1.25.2015

Dúvidas na Gravidez (#01) - Toalhitas ou compressas com água lavante?

Deve ser o maior período de insegurança de uma mulher, a seguir a... Não! Acho mesmo que é mesmo este!

Como sabemos que vamos ter em mãos um ser-vivo que queremos que além de que continue vivo, também seja feliz, ficamos calmamente em pânico durante os 9 meses (até antes). 

Toda a gente manda bitaites sobre isto e mais alguma coisa. Com o tempo os estudos mudam, as teorias, só as avós é que mantêm a mesma opinião porque "no tempo delas fizeram assim e ninguém morreu" - a verdade é que a taxa de mortalidade infantil era mais alta (ehehe, mas não é para culpar ninguém!). 

Fomos mães há pouco tempo, achamos que ainda não mudou muita coisa (ou, mesmo que tenha mudado, fica aqui registado que já temos cabeça de avós) e, portanto, aqui vai o que me lembro que me preocupava: 



Toalhitas ou compressas com água lavante? 

Sim, toda a gente usa toalhitas. Ninguém morreu por usar toalhitas mas, a verdade, é que após 10 meses de Irene, estou a ponderar voltar à agua lavante (como quando ela era recém nascida): além de lavar o rabo e não tirar só a cor do cocó das nádegas, ela nunca esteve assada enquanto eu a limpava com as compressas.

Hoje em dia não posso dizer a mesma coisa das toalhitas. Além de que, se temos de usar muitas vezes o creme reparador por estarem assados, é sinal de que temos de mudar alguma coisa e, muitas vezes, são as toalhitas. 

Também dei por mim a pensar (uau) "se as toalhitas nos fazem mal aos pipis porque mudam a nossa flora vaginal (sim, isso existe e não é porque tenhamos margarina no pipi) e isso faz com que apanhemos mais candidíases e afins, por que hei de correr esse risco com a miúda?".

Água lavante é como se lhe desse banho. Melhor do que isso? O quê? 'Tá bem. Os pediatras e dermatologistas são fãs das compressas com água lavante, é moda, mas tem sentido. 

Ah! Continuo a usar toalhitas para quando saio com ela à rua, aí já não tenho destreza cerebral para andar com o frasco da água mais as compressas atrás, lamento.

As compressas são mesmo muito baratas e acaba tudo por ficar bem mais barato que as toalhitas, além de que não necessitamos de estar sempre a comprar água lavante. Podemos depois usar o frasco com agua da torneira e um bocadinho de gel de banho deles que faz o mesmo efeito.

Resposta aqui da campeã: Toalhitas quando se sai de casa. Compressas em casa. A preguiça é só mais de conceito porque não dá trabalho nenhum molhar 5 compressas de uma vez e usá-las para limpar "um daqueles". 

5 comentários:

  1. Sara Oliveira4:49 da tarde

    Cheguei a ter um termos com água quentinha e cada muda de fralda lavava o E e nunca assou... só uma vez assou e penso ter sido de uma má alimentação minha... mais para a frente passei à água levante e toalhitas quando saía de casa. Agora é um pouco como der, em casa tento evitar ao máximo as toalhetes. Já fora de casa não dispensou as toalhitas . uso as da uriage, embalagem de viagem, embora, para mim, as melhores sejam as dodot sensitive...

    ResponderEliminar
  2. Completamente de acordo!
    Não te esqueças que a tendência para assar mais facilmente também tem a ver com a alimentação que faz os xixis e os cocós mais "agressivos".
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Mas quando usa toalhitas com água lavante para lavar o rabito tambem colocao creme para assaduras ou não?
    Tambem tenho agua lavante da uriage mas nunca me lembrei de a usar como substituto das toalhitas, se serve do mesmo acho que vou começar a usar, até deve ficar mais barato.

    ResponderEliminar
  4. Eu aprendi com a primeira!sempre,sempre lavar o rabinho com agua...na maioria das vezes nem usava compressas,pegava nela punha-a no lavatorio e toca de lavar o rabinho..com a que tem dois anos faço igual todas as manhas depois de tirar a fralda da noite..a caganita nunca esteve assada desde que nasceu..!agua é realmente o melhor!

    ResponderEliminar
  5. Eu também usava a água de limpeza da mustela com compressa de tecido não tecido (raio de nome) para limpar o rabinho da bébé, até que descobri o Linimento da Mustela e fiquei fã, super fã :) e agora a água de limpeza é só para lavar a cara e as mãozinhas.

    ResponderEliminar