1.26.2015

Olhá magra!

Quando vejo uma recém-mamã magra com um bebé de meses ao colo, começo logo a perguntar-me se não será a irmã mais velha ou uma babysitter. Como é possível tanta força de vontade?
Sim, sim, esta sou eu, nem percebo a dúvida...
Aquela história de perder peso estando a amamentar comigo não colou. Primeiro, porque no primeiro mês só sentia fome e fazia lanchinhos a tudo o que era hora. E bolachinhas durante a noite. E torradinhas. E tostas. No terceiro mês, já estava a recuperar o peso quase todo que tinha perdido na maternidade.
A sério que vocês, magras, não tinham vontade de devorar tudo o que apanhassem pela frente? Mas quê, estavam tão exaustas que adormeciam a comer, era isso?

Começar a trabalhar afastou-me da minha filhota, mas, graças a Deus, também me afastou da despensa (não tenho despensa, mas tenho comida). Afastou-me também da comidinha que a minha avó fazia, do arroz doce e dos chocolates. Sim, eu comia chocolate a amamentar porque fiz o teste e a filha não tinha mais cólicas à conta disso (dei-me ao trabalho de testar isto, já estão a ver o quão gulosa sou). Deu-me horários (que para perder peso é fundamental) e voltei a ter regras. A levar lanchinhos saudáveis (como cenouras, queijo Vaca que Ri light, nozes, goji e alpista, como lhe chamava) para ir picando entre refeições e nunca me dar fome ao ponto de querer devorar um hambúrguer com batatas fritas. E cogumelos. E molho para o pão. E... tenho de parar com isto!!!

Inscrevi-me na ginástica pós-parto e lá me disseram que era normal ganhar peso nestes meses em casa. Ufa, não estava sozinha. O facto de me agarrar aos pacotes de bolacha confortou-me mas não me ajudou nadinha no que à perda do peso diz respeito.
Só lá para o sexto mês é comecei a levar isto a sério. Queria perder os quilos que faltavam e, já agora, mais uns quantos e perder alguma massa gorda e a gordura visceral (que é perigosa!). E, mais importante de tudo, tentar ter uma boa alimentação porque quero conseguir dar o exemplo à minha filha. Como lhe incuto um estilo de vida saudável se lhe peço para fazer o que eu digo e não para fazer o que eu faço?

Nutricionista comigo, plano feito e, claro, nada de loucuras de fechar a boca porque queria continuar a amamentar. E porque não acredito em dietas parvas. Ganha-se o peso que se perdeu todo num instantinho e ainda mais algum. Falo com conhecimento de causa e até tenho vergonha de explicar por que é que até hoje não consigo comer maçãs... Vá, eu conto: já fiz - o mais grave é que foi já na idade adulta - a dieta das maçãs em que só podia comer, isso... maçãs. Vá, já tenho as orelhas quentes, parem lá de me chamar parva.

O meu plano desta vez era perder dois kgs por mês, nos dois primeiros meses, e depois um por mês, até chegar ao peso pretendido. Assim foi. Juro: não custou nada. Desde que comam (o truque é não passar fome), é possível! Têm é de comer coisas saudáveis e tentar ir cortando nalgumas coisas. Por exemplo, no meu plano, ao jantar, começava por um grande prato de sopa. Peixe ou carne grelhada com salada. Nada de hidratos de carbono à noite. Não é difícil, garanto! É tudo uma questão de hábito.

Agora, há nutricionistas que se opõem ao "estrago da semana". A minha não e fiz os tais estragos porque para mim era importante comer um docinho uma vez por semana e nada disso afectou a perda de peso. 

Claro que ainda há muito a fazer: desporto. Fundamental. Mas calma, magras, não me peçam tudo, isto tem de ir devagarinho. Pus-me a fazer o Treino Focus T25 em frente à Tv, adorei e aconselho, mas não tenho a força e a determinação para o exercício físico como tenho para fechar a boca.
Mas vou ter. Ai vou, vou. Que este corpo feito de gelatina vai ficar uma rocha. Ou não me chamo Joana Paixão Brás.

