1.12.2015

Banho a duas

Sempre achei que a hora do banho ia ser uma das partes mais espectaculares da maternidade. Mito!

Até aos 4 meses da Isabel eu até estremecia de pensar que tinha de lhe dar banho. Do banho ela até gostava, o pior era a saída do banho, o creme, a fralda e a hora de vestir. Era como se lhe estivesse a arrancar uma unha. Todas as técnicas saíam ao lado: chucha, canções, caretas, quarto mais quente, toalha aquecida, não pôr creme. Não valia a pena, a miúda chorava que se fartava. Sugeriram-me que mudasse de horário e experimentei tudo: antes da mama, depois da mama, à noite, à tardinha, de manhã, mas nada a acalmava. E atenção que estamos a falar de uma bebé super calminha, que raramente fazia grandes birras.


Ali no 5º mês houve um dia em que não chorou nem um bocadinho e senti que era um momento de transição. Assim foi, do nada.

Hoje em dia depende da disposição da criatura e principalmente se dormiu bem as sestas, mas normalmente não faz um grande filme. Agora no inverno já não lhe damos banho todos os dias, dia sim, dia não chega perfeitamente, mesmo estando na creche. Que me tenha apercebido, ainda não cheira a cavalo. Só os cocós é que às vezes cheiram...

Bem, continuando. Experimentei no fim-de-semana tomar banho com ela. No primeiro dia, ou estranhou a banheira cheia ou estava cheia de sono (aposto mais na segunda). No segundo dia, adorou. Bem-disposta, a dar à perninha, a tentar nadar, sorridente, foi uma maravilha.




Estamos a adoptar esta técnica para ver se ela não desmama definitivamente. Sim, as razões do banhinho a duas têm um alcance maior e muito importante para mim. Desde que a Isabel teve pneumonia que não quer mamar. Eu estava quase, quase a desistir, mas a Joana Gama, sabendo que eu não estava tranquila com este fim antecipado, insitiu para que procurasse ajuda. Um dos conselhos, além de dar de mamar pele com pele foi este e resolvi experimentar. Até agora nada. Ignora as maminhas por completo. Não insisto, não quero que lhes crie aversão.
Vamos com calma. Ainda tenho esperança.


E quanto aos banhos, não são nada, nada ecológicos e vão ter de ser só quando o rei faz anos, mas adorei a experiência!

Já tomaram banhinho com os vossos filhotes?

9 comentários:

  1. Com a 1a, imensas vezes!! Adorava (ela e eu), só não quando com espuma (mustela, relaxante, azul e eu quase dormia). Acabamos por perceber q tinha medo, nao via o 'resto' de si abaixo da espuma, pois se sem a espuma adorou sempre os nossos banhos partilhados (q saudades, agora é 'tudo' corrido a duche q o tempo nao da p mais, somos 6). Maminha Joana é nao desistir, oferecer sempre, puxar um pouco de leite tb ajuda. Só tive dificuldades com o segundo, pq fazia refluxo e foi complicado, de resto correu sempre bem (c o mais pequenino então já nao sei se é bem ou mal pq com 28meses nao quer outra coisa). E nao stressar Joana. Força :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela força! :)
      Pois, banho com 4 filhos, só num jacuzi ou assim! eheh
      Beijinhos

      Eliminar
  2. É tão fixe tomar banho com eles! Eu tenho a sorte de tomar banho com o meu sábado sim, sábado não, depois da aula de natação. Assim são dois banhos num só, mais rápido e mais prático.
    Bons banhos! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Natação: quero tanto! Na primavera vamos começar :)

      Eliminar
    2. Fazem bem. :) Nós já andamos desde os 7 meses (agora está com 2 anos e meio).

      Eliminar
  3. Tomei hoje! Com a minha filhota de 2 aninhos! Eu gostei ela adorou! LS

    ResponderEliminar
  4. A minha tb deixou de mamar cedo. Nem nunca mais me olhou para as maminhas. E como se nao existissem..
    Banhos a 2! Adoramos!!

    ResponderEliminar
  5. Qs sempre ela tem a companhia da mãe no banho e quando me vê sozinha também quer entrar. Dá muito mais jeito por causa das costas :) e para conseguir desbravar os seus caracóis maravilhosos!

    ResponderEliminar
  6. Tenho de experimentar isso... O pai já tomou chuveiro com o Rafael, e adorei vê-los. Assim banho de imersão pai e filho deve ser mt sexy ihihih

    ResponderEliminar