sem apanhar nada, já andava toda contente a achar que o leite materno era um escudo implacável e que a minha filha não iria ficar logo doente. Pois, pois!

Os livros dizem que a probabilidade de infeção é 10 vezes superior se a criança frequentar a creche ou um infantário. Eu cá falo com os meus botões, para tentar aceitar tudo isto melhor, que este contacto com os vírus são vacinas naturais e que estas infecções vão torná-la mais resistente e que a socialização na creche compensa tudo o resto.

Mas por outro lado, há sempre este vai-não-vai: já está curada, ops!, afinal não estava e já piorou. Já está tudo bem, ops!, afinal já não está outra vez.
Quando eles estão com tosse e ranhosos, devem ou não ir à creche? Como sabemos se não estão ainda a convalescer? Arriscamos demasiado?

"Que remédio!", pensam muitas de vocês. Quando não há uma tia ou uma avó que fique com eles, o que fazer senão confiar na sorte? Que alternativas, ficar com eles em casa ad eternum?


Agora, só me resta ser optimista e rezar para que não venha aí mais nenhuma bronquiolite. E contar os dias para o inverno dar à sola. Também já só faltam 9 semanas...

Livrem-se de me desanimar e dizer que depois na primavera há alergias e que no verão há o perigo das salmonelas ou o diabo a quatro, que eu sou uma pessoa que sofre dos nervos!

Deserta para que venha o bom tempo para poder ver a filha a brincar no pátio ou a levar banhos de mangueirada como já fizeram lá na escolinha (acho uma ideia tão gira, mas deve ser só para os mais crescidos). 

Mais alguém fartinha deste inverno e de ver crianças ranhosas?



*Imagens do Pinterest e do We Heart It

12 comentários:

  1. Vão os ranhos, vêem as gastros, as varicelas, os mãos pés e boca, mais tarde as escarlatinas... sim eles apanham tudo, mas este jogo da batata não passa do 1º ano de creche, por volta dos 18 meses, aqueles que já lá andam há 1 aninho, já apanharam tudo o que há para apanhar... podem efectivamente ir para a creche mais tarde e este primeiro ano dar-se qd eles já são mais crescidinhos mas o jogo também os apanha mais velhos. Vais ver que o proximo inverno vai ser muito melhor e será sempre a melhorar. Facilitamos, sim facilitamos, mas porque não pode ser de outro modo, não na sociedade em que vivemos, não nos podemos dar ao luxo de ficar 15 dias em casa, para daqui a 10 dias ficarmos outros 15 dias novamente. Ao fim do 3º ciclo de 5 dias quando voltássemos não entrávamos no edificio ou a nossa cadeira tinha lá outra pessoa sentadinha a fazer o nosso trabalho. O certo é que um simples ranho e tosse nuns pode ser uma bronquiolite com direito a internamento noutros ou mesmo uma pneumonia, uma simples diarreia num, pode dar umas horinhas a soro no hospital a outros. Mas eu não posso ficar em casa com eles apenas porque têm ranho ou tosse, ariscamos porque não podemos fazê-lo de outro modo. Mas credita que este primeiro ano passa e eles ficam rijos... mas rijos.

    ResponderEliminar
  2. O meu entrou na creche em Setembro aos 9 meses e desde entao tem sido um nunca mais acabar de gastro, otites, bronquiolites...acaba uma e começa logo outra. Tento ficar com ele pelo menos 3 dias, mas é complicado. Não posso estar sempre a faltar...os meus pais vão dando uma mãozinha e já não é mau.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui também já temos lista: otite, gastro, bronquiolite e pneumonia. Em 5 meses é obra!
      É como aqui: tosse e ranho mas bem disposta, vai à creche.

      Eliminar
  3. A minha, desde que entrou com 6 meses (agora tem 16) até á data e graças adeus, apenas apanhou constipações... Já está constipada à imenso tempo... Algumas vezes com tosse... Ela tem ido sempre pra creche, nunca ficou em casa por causa de uma constipação, mas as vezes tenho receio de como anda assim à tanto tempo não poderá já ter algo mais grave. Mas como o comportamento dela não se alterou, acredito que não...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho andado preocupada com aquela tosse, mas enquanto ela não tiver mais nada e andar bem disposta, lá vai à creche.

      Eliminar
  4. Idem! Aqui o "minino" anda doente ou pseudo-doente deste dia 1 de Setembro, o dia do início da creche. Ele é constipação, bronquiolite, conjuntivite... E ranho... Muito ranho! Resta-nos andarmos atentas (e atentos, os pais também servem para alguma coisa!) e tentarmos ir minimizando os danos. Eu, pelo menos, faço isso. Quando é só ranho são litrosas de soro, quando vem dos brônquios é "fumar" uns vapores, e quando são os olhos é atacar logo logo, que ao fim de dois dias de tratamento deixa de ser contagioso, embora tenha de o fazer até ao fim. Já dizia aquela música: "what doesn't kill me makes me stronger...". Assim esperamos!

    ResponderEliminar
  5. Este texto podia ser meu de quando a minha filha entrou para a pré ;) mas depois ganha defesas e passa!|!

    ResponderEliminar
  6. A minha esta doente há 4meses, desde que entrou na creche , inclui na lista 5 otites, 2 gastroenterites, constipações, sapinhos, conjuntivite, 1 bronquiolite com direito à demolidora ginástica respiratória . O pior é que esta magrinha magrinha e não ha forma de ganhar peso. Estou a rezar para que consiga ter 7 kilos quando fizer 1ano.
    Há pessoas que só me dizem"outra vez doente?","acho que a tua filha esta demasiadas vezes doente" fazem-me sentir tão mal. Eu só vejo as outras crianças sadias, gordinhas e esta spre doente.
    Ler este texto fez-me sentir menos mal com tudo isto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh bolas! Por aqui também andamos na luta. 10 meses e 7,500kg, também não estamos longe! :)

      Eliminar
  7. Como educadora de uma sala berçário garanto que nós não fazemos nada para que os meninos fiquem doentes e que também apanhamos tudo :p Mas que custa ver bebés tão pequeninos sempre doentes, custa. Mas acredito que os bebés se tornam mais resistentes. E sim, a socialização supera tudo :)

    ResponderEliminar