Ajuda, ajuda, ajuda. Digam-me que me vou viciar, que vou adorar, porque quando estou a mexer este corpinho só me apetece chorar.
(E o mais triste é que fiz desporto a vidinha toda até ter começado a faculdade. Como se uma coisa impedisse a outra... Burra!)

*Imagens do We Heart It

17 comentários:

  1. E amamentar não foi suficiente? Eu comi muitoooo mais quando estava a amamentar, e só o facto de amamentar sobrou e chegou para eu voltar a como era dantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim não. Amamentei em exclusivo até aos 5 meses mas comia o dobro do normal, sem disciplina nenhuma e tudo o que me apetecia. Mas tenho uma amiga que está com menos 10kg do peso que tinha e à conta da amamentação. ;)

      Eliminar
    2. Eu fui mãe à 3 meses e já emagreci mais do que antes de engravidar. E amamento a minha princesa que esta sempre a comer assim como eu 😁. Mas a partir de agora vou fazer exercício para perder esta barriga gelatinosa hihi.

      Eliminar
  2. Como eu me identifico com estas palavras. O estar constantemente a pensar o que posso ir comer agora... São só 2 bolachas não faz mal... Realmente voltar ao trabalho foi uma grande ajuda por me afastar do frigorifico (todas as minhas colegas não mãe se riam desta expressão mas é verdade). ODEIO desporto, sou uma preguiçosa, mas o que resultou comigo foi a ZUMBA!!! Bendita perdi 12Kg desde Maio... Eu sei que podia ter perdido mais e não sei mais quantas coisas, mas ao contrário da Joana eu não sou nada disciplinada na forma de comer! Zumba é o exercicio para quem não gosta de exercício, mas gosta de música e de dançar! Já experimentas-te? Ah e nada de fazer em casa com DVD's, tem que ser à séria com instrutora a puxar-nos pelo pêlo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não experimentei, mas sou bem capaz de gostar! Vou tentar! Beijinhos e obrigada pela força! :)

      Eliminar
    2. Desculpem se vou ser um bocado "tona" devido à minha falta de experiência em maternidade, porque é que vocês, mães, quando estiveram grávidas não engordaram no máximo só 5/6 kg? Que eu saiba a maioria dos bebés nasce com 3,5 kg em média, quanto 5 kg em alguns casos, as grávidas têm a mania que se deve comer por dois e depois dá nisto, engordam sempre 10/15kg e depois vêm dizer que estão. O médico não diz para ter uma alimentação saudável durante a gravidez? Com uma alimentação saudável não se engorda 15 ou 20kg como já vi, não me demasiado é a desculpa das hormonas. E desculpem alguma coisa de ignorância minha nestes assuntos da maternidade ☺

      Eliminar
    3. Qual é o ganho de peso ideal na gravidez?
      Antes de qualquer coisa, ponha na sua cabeça que não tem jeito, você vai engordar, o que é perfeitamente natural e esperado. O ganho de peso é necessário porque seu corpo está crescendo e mudando, para proporcionar as melhores condições para um desenvolvimento saudável do bebê.

      Veja, em média, para onde vão os quilos extras:

      Ao nascer, o bebê vai pesar em torno de 3,3 kg.
      Ao longo da gravidez, a camada muscular do seu útero cresce bastante, e passa a pesar 900 g a mais.
      A placenta, que nutre o bebê, pesa 700 g ao final da gravidez.
      Seus seios aumentam de tamanho e pesam 400 g a mais.
      O volume de sangue que circula no seu corpo cresce, e todo o sangue extra pesa 1,2 kg.
      Você acumula líquido no organismo, além do líquido amniótico que envolve o bebê, num total em média de 2 kg.
      Além disso, você acumula gordura no corpo durante a gravidez para garantir um estoque extra de energia para a fase da amamentação. Esse total é de cerca de 4 kg.

      Portanto, ao final da gravidez, por essa média, você estaria pesando 12,5 kg a mais do que pesava antes de engravidar. É claro que as coisas não funcionam bem assim, já que ninguém é uma média.

