1.25.2015

Tu é que és!

Depois das piores coisas para dizer a uma grávida (que escrevemos aqui), achei engraçado compilar também quais as piores coisas para dizer a uma recém-mamã. 

No fundo, tudo é péssimo de se dizer a uma recém-mamã, mas a fingir que não, porque pode haver quem não saiba disso e assim também não passa a saber. 

É tudo péssimo porque estamos extra-sensíveis e não queremos estar com outras pessoas que não as que nós escolhermos estar e, por isso, tudo o que seja extra, nesta altura, bem que podia ser passado a ferro por um alfa-pendular que tanto nos fazia. 




"Ai! É tão parecido com o pai!" - A não ser que haja dúvidas sobre qual o ser masculino que terá fecundado a mãe (e nos achem porcalhotas portanto), é chato saber que tivemos 9 meses a carregar um ser e a fazê-lo crescer que depois sai com a cara da pessoa que menos esforço fez (com a cara do outro que só nos regou um bocadinho com a sua semente e passou os restantes meses no sofá a olhar e a poder fumar). 

"Tão pequenino!" - Isso quer dizer o quê? Que acham que vai ser anão? De certeza que não estão a dizer isso com contentamento pelo facto de ter demorado menos tempo a sair por ser mais baixo.

"Tão magrinha!" - Sim, a miúda ainda nem sabe respirar convenientemente e já lhe estão a por problemas com o peso. Se, aos 3 meses, achar que ter o peso da Ana Marques é que é o mais desejável, depois falam vocês com ela e, se puderem, com a Ana Marques, porque sinto um misto de pena e inveja e não consigo lidar mais com estes sentimentos contraditórios.

"Ele tem é fome!" - Obrigada. Obrigada. Nesta altura em que a maior parte das mães ainda está a ganhar confiança com a amamentação é importante ouvir uma pessoa "de fora" a atirar bitaites sobre coisas que acha que não passam pela cabeça de uma mãe. FYI, "ter fome" é a primeira coisa que passa pela cabeça de uma mãe quando um recém-nascido chora, não é: "Olha lá, por que é que o Sumol de Ananás não sabe a Ananás?".  

"Cá para mim, é sono!" - E a pergunta? Onde está? Ninguém fez? Então, por que é que houve resposta? Se calhar, o melhor era ter ficado caladinha, não? Tudo o que passe pela cabeça de uma pessoa que esteja a olhar para o nosso filho, já passou pela nossa. E, provavelmente, só ainda não a pusemos a dormir porque temos alguém POUCO OPORTUNO ainda de visita. Se o bebé recém nascido chora, é para sair de fininho.

"Assim não fica com frio?" - Fica, por isso é que o vesti assim. Gostava que ele experimentasse ter frio para ficar grato por todas as vezes em que não tiver. Só tem dois dias de vida, mas acho que ele vai saber retirar o melhor desta experiência. 

"Tu ainda não perdeste peso nenhum, que giro!" - É tão giro que quase que me babei de tanto rir. Como é que, no meio deste cenário de ter acabado de por um ser vivo no mundo, tu vais olhar para o meu peso, como se importasse, como se a vida da minha filha (ou a minha), neste momento, dependesse disso? Precisas de rebaixar uma mãe em pós-parto para te sentires menos descabida neste mundo? 

"Vais-lhe dar mama outra vez"? - Porquê? A mama é uma borracha e gasta-se se eu a usar muito? Ou ela fica com a boca em forma de teta para o resto da vida? Os primeiros meses são importantíssimos não só para estabelecer uma boa amamentação, mas também para o bebé não se sentir desamparado da mãe. Dá-se mama sempre, mesmo que seja 30 segundos depois. Não é a tua mama, pois não? É? Se for, é um bocado esquisito e não gosto que metas tetas alheias na boca do meu filho. 

Por isso... "TU É QUE ÉS" E DEIXA-NOS EM PAZ! 

17 comentários:

  1. Ou o "tem é fome coitadinha...." quando acabou de mamar há 20min. Também temos o "agasalha-a que tem as mãos frias coitadinha (outra vez)" - para quem não sabe mãos frias não é sinal que ela tem frio!! Está com soluços "Tem frio (outra vez)" e para mim a pior "é melhor dar suplemento!" Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueci-me de uma: não lhe dês colo ainda a habituas mal!

      Eliminar
  2. Ou então: mamou tao rápido! !?? Ja comeu? ????!!!