      Existem grandes variações, porque o ganho de peso da gravidez está intimamente ligado ao que se chama de Índice de Massa Corporal, ou IMC, de antes de engravidar (veja como calcular seu índice de massa corporal e também o seu ganho de peso estimado). É importante saber seu IMC de antes da gravidez porque, quanto maior o IMC inicial, menos a mulher deve engordar na gestação.

      http://brasil.babycenter.com/a2100201/ganho-de-peso-na-gravidez

      Eliminar
    4. E eu fui regrada na gravidez, a minha médica estava muito contente com o meu peso sempre.

      Nos três meses depois em casa é que não.

      Eliminar
    5. A anônima que respondeu devia antes de pedir desculpas pela ignorância ler alguma coisa para ter legitimidade para dizer o que disse e no dia que engravidar ela vera que as coisas não são assim tão lineares como ela afirma. Por natureza a grávida irá engordar e pelas razões que a pessoa a seguir respondeu escreveu. Depois também existe a componente genética. Eu engordei 10kg e sempre fui magra e não comi mais que o meu habitual à excepção de uma fase. Mas engordei os quilos normais. Espera-se que uma grávida engorde no mínimo 1kg por mês. Eu felizmente também voltei quase de imediato ao peso inicial mas eu sempre fui magra.

      Eliminar
  3. Isso aconteceu-me da minha segunda!Dava-me uns ataques de fome!Agora com o terceiro,quando nascer,ja sei que tenho de ter cuidado para não engordar,a minha sorte é ter um marido que vai nas sopas sem hidratos de carbono(temos de fazer porque a nossa pequenina de dois anos é presa de intestinos) e de grelhados e saladas!Já tenho uma companheira para caminhadas ao final da tarde e estava realmente a pensar em fazer zumba,acho interessante!A minha sobrinha teve bebe a 3m e saiu da maternidade como se nao tivesse tido filho nenhum....deve ser da ruindade...=P lololol

    ResponderEliminar
  4. Desporto? Exercício? Correr atrás deles conta? Andar a contra relógio a fazer jantares, dar banhos, arrumar as milhentas coisas que espalham conta? Baixar-me centenas de vezes para apanhar n coisitas no chjão são agachamentos? Suar de cada vez que talho com eles e lhes mando mil berros ajuda a perder peso?
    A mim nem amamentação, nem muitos afastamentos, é que no stress como e na falta do stress também.
    Um caso perdido sei que sim, mas não me convenço e lá me obrigo a comer de 3 em 3h e a beber água.
    Força
    Nany

    ResponderEliminar
  5. Eu nunca emagreci facilmente. Também nunca engordei facilmente. Só engordei 8,5 kg na gravidez (nunca fiz qualquer restrição alimentar e adoro doces). O bebé nasceu e no dia seguinte eu estava normal (muito dolorida por causa dos pontos! mas fisicamente normal). Amamentar deu-me muito mais fome e comia sem parar, mas não engordei por isso. Atualmente o bebé tem 8 meses, ainda mama em livre demanda e eu estou 5 kg mais magra do que antes de engravidar. Como imenso, de tudo, muitos doces/chocolates e não faço exercício :P por isso nem todas as recém-mamãs magras têm força de vontade :P por vezes é só sorte mesmo! (no entanto tenho mil estrias em cada mama! cada uma com a sua cruz ahahahah) :)

    ResponderEliminar
  6. Eu ganhei perto de 30Kg na gravidez (sim, 30Kg e não eram gêmeos. na verdade deixei de contar aos 25Kg, ainda estava de 8 meses, por isso estimo que tenham sido 30Kg). A minha obstetra já não sabia o que havia de me fazer. Estava feliz e contente, inchada e gigantesca, a pensar que me ia ver negra para os perder (aos 30Kg), mas naquela altura não queria saber, tudo se resolve...Quando o miudo nasceu amamentei em exclusivo,comia tudo o que me apetecia, que nem uma alarve, bolas de berlim, croissants, bolachas, pão, almoçava e jantava e lanchava e inventava refeições pelo meio, enfim, tudo ao contrário do que se faz para perder peso, mas eu estava a amamentar e tinha que comer. Nunca tive tanta sede na vida, bebia pelo menos 2,5L de água por dia (refrigerantes nao bebia, por acaso só me apetecia mesmo água). Não fiz o menor esforço para perder peso, nada. Quando o meu filho fez 5 meses, para meu espanto, o meu peso estava igual ao que tinha antes de engravidar, e toda a minha roupa de não-grávida me servia. Amamentei até aos 10 meses, não perdi mais peso, mas fiquei bastante feliz por comer que nem uma leoa e ainda assim voltar ao meu peso normal... Depois disso acabei por me desleixar e voltei a engordar um bocadinho, mas nao posso culpar a gravidez por isso, porque o peso da gravidez eu perdi-o todo. Não sei truques, não fiz nada por isso, só sei que comigo foi assim, acho que tive sorte, depende um bocado das pessoas também...em compensação perdi cabelo às postas e fiquei com umas entradas gigantes, a notar-se o cabelo ralo (eu dizia que estava careca). Felizmente voltou a crescer o cabelo também (sim, aquele tapete maravilhoso de cabelinhos novos a fazer franjinha, argh).
    H.S.