    ResponderEliminar
  3. E ainda "O menino tem espuma na boca... Ou é sede ou tem comichão na cabeça!"

    ResponderEliminar
  4. ou então acabar todas as frases com ..."coitadinho(a)"... mesmo que seja "bom dia!"

    ResponderEliminar
  5. Bom a minha filha nasceu a 10 dias e ja me identifiquei em todos os items aqui colocados. Realmente, depois d ouvirmos tantas "sentenças" na gravidez e ficar inclusive assustada com algumas, agora vêm as "opinioes" nao solicitadas que nos querem colocar em causa o nosso papel como maes. O mais engraçado é quando os "bitaites" vêm d quem nunca foi mae!!

    ResponderEliminar
  6. Bom a minha filha nasceu a 10 dias e ja me identifiquei em todos os items aqui colocados. Realmente, depois d ouvirmos tantas "sentenças" na gravidez e ficar inclusive assustada com algumas, agora vêm as "opinioes" nao solicitadas que nos querem colocar em causa o nosso papel como maes. O mais engraçado é quando os "bitaites" vêm d quem nunca foi mae!!

    ResponderEliminar
  7. A acrescentar, quando o meu bebé está um pouco agitado com o sono, depois de mamar e de lhe mudar a fralda, e alguém diz: " Está com dorzita!!!"
    Helloooooo! !!!
    O que ele precisa é que o deixem em paz

    ResponderEliminar
  8. A acrescentar, quando o meu bebé está um pouco agitado com o sono, depois de mamar e de lhe mudar a fralda, e alguém diz: " Está com dorzita!!!"
    Helloooooo! !!!
    O que ele precisa é que o deixem em paz

    ResponderEliminar
  9. "Se calhar o teu leite não é bom... " para mim é a melhor de todas!

    ResponderEliminar
  10. "Se das outras vezes não tinhas leite se calhar desta vez também não tens" - resposta da minha cabeça: "não sou vaca leiteira, e tive leite amigos mas não chegou".
    "Ena tanto cabelo e tão encaracolado" - resposta da minha cabeça: "saí à mãe mas não é macaco"
    "Ai que é tão braquinha, tá pálida" - resposta da minha cabeça: "não esteve nove meses no solário, mas dentro da minha barriga"
    -"ai que está tão magrinho, ele come?" - resposta da minha cabeça: "não, eu como tudo e por isso estou gorda, as papas e o leite que compro é só para disfarçar"
    É preso por ter cão e preso por não ter, e não é só quando eles nascem, as pérolas dão para escrever um livro.
    Nany

    ResponderEliminar
  11. Eu ouvi, ainda na maternidade, a tão simpática pergunta: "Traz outro aí dentro?"... grrrr!

    ResponderEliminar
  12. E os palpites acerca do menino são imensos.... "Não achas que a água do banho está fria??", quando chora, é porque tem {sempre} fome... hello, há imensos motivos para o choro... enfim, uma alegria!!!

    ResponderEliminar
  13. E quando fui à farmácia comprar um soutien de amamentação com 5 dias pós-parto e a farmacêutica me perguntou, quantos meses tinha? :p

    ResponderEliminar
  14. Eu já ouvi um pouco de tudo: quando ainda estava no hospital, perguntaram-me quantas tempo eu tinha aguentado com contrações e eu respondi que ainda tinha aguentado 2 horas de contrações, resposta:"Só!Eu aguentei tudo" lol..cada uma aguenta aquilo que consegue. Mas a pior vem aí, por causa da minha filha com 5meses só pesar 5 kilos, disseram-me que vai ser uma atrasadinha em tudo..Aguenta coração...Uma Mãe ouve de tudo...Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Adorei fartei-me de rir... é tudo verdade. O meu filho tem 7 meses e é a fotocopia fo pai so q com olhos azuis. Como eu nem o pai temos, toda a gente olha com aquele ar "hum sera ele o pai!?".

    ResponderEliminar
  16. ÓPÁ muito bom.....o que ja me ri aqui no trabalho, com pessoas a passar e a olhar pra mim......É que é tal e qual...e tambem me aconteceu depois do Vicente nascer, tem agora 7 meses, perguntarem se estava gravida!?!? Dassss....é que ficamos sem resposta, ou melhor até temos, mas parece um bocado mal mandá-las pó ca$%(/#!

    ResponderEliminar