    ResponderEliminar
  7. Tenho um pimpolho com 12 meses e isto tem sido uma montanha russa. Durante a gravidez ganhei pouco peso, 10 kg no max 11. E nota-se bem pela fotografias que a minha cara ficou bem mais magra. Após ter o meu pequenino, comecei a perder peso logo automaticamente, era meio kilo todas as semanas. Até que começou tudo a descambar, adoeci, passava as noites na casa de banho com dores. num mês perdi 5 kg. Eu que sempre pesei 55 kg ultrapassei a barreira dos 50 kg e devo ter chegado aos 47 kg... Estava muito magra... As calças caiam-me. Foi me diagnoticada a doença celiaca. Não posso comer trigo nem centeio nem cevada. E tudo isto despoletado pela gravidez... Assim que iniciei a dieta melhorei. Agora já recuperei o peso. E estou a ficar mais cheinha que antigamente, até porque tudo o que posso comer como alarvamente tenho que me controlar (sim é possivel viver-se sem comer o pao normal e bolachas e pizzas fora de casa) é uma doença lixada com as contaminações. Mas doença à parte, e onde quero chegar. Eu fui magra e não gostei, não gostei do meu corpo sem formas, da minha cara chupada. Por isso acho que é importante querer ser saudavel e dar bons exemplos aos nossos filhos, mas não se deve fazer uma idolatração à magreza. Deve-se fazer a um corpo saudavel e onde a pessoa se sinta confortável. PS= quando estava magra (magrissima) haviam elogios de como eu conseguia estar em forma!!!! ou sem forma? Boa sorte =)

    ResponderEliminar
  8. Eu tenho esse problema ao contrário.. Tenho o metabolismo acelerado e perco peso com muita facilidade, só engordei nas gravidezes e com muita pena, enquanto amamentei perdi demasiado peso..é uma luta para engordar e ter um aspecto saudável :(

    ResponderEliminar
  9. Comigo amamentar também não me ajudou em nada e também tive mega fomes no primeiro mês. Nunca re-ganhei peso e fui sempre perdendo mas houve uma fase em que estagnei. 6 meses depois já tenho menos peso do que quando o fiz. No final da gravidez tinha mais 16kg :( :(

    ResponderEliminar
  10. Gravidez para mim tem de somar 20kg ali para os 8/9 meses. Senão não adianta poder comer sem ser julgada e não aproveitar a benesse. Aproveitei. E bem.

    Da primeira perdi tuod com a amamentação esem sequer pensar nisso. Comia muito. Bebia muita água. E recuperei o peso aos 5 meses. Nao recuperei a forma, atenção. Estava com o mm peso de antes, a roupa até servia, mas estava toda flácida!
    Quando me decido mexer e ir para o ginasio, enganam-me e engravidam-me outra vez! Acjei indecente. Mas lá aproveitei para repor os 20kg que tinha perdido. 20kg plus. E agora vamos ver quando é que os perco.

    Garantido sao os 3/4kg das boobs que garantidamente desaparecem. Mas esses para repor ainda me custam caro e vou ter de esperar...

    Eu trabalho por objectivos. No pós-parto costuma ser voltar a vestir aquele vestido preto que adooooro.
    Tamu juntas!

    Ps. Essas magras são parvas e deviam ficar fechadas em casa até ao ano das crianças. Irem para a praia fazer concorrência às baleias é que não.

    ResponderEliminar